Saiba tudo sobre a Trilha dos 5 Lagos em Pizol

trilha dos 5 lagos em pizol

A Trilha dos 5 Lagos em Pízol é uma das mais populares e mais bonitas de toda a Suíça. Parte de sua fama além das vistas panorâmicas se deve também ao fato de passar por 5 lagos alpinos cristalinos e de cores fascinantes. Com certeza essa trilha é uma excelente opcao para curtir os dias de verao na Suíça.

Trata-se de uma trilha de montanha que apesar de não ser considerada de nível difícil, exige sim condicionamento físico e um certo ritmo afinal é uma longa caminhada.

dicas trilha dos 5 lagos pizol

São 11,4 quilômetros entre subidas e descidas. O percurso da Trilha dos 5 Lagos em Pizol leva cerca de 4:30 para ser completado de acordo com o site oficial, porém eu diria 5 horas no mínimo, principalmente se você, assim como eu, gosta de apreciar as paisagens e tirar fotos.

Leia também: 5 Trilhas na Suíça, as trilhas mais épicas no país e os 10 mais lindos lagos da Suíça

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Onde fica e como chegar

mlhores trilhas suíça

A Montanha Pizol localizada no cantão de St.Gallen fica a 2844m de altitude e é a montanha mais alta deste cantão.

Para chegar ao início da trilha há algumas etapas. A primeira é se dirigir até à estação Pizolbahnnen de onde sai o bondinho que leva até o topo da montanha onde se inicia a trilha.

Importante: o caminho de bondinho + teleférico até a estação final Pizolhütte leva cerca de 1 hora, portanto se planeje para chegar antes das 10 na estação e conseguir iniciar a trilha no máximo as 11 da manhã. Assim você consegue terminá-la a tempo de pegar o último teleférico e bondinho para descer ao vale.

lago wildsee em pizol suiça

De transporte público

A estação de onde sai o bondinho para a montanha Pizol fica localizada a cerca de 1 hora de Zurique ou St.Gallen.

trilha dos 5 lagos suiça

Basicamente há duas opções que incluem trem e ônibus como explicação abaixo:

  • Trem até a estação Bad Ragaz + ônibus Postauto 456 até a parada Pizolbahnen

Esse ônibus opera durante os dias de semana a cada meia hora pela manhã e a noite ou de hora em hora durante a tarde. De qualquer forma sempre cheque os horários no app da SBB..

  • Trem até a estação Wangs + ônibus 429 ou 430 até a parada Pizol Railway

Durante a semana os ônibus circulam de 15 em 15 minutos e durante o final de semana de meia em meia hora.

dicas trilhas suiça

De carro

Se você está viajando pela Suíça de carro alugado, siga então essas direções.

Com o GPS ou Google Maps use essas direções para chegar até uma das estação do bondinho que sobe a Pizol:

Valley station Bad Ragaz: Loisstrasse, Bad Ragaz
Valley station Wangs: Pizolstrasse, Wangs

Mais info e detalhes aqui.

A Rota da Trilha dos 5 Lagos em Pizol

Conforme o mapa mostra abaixo, o ponto de partida se dá na estação Pizolhütte a 2227m de altitude.

Pizolhütte – Wangsersee – Pizolhütte – Wildseeluggen – Wildsee – Schottensee – Schwarzplangg – Schwarzsee – Gamidaurspitz – Baschalvasee – Gaffia

mapa trilha dos 5 lagos em pizol

Siga as placas amarelas em direção ao primeiro lago da trilha, o Wangser See. Depois você terá que retornar a Pizolhütte novamente e iniciar a primeira grande subida que dura cerca de 1 hora.

Esse esforço é recompensado ao avistar o segundo e mais incrível lago da trilha na minha opinião: o Wildsee. Até hoje o foi lago mais fsacinante que já vi, em um tom de azul surreal quase neon.

Consegue ver as pessoas pequenas na trilha?

Logo depois a trilha segue em uma descida até o terceiro lago Schottensee. O caminho para chegar ao quarto lago Schwarzsee possui uma pequena subida de onde avistamos o lago e depois descemos para perto dele.

lago wildsee em pizol
O incrível Lago Wildsee em Pizol. Não é surreal?

A trilha finaliza então com a descida até o quinto e último lago, o Baschalvasee e depois continua descendo até a estação Gaffia de onde sai o teleférico para descer.

lagos em pizol

A rota descrita também pode ser feita no sentido contrário evitando assim menos esforço nos joelhos, com menos descidas.

Atenção: o último teleférico parte de Gaffia às 16h30 ou às 17h00 de Pizolhütte portanto se programe para chegar lá antes desse horário ou ou você perderá o transporte e terá que descer a montanha toda a pé, algo não recomendado e até perigoso.

Quando fazer essa trilha

Essa trilha dos 5 lagos em Pizol deve ser feita no verão preferencialmente a partir de Julho até Setembro. O ideal é evitar o começo do mês de Julho em que é possível encontrar neve pelo caminho.

Agosto é sim a melhor época em que o tempo fica mais estável e ensolarado. Eu fiz a trilha no final de agosto e pegamos um dia muito quent mesmo no topo da montanha e e ensolarado.De qualquer forma cheque sempre a previsão do tempo até um dia antes do passeio.

panorama montanha pizol

Valores

O preço para subir e descer da montanha para aqueles que fazem a caminhada dos 5 lagos é de 46 francos suíços. Quem possui um Halbtax ou GA paga a metade.

Dicas e informações úteis

  • Use um calçado apropriado para trilhas com solado para terrenos montanhosos e com pedras.
  • Leve sempre uma jaqueta corta-vento ou para chuva em caso do tempo mudar repentinamente
  • Certifique-se com a previsão do tempo de que não irá chover no dia em que pretende fazer a trilha. Cheque até um dia antes e confira as webcams no site oficial da Montanha Pizol.
  • Leve no mínimo 1 litro de água e snacks para comer durante o caminho, como frutas, frutas secas, sanduíches, salgadinhos.
  • Se não está acostumado a fazer trilhas, não recomendo fazer o percurso completo mas sim uma versão reduzida que inclui 2 lagos e leva cerca de 2h30 para ser percorrida. Veja mais infos aqui.
  • Muito cuidado com o tempo. O ideal é começar a trilha o mais cedo possível antes das 11 horas para conseguir percorrer o caminho tranquilamente e apreciar as paisagens com tempo e sem medo de perder o transporte de retorno.
  • Dica: Se estiver com pressa, sugiro pular o primeiro lago e ir direto para o Lago Wildsee para economizar tempo. Esse primeiro lago achei o menos bonito de todos.
trilha dos 5 lagos suiça

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

De Lucerne a Interlaken de carro

É verdade que a Suíça é um dos melhores países para se...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Trilha dos 5 Lagos em Pízol é uma das mais populares e mais bonitas de toda a Suíça. Parte de sua fama além...
" />