A muralha de Lucerne e suas torres – herança medieval e vista panorâmica da cidade

lucerne vista panoramica
vista panorâmica de Lucerne de uma das torres Musegg na muralha medieval que cerca o centro antigo

Parte do charme de Lucerne vem de sua herança medieval que a cidade faz questão de preservar. Um exemplo disso é a muralha medieval Musegg e suas torres que permanecem praticamente intactas. Nesse post conto mais sobre esse passeio e como visitar a muralha de Lucerne e três das torres atualmente abertas para ter uma vista incrível da cidade antiga de Lucerne!

Um pouco mais de história sobre a Muralha de Lucerne e suas torres

Na parte norte da cidade estão localizados resquícios da era medieval em Lucerne e podemos perceber isso claramente ao avistar a muralha e um conjunto de 9 torres ao seu entorno construídos durante os séculos XIV e XV, provavelmente entre os anos de 1370 e 1420. 

pilatus lucerne
A Montanha Pilatus vista das muralhas Musegg

A muralha chamada de Musegg com seus 870m de comprimento e 9m de altura junto a nove torres são um dos monumentos mais importantes de Lucerne. Originalmente a muralha continha 10 torres e era um pouco mais longa, mas ao longo dos ano essa torre foi destruída e a muralha encurtada.

Na época da construção os moradores eram solicitados para ajudar fisicamente e também tinham que pagar um imposto.

As 9 torres construídas em diferentes estilos são:

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
  1. Nölli
  2. Männli
  3. Luegisland
  4. Watch Tower
  5. Zyt Tower
  6. Schirmer
  7. Pulver
  8. Allenwinden
  9. Dächli
cidades mais lindas da suíça lucerne
Vista panorâmica de Lucerne do alto da torre Männli. Daqui vemos os Alpes, a cidade antiga e o linda lago de Lucerne!

Horários e como visitar a muralha medieval de Lucerne

Atualmente apenas quatro torres estão abertas a público, mas mesmo assim é possível apreciar as demais que se destacam na linha do horizonte de Lucerne.

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

Para entrar nas torres não é preciso pagar, o passeio é gratuito. As muralhas e torres ficam abertas diariamente das 08h00 às 19h00 ( de abril a novembro).

Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo

torres medievais lucerne
Caminhando em direção à Muralha Musegg seguindo o curso do Rio Reuss. As três torres avistadas sao: Männli, Luegisland e Watch Tower.

Como chegar à muralha de Lucerne e suas torres

Em uma caminhada partindo do centro histórico da cidade é fácil de alcançar as muralhas. Quem vem seguindo o curso do rio Reuss chega na primeira torre chamada Nölli, que é a única com formato arredondado da muralha e possui uma passagem para carros. De lá você pode seguir caminhando pelo lado interno da muralha ou subir em direção às demais torres. A próxima torre chamada de Mänlli é a que proporciona a melhor vista panorâmica de Lucerne. Não deixe de subir!

muralha de Lucerne
Início da muralhas e das torres Musegg às margens do rio Reuss. Essa torre de formato arredondado se chama Nölli
muralhas luzern
Seguindo pelas muralhas de Lucerne
dicas passeios luzern
Caminho que leva às torres Musegg em Lucerne. É uma subida e tanto!
muralhas musegg lucerne
Encontrarmos essa simpática vaquinha pelo caminho de subida até às torres Musegg!
torres medievais lucerne suiça
No alto da torre Männli temos a melhor vista panorâmica de Lucerne!
a incrivel cidade de lucerne
Nao deixe de subir nesta torre para apreciar a linda cidade de Lucerne do alto!

As próximas torres em que é possível entrar são a Watch Tower, Zyt Tower e Schirmer Tower.

torres luzern
Watch Tower

A Zyt Tower possui o relógio mais antigo da cidade de Luzerce, construído por Hans Lutter em 1535. Uma particularidade desse relógio é que ele badala a cada hora um minuto antes de todos os demais relógios da cidade. Essa é a minha torre favorita, pelos detalhes e pela vista que proporciona da cidade do topo!

Para ver mais dicas de lugares para apreciar Lucerne do alto, veja este outro post que escrevi aqui no Blog contando sobre os melhores lugares para se ter uma vista panorâmica dessa linda cidade suíça.

lucerne o que visitar torre museggmauer
Zyt Tower ou a Torre do relógio de Lucerne
torres luzern suiçA
Uma das vistas do alto da Zyt Turm, torre do relógio de Lucerne

lucerna muralhas
A cidade de Lucerna vista do alto é ainda mais linda!
turismo luzern
Caminhar pelas muralhas de Lucerne é um passeio imperdìvel e gratuito!
dicas turismo luzern
Caminhando pelas muralhas de Lucerne. À frente avistamos a torre Pulver praticamente no fim da muralha.

lucerne muralhas

Para aproveitar melhor o passeio pela muralha e torres , se você estiver com disposição, sugiro caminhar ao seu entorno pelo lado exterior e interior, superior e inferior.

Isso depende de onde se inicia o passeio, mas acredito que a forma mais simples é chegar até a ZytTurm, a famosa e perceptível Torre do Relógio, subir até o topo, descer e caminhar para a torre Watcht, Schimerturm e Männli,  descer as escadas e fazer o lado exterior das muralhas, descendo a montanha e após entrando no lado interior da muralha que circunda algumas casas. Ou você pode fazer o passeio de forma inversa.

Se você for a Lucerne recomendo o passeio mesmo que seja apenas em parte da muralha, caso não tenha tempo suficiente, pois é um dos melhores locais para ver essa linda cidade do alto!

Para ver mais fotos de Lucerne e da Suiça siga meu INSTAGRAM @mejogueinomundo

Espero que tenha gostado do post e que ele seja uma inspiração para você conhecer esse ponto turístico na linda cidade de Lucerne!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Grindelwald e First, uma verdadeira experiência nos Alpes Suiços

Guarde este nome! Grindelwald é certamente um dos destinos imperdíveis em uma...
Leia Mais

29 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *