Passo a Passo: Do aeroporto ao centro de Zurique de trem

do aeroporto ao centro de Zurique

O aeroporto internacional de Zurique é o maior aeroporto da Suíça, uma das principais portas de entrada para o país.Nesse post detalho um passo a passo mostrando a rota do aeroporto ao centro de Zurique de trem, uma das formas de locomoção mais práticas até a cidade.

Se você está planejando uma viagem para a Suíça, uma parada pelo aeroporto de Zurique estará provavelmente em sua rota. É interessante saber que ele fica muito próximo ao centro da cidade onde ficam as principais atrações turísticas e essa é uma excelente vantagem. Estando na estação principal de trem de Zurique você tem acesso a ônibus e trams que te levam a qualquer lugar da cidade. De lá você pode ir diretamente para o seu hotel caso esteja hospedado em Zurique ou pegar o próximo trem em direção à cidade que ficará.

Leia também:

A rota de trem do Aeroporto até o centro de Zurique

O percurso de trem do aeroporto ao centro de Zurique dura de 17 a 20 minutos, dependendo do trem que você pegar, conforme abaixo.

A rota começa na estação chamada Zürich Flughafen, localizada dentro do aeroporto, no subsolo, e a estação que você deve descer para chegar ao centro de Zurique é a Zürich Bahnhof, também conhecida como Zürich HB.

Assim que você chegar ao subsolo do aeroporto, haverá painéis com os horários de partidas dos próximos trens.
Uma dica é olhar com antecedência os trens e horários no site ou aplicativo da SBB (companhia de transportes da Suíça).  Como você pode ver há trens a cada 5 minutos praticamente. Ignore os resultados mostrados por T10 na imagem abaixo que se referem ao Tram, o trem de superfície que passa pelas ruas de Zurique.

rota de trem do aeroporto de zurique ao centro da cidade

Como comprar o ticket de trem no Aeroporto de Zurique

Caso você não tenha um Swisspass, você pode comprar o ticket num guichê normal ou em uma das máquinas espalhadas pela parte inferior do aeroporto. Não sabe o que é Swisspass? Trata-se de um bilhete múltiplo que permite acesso livre e ilimitado em toda a rede de transporte da Suíça, em barcos, trem e ônibus além de entrada free em quase 500 museus e descontos em vários passeios pelas montanhas. Saiba mais lendo esse artigo aqui onde explico detalhadamente como funciona, como comprar o Swisspass e quais as vantagens de se adquirir um.

Ok, mas se você não possui o SwissPass e nem pretende adquirir, você deve comprar o bilhete nos guichês ou máquinas localizadas no subsolo do aeroporto.

O procedimento para compra dos bilhetes de trem nas máquinas é simples e em etapas.
Recomendo escolher o idioma inglês para facilitar o entendimento, já que normalmente o procedimento é em alemão.
Selecione o destino Zürich Hauptbahnhof  ou Zürich HB que significa estação principal de Zurique. Depois disso escolha a primeira ou segunda classe e a quantidade de bilhetes ( caso esteja comprando para mais de uma pessoa) e então basta inserir notas, moedas ou pagar com cartão. O único inconveniente dessas máquinas é que as vezes elas não aceitam notas meio amassadas.

Dica! O Preço do ticket de trem do Aeroporto até a cidade de Zurique custa CHF 3,40.

Como você pode ver na figura abaixo, logo após as etapas 1 e 2 referente à compra do bilhete, você deve procurar um dos painéis indicando as próximas partidas dos trens e suas referentes plataformas. Gleis é plataforma em alemão. Veja na figura 3. Assim você deve procurar a plataforma de qual o seu trem irá partir. As plataformas ficam um andar abaixo.

Setores A,B,C,D – Vagões de primeira ou segunda classe

Ao chegar na plataforma, você verá um painel eletrônico indicando o destino do trem e o horário de partida. Além da confirmação de que está na plataforma correta, esse painel também é muito útil porque mostra os setores do trem como A,B,C e D. Esses setores dividem a plataforma e indicam os vagões destinados a primeira ou segunda classe. Se tiver comprado um bilhete de segunda classe, ao olhar no painel verá por exemplo que os setores A,B e C sao destinados a segunda classe e o setor D para a primeira classe. Nesse caso, você deve se locomover de acordo com os sinais na plataforma para os setores A,B ou C, porque assim quando o trem chegar, você já estará parado diante do vagão correspondente ao seu bilhete. ( Essa divisão de setores depende de cada trem, por isso se atente ao painel eletrônico)

do aeroporto ao centro de Zurique

Entrando no trem e onde deixar as malas

Aguarde a parada completa do trem na plataforma. Se houver pessoas dentro do trem, aguarde em uma lateral das portas a saída completa desses passageiros e entre apenas após que todos tiverem saído. Se não houver ninguém dentro do trem, você deve pressionar um dos botões na porta para abrí-la.

Dependendo da rota, o trem pode ter 2 andares ou não. Em ambos os andares, há normalmente um espaço próximo à segunda porta de acesso aos assentos, destinado para as bagagens. São barras de metal onde você pode apoias as malas acima ou deixá-las abaixo. Se não houver espaço, você pode tentar colocar a mala em um dos espaços acima do assento mas se ela for grande, você pode levá-la com você para os assentos. Nesse caso, você senta e deixa a mala na sua frente, ocupando um espaço a mais.

Verificação de bilhetes

A partir do momento que você compra o bilhete em uma maquina ou no guichê, você pode entrar no trem livremente, não há catracas nas estações na Suíça. Porém, há um conferente de bilhetes que pode passar ou não no seu trem para verificar que todos possuem o bilhete, por isso compre e guarde-o em um lugar seguro e de fácil acesso durante a viagem.

Se estiver com o SwissPass, você deve mostrá-lo juntamente ao passaporte.

Quando o trem já estiver perto da estação, você escutará um anúncio solicitando a todos os passageiros para desembarcar do trem e também anúncios das próximas conexões.

Espero que este post tenha sido útil e te ajude a chegar do aeroporto ao centro de Zurique! Depois dessa experiência fica mais fácil se locomover pela Suíça de trem.

do aeroporto ao centro de Zurique

Mais de Monique Bianchi

Zlatni Rat em Bol, a praia mais famosa da Croácia

Um dos fatores inspiradores de minha ida para a Croácia foi a...
Leia Mais

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *