Pamukkale, o castelo de algodão turco

Pamukkale turquia

Estava bem ansiosa para escrever este post, pois Pamukkale foi especial pra mim desde a primeira foto que vi pela internet. De fato Pamukkale foi uma das razoes que me fez pensar em ir à Turquia.

Após ver a imagem de balões sobrevoando a Capadócia, descobri que este local ficava na Turquia e pesquisando mais sobre o país, a segunda foto que vi e me impressionou foi uma de Pamukkale. Como poderia existir uma paisagem daquelas? Seria tão bonito ao vivo quanto nas fotos?

Ainda bem que tive a oportunidade de conferir e posso dizer que me surpreendi, pois o local é tudo e mais além do que eu imaginava e havia visto em imagens. Acredito que se você decide conhecer a Turquia, Pamukkale é destino obrigatório!

Pamukkale Turquia

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Antes de chegar às famosas piscinas de águas termais em Pamukkale, passei por outro lugar histórico e bem interessante localizado dentro do mesmo Parque: Hierápolis, um sítio arqueológico greco-romano  e que juntamente a Pamukkale foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nada contra visitar Hierápolis até porque  eu adoro história e sítios arqueológicos, porém acredito que teria aproveitado melhor se tivessem invertido e deixado esta parte para o final;tamanha era minha ansiedade.

Começo então falando sobre Pamukkale!

PAMUKKALE: COMO É O COMO SE DEU SUA FORMAÇÃO?

Pamukkale é uma palavra turca que significa Castelo de Algodão. Não é muito difícil de adivinhar o porquê deste nome não é?

Pois então, as enormes pedras brancas que muitos pensam ser geleiras são formadas de carbonato de cálcio, presente na água termal que desce pelas cascatas. Com o tempo esta água se solidificou formando as pedras calcáreas em formato de degraus e com grandes bacias que formam lagos na cor azul. Essas piscinas são termais e a água chega a 35º, atraindo muitas pessoas em busca do efeito curativo dessas águas para muitas doenças. Aliás, Pamukkale e suas águas termais já era um local procurado desde a Antiguidade quando era considerado um Spa por Romanos e personagens ilustres como Cleópatra.

Para pisar nas rochas brancas você precisa estar descalço ou pode deixar seu calçado separado num deck que existe antes das piscinas. O ideal é ir com roupas de banho, pois há algumas piscinas ,não tão rasas, que é possível se banhar. Prepare-se para sentir o pé doendo, porque não é fácil andar sobre aquelas pedras duras e com medo de escorregar ao descer as cascatas.

Existem partes delimitadas por uma corda, não devendo ultrapassar e há guardas fiscalizando.

Li e ouvi boatos de que as águas de Pamukkale haviam secado, mas como vocês podem ver pelas fotos, isso não aconteceu. Talvez dependendo da época possa haver menos volume de água, mas fui bem no final do verão que é uma época seca, então acredito serem apenas boatos.

Pamukkale piscinas termais

A PISCINA DA CLEÓPATRA

Piscina da Cleópatra. Entre ás águas quentes há colunas da época do Império Romano

Próximo às pedras de mármore travertino de Pamukkale existe a chamada Piscina da Cleópatra também com águas termais que chegam a 36ºe que de acordo com a lenda, era frequentada pela rainha do Egito que acreditava no poder curativo e rejuvenescedor daquela água, que ficou conhecida então como Fonte da Beleza. Essa piscina fica em um local separado e para nadar nestas águas entre colunas da época do Império Romano é necessário pagar uma taxa de 25 liras.

Recomendo demais você fazer isso. A água é realmente muito quente, tanto que não é permitido ficar mais de 2 horas se não me engano porque pode haver efeitos colaterais. Engraçado que sai até fumaça da água.

Enquanto estávamos lá choveu mas nem sentimos nada porque estávamos na água quentinha!

Foto by Tatsuro Enomoto – Eu e a Melissa na Piscina da Cleópatra.

A sensação é muito boa e só de imaginar que a famosa Cleópatra já esteve lá dá um contexto maior à experiência.

Só tome cuidado com as colunas que ficam na piscina pois cheguei a bater a perna, joelhos e tornozelos várias vezes. 😛

QUANDO IR A PAMUKKALE?

Pelo que li e pesquisei o ideal é pegar o verão entre agosto e início de setembro para poder aproveitar o passeio sem chuva e sem aquele calor exagerado.

Quando fui era dia 23 de setembro e o tempo já não estava dos melhores, tanto que choveu no dia do passeio, mas por sorte a chuva começou após eu ter visitado as piscinas termais e o monte de Pamukkale, o que prejudicou a visão e a cor da água.

O final da tarde é especial pelo pôr do sol que deixa um colorido incrível nas rochas brancas.

HIERÁPOLIS

Hierápolis que significa cidade sagrada está nos arredores de Pamukkale e é caminho obrigatório para ter acesso às piscinas termais e as pedras de travertino.

Hierapolis Turquia

São ruínas de uma cidade greco-romana que os antigos acreditam ter sido fundada pelo deus Apolo. Muitas ruínas são impressionantes como o Anfiteatro que possuía capacidade para 20.000 pessoas, a Necrópole com várias tumbas e os Banhos Públicos.

Adoro visitar sítios arqueológicos porque sempre temos a oportunidade de vivenciar um pouco da história e acontecimentos daquele local e um fato contado pelo guia que nos acompanhava ficou na minha mente: Todas as ruínas romanas na Turquia ou não possuem muitos locais destinados aos Banhos Públicos que eram frequentandos provavelmente pela parcela mais rica da população que tinha os banhos como hobbys, inclusive muitos morriam de ataques cardíacos ou problemas de pressão por passar tanto tempo dentro da água que era quente. Outra coisa que adoravam fazer para passar o tempo era comer… Imagina que eles chegavam a regurgitar a comida e assim voltavam a comer novamente. É, a falta de tv e internet levavam esse povo ao extremo!

Como disse no início, infelizmente estava focada em conhecer Pamukkale então não pude extrair daquele lugar tudo o que ele tinha a me oferecer. Minha dica é reservar um dia inteiro para conhecer o Complexo Hierápolis-Pamukkale, pois só as ruínas de Hierápolis estão espalhadas por cerca de 1,5km.

Existe também um Museu em Pamukkale com diversos artefatos encontrados nas ruinas de Hierápolis. Infelizmente não tive tempo de entrar nele. Acredito que a melhor coisa a se fazer para aproveitar melhor Pamukkale é se hospedar na cidade por uma noite.

Veja aqui opções de Hoteis em Pamukkale e reserve tranquilamente online.

Amigos japoneses que falam português!!

Inclusive tempo é uma palavra-chave porque eu e minha amiga iríamos pegar naquele mesmo dia à noite o ônibus para a Capadócia e metade das pessoas do nosso tour iriam para outro local, então o guia já estava querendo ir embora, sendo que nem tínhamos entrado na piscina da Cleópatra ainda. Resolvemos então ficar mais tempo e ir sozinhas até a agência de turismo que nos levaria até a rodoviária. Sorte que conhecemos alguns amigos japoneses que falam português(?), a qual a já contei a história aqui e fomos juntos em direção a nossa próxima aventura: CAPADÓCIA!!!

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Dirigindo pela Furkapass como James Bond

Conheça um dos passos alpinos mais incríveis da Suíça A Furkapass é...
Leia Mais

19 Comments

  • Olá!
    Quanto tempo você ficou em Pamukkale? Estou pensando em chegar por volta das 19H00 e retornar no dia seguinte no voo das 19h15. Dá tempo de conhecer Pamukalle e Hierápolis?
    Fico no aguardo de sua reposta! Obrigado!

    • Oi Marcos, tudo bem? Eu fiquei apenas 1 dia em Pamukkale, nem dormi lá e foi bem corrido para conhecer Hierápolis. Cheguei após o almoço e fui embora umas 18h00 entao tive menos tempo que você, Uma dica que dou é começar por Hierapolis e depois só curtir Pamukkale! Abraços e boa viagem!

      • Oi Marcos, tudo bem? Eu fiquei apenas 1 dia em Pamukkale, nem dormi lá e foi bem corrido para conhecer Hierápolis. Cheguei após o almoço e fui embora umas 18h00 entao tive menos tempo que você, Uma dica que dou é começar por Hierapolis e depois só curtir Pamukkale! Abraços e boa viagem!

    • Olá Pris! Não deixe de ir a Pamukkale pq vale sim a visita hein! Pelo interior eu usei apenas ônibus mesmo. Apenas fiz o trecho Kayseri (Capadocia) Istanbul de avião, mas a ida levou 12 horas num busão,rs! Como planejei a viagem para ir sozinha acabei fechando um apcote com uma aGência local, mas nao tinha a assistencia dos guia nos deslocamentos, apenas nos passeios, mas valeu muito à pena. Em alguns posts deixo as dicas de algumas boas agências mas qualqur cois me aviso que te passo ! Beijos

  • Nossa cada dia me surpreendo mais com as paisagem da Turquia, coloquei na minha wishlist o país quando vi pela primeira vez fotos da Capadócia também, e agora só aumenta o desejo de ir pra lá.
    ótimo post.
    um abraços

    • Oi Raquel! Pois é, a Turquia é um país para se surpreender mesmo! Quando decidi ir pra lá foi devido a uma foto da Capadócia que vi e depois fui pesquisar e descobri que tinha inúmeros outros lugares incríveis por lá! Vale mesmo a visita!
      Beijoos e obrigada! =)

    • Oi Fernando! Que legal que curtiu as fotos. Esse lugar é realmente sensacional e foi vendo fotos dele que resolvi ir pra Turquia, um país que nunca havia pensado. Estou colocando no youtube uns videozinhos que fiz de lá e vou atualizar o post aqui ok e sim, vem mais posts da Turquia pela frente, inclusive contando da Capadócia!!
      Abraços e obrigada pela visita! 🙂

    • Oi Fernando! Que legal que curtiu as fotos. Esse lugar é realmente sensacional e foi vendo fotos dele que resolvi ir pra Turquia, um país que nunca havia pensado. Estou colocando no youtube uns videozinhos que fiz de lá e vou atualizar o post aqui ok e sim, vem mais posts da Turquia pela frente, inclusive contando da Capadócia!!
      Abraços e obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *