A cisterna da basìlica em Istambul

cisterna istambul

A Cisterna da Basìlica em Istambul é mais uma das jòias do Impèrio Bizantino. Localizada em Sultanahmet, praticamente ao lado da Hagia Sofia, é uma ótima dica de passeio pela região e um dos pontos turísticos mais visitados.

Essa é a maior de vàrias outras cisternas que existem em Istambul e foi construìda no ano de 532. Mas afinal, o que é uma cisterna? As cisternas eram utilizadas para o armazenamento e abastecimento de água na época em que Istambul ainda era chamada de Constantinopla. Alguns palácios e construções próximas na época eram abastecidas por essa cisterna, como o Palàcio de Topkapi.

Cisterna da Basìlica Istambul

Cisterna da Basìlica Istambul

A Cisterna da Basìlica ou a Yerebatan Sarnici (seu nome turco) é grandiosa e se localiza no subterrâneo de uma grande praça em Sultanahet. A visita começa ao se descer um lance de escadas e é muito interessante considerando que o local possui 336 colunas romanas de mármore e é possível andar pelos corredores do local que tem um toque de mistério devido às luzes e a música ambiente. Em menos de 30 minutos é possível concluir a visita, mas o local não é tao pequeno e se estiver cheio talvez seja necessário mais tempo. Existe um pequeno café por là que vende snacks e bebidas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!


Nao deixe de ver as cabeças de medusas posicionadas na base de  duas colunas, uma de cabeça pra baixo e outra virada de lado,um mistério até hoje.

Cabeça de Medusa na Cisterna da basìlica

Lembro de ter pago apenas 10 liras na entrada e aparentemente a Cisterna està aberta ao pùblico diariamente das 9h00 às17h30, lembrando que os horários podem ser alterados em dias religiosos.

Està planejando a sua viagem a Istambul ? Veja opçoes de estadia na cidade, clique aqui para pesquisar e reservar tranquilamente seu Hotel pelo Booking.com

Saiba aqui porque recomendo o Booking.com.

 

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

O Estádio Panathenaico de Atenas

Atenas é uma cidade incrível e com muitas possibilidades turísticas além da...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *