6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça

viajar de carro suiçA

Desde que cheguei aqui na Suíça, para morar, pude perceber que uma das formas mais simples e práticas para quem quer conhecer o país ao fazer uma viagem é alugar um carro.

A Suíça, que teoricamente é um país pequeno esconde em cada curva uma paisagem cênica, então para quem realmente quer aproveitar o passeio e explorar o que de melhor o país pode oferecer, indico fortemente viajar de carro pela Suíça e dou algumas razões para isso neste post.

Há alguns pontos importantes a prestar atenção antes de alugar um carro, como já escrevi aqui, e algumas ressalvas, como dirigir durante o inverno, mas em geral, alugar um carro em sua viagem pela Suíça é uma boa ideia!

Agora, se você não gosta de dirigir leia aqui um artigo que escrevi explicando sobre o Swiss Pass, um bilhete que dá direito a utilizar toda a rede de transporte da Suíça e garante uma economia na viagem, além de incluir passeios de barco e dar descontos em passeios a montanhas e museus. Nesse outro post resumo as 5 principais vantagens ao adquirir um Swiss Pass em sua viagem pela Suíça.


Booking.com

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Vamos então a alguns dos motivos para te convencer a fazer uma roadtrip na Suíça.

1- Mais paisagens em menos tempo


Esse é um dos fatos que por si só já me convence! Se você quer aproveitar ao máximo sua estadia por aqui e conhecer mais lugares em menos tempo, com certeza com um carro será mais fácil. As estradas da Suíça são incríveis, bem asfaltadas e sinalizadas e partindo de um ponto central como a cidade de Lucerne, por exemplo, é possível chegar ao lado italiano e francês em média de 2 horas.

Em muitos casos os mesmos trajetos de trem levam praticamente o mesmo tempo, mas considere que em muitos casos haverá troca de trens, conexões, horários de partida, enfim, vários detalhes para se preocupar.

2- Maior liberdade para montar o roteiro

Quando se tem um carro à disposição, com certeza a questão da liberdade influencia bastante a escolha, afinal, ao contrário do trem, você não precisa ficar se preocupando com os horários de partida e chegada, as conexões necessárias para chegar a tal destino, a possibilidade de reservar assento ou não. Bastar ter um GPS , seguir as placas de sinalização que são frequentes nas estradas e sair explorando as cidades suíças no momento que desejar.

3- Possibilidade de incluir cidades não tão turísticas no roteiro, mas que são lindas

Esse é o fator surpresa que acho sensacional ao alugar um carro para viajar pela Suíça. Há tantas paisagens incríveis pelas estradas, em passos alpinos ou em pequenos vilarejos, que você sempre vai ter alguma surpresa se fizer paradas pelo caminho.

Ao voltar de uma visita ao belíssimo lago Caumasee,  passamos perto de um lago lindo chamado Wallensee e resolvemos parar para tirar fotos e encontramos uma cidadezinha fofa. Ao subir de carro para Brunig, demos de cara com o lago Lungernsee e também não resistimos e paramos para tirar fotos, entre outros diversos exemplos!

4- Dirigir ao lado de paisagens cênicas e poder parar para tirar fotos!

DCIM102GOPRO
Viajando de carro por Lugano, a parte italiana da Suiça

Claro, que viajar de trem pela Suíça, fazendo inclusive os roteiros cênicos como Glaciar Express e Golden Pass garantem paisagens incrivelmente cênicas, mas ao viajar de carro, você também passa por paisagens especiais e a vantagem é poder parar para tirar foto! Um grande exemplo é dirigir por alguns dos passos alpinos aqui na Suíça como Furkapass e Sustenpass.

dirigir suíça

5- Economia

Pelo que pude perceber e vivenciar na prática até o momento, quando se viaja de carro pela Suíça, na maioria dos casos, é possível economizar. Claro que é preciso levar em conta alguns fatores como o preço do combustível, quantas pessoas estão viajando com você, a quantidade de dias que pretende passar no país e lugares que pretende visitar.

No momento a média do custo de 1 litro de Gasolina é 1,74 ( Francos suíços), bem mais barato comparado com outros países como a Itália que custa 2,25 . Outro custo que você terá é o adesivo para poder trafegar pelas estradas da Suíça, chamado Vignette, já que não existe pedágio, como já expliquei neste outro post aqui, que custa 40 francos.

A maior parte das pessoas fica em dúvida entre alugar carro ou comprar o Swiss Pass e realmente a melhor forma de saber o que é melhor em cada caso é botando no papel toso os custos e comprando vantagens e desvantagens de cada um. Escrevi um post exatamente sobre isso e você pode clicar aqui para tirar a sua dúvida.
Para aluguel de carros recomendo Rental Cars. Os valores de aluguel do carro mudam de acordo com a època, a cidade de retirada e devolução, então faça algumas simulações antes de fechar a compra. Faça aqui a sua cotação.

6 – Estender a viagem para outros países

Ao abrir um mapa com rotas de viagem pela Suíça você irá perceber que muitas vezes para chegar de um ponto a outro é preciso passar bem perto da fronteira com outros países como a França, Áustria, Alemanha e Itália. Devido a isso muitas pessoas optam por um roteiro que inclua os três países: Alemanha, Austria e Suica.

A vantagem de estar de carro permite que você saia um pouco do circuito e dê uma passada em alguma cidade de outro país. Por exemplo ao visitar a cidade de Basiléia, você está na fronteira com a França e pode visitar as lindas cidades da Alsácia, fazendo a rota do vinho, passando por cidades como Colmar!

Ou ao visitar Lugano, pode resolver dar uma passadinha em Milão!

Ao alugar um carro utilizando a Rental Cars, existe mais uma vantagem que é poder devolver o carro em cidades e até mesmo países diferentes. Neste caso se a sua viagem for continuar pela Europa, você pode optar devolver o carro em outro país, o que vai encarecer é claro o valor do aluguel, mas pode ser que ainda sim compense caso precise de qualquer forma pegar um voo ou trem até o próximo destino. Faça sua simulação e compare os valores para ver o que vale mais à pena

Espero que tenha gostado do post e que esses motivos tenham te convencido de que vale muito à pena fazer uma roadtrip pela Suíça!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Zlatni Rat em Bol, a praia mais famosa da Croácia

Um dos fatores inspiradores de minha ida para a Croácia foi a...
Leia Mais

61 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *