Visita a um Atelier de cerâmica na Capadócia

Continuando a série de posts sobre surpresas que encontrei pelo caminho viajando no interior da Turquia, hoje vou falar do lado cultural da Capadócia! Visitar um ateliê de cerâmica na Capadócia é entrar em contato com a cultura local e apreciar a arte envolvida no processo de produção!

Lógico que a atração mais disputada na Capadócia é fazer o Vôo de Balão, mas durante o dia, se sobrar um tempinho , você precisa conhecer um dos ateliers de cerâmica da região.É bem comum a visita de turistas nestes locais, então eles já são preparados, oferecendo um tour pelo local e explicação de como se produz os artefatos.

Fui parar então num destes ateliers e ainda bem (?) que eu não tinha espaço na mala nem orçamento, senão teria saído carregada de compras . Há uma quantidade infinita de objetos de decoração, pratos, vasos, tudo em cerâmica e decorado a mão. Vários pratos com desenhos que lembram mandalas, jarros de vinho com formatos diferenciados, tudo muito colorido e com muitos detalhes!

saiba as etapas de produção de objetos de decoração de cerâmica na capadócia
Olhem este jarro de vinho que incrível!! Vou ter que voltar na Capadócia para buscá-lo!

pottery na capadocia

pintura em cerãmica na capadócia
Olha a dedicação e paciência para fazer o desenho e pintar! Lindo demais!

Vimos de perto os funcionários desenhando e pintando nas peças. Mais um trabalho típico de paciência e talento.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A parte mais legal foi quando vimos um vaso de cerâmica ser feito na nossa frente. Um funcionário sentado numa espécie de máquina que gira com os pés, vai moldando a argila de acordo com o formato que deseja e em questão de minutos um monte de barro se transforma num lindo vaso. Fiz este videozinho que mostra essa cena:

atelier de cerâmica na capadócia é um bom passeio cultural

vivenciar a cultura do povo da capadócia e entender o seu trabalho

São tantas as cores…

artesanato,  produção de objetos de cerâmica na capadócia

É uma experiência bem bacana e típica, inclusive sempre chamam um turista para ir lá passar vergonha tentar fazer um vaso, e me arrependo de na hora não ter ido. Não que eu tenha um talento mas não sei, gostaria de ter participado!

Mais um motivo para vivenciar a cultura local, sabendo que muitas famílias vivem da produção destes artefatos feitos tão cuidadosamente e artisticamente.

Muita gente acaba comprando os artefatos também como souvenir, uma forma de se lembrar do país e da região, já que é algo tão típico. E como eu já disse no post anterior, ainda terei em minha casa alguns exemplares de tapetes turcos e também algumas destas cerâmicas, principalmente aquele jarro de vinho 😉

Acompanhe o Diário Radical também pelas Redes Sociais:

FACEBOOK —> https://www.facebook.com/diarioradical

TWITTER—–>http://twitter.com/#!/DIARIORADICAL1

YOUTUBE—->http://www.youtube.com/diarioradicalblog

 

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Mercado de Natal em Rothenburg ob der Tauber

Conheça a linda cidade medieval na Alemanha durante o Natal Quem planeja...
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *