Oludeniz, um paraíso na Turquia

Öludeniz na Turquia neste momento é a minha praia favorita, ganhando das exóticas praias de Santorini e das paradisíacas praias de Mykonos e de várias ilhas da Croácia que tive oportunidade de visitar. Além de ter uma das paisagens mais lindas, rodeada por montanhas, as águas de suas praias possuem um tom de azul que chega a impressionar. O local é realmente um paraíso e é frequentemente incluído na lista das 5 praias mais belas do mundo por grandes jornais e publicações ligadas a Turismo.

oludeniz na turquia

blue lagoon em oludeniz

oludeniz a praia mais linda da turquia

Decidi incluir Oludeniz nessa minha segunda visita à Turquia, depois de ter visto ano passado, uma foto de Voo de Paraglider sobre uma das paradisíacas praias de lá, numa agência de turismo. Desde então , comecei a pesquisar muito sobre o local que incrivelmente nunca havia ouvido falar.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
oludeniz na turquia blue lagoon
Fotos by Priscila Lee – Praia principal de Oludeniz

Basta fazer uma busca por Oludeniz  para se sentir altamente tentado a conhecer este local. Você vai encontrar incríveis fotos com a vista aérea de algumas praias de beleza indescritível no local que é também bastante propício para realizar Voos de Paraglider, ou seja, além de ter praias maravilhosas, ainda há a oportunidade de conciliar com atividades de aventura!

paragliding em oludeniz
Pouso de Paraglider na Praia de Oludeniz

Onde fica Oludeniz

Oludeniz está localizado no Distrito de Fethiye, distante 8,5km desta cidade na costa sul da Turquia e é considerada uma das praias mais lindas e populares do país. Não é pra menos afinal a cor azul turquesa da água desse lugar é impressionante!

Oludeniz também ficou famoso na Europa por ser um dos melhores lugares no mundo para se realizar Voos de Paraglider, devido às vistas panorâmicas e também pela altura da montanha Babadag, de onde se realizam as decolagens.

praia incrível na turquia
Praia de Oludeniz dentro do National Park

Como chegar em Oludeniz

De avião saindo de Istambul -> Esse foi meu caso, pois estava em Istambul e seria a forma mais rápida e prática. O aeroporto mais próximo é o de Dalaman, que fica 130 km distante de Oludeniz.

Como já tinha reserva em um hotel em Oludeniz, fechei com eles mesmo um serviço de transfer, que se não me engano saiu cerca de 50 ou 60 euros, divididos entre 3 pessoas. Caso seja mais de 3 pessoas, esse valor pode mudar.

Há também a possibilidade contratar um transfer direto no aeroporto para Oludeniz ou para Fethiye, mas para evitar surpresas e ficar mais tranquilo eu indicaria reservar com antecedência e até vou deixar um site aqui que encontrei na internet: http://www.car-dalaman.com/transfers/oludeniz.htm

O percurso do aeroporto até o nosso Hotel em Oludeniz era para ter durado 1 hora, mas tivemos um contratempo pois a van em que estávamos quebrou e tivemos que esperar um tempo por outra van.

Caso você esteja hospedado em Fethiye, há um serviço de vans que passa de 15 em 15 minutos e faz o percurso até Oludeniz, passando também por outras cidades como Hisaronu. Se não me engano o valor dessa van por pessoa é de 3 liras.

praia turca litoral turquia oludeniz

O aeroporto de Dalaman também recebe voos de outros lugares da Europa, mas aparentemente a maioria acaba fazendo escala em Istambul. Outra opção é descer no Aeroporto de Antalya e de lá alugar um carro e dirigir cerca de 3 horas até Fethiye.

De carro-> Uma opção caso esteja viajando pela costa da Turquia é alugar um carro.

Para pesquisar valores de aluguel de carro pela Turquia e Europa indicamos os seguintes sites: Rentalcars e Rentcars. 

De ônibus – Há serviço de ônibus saindo do aeroporto de Antalya e de Dalaman até Oludeniz.

Em Fethiye há muitas opções de ônibus que chegam e partem para várias cidades da Turquia como Pamukkale, Istambul, Izmir e Ancara, entre outras.

De ferry boat –> Oludeniz fica bem próximo da Ilha grega Rhodes e durante a temporada há serviços de ferry boat que fazem essa travessia.

Onde se hospedar em Oludeniz

Oludeniz tem muitos hotéis, inclusive de 4 e 5 estrelas o que faz o preço médio da hospedagem ser mais caro, por isso muitas pessoas optam por ficar hospedadas na cidade vizinha de Fethiye ou até Hisaronu.

dica de hotel em oludeniz no litoral da turquia

Eu e minhas amigas optamos por ficar em Oludeniz mesmo, pois pesquisamos e encontramos no Booking.com um hotel com um preço razoável, não muito caro e perto da praia, que era o que mais importava pra gente afinal estávamos sem carro e não tínhamos tanto tempo. Além disso, em Oludeniz há muito mais opções de restaurantes, bares e lojas.

Para pesquisar e reservar hoteis em Oludeniz, clique aqui.

Para pesquisar e reservar hoteis em Fethye, clique aqui

Para pesquisar e reservar hoteis em Hisaronu, clique aqui

fotos litoral turquia
Fim de tarde na praia de Oludeniz

Muita gente fica em Fethiye e utiliza o serviço regular de vans para descer a Oludeniz. É uma boa opção, mas um contra é que as vans são lotadas (pelo menos em alta temporada) e fazem muitas paradas, levando de 15 a 20 minutos o trajeto entre uma cidade e outra.

Pesquisamos no Booking e ficamos no Hotel Oludeniz, que teve um bom custo benefício e ficava cerca de 5 a 10 minutos andando da praia. Há piscina, café da manhã e eles também servem almoço e janta, apesar de não termos experimentado.

É possível também se hospedar em casas de campo ou cabanas em Hisaronu que é uma vila na montanha, próxima a Fethiye e Oludeniz.

O que fazer em Oludeniz

Há muita opção de atividades a serem feitas em Oludeniz, como o Voo de Paraglider (imperdível!), Rafting no Rio Dalaman,Mergulhos, Passeios de Kayak e diversas boat trips. Uma delas que eu não tive tempo de fazer leva até o idílico Vale das Borboletas, um refúgio que eu pretendo visitar quando voltar a Oludeniz!

Como eu só fiquei 3 dias neste paraíso só deu tempo mesmo de fazer o Voo de Paraglider e curtir as praias por perto.

oludeniz turquia
Eu voando sobre Oludeniz!

 

melhores lugares do mundo paragliding
A qualquer momento que você olhe para o céu há paragliders planando!

A praia principal de Oludeniz é rodeada de bares, restaurantes e pequenas lojas. A cor da água é impressionante mas o mar ali não é tão calmo quanto na Blue Lagoon. Parte dessa praia fica dentro do Parque Nacional, uma reserva onde também se encontra a Blue Lagoon e é necessário pagar uma taxa de 5 liras para entrar.

as praias mais lindas do mundo
Eu dando um mergulho nas águas da praia principal de Oludeniz

 

oludeniz e fethiye na turquia
Blue Lagoon dentro do National Park de Oludeniz

O local tem uma estrutura bacana contando com banheiros, lugares para se trocar e até chuveiros. Na parte de alimentação não há muitas opções, mas no local vendem-se sanduíches de kebab com carne de cordeiro ou frango e salada, pizza, batata frita, sucos, salada de fruta, sorvete e água. O preço não é absurdo.

As águas são calmas, cristalinas e também de uma cor impressionante. Dá para ficar o dia inteiro dentro da água que chega a ser morna e nadar tranquilamente.

Há muitas famílias frequentando, inclusive é normal ver mulheres de lenço na cabeça ou até de burca, mas é tudo bem tranquilo. Muitas dessas mulheres estão acompanhadas de amigas ou parentes que não usam lenços e estão de biquíni. Ou seja existe um respeito e em nenhum momento houve algum constrangimento por estar de biquíni.

Percebemos que há muitos ingleses em Oludeniz. Na maioria dos lugares os preços já estão em libras!

Muitas das praias em Oludeniz só são alcançadas via barco e um dos lugares que dizem ser mais bonitos é o chamado Vale das Borboletas.

Existe um passeio de barco que me disseram ser imperdível e já anotei a dica para quando voltar a Oludeniz, que é o Twelve Islands. Na verdade este passeio parte de Fethiye e dura o dia todo, fazendo 5 paradas e inclui almoço. Nem sempre é possível, mas fazendo este passeio dá pra encontrar golfinhos nadando e tartarugas marinhas.

dicas litoral turquia

Durante a noite, é bacana dar um passeio pelas ruas lotadas de comércio, bares e restaurantes, alguns com terraços que permitem uma boa vista. Outros mais animados com música ao vivo. Reparamos também que havia alguns karaokês e bares animados com turcos sem camisa dançando em cima da mesa,haha. Isto é um show à parte, mas é para animar a galera, em geral o público de terceira idade.

Quando ir para Oludeniz

Nós fomos praticamente ao final da alta temporada, na primeira semana de setembro e estava muito quente, muito mesmo. Provavelmente passou dos 40 graus e para dormir à noite, só com o ar condicionado do quarto. No verão as temperaturas podem passar os 45 graus.

Devido à sua localização, às margens do Mediterrâneo, Oludeniz é um local privilegiado por um clima quente e com temperaturas amenas mesmo em outras épocas do ano. Parece que é possível pegar uma praia e curtir a atmosfera, bebendo drinks e jantando nos restaurantes com terraço mesmo fora do verão. Se planeja uma viagem para lá e quiser conferir o clima, dá pra fazer isso aqui http://www.dmi.gov.tr/en-US/forecast-cities.aspx?m=FETHIYE

Curiosidades sobre Oludeniz

Eu amei Oludeniz e com certeza vou voltar em breve para explorar os outros lugares que não tive tempo dessa vez e também para curtir as lindas praias novamente.

Como já citei antes no post, se você está à procura de festas e badalação, Oludeniz não é esse lugar. Pelo contrário, pois é um lugar muito calmo e sem opções de baladas durante a noite, sendo muito frequentando por famílias e casais na terceira idade. ( Na época que fui estava assim, mas não sei atualmente). Muitos jovens acabam encontrando diversão em bares em Fethiye ou em Hisaronu. Eu não consegui ir para essas cidades à noite para checar essa informação, mas creio que role um agito bem melhor do que em Oludeniz onde durante á noite não há opções além de alguns bares, karaokês e restaurantes com terraços para apreciar a linda vista e atmosfera do local.

praias na turquia
Foto by Priscila Lee – Família, crianças e mulheres de lenço são alguns dos frequentadores da praia de Oludeniz

Você pode ir à praia de biquíni ou de burca, que nem vai ficar olhando nem comentando. É bem normal encontrar mulheres vestidas do pescoço aos pés e outras de biquíni, as vezes amigas ou da mesma família.

Outra curiosidade é a presença de tantos ingleses em Oludeniz, que faz os cardápios de restaurantes e preços em lojas estarem em libras. Imagine que pra eles além de ser acessível é um local muito barato. Com certeza eles invadiram a região!

as praias mais lindas do mundo

Veja aqui como foi o Voo de Paraglider em Oludeniz.

Vai dizer que não ficou com vontade de zarpar AGORA para Oludeniz ? 😉

Mais Dicas para te ajudar a planejar a sua viagem pela Turquia e Europa

Está montando um roteiro de viagem pela Turquia? Escrevi esse outro artigo com várias dicas e  informações que adquiri visitando o país por duas vezes.

Veja também esse post com diversas dicas para quem está planejando uma viagem pela Europa, veja aqui.

Para pesquisar valores de aluguel de carro pela Turquia e Europa indicamos os seguintes sites: Rentalcars e Rentcars. 

Se você quer inspiração de passeios pela Turquia e toda a Europa ou pretende comprar ingressos para as principais atrações com antecedência indicamos o site da empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo dos países oferecem passeios e excursões com preços diferenciados além dessa possibilidade de comprar ingressos antecipados e pular a fila! Confira abaixo:

 Veja aqui diversas sugestões de passeios e excursões para aproveitar o máximo da Turquia!

Inspiração – passeios e excursões pela Europa – compre também bilhetes para as principais atrações e pule a fila!

Exemplo:

-Excursao de 2 dias pela Capadòcia saindo de Instambul ( incluindo aéreo) + Voo de Balao opcional

passeios e excursoes turquia

Aqui no Blog temos duas parcerias que podem te ajudar a economizar ao adquirir um Seguro Saúde. A primeira é comprando um seguro de viagem da Mondial Assistance aqui no Blog e assim garantindo um desconto de 15% sobre o valor. Todo mês liberamos um código de desconto. Veja aqui o código deste mês.

Outra opção é utilizar o Comparador de Preços de Seguro de Viagem de diversas empresas, a Real Seguros. Você pesquisa, compara e escolhe a melhor cobertura para a sua viagem com o melhor preço e ainda garante um suporte diferenciado e consultoria. Faça aqui sua cotação.

Para pesquisar valores e comprar tickets de trem pela Europa recomendo que você faça sua pesquisa no site da Raileurope.

Mais posts sobre a Turquia para te inspirar

ISTAMBUL

  1. Chegando a Istambul: do Aeroporto de Ataturk a Sultanahmet
  2. Dicas de como se locomover pela cidade ( saiba também como economizar andando de transporte público por lá)
  3. Dicas de Hospedagem econômica em Istambul ( Três Reviews de Hotel e hostels com excelente custo benefício)
  4. Utilizando o Seguro Saúde – Certificado Schengen em Istambul ( não é legal ficar doente em outro país, mas conto como foi a experiência e como fui atendida)
  5. Conhecendo a incrível Mesquita Azul
  6. Visita a Hagia Sophia ( uma das atrações mais visitadas, o atual Museu já foi Mesquita e Igreja. Totalmente imperdível)
  7. Grand Bazar e um pouco de Sultanahet
  8. Spice Bazar: o bazar de especiarias em Istambul
  9. O Passeio pelo Estreito de Bósforo
  10. Torre de Gàlata: um local para ter uma vista panorâmica de Istambul
  11. A Rua Istilkal: compras e entretenimento. Conheça a rua mais famosa de Istambul!
  12. Palàcio Dolmabahce: saiba como é a visita a este incrível palácio de estilo europeu localizado às margens do Estreito de Bósforo
  13. Palàcio Topkapi : conheça este incrível e luxuoso palácio da época do Império Otomano. Nao deixe de visitar o Harém!
  14. A cisterna da Basìlica: saiba como é a visita a este antigo reservatório de água subterrâneo.
  15. Comidas, Bebidas, Baladas e demais causos em Istambul ( dica de restaurante com terraço e uma vista impressionante da Mesquita Azul iluminada durante á noite)

CAPADÓCIA

  1. Capadócia -explorando a parte Norte
  2. Capadócia – o Voo de Balão ( Imperdível é a palavra que define!)
  3. Capadócia – Descobrindo os mistérios da parte Sul
  4. Kaymakli- a cidade subterrânea na Capadócia
  5. Visita a um atelier de cerâmica na Capadócia (algo que você tem que fazer se for a Capadócia! Uma forma de conhecer mais de perto a cultura deste povo)
  6. A chegada na Incrível Capadócia ( como é passar 12 horas dentro de um ônibus turco)

PASSEIOS PELO INTERIOR DA TURQUIA (IMPERDÍVEIS)

  1. Pamukkale, o castelo de algodão turco ( Lugar frequentado por personalidades do passado como a Cleópatra. Precisa dizer algo mais?
  2. Visita a Galipolli e Estreito de Dardaneles ( Este local faz parte da História da Austrália e Nova Zelândia, onde muitos soldados morreram durante a I Guerra Mundial)
  3. Éfesos, a casa de Virgem Maria (uma visita pela casa que dizem ser a última morada de Maria,  mãe de Jesus
  4. As maravilhas de Éfesos ( Éfesos foi a segunda maior cidade do Império Romano e hoje é um grande sítio arqueológico muito bem conservado)
  5. Tróia, a lendária cidade que foi invadida pelos gregos ( passeio pelas ruínas do sítio arqueológico de Tróia)
  6. A magia dos tapetes turcos ( quer comprar tapetes? É possível conhecer a sua produção)

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Jeb Corliss voa por dentro da Tianmen Cave na China

É impossível falar de esportes radicais, principalmente o Base Jumping, sem lembrar...
Leia Mais

13 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *