Hagia Sofia, uma das principais atrações de Istambul

candelabros hagia sofia istambul
Interior da Hagia Sofia. Detalhe dos candelabros

Hagia Sofia ou Basílica de Santa Sofia, um dos principais monumentos de Istambul, foi criada como Igreja que se transformou em Mesquita e hoje é um Museu. Dá pra entender, por isso, a sua importância tanto para cristãos como para muçulmanos.

candelabros hagia sofia istambul
A Beleza do interior da Basílica de Santa Sofia impressiona

Na primeira vez que estive em Istambul, cometi um erro grave que foi não ter visitado a Hagia Sofia. Digamos que tive um certo azar combinado com falta de tempo porque o dia livre que sobrava na cidade era sempre uma segunda-feira, quando essa atração fica fechada.

dicas para visitar a santa sofia em istambul
Hagia Sofia em Istambul é uma visita imperdível

Nesta segunda visita a Istambul é claro que não deixei passar a oportunidade de corrigir o erro e a primeira coisa que fiz logo que cheguei à cidade foi deixar as malas no hostel e ir direto para a Hagia Sofia.

Onde fica a Hagya Sofia?

A Hagia Sofia fica numa praça de frente para a Mesquita Azul, na região de Sultanahmet, um dos bairros mais visitados pelos turistas em Istambul por concentrar uma grande quantidade das atrações turísticas históricas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
entrada basilica de santa sofia
Entrada da Basílica de Santa Sofia

Um pouco sobre a história da Hagya Sofia

A Hagia Sofia foi construída no ano de 537, pelo imperador Justiniano, na época na então Constantinopla. Se até hoje a Basílica representa uma das maiores obras de arquitetura imaginem o que essa construção representou naquela época.

Por quase 1000 anos foi a maior catedral do mundo, até que no ano de 1453 foi convertida à Mesquita e em 1934 declarada por museu pelo Ataturk.

mosaico santa maria e jesus na santa sofia em istambul
Detalhe do mosaico representando a Santa Maria e o Menino Jesus, resquício da época em que a Hagia Sofia era uma Igreja
detalhe mosacio santa maria e menino jesus na hagia sofia
Mosaico de Santa Maria e Menino Jesus vistos da Galeria Superior na Hagia Sofia

Arquitetura

A Hagia Sofia é um dos grandes símbolos da arquitetura bizantina e ao longo dos anos sofreu algumas deteriorações, devido a terremotos, por exemplo, tendo que passar por contínuas restaurações.

hagia sofia em istambul
Vista do interior da Hagia Sofia vista da Upper Gallery

Olhando a Basílica pelo lado de fora, ela parece estar meio mal conservada e não causa tanto impacto, porém ao adentrar a parte interior da construção, é inevitável não se impressionar com a grandeza e o esplendor da Hagia Sofia. O ponto de maior destaque certamente é a enorme cúpula que parece estar flutuando devido à ausência de pilares, quer dizer, pilares que ficam escondidos no interior das paredes. Além disso há muitos vitrais que permitem a passagem de luz.

cupula principal hagia sofia

Alguns detalhes me impressionaram bastante como os vários candelabros que iluminam o interior e dão um ar aconchegante ao ambiente, os discos com caligrafia em letras árabes douradas e os mosaicos presentes em muitos pontos da Basílica.

candelabros hagia sofia istambul
Interior da Hagia Sofia. Detalhe dos candelabros
discos caligráficos em árabe na santa sofia em istambul
Detalhe dos discos caligráficos em árabe no interior da Santa Sofia

Quanto custa

O Bilhete de entrada custa 25 liras (preço atualizado até dia 31 de agosto).

Há a possibilidade de alugar um audioguia, que vai guiando o passeio por todos os pontos importantes dentro da Basílica. Eu optei por não alugar, já que estava com um guia sobre Istambul, que possuía bastante informação histórica, porém minhas amigas alugaram e acharam útil. O importante é que você absorva o máximo possível deste lugar tão cheio de história e seria um desperdício apenas passar batido por ele.

Quanto tempo devo reservar para o passeio pela Hagya Sofia?

A Hagia Sofia é a atração com as maiores filas que eu pude presenciar em todo o bairro de Sultanahmet. Evite ir aos finais de semana, mas caso só possua estes dias disponíveis, torça para que um “guia” apareça na fila vendendo ingressos e assim você possa “furar” a fila. Isso não aconteceu comigo, mas uma colega do hostel contou que estava na fila gigantesca e que surgiu um turco oferecendo ingressos. Claro que essa seria a versão turca dos famosos cambistas, então é melhor ficar esperto, mas pelo menos com essa minha amiga funcionou e ela economizou muitos minutos de fila.

omphalion na hagia sofia

biblioteca hagia sofia
Detalhe da biblioteca dentro da Hagia Sofia

Caso alugue um audioguia ou esteja realmente interessado no lado histórico da Hagia Sofia, calculo que 1 hora e meia a 2 horas é o suficiente para apreciar tudo com calma, passar por todos os pontos e tirar fotos. Foi o tempo médio que fiquei lá dentro.

O Passeio pela Hagia Sofia é realmente imperdível, apesar de ter gostado mais da Mesquita Azul. Você que vai a Istambul precisa visitar as duas atrações, compará-las e escolher a sua favorita. Não vai ser fácil 😛

mosaicos galeria superior hagia sofia em istambul
Alguns dos mosaicos expostos na Galeria Superior da Santa Sofia

Gostou deste Post? Indique a algum amigo que também possa gostar! 😉

Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

 

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Um passeio pelo Balneário Municipal de Bonito

  Como citei no guia que elaborei para planejar uma viagem a...
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *