O transporte em Istambul: como se locomover

Uma das dúvidas mais frequentes quando vamos visitar um local pela primeira vez é como se locomover por lá, certo? Nas duas vezes em que estive em Istambul, passei por situações bem diferentes, pois na primeira não precisei fazer uso de transporte público, pois fiquei centrada quase 100% do tempo na região de Sultanahmet. Já na segunda explorei bastante a cidade e usei táxi, tram, metrô e funicular. Uma das primeiras perguntas é:

Como se locomover do Aeroporto Internacional Ataturk até à cidade?

Fiz um post contando como foi chegar a Istambul, vindo da Grécia e como fomos até a região de Sultanahmet, mas vou explicar melhor. O que eu testeiSempre fiquei hospedada na região de Sultanahmet ou nas proximidades, em Sirkeci, portanto vou falar desse trajeto, porém acredito que seja da mesma forma para quem se hospeda em Taksim, Bósforo ou Beyoglu.

  • De van particular –>Se você vai ficar hospedada em algum hotel ou até mesmo hostel, eles normalmente já te oferecerão este serviço. O valor depende de quantas pessoas são. Lembro-me de ter pagado na primeira vez cerca de 25 euros em duas pessoas e nesta última vez 30 euros divididos em três pessoas.

O lado bom é que você chega ao aeroporto e já há uma pessoa te aguardando segurando aquelas plaquinhas com seu nome. Ele te leva até a van, e lá o motorista que normalmente não fala nada de inglês coloca suas malas na van, bota uma música na rádio e sai dirigindo. Sempre me senti segura nessas vans e não há aquela preocupação em ser enganada pelo taxista. O que alguns guias indicam

  • Táxi —>No guia da Lonely Planet, eles dizem que um táxi do Aeroporto até Sultanahmet ou Taksim custa cerca de 30 liras. Nunca testei essa informação, mas pela distância e trânsito eu acredito que vai dar bem mais que isso, fora que há alguns caminhos diferentes e você tem que ficar de olho no taxista, que pode não saber falar inglês. Mas é uma boa opção caso não tenha reservado um transfer com seu hotel.
  • Transporte Público – Há uma forma bem mais barata de se chegar à cidade utilizando o transporte público.Também nunca testei, mas conheci várias pessoas no hostel que usaram e gostaram, principalmente por causa do valor total que fica em torno de 4 Liras.

No Aeroporto de Ataturk há uma espécie de trem, o LRT (Light Rail Transit) que vai até Zeytinburnu e de lá dá pra fazer uma conexão com o tram que passa por grande parte dos pontos estratégicos da cidade. O bilhete de cada um deles custa 2 Liras. Pode ser que esses valores tenham aumentado, mas não será muito a mais que isso.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Indo para o Aeroporto de Ataturk

Tá, agora é o caminho reverso. As mesmas opções continuam valendo, porém há uma pequena mudança que são os transfers coletivosa 5 euros. Isso mesmo. Essas vans passam por vários hotéis em Sultanahmet e inclusive seus serviços podem ser comprados em qualquer agência turística da região. Elas vão passando pelos hotéis até atingir a quantidade máxima de passageiros e em seguida vão para o aeroporto. Para quem está com um pouco de pressa, não é a melhor opção, pois a van realmente fica dando voltas na região de Sultanahmet que é cheia de ruazinhas estreitas e trânsito. Não sei se esse serviço é oferecido para outras partes da cidade, inclusive tai uma boa dúvida. Se alguém souber, comenta aqui embaixo e conta pra gente.

Se locomover por Istambul

É amigos, Istambul é um pouco caótica sim, mas é muito tranquilo se locomover pela cidade utilizando o tram, que é uma espécie de metrô de superfície que passa por ruas e avenidas da cidade.

mapa transporte público em istambul
Mapa Transporte Público em Istambul

Fiquei ao todo uns 10 dias em Istambul nesta última vez e conheci muita coisa utilizando praticamente só o tram durante o dia. Quando queria sair à noite, aí a preferência era o táxi, afinal de Sultanahmet até a Praça Taksim que é um dos melhores lugares com diversão noturna, saía por volta de 12, 15 liras.

O tal do IstambulKart e o Akbil

Existe uma forma de economizar no transporte público que é comprando o IstambulKart ou o Akbil. Agora você deve estar se perguntando que raios é isso, mas calma eu explico. Meu amigo Rafael do Blog Esse Mundo é Nosso fez um ótimo post falando sobre o IstambulKart , que é uma espécie de bilhete único (quem mora em SP vai sacar).

dicas de como economizar em transporte em istambul

Utilizando esse cartão, que é aceito em toda a rede de transporte, há um desconto em passagens cumulativas, quando há a necessidade de baldeação. Por exemplo, para ir de Sultanahmet a Taksim, é necessário pegar o tram até a estação de Kabataş e lá fazer a baldeação para o funicular , onde é necessário pagar mais uma passagem. Essa segunda sai com desconto. Além disso, vou te contar que a maior vantagem é dividir um cartão em 2 ou mais pessoas. Porque aí há o desconto para a segunda passagem e um maior na terceira. Ok, muito legal, e onde eu acho esse cartão?Pode ter sido azar meu ou talvez algo mudou recentemente, mas eu não achei de jeito nenhum esse cartão. Estava na estação de trem em Sirkeci e fiquei meia hora conversando com um cara de uma banquinha perguntando do cartão e ele me disse que ele só era vendido a moradores e que eu teria que comprar o akbil, que é praticamente a mesma coisa, mas uma versão anterior ao cartão. E foi isso que eu fiz. Paguei 7 liras por ele, que me disseram ser reembolsáveis, mas não testei para ver se era verdade.

como economizar com transporte em istambul
O Akbil é uma das melhores formas de economizar com o transporte em Istambul

O Akbil possui um formato diferenciado. Você o encaixa no dedão e aperta num círculo presente nas catracas. Para pôr créditos nele, você tem que procurar a máquina certa, pois não vale a máquina de jetons comum, presentes em todas as estações.

dicas de transporte em istambul
Fonte: TurkeyTravelPlanet – Máquina para carregar créditos no Akbil ou no IstambulKart

Caso esteja hospedado na estação de Sultanahmet como eu estava, encontrei essas máquinas na estação Sirkeci e na Kabataş.Então quando encontrar uma já coloque uma quantidade suficiente de créditos, mas não caia na furada de colocar uma nota grande e querer troco, pois todas as máquinas que testei não devolvem troco. Com o tram é possível ir a todos os lugares mais turísticos da parte europeia de Istambul, e é um jeito bem prático e fácil. Claro que em momentos de pico, fica lotado e difícil de entrar e sair, mas em geral funciona muito bem. Não cheguei a precisar do serviço de ônibus e nem metrô. A gente que é turista mesmo acaba ficando na parte mais central da cidade então o tram é suficiente. Bom, não vou citar as balsas aqui, porque pretendo fazer um post falando somente do lado asiático. Espero que tenha ajudado e não confundido mais ainda e se você tem alguma experiência ou dica nova, comenta e compartilha com a gente!

Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

Quer saber mais sobre Istambul e a Turquia? Não deixe de ver nosso Índice de Posts com tudo sobre o país

Gostou deste Post?

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Verona, a cidade italiana do romance de Romeo e Julieta

É inevitável não fazer essa associação entre Verona e a história de...
Leia Mais

7 Comments

  • OI Monique, ótimo post, super informativo!
    Minha dúvida é: será que é permitido mesmo “compartilhar” o cartão de transporte com outras pessoas? (tá na regra e foi testado na pratica?)
    Pergunto isso pq achamos que podia fazer assim em Londres, até entrar num ônibus e o motorista nos impedir e olhar torto por achar que a gente tava querendo ser espertinho, quando na real a gente não sabia mesmo. Ele nos fez descer, e tivemos que comprar mais um cartão, cada um com um, tipo nominal. Então fica a dúvida.
    Pq se dá para dividir com certeza é vantajoso.

    • Oi Simone! Então sobre o compartilhamento eu acho que não tem problema algum por 2 motivos:
      1- O próprio rapaz que me vendeu me deu a “dica” e disse que não precisava comprar um para cada uma, que seria perda de dinheiro. Isso vindo de um turco me pareceu bem confiável,haha.
      2- Eu e minhas amigas passamos o akbil na catraca várias vezes na frente dos próprios guardinhas que ficam lá e eles viram e nem olharam feio e nem perguntaram nada.

      Mas sabe como é, as situações podem muda. Eu não testei em õnibus, até porque em Istambul, se você usar o tram, talvez nem precise de outro transporte durante o dia. Mas o que eu faria é testar comprar um só e usar na catraca. Se alguém por acaso falar algo aí vai lá e compra um jeton ou outro cartão. Mas acho que multa mesmo não deve rolar não viu.
      Bom, de qualquer forma boa sorte e depois me conta o que houve, pra eu atualizar o post aqui,hehe! 😉

    • Simone fiquei encucada com a sua pergunta e achei a respota no Turkey Travel Planet, site super confiável escrito por um próprio turco: Two or more people can use the same Akbil. There is no need for a traveling party to purchase more than one Akbil. Just use the one Akbil for each person as they pass through the turnstile. However, you may not receive the reduced fares for transfers if you use an Akbli for more than one passenger
      😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *