Viajar para a Suíça em Novembro é uma boa ideia?

viagem a suiça em novembro

É verdade que a Suíça é um país para ser visitado em qualquer época do ano devido às incríveis paisagens que se transformam e a oferta de passeios e atrações. Mas será que viajar para a Suíça em Novembro vale a pena? Por ser um mês numa época de transição entre estações há alguns problemas que podem atrapalhar alguns planos de viagem.

Continue lendo o artigo para descobrir o porque e se viajar para a Suíça em Novembro é uma boa ideia.

Final do Outono e Névoa

viagem para a suiça em novembro neblina
Foto : Cabrio Stanserhorn Bahn – O mar de neblina acima da cidade

Pode variar de ano para ano mas normalmente no mês de Novembro as paisagens de Outono na Suíça não estão tão bonitas como antes, com as folhas das árvores já bem secas.

Neste ano de 2020 por exemplo ainda é possível apreciar algumas paisagens coloridas de Outono pelo país, porém o fenomeno da neblina alta começou aparecer. O que acontece é que uma nuvem densa de neblina normalmente aparece pela manhã e se estaciona sobre as cidades ou locais com menor altitude. Desta forma não há sol e o dia fica totalmente cinzento e enevoado. A sensação é de estar dentro de uma nuvem.

Há dias em que essa neblina não se dissipa mas normalmente dependendo da cidade e região da Suíça, ela costuma desaparecer ou subir na parte da tarde.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Além da neblina o clima já começa a esfriar afinal o inverno está mais perto, então é preciso se preparar com roupas e calçados adequados.

Em relação às paisagens naturais, em alguns locais de maior altitude pode já haver neve como aconteceu neste ano de 2020. Alguns lagos já começam a congelar assim como o incrível Lago Palpuogna.

Dica: Para fugir da neblina o jeito é ir para lugares com maior altitude. Então passeios em montanhas (as que estão abertas nessa época) são uma boa pois geralmente há sol lá em cima.

Época da manutenção e pré temporada de inverno

Outro problema de Novembro é que nessa época muitas montanhas aproveitam para realizar a manutenção em seu sistema de transporte ( bondinhos, funiculares, teleféricos) e se preparar para a alta temporada de inverno na Suíça.

Nesssa transição de estações, muitos estabelcimentos como restaurantes alpinos também fecham e reabrem apenas em Dezembro. As opções de passeios então ficam mais limitadas.

Estive recentemente em St.Moritz durante um passeio bate-volta de trem a partir de Zurique e ao passear pelo centro da cidade observei que praticamente todo o comércio estava fechado nessa época, em pleno sábado às 3 da tarde.

Como a quantidade de turistas é bem menor na cidade nessa época no meio das estações, alguns estabelecimentos resolvem fechar por alguns dias ou semanas pois não compensa o custo de abrir e se preparam para voltar ao funcionamento durante o inverno na Suíça.

Passos alpinos fechados

Alguns dos famosos passos alpinos na Suíça também começam a encerrar suas atividades por volta do final de Outubro e Novembro, reabrindo apenas no ano seguinte durante a Primavera.

O Furkapass, famoso pelo filme Goldfinger de James Bond, é um desses passos que já encerrou as atividades neste ano de 2020.

Confira aqui nesse link a situação atual de todos os passos alpinos na Suíça, se estão abertos ou não.

Vale a pena então viajar para a Suíça em Novembro?

Na minha opiniao, se não houver a possibilidade de adiantar a viagem para o mês de Outubro ou atrasá-la para Dezembro caso queira ver neve e praticar esportes de inverno, vale a pena sim, mas consciente destes problemas e com um planejamento.

Em contrapartida é possível aproveitar essa troca de estações para pagar um preço menor em hospedagem já que muitos hotéis não recebem uma grande quantidade de hóspedes e acabam abaixando um pouco os preços.

Em Novembro como o clima é instável, o turista tem que ter flexibilidade e não se importar se precisar trocar de planos durante a viagem.

Se for a primeira viagem para a Suíça eu recomendaria uma outra época, na Primavera ou no Verão por exemplo, ou no Inverno é claro.

O que funciona ou não em Novembro na Suíça

Apesar de todos os poréns citados ao longo desse artigo é possível fazer muita coisa na Suíça no mês de Novembro.

Alguns exemplos de passeios de montanha

  • Gornergrat em Zermatt: o passeio que permite chegar bem pertinho da famosa montanha Toblerone funciona praticamente todo o mês de Novembro, exceto do dia 02.11 a 07.11 devido à manutenção (referente ao ano de 2020)
  • Monte Titlis em Lucerne que antecipou a temporada de inverno e vem recebendo esportistas para a prática de esqui e snowboard.
  • Montanha Pilatus, a montanha símbolo de Lucerne continua a funcionar com os bondinhos mas o trenzinho que é o mais inclinado do mundo parou agora no dia 09 de Novembro e retornará apenas ano que vem na Primavera
  • Brienzer Rothorn aparou de funcionar dia 26 de Outubro e voltará apenas em Maio de 2021

Veja mais ideias de passeios de montanha aqui e confira sempre no site oficial de cada montanha os horários corretos de funcionamento e a webcam para ver como está o tempo no topo.

Trens panorâmicos

Um dos passeios panorâmicos de trem mais famosos da Suíça, o Glacier Express, não funciona em Novembro. Neste ano de 2020 ele parou de funcionar no dia 12 de Outubro e voltará apenas no dia 6 de Dezembro.

Além dele o Gotthard Panorama Express, de Lucerne a Lugano também faz uma pausa e volta apenas na Primavera.

Os passeios indicados então são o Bernina Express, o Interlaken Express e o GoldenPass de Lucerne a Montreux

Lagos e passeios de barco

Um dos lagos mais famosos da Suíça, o Oeschinensee, terminou a sua temporada de verão no dia 25 de Outubro. Agora o bondinho e os restaurantes no local voltarão a funcionar apenas no dia 19 de Dezembro.

Outro lago queridinho dos turistas na Suíça, o Blausee, que fica bem próximo do Oeschinensee continua a funcionar mas o Hotel e o Spa no local estão temporariamente fechados.

Já o Lago Gelmersee que se tornou extremamente popular nos últimos anos também não pode ser visitado a partir de Novembro infelizemente. Neste ano o funicular encerrou as atividades no final de Outubro.

Quanto aos passeios de barco pelos lagos de Lucerne, Zurique e pelo Lago de Thun continuam a acontecer mas em horários reduzidos e há versões do passeio combinadas com experiencias gastronomicas, como passeio de barco e brunch em Thun, ou passeio de barco e fondue em Zurique.

Não há passeios de barco pelo Lago de Brienz durante o mês de Novembro.

Um dos lagos mais incríveis que visitei nessa época na Suíça é o Lago de St Moritz diretamente na cidade. Outa dica é visitar um lago próximo chamado Sils.

Trilhas

Em Novembro, as temperaturas caem bastante e há neve acumulada em alguns lugares de maior altitude portanto é importante escolher bem as trilhas priorizando a segurança e de acordo com as condições climáticas.

Sugiro escolher trilhas na região de Lauterbrunnen e Grindelwald e também na região de Interlaken ao redor dos lagos de Brienz e Thun.

Em caso de tempo ruim uma boa opção sempre é visitar a parte mais ensolarada da Suíça no sul do país chamada de Ticino!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Roma – Visita ao Coliseu

Neste post relato como é  a Visita ao Coliseu, uma incrível incursão por...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *