Explorando a Capadócia – dicas para conhecer essa incrível região

explorando a capadocia

Quando eu visitei a Capadócia em 2011, a região ainda não era tão famosa quanto atualmente. Muitas pessoas estranhavam o nome e me perguntavam o que eu estaria planejando fazer por lá! A realidade é que o próprio nome do local me chamou a atenção após ver as fotos de um conhecido que havia viajado para lá.

Ao ver algumas fotos das paisagem únicas  e de centenas de balões coloridos pairando no ar tive a certeza de que precisaria conhecer esse local chamado Capadócia, não importa onde ele ficasse. Foi então que descobri que a Capadócia se localiza na Turquia e que aquela paisagem tão diferente é uma das regiões mais antigas do país e que carrega um grande contexto histórico.

As chamadas paisagens lunares da Capadócia foram formadas a milhões de anos devido a lava dos vulcões da região que foi se acumulando e se moldando conforme a passagem do tempo e dos fenômenos naturais. Surgiram então essas formações rochosas presentes em toda a Capadócia e que serviram de abrigo a nossos ancestrais, assim como também surgiram as cidades subterrâneas onde os cristãos se escondiam dos romanos na época do Império Romano.

viagem capadocia dicas

Sem dúvidas a Capadócia é uma região cercada de mistérios e que fascina. Talvez não consiga explicar a emoção que tive ao estar lá ao vivo andando e entrando nas formações rochosas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Quando visitei não havia muitos brasileiros na época, mas principalmente depois da novela global filmada na região a Capadócia foi invadida por turistas tupiniquins e agora figura sempre entre os principais destinos desejados pelos viajantes.

Posso dizer então que a Capadócia foi a inspiração para que eu fizesse a minha primeira viagem a Turquia e nesse artigo contarei como foram os meus dois dias explorando essa incrível região e que tipos de passeios fiz por lá!

Como chegar a Capadócia?

Escrevi um artigo contando como foi a minha saga para chegar até a Capadócia de ônibus. Leia mais aqui.

Em resumo fui de ônibus saindo da cidade de Pamukkale, outro destino que não pode faltar em seu roteiro de viagem pela Turquia.

Foi uma viagem cansativa, de 12 horas durante a noite.

Eu havia fechado um pacote de passeios pelo interior da Turquia e essa era a forma já inclusa de se chegar até a Capadócia e achei ok, apesar de que para uma segunda vez com certeza optaria por ir de avião. Tudo depende também de que parte da Turquia você deseja sair para chegar até a Capadócia.

blog de viagem capadocia

Claro que de ônibus é a forma mais econômica embora se você pesquisar com antecedência possa achar bons preços para voos internos de Istambul a Capadócia.

A partir de Istambul há voos diários e diretos para os aeroportos da Capadócia  Nevşehir-Kapadokya Airport (NEV) e Kayseri’s  Erkilet Airport (ASR). Assim em cerca de 4 ou 5 horas você chega à incrível Capadócia.

Esse percurso que eu fiz de ônibus de Pamukkale até a Capadócia de ônibus também pode ser feito de carro, embora seja um longo caminho, praticamente 800 km.

Caso se interesse por aluguel de carro na Turquia, indicamos cotar os preços nesses dois sites: Rentalcars e Rentcars. 

Como explorar a Capadócia – quantos dias?

Nesse meu roteiro de viagem pela Turquia eu reservei apenas 2 dias para a região da Capadócia e não preciso nem dizer que foi pouco tempo. A Capadócia possui muita coisa para se ver, muitas atrações e passeios e em dois dias apesar de ter tido um bom panorama do local, acabei fazendo tudo de uma forma rápida. Além disso, um dos maiores motivos dos que visitam a Capadócia é fazer o famoso Voo de Balao e caso você tenha apenas 2 dias e o tempo não colaborar pode correr o risco de perder o passeio.

como é voo de balao capadocia

Por isso, eu recomendaria pelo menos 3 dias na Capadócia, ainda mais se você estiver chegando lá de uma viagem cansativa de ônibus como foi o meu caso.

Fiz a viagem noturna de ônibus e ao chegar pela manhã na Capadócia só tive tempo de deixar a bagagem no hotel e já partir para os passeios.

Eu comprei um pacote de passeios pelo interior da Turquia e estava incluso nesses 2 dias pela Capadócia tours guiados com um guia local e posso dizer que foi uma excelente escolha! Como eu tinha pouco tempo na região foi essencial estar acompanhada de alguém que conhecia cada detalhe e local além da história da região.

Claro que você pode optar por alugar um carro e se virar com a ajuda de um GPS. Além disso há diversas agências locais que oferecer os mais diversos tipos de tour pela Capadócia, ou você pode adquirir com antecedência no site da Viator os passeios desejados estando ainda no Brasil.

Veja abaixo algumas opções:

.Excursao de 1 dia à Capadócia saindo de Istambul

excursoes capadocia

.Excursao de 2 dias na Capadócia partindo de Kayseri

excursao capadocia

Pontos turísticos na Capadócia e Tipos de Tour

  • Göreme: uma vila localizada na parte central da Capadócia. Um dos melhores locais para se hospedar é onde fica a maioria dos hotéis, bares, restaurantes e agências de viagem. É nos arredores dessa cidade que também que se encontram as famosas formações rochosas conhecidas como “Chaminés das Fadas”
  • Göreme Open Air Museum: como o próprio nome indica se trata de um museu a céu aberto, uma das atracôes mais famosas da Capadócia logo após do voo de Balao. Patrimônio da UNESCO esse é um local que concentra muito sobre a historia da região. Uma área muito antiga com igrejas nas cavernas e pinturas internas que datam dos séculos X até XII.
  • Cidades subterrâneas: É válido incluir pelo menos uma das famosas e misteriosas cidades subterrâneas da Capadócia em seu roteiro. As mais famosas são Derinkuyu e Kaymakli que foi a que visitei e contei nesse artigo aqui. Enquanto Derinkuyu é a mais profunda, cerca de 8 andares abaixo da terra a cidade subterrânea de Kaymakli é a mais ampla. Esse é um dos passeios que vale à pena contratar um guia e pra falar a verdade nem sei se é possível visitar por conta.
  • Os Vales da Capadócia: Love Valley, Rose e Red Valley e Imagination Valley. Caminhando por esses vales você tem a chance de desbravar e conhecer mais da Capadócia.
  • Uçhisar e Ortahisar : castelos de pedra localizados na parte mais alta da Capadócia
  • Paşabağ(Monk’s Valley): um lugar para apreciar as famosas “chaminés das fadas”. Um dos meus lugares favoritos!
  • Cidade de Ürgup: a maior e mas desenvolvida cidade da Capadócia. Foi onde me hospedei. Não tem os mesmo charme de Göreme que por ser uma vila tem um encanto maior, mas impressiona por apresentar elementos de uma cidade grande ao redor das raras formações rochosas da região.
  • Cidade de Avanos: o centro da cerâmica na Capadócia, uma das atividades locais. Vale muito à pena visitar um dos ateliers e conhecer um pouco mais da cultura local como contei aqui.

minha viagem capadocia

Algumas agências de turismo dividem as opções de passeios pela região da Capadócia por cores, em três tipos diferentes de tour: blue tour, red tour e green tour. Na época que fui não me lembro de ter essa divisão e pesquisando em alguns sites me parece que o roteiro deles não é sempre o mesmo. De qualquer forma, se for adquirir um destes tours com as agências locais se certifique de que locais estão na rota.

Me parece que o Green tour é dedicado à visita das cidades subterrâneas, o Blue Tour parece ser um dos mais completos que compreende um bom panorama da região e o Red Tour inclui caminhadas entre os vários vales da Capadócia.

mapa pontos turísticos capadocia

Minha experiência – passeios pela Capadócia – DIA 1

Nesses dois dias que estive na Capadócia meus passeios foram divididos entre a região Sul e norte do local.

O primeiro dia foi dedicado à parte sul e pude conhecer muitas das paisagens características da Capadócia.

Me lembro que um dos primeiros locais pelos quais passamos foi o Red Valey e o Rose Valey que são vales formados por tipos diferentes de rochas com variações de cor. No meio desse vale existe uma formação rochosa que no passado foi uma igreja e inclusive conseguimos ver um pedaço da decoração que restou apesar dos anos. Impressionante.

vale rosado capadocia

paisagens capadocia

 

dicas capadocia

Achei o máximo poder andar pelos caminhos estreitos entre as formações rochosas e visualizar de perto a forma de casas onde há muito tempo viviam pessoas.

Depois dos vales continuamos andando até chegarmos a uma parte onde havia algumas plantações e árvores com frutas como maçãs! O caminho seguinte era bem íngreme para entrarmos em uma das habitações. Neste momento do tour senti que muita gente não estava conseguindo acompanhar o ritmo. Não é uma caminhada fácil e leve, exige um certo preparo para enfrentar as partes mais íngremes.

Já dentro da habitação que parece uma caverna mobiliada para receber os turistas tomamos um suco de romã bastante comum na Turquia e fizemos uma pausa para descanso.

viagem capadocia dicas

Depois fomos levados até o Pigeon Valley que possui este nome pois nas formoções rochosas existem uma espécie de janela em vários pontos que eram construídas como casas para os pombos mas isso na verdade era um disfarce pois dentro da formação rochosa viviam pessoas, cristãos que se escondiam dos romanos. É lá que se localiza a famosa árvore decorada de olhos gregos ou turcos,rs.

pigeon valley capadocia

passeios capadocia dicas

Neste dia passamos ainda por estes lugares:

CAVUSIN : Um dos mais antigos assentamentos na área, Cavusin está situado dois quilômetros de Goreme, na estrada Göreme-Avanos. A Igreja de São João Batista oferece uma vista panorâmica da vila. Esta igreja e as suas pinturas datam do século 5, tornando a igreja mais antiga da região.

HOSPITAL MONASTRY : Um dos mais antigos monastérios da região.

Além disso ainda visitamos uma das cidades subterrâneas chamada Kaymakli! Você pode ler sobre a visita a esta cidade nesse outro artigo aqui.kaymakli cidade subterrânea capadócia

Minha experiência – passeios pela Capadócia – DIA 2

No 2º dia de passeio pela Capadócia, após madrugar e fazer o incrível passeio do Vôo de Balão (Clique aqui para ver o post) voltamos ao Hotel e fomos tomar café da manhã.

Como já disse nos posts anteriores estávamos hospedadas no Dedeli Konak que é um Cave Hotel, um hotel no estilo caverna da Capadócia. É um hotel simples em Urgup mas confortável e o café da manhã é servido na parte superior, numa sala com amplas janelas de vidro que permitem a visão de grande parte da região. O café da manhã era bem bacana com bolos, pães,queijos,presunto, sucos e frutas. Aproveitamos também para bater papo com o dono do Hotel, o senhor Ibrahim Yilmaz , sempre gentil e atencioso para com seus clientes.

Logo nosso guia Mehmet Ali chegou e nos levou para mais um dia de passeio.

Se o primeiro dia já havia superado expectativas mesmo com o tempo parcialmente nublado, o segundo dia nos surpreendeu ainda mais com o tempo ensolarado e paisagens que se descortinavam a nossa frente e pareciam saídas de um filme ou algum desenho.

Começamos o passeio pelo Devrent Valley ou o Vale da Imaginação com diversas formações rochosas que lembram animais ou objetos de acordo com a sua imaginação.

vale da imaginacao capadocia turquia
Essa pedra nao lembra bem o formato de um camelo? Esse é o Vale da Imaginaçao na Capadòcia!

Visitamos também o Göreme Open Air Museum, um complexo de monastérios com igrejas que ainda conservam algumas pinturas e características no seu interior.

Goreme foi um importante centro cristão nos primeiros anos da Idade Média. Apesar do vasto número de mosteiros, igrejas e capelas nas proximidades de Göreme, não há muitas inscrições que ostentam datas. Por esta razão, estes edifícios religiosos são principalmente datados de acordo com a iconografia ou características arquitetônicas. O Goreme Open Air Museum é Patrimônio Histórico da Unesco desde 1984.

göreme open air museum capadocia turquia
O surpreendente Göreme Open Air Museum

Um dos meus lugares favoritos nesse segundo dia de passeio foi Paşabağ (Monk’s Valley): O melhor lugar para ver as famosas chaminés das fadas. Provavelmente o lugar onde você vai ver as mais impressionantes cenas e paisagens que a natureza pôde criar neste local.

chamines de fada capadocia
Essas formações rochosas sao chamadas de Chaminés das Fadas!

Passamos também por Uchisar, uma cidade troglodita situado bem no meio da Capadócia.Tem este nome devido ao pedaço enorme de pedra no centro da cidade, que já foi utilizado como um castelo. Esta rocha extraordinária é o pico mais alto da região que permite a visão de toda a Capadócia inteiros e a montanha Erciyes (Argeus) .

uchisar castelo de pedras capadocia
O imponente Castelo de pedras em Uchisar

Finalizamos esse dia de passeio em Avanos onde fomos convidados a conhecer uma olaria tradicional e entender como são produzidos os famosos artefatos de cerâmica.  A argila, que vem do Rio Vermelho passando pela cidade, dá vida tanto para a terra e para a economia local. Leia aqui um artigo que escrevi especialmente sobre essa experiência.

atelier capadocia avanos

Foram 2 dias muito intensos de passeios pela Capadócia mas saì satisfeita! Com certeza a Capadócia é um lugar fascinante com suas únicas paisagens e é difícil não se encantar com o local!

Espero que esse post seja útil e inspirador!

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

Mais Dicas para te ajudar a planejar a sua viagem pela Turquia e Europa

Está montando um roteiro de viagem pela Turquia? Escrevi esse outro artigo com várias dicas e  informações que adquiri visitando o país por duas vezes.

Veja também esse post com diversas dicas para quem está planejando uma viagem pela Europa, veja aqui.

Para pesquisar valores de aluguel de carro pela Turquia e Europa indicamos os seguintes sites: Rentalcars e Rentcars. 

Se você quer inspiração de passeios pela Turquia e toda a Europa ou pretende comprar ingressos para as principais atrações com antecedência indicamos o site da empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo dos países oferecem passeios e excursões com preços diferenciados além dessa possibilidade de comprar ingressos antecipados e pular a fila! Confira abaixo:

 Veja aqui diversas sugestões de passeios e excursões para aproveitar o máximo da Turquia!

Inspiração – passeios e excursões pela Europa – compre também bilhetes para as principais atrações e pule a fila!

Exemplo:

-Excursao de 2 dias pela Capadòcia saindo de Instambul ( incluindo aéreo) + Voo de Balao opcional

passeios e excursoes turquia

Aqui no Blog temos duas parcerias que podem te ajudar a economizar ao adquirir um Seguro Saúde. A primeira é comprando um seguro de viagem da Mondial Assistance aqui no Blog e assim garantindo um desconto de 15% sobre o valor. Todo mês liberamos um código de desconto. Veja aqui o código deste mês.

Outra opção é utilizar o Comparador de Preços de Seguro de Viagem de diversas empresas, a Real Seguros. Você pesquisa, compara e escolhe a melhor cobertura para a sua viagem com o melhor preço e ainda garante um suporte diferenciado e consultoria. Faça aqui sua cotação.

Para pesquisar valores e comprar tickets de trem pela Europa recomendo que você faça sua pesquisa no site da Raileurope.

Mais posts sobre a Turquia para te inspirar

PRAIAS

  1. Oludeniz um paraíso na Turquia (eleita uma das 5 melhores praias do mundo e uma das mais bonitas da Turquia)
  2. Voo de Paraglider em Oludeniz -Fethiye (um dos melhores lugares do mundo para voar de Paraglider)

ISTAMBUL

  1. Chegando a Istambul: do Aeroporto de Ataturk a Sultanahmet
  2. Dicas de como se locomover pela cidade ( saiba também como economizar andando de transporte público por lá)
  3. Dicas de Hospedagem econômica em Istambul ( Três Reviews de Hotel e hostels com excelente custo benefício)
  4. Utilizando o Seguro Saúde – Certificado Schengen em Istambul ( não é legal ficar doente em outro país, mas conto como foi a experiência e como fui atendida)
  5. Conhecendo a incrível Mesquita Azul
  6. Visita a Hagia Sophia ( uma das atrações mais visitadas, o atual Museu já foi Mesquita e Igreja. Totalmente imperdível)
  7. Grand Bazar e um pouco de Sultanahet
  8. Spice Bazar: o bazar de especiarias em Istambul
  9. O Passeio pelo Estreito de Bósforo
  10. Torre de Gàlata: um local para ter uma vista panorâmica de Istambul
  11. A Rua Istilkal: compras e entretenimento. Conheça a rua mais famosa de Istambul!
  12. Palàcio Dolmabahce: saiba como é a visita a este incrível palácio de estilo europeu localizado às margens do Estreito de Bósforo
  13. Palàcio Topkapi : conheça este incrível e luxuoso palácio da época do Império Otomano. Nao deixe de visitar o Harém!
  14. A cisterna da Basìlica: saiba como é a visita a este antigo reservatório de água subterrâneo.
  15. Comidas, Bebidas, Baladas e demais causos em Istambul ( dica de restaurante com terraço e uma vista impressionante da Mesquita Azul iluminada durante á noite)

CAPADÓCIA

  1. Capadócia – o Voo de Balão ( Imperdível é a palavra que define!)
  2. Kaymakli- a cidade subterrânea na Capadócia
  3. Visita a um atelier de cerâmica na Capadócia (algo que você tem que fazer se for a Capadócia! Uma forma de conhecer mais de perto a cultura deste povo)
  4. A chegada na Incrível Capadócia ( como é passar 12 horas dentro de um ônibus turco)

PASSEIOS PELO INTERIOR DA TURQUIA (IMPERDÍVEIS)

  1. Pamukkale, o castelo de algodão turco ( Lugar frequentado por personalidades do passado como a Cleópatra. Precisa dizer algo mais?
  2. Visita a Galipolli e Estreito de Dardaneles ( Este local faz parte da História da Austrália e Nova Zelândia, onde muitos soldados morreram durante a I Guerra Mundial)
  3. Éfesos, a casa de Virgem Maria (uma visita pela casa que dizem ser a última morada de Maria,  mãe de Jesus
  4. As maravilhas de Éfesos ( Éfesos foi a segunda maior cidade do Império Romano e hoje é um grande sítio arqueológico muito bem conservado)
  5. Tróia, a lendária cidade que foi invadida pelos gregos ( passeio pelas ruínas do sítio arqueológico de Tróia)
  6. A magia dos tapetes turcos ( quer comprar tapetes? É possível conhecer a sua produção)

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

 
  • Encontre a hospedagem para sua viagem

    Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.
 
  • Encontre seu Seguro de Viagem ao melhor preço 

    Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Europa! Um Seguro de Viagem é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem e é algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos comparar os preços na SEGUROS PROMO e para garantir 5 % DE DESCONTO NA COMPRA DO SEU SEGURO VIAGEM você pode utilizar esse código: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Global Pass e Bilhetes de Trem

    Está fazendo uma eurotrip e considera viajar de trem pela Europa? Excelente ideia! Saiba mais sobre o Globalpass que provavelmente é a melhor opção para você viajar de trem  sem stress pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Compare preços de varias locadoras para alugar um carro na Europa

    Para quem quer ter a liberdade de fazer uma roadtrip pela Europa o aluguel de carro é  sem dúvida uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios com excelente custo benefício/Compre tickets das principais atrações turísticas de cada país com antecedência

    Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.
  Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Pompeia – a cidade que foi destruída pelo Vesúvio

Assim que decidi que iria para a Itália e passaria por Roma,...
Leia Mais

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *