As maravilhas de Éfesos

Biblioteca de Celso - um dos pontos mais imponentes de Éfesos

Éfesos foi um dos passeios pelo interior da Turquia que mais gostei. Você tem a chance de voltar no tempo e vivenciar alguns aspectos da cultura romana mesmo estando fora da Itália. Um verdadeiro banho de história e cultura!

A importância histórica deste local é imensurável e hoje Éfesos é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo em extensão e o mais bem preservado da Turquia.

Para quem gosta de História, esse é um daqueles passeios imperdíveis, mas além do sítio arqueológico, há outros lugares em Éfesos que merecem a visita!

Foto by Melissa- Biblioteca de Celso – um dos pontos mais imponentes de Éfesos

éfesos na turquia é um passeio histórico e inesquecível

Caso você esteja planejando uma viagem a este país magnífico indico que você inclua Éfesos em seu roteiro pois além das ruínas desta cidade que foi a segunda mais importante do Império Romano, na região existem outros monumentos muito importantes como o Museu de Éfesos, a última casa onde viveu a Virgem Maria e o Templo de Artemis, que era a deusa a quem foi dedicada esta cidade, a deusa da fertilidade e da caça

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
visita ao sítio arqueológico de éfesos, a segunda maior cidade do império romano
Foto by Melissa- Templo de Adriano
éfesos, um lugar histórico na turquia
Detalhes Templo de Adriano – ao centro a Medusa

No final do passeio nós assistimos a uma representação romana muito bacana com direito a confronto entre gladiadores! Fiz um videozinho abaixo:

passeio por éfesos
Representação romana

éfesos é um dos pontos turísticos mais visitados da turquia

Eu e minha amiga Melissa estávamos hospedadas num hotel em Kusadasi e como já falei em outros posts, fechamos um pacote de viagem pelo interior da Turquia com uma agência, por 6 dias. A agência pela qual fechamos os passeios foi a All Istambul Tours .Fiz um post que pode ajudar bastante que está na fase de escolher uma agência para viajar pela Turquia. Veja aqui.

Então estávamos pela manhã esperando nosso guia que iria nos  levar até o Sítio Arqueológico de Éfesos, localizado  a 3 km de uma cidade vizinha chamada Selçuk.

Representação da deusa grega NIké ou Nice – a deusa da vitória que inspirou a criação da logomarca da NIKE
éfesos ou efesus foi uma importante cidade do império romano e fica na turquia
Representação de Hermes conhecido como deus dos comerciantes

curiosidades sobre éfesus

A entrada no sítio arqueológico de Éfesos custa 20 liras . Caso você também vá para o Museu de Éfesos, o que recomendo bastante, o custo é de 5 liras a mais.

monumentos históricos em éfesos
Ticket entrada Museu de Éfesos

história da cidade de éfesos na turquia

Éfesos foi uma importante cidade greco romana da Antiguidade e na época do Período Romano foi considerada a segunda maior cidade do Império, com seus 250 mil moradores, estando apenas atrás de Roma.

É um sítio arqueológico que está muito bem conservado sendo o melhor preservado da Turquia e pode ser considerado um dos maiores do mundo em extensão. Recebe muitos turistas e isto pudemos comprovar porque estava bem difícil se locomover por lá. Um local tão grande e tão disputado. Nosso guia tinha que usar uma sombrinha para podermos localizá-lo e não perdê-lo em meio à multidão de turistas

como chegar em éfesos na turquia
Símbolo da Medicina em frente a Escola de Medicina em Éfesos

Éfesos era uma cidade rica em diversos aspectos principalmente históricos.  Em 550 a.C foi construído o Artemesium (um templo colossal  dedicado a Artemis, a deusa da fertilidade), que foi uma das Sete Maravilhas do mundo antigo. Éfesos ficou  famosa pelo Templo de Artemis, onde suas colunas chegavam a 30 metros de altura, pela Biblioteca de Celso e sua escola de medicina.

Éfesos também desempenhou um papel muito importante no começo do Cristianismo.  O prestígio de Éfesos aumentou com a chegada de São Paulo, para espalhar o cristianismo aos Efésios que adoravam a Artemis. São Paulo e as disciplinas do cristianismo eram estritamente recusadas pela população mais idosa. Com as lutas cansativas de São Paulo, o cristianismo foi aceito pela maioria da população em torno de Éfeso. Além disso,  aVirgem Maria visitou Éfeso e estabeleceu residência no alto de um monte, próximo dali,volta do ano de 42 dC.  Dizem que foi a última residência onde ela morou e também estivemos lá para visitar!

curiosidades de éfesus na turquia

saiba mais sobre éfesos na turquia
Fonte: http://www.ephesus.us -Considerada a primeira propaganda feita no mundo, esta pedra indicava o caminho do bordel
  • Em Éfesos havia os famosos banheiros públicos, as latrinas construídas próximas ao Templo de Adriano
  • Antes das pessoas ricas usarem estes banheiros, seus escravos sentavam na pedra para aquecê-la
  • A Biblioteca de Celso em Éfeso era a terceira maior biblioteca depois de Alexandria e Pergamum com capacidade para 12.000 rolos de papel
  • Éfesos que antigamente era o porto líder da região, agora fica a 6 milhas de distância do mar
  • Éfesos de acordo com a história foi reconstruída por 4 vezes e as ruínas pelas quais caminhamos hoje fazem parte da 3 Éfesos
  • Dizem que a primeira propaganda está em Éfesos, indicando o caminho do Bordel na Rua de Mármore
  • A Rua de Mármore tem cerca de 800 metros e a Curetes Street 1 KM
  • O Grande Teatro de Éfesos é considerado um dos maiores da Antiguidade com capacidade para 24.000 pessoas
  • Em Éfesos também se encontra um grande cemitério de gladiadores
a história de éfesos na turquia é impressionante
As latrinas de Éfesos onde não existia privacidade e uns se sentavam ao lado dos outros
visitando éfesos
Símbolo de gladiadores

 

o que ver em éfesos
a biblioteca de celso em éfesos é o monumento histórico mais conhecido
Bbiblioteca de Celso
  • O passeio pelas ruínas é bem longo então lembre-se de levar uma garrafinha de água ou comprar antes da entrada em uma das lojinhas que ficam na rua da frente;
  • Vá de tênis pois as ruas de mármore são escorregadias e como você vai andar bastante, fica mais confortável
  • Se fechar o passeio com uma agência, aproveite para incluir uma visita  ao Museu de Éfesos, à Casa da Virgem Maria e ao Templo de Artemis que foi o maior Templo da Antiguidade e hoje possui apenas uma coluna de pé
  • Caso vá por conta leve um guiazinho para saber o nome dos locais por quais irá passar ou alugue um  audioguia pois a quantidade de monumentos históricos é impressionante
apenas uma coluna restou do que era o famoso e gigante templo de artemis
O Grande Teatro de Éfesos
museu de éfesos guarda incríveis esculturas e achados históricos da cidade de efesos
Não deixe de visitar o Museu onde estão expostas diversas obras de arte, encontradas durante as escavações de Éfesos e do Templo de Artêmis. Realmente muito interessante principalmente para quem curte História.
esculturas museu de éfesos
esculturas no museu de éfesos
Busto Imperador Marcus Aurelius

visita ao museu de efesos

escultura de dionísio no museu de efesos
Dionísio, o deus do vinho
escultura da deusa artemis no museu de efesos
Deusa Artêmis, da fertilidade e da caça
estátua do imperador domiciano no museu de efesos
Estátua Colossal do Imperador Domiciano onde somente a face e o braço foram conservados. Só o braço é maior que eu, então imaginem o tamanho completo desta estátua

representação do templo de artemis na antiguidade

 

O Templo de Artêmis foi uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, sendo considerado o maior Templo já construído, com suas 127 colunas, das quais só resta uma atualmente…
a coluna restante do templo de artemis em éfesos na turquia
Eu e a única coluna do Templo de Artemis – ao fundo restos de uma igreja e uma Mesquita – 3 representações diferentes sobre religião
Conta a história que sua construção foi iniciada no ano 550 A.C e que levou cerca de 200 anos até ficar pronto. Sua primeira destruição ocorreu devido a um incêndio causado por Eróstrato que gostaria de levar a fama pelo seu feito. Alexandre, o Grande teria se oferecido para reconstruí-lo mas sua ajuda não foi aceita talvez por ter exigido seu nome na obra. Mesmo assim o templo foi reconstruído e sofreu nova destruição anos depois pelos bárbaros ou godos.
A coluna remanescente hoje não é totalmente original, sendo composta de ruínas de diversas colunas. Uma das colunas restantes foi levada para o Museu Britânico.
representação do templo de artemis na antiguidade
Representação Templo de Artemis antes de ser destruído
Espero que você possa visitar a Turquia um dia e Éfesos que é um lugar impressionante!
Algumas informações históricas foram retiradas do site:  http://www.ephesus.us/ephesus/brothel.htm

 

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Onde se hospedar em Dubai: Dica de Hotel

Um dos primeiros passos para quem planeja uma viagem à Dubai, além...
Leia Mais

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *