Trilha dos 3 Lagos em Alpstein, Appenzel

trilha dos 3 lagos em alpstein

Fica em Appenzel uma das regiões mais populares na Suíça para trilhas e caminhadas, a região montanhosa chamada Alpstein. A trilha dos 3 lagos em Alpstein é uma das melhores formas de conhecer o que a região tem de melhor.

Como o proprio nome da trilha entrega, ela passa por 3 lindos lagos da regiao de Alpstein: o: o Seealpsee, Fählensee e o Sämtisersee. Na minha opiniao essa é uma das trilhas mais épicas da Suíça.

Além dos 3 lagos, a trilha passa por paisagens fascinantes e incríveis em Alpstein .Um dos maiores destaques é o pequeno vilarejo Meglisalp.

A popularidade da região de Alpstein é não somente devido a beleza natural e paisagens mas também por algumas atrações que ficaram bem famosas. São elas o Lago Seealpsee, um dos lagos mais lindos da Suíça e o Restaurante Aescher que fica praticamente encravado na montanha.

Continue lendo e descubra mais sobre a sensacional trilha dos 3 lagos em Alpstein.

trilha lago seealpsee alpstein
O lindo lago Seealpsee, o primeiro lago desta trilha

trilha 3 lagos alpstein
Lago Fählensee

Tamanho da trilha e quanto tempo leva para percorrê-la

Trata-se de uma trilha longa com 17,34 quilômetros no total e que é considerada de média dificuldade. Eu acrescento que achei a trilha bem desafiante!

A informação oficial diz que é possível percorrer a trilha em 6h30 minutos, mas eu e minha amiga levamos bem mais., cerca de 8 horas e meia.

Nós fizemos várias paradas pelo caminho para descansar, se alimentar ou apenas apreciar a paisagem e registrá-la em fotos. Também tivemos um problema com neve pelo caminho além de uma descida que exigiu muito de nossos joelhos.

vila meglisalp alpstein
A vila de Meglisalp situada em um incrivel panorama

Onde fica e como chegar

A Trilha dos 3 Lagos em Alpstein se inicia por um lado e termina do outro, por isso é recomendado ir de transporte público. Quem quiser ir de carro terá que pegar ônibus ou trem para voltar onde o carro ficou estacionado.

Basicamente a trilha pode ser feita em duas direções diferentes, iniciando em Wasserauen ou em Brülisau.

Para chegar até Wasserauen, pegue um trem até a estação de mesmo nome. Se planeje afinal o percurso de trem até lá a partir de Zurique, por exemplo, leva duas horas.

Já para chegar em Brülisau, você deve pegar o trem até a estação chamada Weissbad e de lá pegar um Postbus.

Verifique sempre os horários no app ou website da SBB.

A Rota da Trilha dos 3 Lagos em Appenzel

mapa trilhas appenzel

Wasserauen – Seealpsee – Unterstrich – Meglisalp – Widderalpsattel – Bollenwees am Fählensee – Sämtisersee – Plattenbödeli – Brülisau

Primeira etapa – Trilha até o Lago Seealpsee

Minha escolha foi começar a trilha a partir de Wasserauen. A primeira etapa da trilha então começa com a subida até o Seealpsee. Essa é uma subida que exige um certo condicionamento físico mas nada muito absurdo.

Ao chegar ao lago Seealpsee é inevitável não querer passar um tempo por lá, Recomendo, porém, que não demore muito e continue a trilha seguindo pelo lado esquerdo em direção a Meglisalp.

trilha 3 lagos alpstein
O Lago Sealpsee visto do alto da trilha em direcao a Meglisalp

Segunda etapa – Trilha até Meglisalp

Em algumas seções da subida até Meglisalp havia uns cabos de segurança para ajudar na subida em um caminho estreito e com um lado exposto. Também encontramos uma parte da trilha molhada. Essa é uma parte que é necessário ter um certo cuidado pois é fácil de se distrair com a vista do Seealpsee que vai ficando lá embaixo.

Trecho da trilha subindo a Meglisalp

A chegada até a vila Meglisalp surpreende. Trata-se de uma vila minúscula de pastores que só pode ser alcançada a pé. Imagine que a vila muitas vezes é abastecida através de helicópteros.

Atrás da vila um panorama incrível dos Alpes. Esse é um ponto da trilha perfeito para fazer uma pausa para repor as energias e descansar um pouco além de aproveitar para usar os banheiros.

A chegada a vila Meglisalp

Terceira etapa – Trilha até Widderalpsattel, o ponto mais alto da trlha

Logo em seguida a trilha continua em uma subida bem íngreme até Widderalpsattel. Quando cheguei ao topo precisei descansar antes de continuar.

Desafio pelo caminho

Quarta parte do percurso – descida até o Fählensee

A trilha então continua em uma descida. Nós encontramos neve pelo caminho o que nos fez diminuir o ritmo e caminhar bem devagar. Além disso, para evitar partes da trilha com neve, passamos por um caminho cheio de pedras. Essa descida foi bem cansativa e forçou muito os joelhos, tanto é que quando cheguei lá embaixo, perto do Fählensee , já estava bem cansada. Por sorte o final da trilha era bem mais tranquilo.

lago Sämtisersee
Vista do lago Sämtisersee do ponto mais alto da trilha

Fizemos uma pausa no restaurante local, o Bollenwees, e aproveitamos para apreciar uma refrescante cerveja local de Appenzel, a Quöllfrisch, acompanhada de uma deliciosa batata rösti. Super recomendo essa parada em Bollenwees. O local estava super agitado e a comida deliciosa.

restaurante bollenwees appenzel
Pausa merecida no restauranre Bohlenwees de frente para o incrivel Lago Fählensee

Quinta parte do percurso – Lago Sämtisersee e Brülisau.

Com as baterrias recarregadas seguimos em direção ao terceiro e último lago da trilha,o Sämtisersee e como já estava tarde não tivemos tanto tempo de apreciar o lago.

A última parte da trilha é uma descida até Brülisau.

trilha-appenzel-samtisersee
O terceiro e ulötimo lago da trilha: Sämtisersee

Quando fazer essa trilha

Essa é uma trilha para ser feita durante a Primavera e o Verão na Suíça, de Maio a Setembro. Nos fizemos no final de Maio e encontramos neve no caminho, portanto recomendo ir a partir de Junho. Como cada ano o clima e diferente, acompanhe o website oficial de Appenzel para se informar sobre as condições da trilha.

Dicas e informações úteis

  • Por ser uma trilha longa, o ideal é começar o mais cedo possível, principalmente se você precisa enfrentar 2 horas ou mais de transporte público para chegar até um dos pontos de início da trilha
  • Caso termine a trilha em Brülisau, certifique-se de chegar a tempo de pegar o último ônibus em funcionamento que dependendo da época pode ser as 17:00 ou 18:00. Do contrário terá de caminhar cerca de 45 minutos até a estação de trem Weissbad.
  • A trilha pode ser dividida em 2 dias e sugiro pernoitar ou na Gasthaus em Böllenwees ou na vila de Meglisalp. Verifique portanto, com antecedência, a disponibilidade contatando um dos estabelecimentos alguns dias antes
  • Botas de hiking são imprescindíveis para uma trilha como essa e quem usa os bastões de apoio é uma boa também para evitar esforço nos joelhos
  • Leve sempre água, no mínimo dois litros e snacks mas aproveite os restaurantes alpinos pelo caminho para fazer uma refeição com pratos típicos locais ou para reabastecer as bebidas
  • Não se esqueça de checar a previsão do tempo
dicas trilha em appenzel

Mais de Monique Bianchi

Explorando Lucerne de barco – opções de passeios

Um passeio de barco pelo lago Lucerne (Lago Vierwaldstätersee) é uma das...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *