6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça

viajar de carro suiça

Desde que cheguei aqui na Suíça, para morar, pude perceber que uma das formas mais simples e práticas para quem quer conhecer o país ao fazer uma viagem é alugar um carro.

A Suíça, que teoricamente é um país pequeno esconde em cada curva uma paisagem cênica, então para quem realmente quer aproveitar o passeio e explorar o que de melhor o país pode oferecer, indico fortemente viajar de carro pela Suíça e dou algumas razões para isso neste post.

Há alguns pontos importantes a prestar atenção antes de alugar um carro, como já escrevi aqui, e algumas ressalvas, como dirigir durante o inverno, mas em geral, alugar um carro em sua viagem pela Suíça é uma boa ideia!

Agora, se você não gosta de dirigir leia aqui um artigo que escrevi explicando sobre o Swiss Pass, um bilhete que dá direito a utilizar toda a rede de transporte da Suíça e garante uma economia na viagem, além de incluir passeios de barco e dar descontos em passeios a montanhas e museus. Nesse outro post resumo as 5 principais vantagens ao adquirir um Swiss Pass em sua viagem pela Suíça.


Booking.com

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Vamos então a alguns dos motivos para te convencer a fazer uma roadtrip na Suíça.

1- Mais paisagens em menos tempo


Esse é um dos fatos que por si só já me convence! Se você quer aproveitar ao máximo sua estadia por aqui e conhecer mais lugares em menos tempo, com certeza com um carro será mais fácil. As estradas da Suíça são incríveis, bem asfaltadas e sinalizadas e partindo de um ponto central como a cidade de Lucerne, por exemplo, é possível chegar ao lado italiano e francês em média de 2 horas.

Em muitos casos os mesmos trajetos de trem levam praticamente o mesmo tempo, mas considere que em muitos casos haverá troca de trens, conexões, horários de partida, enfim, vários detalhes para se preocupar.

2- Maior liberdade para montar o roteiro

Quando se tem um carro à disposição, com certeza a questão da liberdade influencia bastante a escolha, afinal, ao contrário do trem, você não precisa ficar se preocupando com os horários de partida e chegada, as conexões necessárias para chegar a tal destino, a possibilidade de reservar assento ou não. Bastar ter um GPS , seguir as placas de sinalização que são frequentes nas estradas e sair explorando as cidades suíças no momento que desejar.

3- Possibilidade de incluir cidades não tão turísticas no roteiro, mas que são lindas

Esse é o fator surpresa que acho sensacional ao alugar um carro para viajar pela Suíça. Há tantas paisagens incríveis pelas estradas, em passos alpinos ou em pequenos vilarejos, que você sempre vai ter alguma surpresa se fizer paradas pelo caminho.

Ao voltar de uma visita ao belíssimo lago Caumasee,  passamos perto de um lago lindo chamado Wallensee e resolvemos parar para tirar fotos e encontramos uma cidadezinha fofa. Ao subir de carro para Brunig, demos de cara com o lago Lungernsee e também não resistimos e paramos para tirar fotos, entre outros diversos exemplos!

4- Dirigir ao lado de paisagens cênicas e poder parar para tirar fotos!

DCIM102GOPRO
Viajando de carro por Lugano, a parte italiana da Suiça

Claro, que viajar de trem pela Suíça, fazendo inclusive os roteiros cênicos como Glaciar Express e Golden Pass garantem paisagens incrivelmente cênicas, mas ao viajar de carro, você também passa por paisagens especiais e a vantagem é poder parar para tirar foto! Um grande exemplo é dirigir por alguns dos passos alpinos aqui na Suíça como Furkapass e Sustenpass.

dirigir suíça

5- Economia

Pelo que pude perceber e vivenciar na prática até o momento, quando se viaja de carro pela Suíça, na maioria dos casos, é possível economizar. Claro que é preciso levar em conta alguns fatores como o preço do combustível, quantas pessoas estão viajando com você, a quantidade de dias que pretende passar no país e lugares que pretende visitar.

No momento a média do custo de 1 litro de Gasolina é 1,74 ( Francos suíços), bem mais barato comparado com outros países como a Itália que custa 2,25 . Outro custo que você terá é o adesivo para poder trafegar pelas estradas da Suíça, chamado Vignette, já que não existe pedágio, como já expliquei neste outro post aqui, que custa 40 francos.

A maior parte das pessoas fica em dúvida entre alugar carro ou comprar o Swiss Pass e realmente a melhor forma de saber o que é melhor em cada caso é botando no papel toso os custos e comprando vantagens e desvantagens de cada um. Escrevi um post exatamente sobre isso e você pode clicar aqui para tirar a sua dúvida.
Para aluguel de carros recomendo Rental Cars. Os valores de aluguel do carro mudam de acordo com a època, a cidade de retirada e devolução, então faça algumas simulações antes de fechar a compra. Faça aqui a sua cotação.

6 – Estender a viagem para outros países

Ao abrir um mapa com rotas de viagem pela Suíça você irá perceber que muitas vezes para chegar de um ponto a outro é preciso passar bem perto da fronteira com outros países como a França, Áustria, Alemanha e Itália. Devido a isso muitas pessoas optam por um roteiro que inclua os três países: Alemanha, Austria e Suica.

A vantagem de estar de carro permite que você saia um pouco do circuito e dê uma passada em alguma cidade de outro país. Por exemplo ao visitar a cidade de Basiléia, você está na fronteira com a França e pode visitar as lindas cidades da Alsácia, fazendo a rota do vinho, passando por cidades como Colmar!

Ou ao visitar Lugano, pode resolver dar uma passadinha em Milão!

Ao alugar um carro utilizando a Rental Cars, existe mais uma vantagem que é poder devolver o carro em cidades e até mesmo países diferentes. Neste caso se a sua viagem for continuar pela Europa, você pode optar devolver o carro em outro país, o que vai encarecer é claro o valor do aluguel, mas pode ser que ainda sim compense caso precise de qualquer forma pegar um voo ou trem até o próximo destino. Faça sua simulação e compare os valores para ver o que vale mais à pena

Espero que tenha gostado do post e que esses motivos tenham te convencido de que vale muito à pena fazer uma roadtrip pela Suíça!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Que passeio escolher: Titlis ou Jungfraujoch

Como essa é uma pergunta que recebo muito frequentemente aqui no Blog,...
Leia Mais

36 Comments

  • Olá Monique, tudo bem? Gostaria de uma dica: estarei em Annecy e preciso ir para Berna. Tenho o France pass, mas estou quebrando a cabeça e não consigo achar a melhor rota. Pode me ajudar? Obrigada

    • Ola Taciane tudo bem? Com o FrancePass, se não me engano, vc pode ir de graça até a fronteira com a Suíça e de lá deve adquirir outro bilhete até Berna. Utilize o site da sbb.ch para ver opções de rota. Dei uma olhada e aparentemente vc precisa fazer se 2 a 3 trocas de trem. Tem que ir para Genebra e de la para Berna. Abraços

  • Otimo post amiga! Gostaria de Fica 2 dias inteiros na suiça e no terceiro dia já dormir em milão;
    Será que consigo conhecer cidadezinhas de Berna, Lucerna, interlaken de carro e depois ir de trem par milão? estendo mais alguma cidade com vista bonita?

    • Olá Gabriel,não sei de onde você estará vindo e qual o trajeto que pretende fazer, mas teoricamente em 2 dias dá para conhecer sim mas muito basicamente as cidades de Lucerne, Berna e Interlaken. Talvezo ideal seja apenas passr por Lucerne , em meio dia andar a pé por lá e conhecer as principais atraçöes e já ir para Berna. Dedicaria no mínimo 1 dia para a cidade de Interlaken e talvez para visitar outras vilas e cidades proximas como Thun, Brienz, Lauterbrunnen, Grindelwald. Faça a rota no Google tb para estimar tempo de viagem de um lugar a outro e decidir onde é melhor ir.

      Abraços

  • Oi Monique
    Eu e meu irmão estaremos na Suiça durante todo o mês de abril. Entramos e saímos por Zurich. Estamos pensando em alugar um carro para rodar mais livremente. A minha dúvida é sobre qual roteiro seguir, por quais cidades passar, etc. Vc tem alguma sugestão de roteiro?
    Seu blog é otimo, muito completo. Ainda nao consegui ler tudo o que me interessa.
    Obrigada!!

    • Oi Ana tudobem? Obrigad apelo elogio ao blog. Aqui tento escrever todas as dicas que possuo, mas ainda falta bastante coisa. Infelizmente, nao estou fazendo serviço de roteiros personalizados no momento, mas espero que a informaçao no blog te inspire e ajude a montar seu roteiro. Abs

  • Oi Monique. Estou querendo ir na primeira semana de Abril. O que você acha dessa data ? Temperatura agradavel ou posso pegar neve na estrada ? Já começo a ver uma paisagem de primavera ? O que você acha do roteiro: Annecy / Berna /Interlaken / Jungfraujoch / Lugano / Lake Como? Estou deixando de ver algo imperdivel ? Desculpe pelo excesso de perguntas. Parabéns pelo blog, MUITO informativo.

    • Olá Pedro, tudo bem? Abril normalmente é o finalzinho do inverno então ainda está friozinho e há possibilidade de neve em algumas estradas alpinas. É um mês conhecido por ser muito louco em questão de temperaturas e tudo pode acontecer,rs. O problema é pegar dias chuvosos ou nublados, mas teoricamente as paisagens de primavera j´å estão começando a aparecer sim. O roteiro parece bem interessante. Entre Berna e Interlaken adicinaria a cidade de Thun que tem castelos e é linda. Além disso, em Interlaken há muita coisa sensacional para ver como os vilarejos de Lauterbrunnen, Wengen ou Grindelwald.
      Obrigad apelo elogio ao blog! Um abraço e espero q curta sua viagem pela Suíça!

  • Oi Monique, parabéns pelo site. Estou com uma dúvida cruel se alugo carro ou uso trem. Estou com mais 5 pessoas e a programação eh 1 dia em Lucerna (base), 1 dia Berna e 1 dia Interlenken. Entrei no site da SBB e os valores dos tickets estão em torno de 12 francos pra Berna e 20 para Interlenken cada perna. Para conhecer Lucerna e preciso pegar trem? Ficarei hospedada no Ibis Budget. Qual sua sugestão? Além do adesivo e gasolina tem mais alguma taxa? Muito obrigada pela ajuda!

  • Olá

    Iremos viajar de carro em 5 pessoas saindo de Frankfurt para Lucerna e depois seguimos para Florença.. gostaria de saber se é loucura fazer isso por causa da neve e distâncias.. Iremos agora no dia 4 de novembro

    Muito obrigada e parabéns pelo blog! Sigo muito todas as dicas e é sempre sucesso!

    • Oi Stella, nao sei te dizer exatamente, porque pelo menos aqui na Suiça as estradas sao sempre limpas e também jogam sal para evitar neve acumulada. Além disso, certifique-se de que o carro possui pneus de inverno. Nao sei quantos dias no roteiro vocês possuem entao nao consigo analisar se é loucura ou nao devido a distâncias. Abraços

  • Oi Monique,
    Tudo bem??
    Muito obrigado pelas suas dicas, está ajudando muito a definir algumas coisas da minha viagem!!
    Queria só ver algumas coisas com vc, acontece que vou fazer a rota romântica da Alemanha com minha esposa antes de ir para a Suíça, mas mesmo assim teremos 7 dias para curtir a Suíça, como vamos viajar no inverno (28/12 a 10/01) estou preocupado em dirigir, tanto na Alemanha, quanto na Suíça, vc acha tranquilo andar de carro? Não tenho intenção de fazer o caminhos dos Alpes de carro… Pensei em sair de Fussen e entrar na Suíça por Zurich e ir para Lucerna depois, ao pensei em fazer algum passeio de trem panorâmico com Lucerna como sede, depois iria para interlaken (de carro) ficaria lá um dia e seguiria para Berna, depois ir para Basileia e entrar na região de Alsasia, Pra depois voltar para Frankfurt, de onde parte nosso voo de volta para o Brasil, o que vc acha? Indica o roteiro de carro, ou devo pensar no trem?

    Muito obrigado,

    Abs,
    Saulo

    • Oi Saulo tudo bem? Teoricamente é bem tranquilo dirigir aqui durante o inverno porque limpam bem as estradas quando neva e jogam sal apra evitar que fique molhado. Você tem q se atentar quanto aos pneus do carro quando for alugar um. Ele tem que vir jà com os pneus de inverno, pq nao hà chance de dirigir nessa época sem eles. Pelo menos nos trechos que você citou da Suiça, pegando a auto-estrada você nao terà problemas. Normalmente esse é um serviço executado com excelência nas estradas daqui, mas nao sei no caminho da Alemanha até aqui. Mais dicas eu escrevi nesse outro post: https://mejogueinomundo.com/suica/dirigir-na-suica/

      O trem é uma opçao muito bacana também para se considerar se você estiver com receio do carro. Você fica mais relaxado e aproveita vistas panorâmicas. Abraços

  • Pretendo viajar pela Suíça em final de janeiro (inverno), neste sentido pergunto se nessa época vale a pena também alugar um carro? Somos em 05 pessoas.

    • Oi Alessandro, vale sim, sò tem que tomar alguns cuidados extras, verificando se o carro està com os pneus de inverno, coisa q toda locadora deve fazer por obrigaçao. Nao sei o seu roteiro entao indicaria ficar atento para ver se as estradas estarao abertas ou fechadas. Normalmente os passes alpinos como Furkapass, Gothardo e Grimselpass estao sempre fechados… Abraços

  • Olá. Em setembro/outubro/2016 eu e minha esposa faremos uma viagem à Europa. Pretendo fazer um roteiro (de aproximadamente 3 dias pelos Alpes suíços – de carro) e também uns 4 dias pela rota romântica na Alemanha. Tudo isso de carro. Quero passear por estradas tranquilas, ver paisagens bonitas, pernoitar em pequenas cidades, pousadas românticas. Poderiam me repassar roteiros para esses dois passeios? Indicando cidades, pousadas/hotéis/locação de carro?

  • Olá Monique. Gostei muito das suas dicas de viagem. Em setembro/outubro/2016 eu e minha esposa faremos uma viagem à Europa. Pretendo fazer um roteiro (de aproximadamente 3 dias pelos Alpes suíços – de carro) e também uns 4 dias pela rota romântica na Alemanha. Tudo isso de carro. Quero passear por estradas tranquilas, ver paisagens bonitas, pernoitar em pequenas cidades, pousadas românticas. Poderia me repassar roteiros para esses dois passeios? Indicando cidades, pousadas/hotéis/locação de carro?

    • Oi Soraia, recomendo você a traçar a rota usando o Googlemaps em algum telefone ou alugar um GPS. É a forma mais pràtica mas atente-se que em Zermatt não entram carros e você deverá deixar o carro numa cidade anterior e pegar um trem. Abs

  • Olá Monique, tenho 10 dias na Suiça com marido e filho de 4 anos. O que tu me aconselhas: alugar um carro? Comprar um SwisPass? Ou ir comprando os trens a medida que for necessitanto? A ideia inicial é ficar uns 2 ou 3 dias em Zurich (com amigos) e depois pensamos em ir a Berna – Lausane – Interlaken – Lucerna e voltar à Zurich. Isso é uma ideia inicial, claro, podemos mudar esse roteiro se acharmos mais interessante alguma outra cidade. Estamos com muitas duvidas quanto ao meio de transporte. O trem está caro, mas por outro lado esses passes as vezes dão direito à trens panorâmicos, passeios turísticos, certo? O carro é realmente mais economico hj em dia? Muito obrigada desde já! Adoro teu blog! Tenho lido muito muito para as minhas férias!! Bjs

    • Oi Màrcia, depende do teu roteiro. S epretendem rodar e explorar bastante a Suiça tanto o aluguel de carro como a compra do Swisspass sao excelentes ideias. Jà conhece o Swisspass? É um ticket q vc compra por dias e serve em toda a rede de transporte da Suiça. Normalmente acaba saindo muito mais em conta do que comprar os tickets separados, porque não sei se vc ja pesquisou mas são todos bem carinhos. Expliquei sobre esse bilhete aqui: https://mejogueinomundo.com/suica/swiss-pass-como-funciona-e-como-utilizar/
      Ele tb dà descontos e entrada grátis em museus. Sugiro botar na ponta do lápis os custos e ver o que compensa mais pra vcs. Dirigir aqui é sensacional, estradas muito bem cuidadas e sinalizadas, mas se quiserem realmente relaxar o serviço de trens tb é ótimo e pontual porém pelo fato de estar com criança, talvez eu optaria pelo carro devido Às trocas de trem. O preço do aluguel de carro varia muito. Se deixar par alugar muito próximo da data da viagem normalmente os preços são mais altos alem do fato de que os carros econômicos são os primeiros a acabar. Faça uma cotação em algum site tipo a rentalcars, preço de combustível e compare com os preços do swisspass e tickets separados de trem para ver o q compensa mais! Abraços!

  • Tenho um vignete para viajar pela suíça que não utilizei e vale para todo este ano. O valor é 40 francos. Sou de floripa, e se alguém quiser só enviar um email! Mesmo para 1 dia só tem esse voucher que vale por um ano… Ab

  • Olá…
    Em setembro eu e meu noivo estamos programando nossa lua de mel na Suiça.
    Chegaremos em Milão e estamos pensando em alugar o carro e ir em direção a Suiça.
    Gostaria de dicas de roteiro de viagem, saindo e voltando por Milão.
    Obrigada !!

  • Oi Monique, muito legal suas dicas. Estou querendo fazer uma viagem pela Suíça de carro. Pelo que li no seu blog, tem que comprar um adesivo tipo pedágio certo? Agora minha dúvida é…e se eu quiser ir de carro da Suíça até a França ou Itália…qual é o procedimento? Passa por uma alfândega? Tem que pagar alguma taxa por entrar no país de destino? Preciso de alguma autorização da locadora? Qq dica será bem vinda. Obrigado.

    • Oi Fabricio, qdo vc aluga o carro aqui na Suíça, já bem com esse adesivo colado mas sempre é bom confirmar com a locadora. Chama vignette e wm caso precise comprar é fácil de encontrar em qualquer gas station na Suíça e até nas fronteiras com outros países. Quando às alfândegas é tranquilo. Passando da Suíça pra outros países nunca tive problem mas
      No sentido oposto, ao entrar na Suíça geralmemte pode haveer algum
      Controle. Os policiais podem perguntar se você t
      Carne,
      Alcool no carro pq existe limite de compra qdo se vai. Outros paises. Em alguns casos pedme pra parar e verificam documentos, passaporte! Nao se paga nada! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desde que cheguei aqui na Suíça, para morar, pude perceber que uma das formas mais simples e práticas para quem quer conhecer o país...
" />