A região às margens do Lago de Lucerne, onde fica as cidades de Weggis e Vitznau, é conhecida como a Lucerne Riviera. Além das paisagens cenográficas formada pelo lago, Alpes, palmeiras e orquídeas, a região é tambem reconhecida oficialmente como ‘Wellness Destination’, com uma grande oferta de hotéis luxuosos e spas.
Essas duas cidades oferecem uma perfeita combinacão para férias ou ao menos um final de semana de relaxamento em meio a natureza no lado do lago oposto à cidade de Lucerne.
De fato, a Lucerne Riviera é um destino muito frequentado pelos próprios suíços devido ao clima privilegiado com muitos dias ensolarados e por todas as opcões de lazer e relaxamento oferecidas, mas também é uma região turística pois engloba atracões como a Montanha Rigi. Descubra nesse post mais sobre Weggis e Vitznau e inclua esses destinos em seu roteiro de viagem pela Suíça.
Weggis
A cidade de Weggis é um dos pontos de partida para chegar até a Montanha Rigi, É daqui que sai o bondinho que leva até Rigi Kaltbad, uma estação intermediária a 1433 metros de altitude onde se situa um hotel e spa de mesmo nome. Rigi Kaltbad é também uma vila car-free, ou seja, onde carros não circulam.
É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!DICA – Quem adquire o Swiss Pass, faz o passeio até à montanha Rigi de graça! Saiba tudo aqui nesse outro artigo.
Weggis é uma linda cidade às margens do Lago Lucerne que oferece tranquilidade e lindas paisagens. Além disso, a cidade tem uma certa ligação com o Brasil. Prova disso é que uma das rotatórias na cidade leva o nome e cores de nosso país porque foi ali que a seleção brasileira se hospedou em 2006 durante a Copa do Mundo que aconteceu na Alemanha. Desde então um festival de cultura latino americana acontece na cidade todo ano.
A forma mais simples de se chegar em Weggis é de barco saindo de Lucerne. Aliás, combinar um passeio de barco pelo lago Vierwaldstätersee parando em Weggis e com uma visita à montanha Rigi é um dos melhores passeios na região de Lucerne.
Em Weggis, é possível encontrar uma grande oferta de hotéis. Inclusive, o Hotel 5 estrelas onde a seleção brasileira se hospedou em 2006 ainda existe e no momento está em reforma mas reabrirá em 2019.
Onde se hospedar em Weggis
Veja abaixo algumas opções de hotéis que se destacam em Weggis:
Hotel 4 estrelas que faz parte da Beau Rivage Collection. Fica às margens do lago e oferece quartos com vista panorâmica para o lago ou a montanha.
Fica localizado bem no centrinho de Weggis e apenas 10 minutos andando do bondinho que leva à Rigi. Possui uma piscina ao ar livre aquecida (28°C).
Hotel 3 estrelas a 1430 metros de altitude, na estação intermediária da montanha Rigi. Hóspedes possuem o direito de usar o Spa do hotel com piscina aquecida e hidromassagem de frente para os Alpes.
Mais hotéis em Weggis aqui.
Vitznau

A apenas 6m de distáncia de Weggis, Vitznau é outra jóia de cidade às margens do Lago Vierwalstätersee. Ao pé da montanha Rigi, é daqui que sai o trenzinho alpino que nos leva em 30 minutos ao topo da montanha. Além disso, a regiao é ponto de partida para várias trilhas e passeios de barco pelo lago de Lucerne.
A cidade com menos de 1500 habitantes é o local de hotéis luxuosos como o incrível Park Hotel Vitznau, um dos hotéis mais incríveis da Suíça. Mas a região também oferece outras possibilidades de hospedagem como camping e apartamentos para aluguel de temporada.
Apenas 1 hora de barco separa essa linda cidade do centro de Lucerne.
Como chegar à Weggis e Vitznau
Eu recomendo passar ao menos uma noite em uma das 2 cidades para aproveitar bem a região. Afinal, na minha opinião,é o que oferece uma das melhores vistas do lago de Lucerne. Mas é possível fazer uma visita em algumas horas, caso seu roteiro esteja apertado.
Passeio de barco + Montanha Rigi
A forma mais popular é via barco, em um dos cruzeiros que saem da cidade de Lucerne. Aliás, o que eu recomendo é combinar o passeio de barco com a subida até a montanha Rigi.
Para isso, você deve sair da cidade de Lucerne de barco e descer em Vitznau de onde pegará o trenzinho de cremalheira em direção ao topo da montanha.Na volta, pegue o trem até a estação intermediária Rigi Kaltbad e de lá desça de bondinho até Weggis, de onde você pode retornar de barco até Lucerne.
Fazer a volta ao lago de carro
Como mostra o mapa acima, é perfeitamente possível fazer um tour ao redor do Lago de Lucerne e ir parando pelo caminho para conhecer as cidades às margens do lago além de Weggis e Vitznau.
O trajeto de carro de Lucerne a Weggis tem 20km e é uma delícia de ser percorrido. De fato, a regiao é um dos meus destinos favoritos de final de semana por aqui, quando saímos à procura de sol e para passar um tempo ao ar livre.
Além das cidades de Weggis e Vitznau, recomendo também, caso você esteja de carro, a conhecer outras cidades como Gersau e Brunnen, essa última que me lembra muito a cidade de Como na Itália.
Espero que tenha gostado do artigo e continue lendo o blog para mais dicas de viagem pela Suíça e Europa.
Monique Ribeiro
+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça
- Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
- Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
- Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
- Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
- Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
- Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre eles, a possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
Mais posts sobre a Suíça para te inspirar
Planejamento de Viagem à Suíça
- Dicas para montar o seu roteiro de viagem à Suíça
- Dicas para economizar em uma viagem à Suíça
- Curiosidades da Suíça - conheça os moradores ilutres, marcas suíças e muito mais sobre o país
Transporte na Suíça
- As 3 Rotas Clássicas de Trens panorâmicos na Suíça
- 6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça
- O que você precisa saber para dirigir na Suíça -regras e informações básicas
- Saiba tudo sobre o Swiss Pass, o bilhete múltiplo para sua viagem na Suíça
- Swiss Pass x Aluguel de carro na Suíça - descubra o que vale à pena para sua viagem
- Goldenpass: rota de trem panorâmica de Lucerne a Montreux
- Dirigindo pela Furkapass como James Bond
- Passeio de moto pelo passo alpino Sustenpass
Suíça nas diferentes estações
- Qual a melhor época para viajar para a Suíça? Entenda cada estação
- 5 Motivos para te convencer a viajar para a Suíça no Verão ou Primavera
- 13 dicas de passeios e lugares para visitar na Suíça durante o verão
- 5 lugares para visitar em Zurique durante a Primavera
- Viagem pela Suíça durante o Outono
Principais cidades
- Dicas para explorar Zurique
- Dicas para explorar Lucerne
- Dicas para passar um final de semana em Zermatt
- Basel/Basileia a capital cultural da Suíça
- Berna a capital da Suíça e uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa
- Lugano, a maior cidade da Suíça italiana
- Thun uma cidade com castelos que parece ter saído de um conto de fadas
- Interlaken a capital da aventura na Suíça
- Montreux a cidade da Musica na Suíça
- Vevey, a cidade de Charles Chaplin e sede da Nestlé na Suíça
Principais passeios em montanha
- Junfraujoch, o topo da Europa
- Gornegrat , chegue perto da Matterhorn em Zermatt
- Schilthorn Piz Glória, a montanha do 007
- Monte Titlis, a montanha onde tem neve o ano todo e um bondinho rotatório
- Pilatus, símbolo de Lucerne e conhecida como a montanha dos dragões
- Rigi, a rainha das montanhas - combine passeio de montanha e cruzeiro pelo lago
- Stoos - conheça essa vila alpina no funicular mais inclinado do mundo
- First em Grindelwald, visite o incrível lago Bachalpsee
- Niederhorn, veja o lago de Thun do alto
- Harderkulm, vendo Interlaken do alto
Lagos na Suíça
- Dicas de 10 lagos incríveis para conhecer na Suíça
- Oeschinensee, um dos lagos mais fotogênicos da Suíça
- Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça
- Blausee - o lago mais azul da Suíça
- Lago Gelmer e Gelmerbahn, o funicular aberto mais inclinado da Europa
Vilas Suíças e dicas de passeios
- Wengen, uma vila alpina livre de carros
- Meiringen, a cidade suíça dos merengues e Sherlock Holmes!
- Lauterbrunnen - o vale inspiração para as paisagens de Senhor dos Anéis
- Gruyéres - conheça essa charmosa vila medieval, também famosa pelo queijo
- Lavaux os terraços de vinhedo acima do Lago Leman, patrimônio da UNESCO
- Visite a fábrica de chocolates Cailer/Nestlé
1 Comment