Um dia no Vale Verzasca

dicas vale verzasca
o que fazer, como chegar e principais atrações do vale verzasca na Suíca

O Vale Verzasca é mais uma daquelas paisagens na Suíça que parecem sair de um conto de fadas. Entre cachoeiras, rio cristalino de cor esmeralda e paisagens geográficas que parecem intocadas o Vale Verzasca é um local fascinante.

São 35 quilômetros de paisagens naturais, vilas, pontes e paisagens para serem descobertas. Conheça nesse artigo algumas das melhores atrações, o que fazer e como chegar até o Vale Verzasca na Suíça.

Onde fica e como chegar ao Vale Verzasca

lavertezzo vale verzasca

O Vale Verzasca fica em Ticino, a parte italiana da Suíça, e a cidade mais próxima é Locarno a partir de onde se chega ao vale em cerca de 30 minutos de carro. Próximo ao vale a estrada fica bem estreita e possui muitas curvas e subidas.

Para quem vai de transporte público, o percurso é um pouco mais demorado porque não há serviço de trens na região do Vale Verzasca, portanto é necessário pegar um ônibus, a partir de Locarno, o 321 que vai para Sonogno ,e descer na parada Lavertezzo, um dos locais mais visitados no Vale Verzasca.

Cheque os horários diretamente no app ou site da SBB para verificar os horários deste ônibus. Há também a opção de ir de trem de Locarno até a cidade de Tenero e de lá pegar o mesmo ônibus 321.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Principais atrações e o que fazer no Vale Verzasca

Nadar em Lavertezzo

Opções do que fazer não faltam no Vale Verzasca mas o local mais popular seja para nadar no rio de cor verde esmeralda ou apenas para passear entre as pedras admirando a paisagem com certeza é Lavertezzo.

Lavertezzo é o local que acabou se tornando um insta point no Vale Verzasca e portanto é um dos locais mais lotados mas não tem como visitar a região do Vale Verzasca e não fazer ao menos uma parada por ali.

nadar em lavertezzo

Para aqueles que pretendem nadar no rio do Vale Verzasca, saiba que a água é sim muito gelada e portanto nadar é recomendado apenas em dias de verão com temperaturas altas, nos meses de Julho e Agosto.

Há sim um certo perigo de nadar por ali se não prestar atenção aos avisos e evitar locais de correnteza, mas há também alguns lugares mais tranquilos e seguros com pequenas piscinas rasas. Veja aqui (em inglês) nesse outro blog um relato de uma mãe que foi com suas crianças pequenas e conseguiu aproveitar o dia sem perigo nadando nessas piscinas rasas.

rio vale verzasca

Para chegar até o rio, você precisa seguir um caminho de terra até a famosa ponte romana em forma de arco, a Ponte dei Salti, de onde muitos loucos arriscam um mergulho no rio. Essa ponte é uma típica construção medieval feita de pedras e curiosamente já foi parcialmente destruída em 1868, sendo reconstruída em 1960.

Ponte dei alti em Lavertezzo no Vale Verzasca

É a partir dessa ponte que temos a oportunidade de tirar uma das fotos de cartão postal do Vale Verzasca, com o rio e uma capela do século XVIII de fundo. Atenção pois a ponte além de ser lotada possui os corrimões muito baixos, portanto preste atenção e não deixe crianças desacompanhadas.

Após atravessar a ponte você pode escolher continuar para a esquerda ou direita caminhando ao lago do rio entre as pedras. Cuidado pois elas podem ser escorregadias.

Em Lavertezzo há vagas de estacionamento na estrada, mas não são muitas, portanto o ideal é chegar cedo.

Um passeio pela tradicional vila de Sonogno

A Vila de Sonogno se localiza a 14 quilômetros após Lavertezzo e também é um local encantador. Trata-se de uma pequena vila que parece ter parado no tempo. Além de ter apenas cerca de 96 habitantes atualmente, a vila é composta por construções medievais feitas de pedra.

Um passeio por suas vielas é realmente imperdível. Sonogno é também especial e muito visitada devido a Cachoeira Froda que se localiza atrás da vila e pode ser alcançada em uma caminhada em cerca de 25 minutos por uma trilha.

Conhecer a represa de onde James Bond saltou de bungee jump

O Vale Verzasca também é famoso por possuir uma das represas mais altas da Europa que aliás foi cenário para uma cena icônica do Filme Golden Eye de James Bond interpretado por Pierce Brosnan que se joga de bungee jump lá do alto.

Quem gosta de aventura pode imitar a cena saltando de bungee jump do mesmo local! Mas caso você não queira pular, vale a pena dar uma voltinha por lá apenas para observar. Fica um pouco antes de Lavertezzo.

Leia também:

Guia com Dicas e Informações para planejar sua viagem para a Suíça

13 Dicas de Passeios e lugares para visitar na Suíça durante o Verão

O que conhecer na Suíça: Principais cidades e passeios

+Dicas para aproveitar seu passeio ao Vale Verzasca

  • O ideal é estar hospedado na região de Ticino para chegar cedo e conseguir curtir com calma o local, mas caso pretenda fazer um bate-volta a partir de Zurique por exemplo, é sim possível mas planeje-se para sair bem cedo e confira o horário do ônibus 320
  • Vá com algum calÇado confortável e antiderrapante para caminhar entre as pedras que as vezes podem estar escorregadias
  • No local é permitido fazer piquenique então leve lanches, água e snacks na mochila já que em Lavertezzo normalmente há apenas um quiosque aberto, mas não se esqueça de levar também algumas sacolas para recolher todo o lixo
  • Não esqueça a câmera fotográfica e aprecie a bela natureza local

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Vevey: a cidade da Nestlé e onde viveu Charlie Chaplin na Suíça

Talvez um dos símbolos mais conhecidos da Suíça seja a empresa Nestlé...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *