Trilha dos Lagos Jöriseen em Davos

trilha dos lagos jöriseen

A Trilha dos Lagos Jöriseen é uma daquelas trilhas que já estava há tempos na minha lista de próximos destinos. Quando finalmente tive a oportunidade de tira–la do papel me surpreendi positivamente afinal a trilha era muito além do que imaginava.

Obviamente o que me chamou a atenção nesta trilha foram os Lagos Jöriseen que possuem um tom esverdeado e em contraste com o terreno montanhoso local criam uma atmosfera quase de outro mundo.

 trilha dos Lagos Jöriseen

Ao contrário de várias trilhas na Suíça que passam por pastos e colinas verdes, essa trilha até os lagos Jöriseen se diferencia por apresentar uma paisagem mais árida, o que me lembrou de um passeio que fiz na cratera de um vulcão em Santorini.

Tamanho da trilha e quanto tempo leva para percorrê-la

A trilha dos Lagos Jöriseen possui 11 quilômetros e leva em média de 4h30 a 5 horas para ser completada. Trata-se de uma trilha circular de montanha e que é classificada como nível médio.

flüelapass trilha
Vista do passo alpino flüelapass no comeco da trilha
trilha graubünden

Onde fica e como chegar

O ponto de partida para a Trilha dos Lagos Jöriseen é a estação de ônibus Postauto Wägerhus localizada no passo alpino Flüelapass, nas proximidades da cidade de Davos. Essa é uma trilha localizada no cantão de Graubünden.

trilhas em davos

De transporte público

Para chegar até lá de transporte público, uma das opções é pegar o trem até a estação de Davos e de lá pegar o Postauto 331.

Esse trajeto a partir de Zurique leva praticamente 3 horas, portanto planeje-se para chegar cedo ou para seguir a trilha em uma direção diferente e dormir em um dos restaurantes e hospedarias na montanha.

De carro

Para quem vai de carro há estacionamento (algumas vagas) próximo à estação de parada do Postautobus, Wägerhus, na Flüelapassstrasse.

lagos jöriseen davos

A Rota dos Lagos Jöriseen

A rota da trilha circular é a seguinte:

Wägerhus – Winterlücke – Jöriseen – Jöriflüelafurgga – Wägerhus

A trilha começa em uma subida intensa até Winterlücke de onde conseguimos ver os Lagos Jöriseen a distância. Esse é um excelente ponto panorâmico para fotos e para fazer uma breve pausa para apreciar a paisagem.

trilha davos jöriseen

O percurso continua então em uma descida até os lagos. Uma parte do percurso inclui alguns cabos de segurança pois o caminho se torna bem estreito e a descida é um pouco exposta.

trilha jöriseen
trilha montanha lagos suica

Ao chegar perto dos lagos a vista é ainda mais surreal. A cor dos lagos realmente impressiona. Um dos lagos, acredito que o maior deles, possui um tom entre verde e azul piscina e os outros dois são mais escuros mas mesmo assim cristalinos.

Surreal, nao acha?

Depois de apreciar a paisagem é hora de continuar o percurso subindo pela Jöriflüelafurgga e de volta a descida até Wägerhus.

Meu percurso, trilha em 2 dias + pernoite na Berggasthaus Vereina

berggasthaus vereina
Onde passamos a noite depois do primeiro dia de trilha

Como o trajeto de transporte público para chegar até o começo da trilha é meio longo a partir de onde moro, decidi com minha amiga de dividir a trilha em 2 dias. Desta forma fizemos algumas mudanças no trajeto e nosso percurso foi o seguinte:

Dia 1 – Wägerhus 2207m – Jörifluefurgga 2725m – Jöriseen 2515m – Berghaus Vereina 1943m

Nosso primeiro dia de trilha que levou cerca de 4 horas passou pelos lagos Jöriseen e depois ao invés de voltarmos para Wägerhus, continuamos a caminhada até a Berggasthaus Vereina onde passamos a noite.

trilha vereina klosters

Foi realmente uma excelente ideia passar a noite neste albergue na montanha. Além de descansarmos, curtimos uma experiência típica suíça com jantar e contato com alguns suíços que gerenciam esse local.

Dormimos em um quarto compartilhado com o jantar incluso e café da manhã. Tudo foi reservado antecipadamente por telefone.

Dia 2 – Berghaus Vereina 1943m – Klosters 1179m

No segundo dia da trilha o percurso seria até Klosters em aproximadamente 3 horas, mas descobrimos que uma van faria o mesmo trajeto, algo que só acontece no verão. Como eu estava me sentindo muito cansada e tinha algumas dores no joelho devido ao impacto da trilha no dia anterior, decidimos pegar a van ao invés de caminhar.

Mas tivemos a chance antes de partir de caminhar ao redor do hostel e curtir um pouco a paisagem local.

Como economizamos tempo ao chegar em Kloster resolvemos subir uma montanha local, a Gotschnagrat, e almoçamos num restaurante lá no topo.

trilha jöriseen

Quando fazer essa trilha

A trilha dos Lagos Jöriseen pode ser feita de Junho a Outubro. Normalmente de Junho a aAgosto ainda é possível encontrar neve pelo caminho.

Nós fomos no mês deSetembro e pegamos um dia ensolarado nos pontos mais altos da trilha, mas com temperaturas já mais baixas e um ventinho frio. Nao havia neve na trilha

Dicas e informações úteis

  • Se planeje para fazer a trilha contabilizando o tempo que leva para chegar até o ponto inicial Wägerhus e verifique se vale a pena fazer um bate-volta ou dormir nas proximidades como fizemos, na Berggasthaus Vereina ou mesmo em Davos
  • Vista-se adequadamente com roupas próprias para caminhadas e tênis ou bota própria para terrenos montanhosos. Não esqueça uma jaqueta mais quente e corta-vento, além de accessórios como gorro e luvas
  • Verifique a previsão do tempo até um dia antes da trilha
  • Leve ao menos 1,5 litro de água e snacks para comer durante o percurso.
dicas trilhas Jöriseen

Mais de Monique Bianchi

Dicas para visitar a Turquia

A fim de facilitar a procura de informações sobre a Turquia, resolvi...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *