Visita a Galipolli e Estreito de Dardaneles

Nosso primeiro destino pelo interior da Turquia foi Galipolli. Estel local possui uma importância histórica bem interessante para turcos e para o povo australiano.

cemitério galipolli
Túmulos de soldados mortos na Batalha de Galipolli em frente ao mar

Localizada no noroeste da Turquia, Galipolli foi palco de batalhas sangrentas durante a Primeira Guerra Mundial. Os britânicos enviaram as forças aliadas de australianos e neozelandeses chamada ANZAC ( Australian and New Zealand Army) para tentar tomar a Constantinopla avançando através do Estreito de Dardanelles, um local bem estratégico que liga o Mar Egeu ao Mar de Mármara.

mapa estreito de dardaneles

mapa galipolli

Os turcos saíram vitoriosos mas houve muitas mortes nessa batalha, tanto do lado turco como do lado dos aliados. Foi neste período que o general Kemal Ataturk se destacou e anos mais tarde se tornou o primeiro presidente da Turquia, como contei aqui.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
monumento batalha de galipolli
Monumento sobre a Batalha de Galipolli

anzac cove

galipolli turkey

mensagem de ataturk em monumento em galipolli
Uma mensagem linda deixada por Ataturk

Há vários monumentos e cemitérios no local onde ocorreram as lutas. Em nosso grupo além de mim e da minha amiga, todo o resto eram de australianos e percebemos como para eles era importante visitar aquele  lugar. Uma menina inclusive contou que seu avô participou da batalha e ele foi carregado por um soldado que era responsável por levar os feridos até uma espécie de hospital, como um herói e lá estava seu túmulo. Bem emocionante.

visita galipolli

 galipolli turquia

 

galipolli turkey

galipolli

monumento lone pine

lone pine cemiteryUma coisa que descobri após a viagem é que existe um filme sobre Galipolli, com Mel Gibson, como um  dos atores. A quem  interessar possa, segue trailer abaixo:

Após o passeio fomos para nosso hotel em Eceabat e quando formos sair para jantar, aconteceu um fato cômico. Estávamos em uma cidade bem pequena, separada por um pedaço de mar de ÇAnakkale e quando fomos perguntar para a moça da recepção  onde poderíamos jantar, percebemos que ela nos entendia pois não falava inglês! Pelo jeito apenas o guia que nos acompanhou durante o dia falava e então usamos a velha e boa mímica e ela nos indicou que havia lugares para comer seguindo  por uma  rua e lá fomos nós. A maioria dos lugares era bem rústicos e estavam meio vazios, até que passamos por um  local que estava mais movimentado e resolvemos que seria ali mesmo. Nos sentamos e quando chega o cardápio, surpresa: tudo em turco e o dono do restaurante que estava nos atendendendo também não falava inglês!!! Ok, fomos às mímicas e depois de ser levada até o interior do restaurante pelo dono , conseguimos pedir umas pizzas. Imaginem a cena, ele apontando para um pedaço de tomate e de queijo e dizendo: Tomato, Cheese = Pizza! Hilário

interior turquia

 

Logo depois de fazermos o pedido, ele nos traz uma espécie de bolinhos doces, que até eram bons mas não entendemos esse costume de comer algo  doce  como aperitivo,hehe. Mas o pior, aliás, o mais engraçado ainda estava por vir. De repente, olhando para as pessoas percebemos que éramos as únicas turistas ali e que todas as mulheres estavam de véus na cabeça. Todos se levantaram e ficaram sérios, ouvindo uma espécie de discurso ou reza e o dono do restaurante disse para levantarmos também. Lá estávamos nós de pé, sem entender o porque e morrendo de fome, sem saber até que horas ficaríamos ali e sabendo que até os garçons e os cozinheiros que preparavam  nossa pizza também tinham sido interrompidos. Por sorte não durou muito tempo, mas confesso que tive que segurar a vontade de rir, pois o fato de não entender a língua deles e o que estavam fazendo me soava engraçado…

mar çanakalle

No final deu tudo certo, comemos  nossa pizza, pagamos e fomos para a única lanhouse da cidade e claro ninguém falava turco e os computadores estavam em turco!! O bom é que já havia passado por isso em Istambul então já sabia como alterar o idioma para o inglês. Vivendo e aprendendo!

No dia seguinte o passeio seria em Tróia! Conto no próximo post!

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Primeiras impressões sobre istambul

Istambul: A única cidade dividida entre 2 continentes, a antiga Bizâncio ou...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *