Como funciona o Swisspass – vale a pena adquirir?

swiss pass vale à pena

O Swiss Pass como comentei diversas vezes aqui no Blog é uma das melhores formas de conhecer a Suíça. É um Bilhete múltiplo que serve para ser utilizado em toda a rede de transportes no país, incluindo os trens, ônibus, ferries (passeios de barco) e em alguns passeios pela montanha também dá direito a gratuidade, em outros dá direito a desconto e além de tudo também garante entrada liberada em diversos museus pela Suíça.

Neste artigo busco esclarecer melhor sua utilização e principais dúvidas e assim quem está planejando conhecer a Suíça pode comparar e verificar se o Swiss Pass é a melhor aquisição para a sua viagem.

Veja também este artigo onde faço um comparativo com os prós e contras entre alugar um carro ou viajar de trem utilizando o Swisspass na Suíça! 

goldenpass suíça

Apreciando a vista durante o passeio Goldenpass, uma das rotas de trem panorâmicas na Suíça e que sai grátis utilizando o Swiss Pass


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Como decidir qual tipo de Swiss Pass comprar?

Isso vai depender de alguns fatores ao planejar a sua viagem pela Suíça como o tempo de duração da sua viagem no país, sua rota e o quão frequentemente você planeja utilizar a rede de transportes para se locomover.

Opções de passes

O Swiss Pass está disponível em diferentes formatos conforme período desejado de utilização, por exemplo.

swiss pass como funciona

Essa opção de bilhete do Swiss Pass funciona da seguinte maneira: você pode optar por comprar um bilhete de 3 , 4, 8 ou 15 dias consecutivos. Isso significa que a partir do momento em que você validar o seu ticket ele está valendo pela quantidade determinada de dias. Isso é particularmente útil se você já tem um roteiro pré-definido ou se você pretende utilizar diariamente transporte para se locomover.


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Como o próprio nome diz esta opção de passe é mais flexível. Você pode comprar para a mesma quantidade de dias, 3,4,8 ou 15 dias porém o bilhete tem validade de 1 mês. Ou seja, dentro de um mês você pode escolher os dias em que pretende utilizar o bilhete comprado e os dias não precisam ser consecutivos. Uma vantagem desse passe é a liberdade e comodidade, principalmente em caso de mudanças de roteiro de última hora. Além disso, você não perde dias de utilização. Digamos por exemplo que você resolva se hospedar em uma cidade e neste dia aproveitar para ficar por lá e fazer passeios curtos sem deslocamento com o transporte público. Nesse caso em que você não pretende utilizar diariamente o transporte, se você tivesse o Swiss Pass de período continuo você perderia o dia de utilização, o que é uma pena.

Tanto o Swiss Pass de período continuo quanto o Swiss Pass flexível podem ser comprados para primeira ou segunda classe e você decide isso no momento da compra no passo 1. A segunda classe do transporte público da Suíça é excelente e não há tanta diferença assim para a primeira classe, escolhida normalmente por quem quer um pouco mais de exclusividade ou precisa de maior espaço para a bagagem.

Crianças menores de 6 anos viajam grátis e não precisam de um passe, porém se a criança for mais velha (de 6 a 16 anos) ela também pode viajar de graça se estiver acompanhada de um dos pais que esteja utilizando um Swiss Pass. Para isso é necessário adquirir um Swiss Family Card, que é gratuito e pode ser adquirido automaticamente no site da RailEurope ao comprar o Swiss Pass online e colocar a quantidade de crianças que irá viajar juntamente ao comprar o Swiss Pass para um adulto que deve ser um dos pais da criança. Se a criança estiver desacompanhada dos pais ela tem direito a 50% de desconto do valor normal do ticket Swiss Pass.

Jovens de 15 a 26 anos possuem um desconto de 15% na aquisição de qualquer Swiss Travel Pass

Onde é aceito?

O Swiss Travel Pass é aceito de forma ilimitada dentro do período escolhido em toda a rede de transporte público da Suíça totalizando 75 cidades, incluindo o sistema de trens, tram (trem elétrico de superfície) ônibus (comuns e postbus) e para passeios de barcos.

O Swiss Pass garante também gratuidade nas rotas cênicas de trem pela Suíça como Golden Pass, Swiss Chocolate Train,Glacier Express e Bernina Express. O único gasto a mais seria para reserva de assento.

Quanto aos passeios de montanha que utilizam cable car ou funicular o Swiss Pass garante gratuidade em alguns deles ou até 50% de desconto em outros como por exemplo 50% de desconto no passeio mais popular de Zermatt, o Gornergrat!

O Swiss Pass é aceito também em cerca de 480 museus na Suíça

Quem tem o Swiss Pass também se beneficia de descontos e tarifas especiais para outros trens pela Europa como TGV Lyria, CityNightLine (na rota de/para a Suíça)

swiss-pass-map-2015

Clique para ver em tamanho maior. Mapa que demonstra toda a região onde o Swiss Pass é aceito

Como utilizar o SwissPass

Viagem ilimitada

Com o Swiss Pass você pode embarcar e desembarcar a qualquer hora e local de acordo com a sua programação. O Bilhete possui uso ilimitado dentro do período para o qual foi comprado então você pode pegar quantos trens quiser, repetir trajetos, fazer passeios de barco, enfim, o que a sua criatividade lhe permitir.

Validade

Ao comprar o Swiss Pass ele não vem com uma data definida mas você deve utilizá-lo dentro de um período de no máximo 6 meses. Após isso ele perde a validade. Ou seja, compre com antecedência pela internet seu SwissPass, mas não deixe passar dos 6 meses.

Você deve validar o seu Bilhete no guichê de uma estação de trem antes de começar a utilizá-lo. Primeiramente preencha seus dados com numero de passaporte e data em que pretende iniciar o uso. Assim no guichê é feita uma autenticação através de um carimbo. Sem isso o seu Swiss Pass não é válido!

A validade do bilhete se inicia no dia em que ele for ativado até a meia noite do ultimo dia de validade. Exemplo; Você comprou um Swiss Pass de 3 dias consecutivos e iniciou a viagem no dia 10 de Agosto. Sendo assim seu bilhete é válido nos dias 10,11 e 12 de Agosto até meia noite.

Na Suíça não existe catraca, então o bilhete deve ser mantido sempre com você em um local seguro porque um agente de transporte público normalmente passa pelo trem solicitando que você comprove que tem um ticket. No caso do SwissPass você deve apresentá-lo juntamente com o seu passaporte

Reserva de assentos

Os trens da Suíça não exigem uma reserva de assento. Basta embarcar, encontrar o seu assento e viajar tranquilamente na posse do seu Swiss Pass já validado. Dificilmente você encontrar algum trem lotado ou ver pessoas viajando de pé, pelo contrário. A maioria dos trens são bem espaçosos, alguns contam com segundo andar e até um espaço playground para crianças e geralmente sempre ficam lugares vagos.

Eu moro há 3 anos aqui e apenas aconteceu uma vez de pegar o trem lotado quando estava voltando de Zurique, da Street Parade, o evento mais popular da cidade.

É claro que se você estiver viajando com sua família ou um grupo de pessoas é possível fazer sim uma reserva para garantir que todos sentem próximos uns aos outros e essa reserva pode ser feita pelo site da Rail Europe.

Já nas rotas de trem panorâmico como Glacier Express e Bernina Express é necessário fazer sim a reserva de um assento pois são passeios turísticos e não possuem a mesma frequência dos trens regionais.

Importante:

. O Swiss Pass é pessoal e intransferível. Ou seja, no momento da compra é escolhido o nome do titular e apenas ele pode utilizar o bilhete que deve ser assinado.

.O Swiss Pass pode ser comprado apenas por pessoas que não moram na Suíça. Se você mora aqui, precisa ver outras opções como o GA ou Hplbtax porque este ticket realmente é apenas para turistas e válido com a apresentação do passaporte.

Principais vantagens do SwissPass

O Swiss Pass não é um bilhete considerado barato, mas é sim um excelente investimento e forma de economizar ao visitar a Suíça. O que sempre recomendo para os leitores é tente fazer as contas de quanto gastaria comprando tickets separados por trechos. (Clique aqui para entrar no site oficial e calcular o preço do bilhete por trajeto).

Na maioria das vezes o valor ultrapassa e muito o preço do SwissPass, porque a realidade é que os bilhetes de trem aqui na Suíça realmente são bem caros., ainda mais se você estiver viajando com a família.

Com o SwissPass não há necessidade de ir a um guichê comprar um bilhete para cada trajeto que necessita. Você tem maior comodidade ao apenas verificar os horários de saída do transporte

A rede de transportes pública da Suíça é exemplar, com trens pontuais, confortáveis, limpos, espaçosos e sempre com ampla opção de lugares. Além disso, conecta as principais cidades e aeroportos do país. Sendo assim você pode ir praticamente a qualquer local utilizando trens ou ônibus e não precisa se preocupar com transfers e formas de chegar do aeroporto ao hotel e vice e versa.

Os cruzeiros de barco estão inclusos no Swiss Pass e são uma excelente atração turística como você pode ver aqui.

O Swiss Pass dá gratuidade há mais de 400 museus na Suíça!

As famosas rotas panorâmicas de trem na Suíça também acabam saindo de graça com o uso do SwissPass, exceto o preço de reserva de assento obrigatória em alguns deles.

Quem viaja com família acaba garantindo um excelente desconto pois crianças até 6 anos viajam grátis ou ate 16 anos podem viajar de graça também se um dos pais estiver acompanhando e estiver utilizando um Swiss Pass. Jovens de até 26 anos também possuem desconto (15%) na compra de qualquer SwissPass.

Vantagens de comprar pela RailEurope

swiss travel pass

Swiss Travel Pass é uma excelente opção para conhecer o país!

A RailEurope é considerada como o Distribuidor número 1 de Bilhetes de trem na Europa

Você compra seu Swiss Pass no Brasil e paga com cartão de credito

Você recebe os bilhetes impressos em sua casa

O site está em português e possui dívidas comuns respondidas além de contar com uma central de atendimento se precisar de ajuda ou tiver questionamentos.

Como comprar o SwissPass – Passo a Passo

1- Entre no site da Rail Europe e selecione a quantidade de adultos e crianças. Observe que há 3 opções: Crianças, jovens e crianças com Family Card. Como explicado anteriormente, crianças de até 6 anos não pagam e não precisam de bilhete. Jovens até 26 anos garantem 15% de desconto automaticamente na compra do SwissPass e a terceira opção crianças com family Card se aplica a crianças de até 16 anos que acompanhada de um dos pais pagante pode viajar de graça e recebera automaticamente um family card para comprovar essa gratuidade.

swisspass como funciona

2- Marque a opção desejada entre primeira e segunda classe

swisspass como funciona

3- No campo abaixo escolha o tipo de Swiss Pass e quantidade de dias desejados, de forma contínua ou flexível. O preço irá aparecer logo abaixo e então clique em comprar

swiss pass tipos

4- Na tela seguinte preencha os dados dos passageiros com nome e clique em comprar para ir ao próximo passo

5- Confira a escolha do bilhete e preço. Você irá reparar que há a cobrança de uma taxa do FEDEX para a entrega dos bilhetes físicos e uma taxa de serviço da Rail Europe.

6- Se quiser pode optar pela aquisição de um plano de proteção, uma espécie de seguro válido em casos como perda do bilhete, onde normalmente o mesmo não é reembolsável.

swiss pass dicas e onde comprar

7- Clique em fazer o check out e na tela seguinte preencha informados de contato com endereço de entrega onde deseja receber os bilhetes

8- Clique em proceder ao pagamento e escolha a forma de pagamento desejada, clicando após em confirmar.

Casos em que o SwissPass não vale à pena

Como disse anteriormente cada viagem e roteiro é que vai definir se há necessidade ou não na compra de um SwissPass. Hà casos de pessoas que não planejam muitos deslocamentos e pretendem conhecer de 2 a 3 cidades apenas ou estão apenas de passagem pelo país.Neste caso vale à pena comprar os bilhetes separadamente pois o valor será mais baixo.

Minha dica é entre no site da SBB, pesquise cada trajeto separadamente e coloque no papel todos os custos dos bilhetes, não esquecendo do trajeto de ida e volta ao aeroporto. Se o valor ficar próximo ao preço de um Swiss Pass de 3 dias ( o menor período disponível) por exemplo, o SwissPass ainda vai valer mais à pena pois inclui entrada grátis em museus e também os passeios de barco. Um trajeto de ida e volta por exemplo de Zurique até a cidade de Lucerne custa 50 francos!

Muita gente acaba escolhendo alugar carro também aqui na Suíça, quando viaja em família, o que permite incluir outros países próximos da fronteira no roteiro. Muitas vezes o aluguel de carro acaba saindo mais barato, considerando o numero de pessoas e dias de aluguel. Leia aqui algumas dicas e infos úteis para dirigir na Suíça. Esse outro artigo onde faço um comparativo entre alugar um carro ou comprar um Swisspass também pode te ajudar!

Bom, espero ter dado uma geral nas principais informações a respeito do Swiss Travel Pass e caso você queira adquiri-lo clicando em qualquer link aqui deste artigo o Blog recebe uma comissão. Essa é uma forma que encontramos para ter todo o trabalho retribuído de alguma forma. 🙂

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

48 Comments

  • Reply Blausee, um lago especial na Suiça | Me joguei no Mundo 21 de setembro de 2017 at 10:47 AM

    […] Conheça o Swisspass, um bilhete múltiplo que permite a utilização ilimitada de transporte públi… […]

  • Reply Cristiana Andrade 15 de agosto de 2017 at 9:48 PM

    Olá Monique, parabéns pelo excelente blog, também to te seguindo no insta e acompanhando tudo, maravilha!!!
    Estou indo com mais 3 pessoas da mesma família para a Suíça. Vamos passar o reveillon em Zurique e depois seguir um roteiro de 7 dias pela Suíça. A principio pensamos em alugar um carro mas não estamos encontrando disponibilidade para pegar em Zurique e entregar em Zermatt. Você me indicaria alguma locadora daí que eu poderia pesquisar? Já olhei no site rentalcars que é onde estou acostumada a reservar e nada. Como somos 4 pessoas, o trem ficou bem caro então tínhamos pensado em somente fazer os panorâmicos. Onde posso pesquisar os preços destes trens?
    Como vê, são muitas dúvidas!!!!
    Obrigada

    • Reply Monique Bianchi 16 de agosto de 2017 at 3:18 AM

      Oi Cristiana muito obrigada! Acredito que você não tenha conseguido achar o carro porque em Zermatt não é permitida a entrada de veículos.A última parada para quem vai de carro é no vilarejo de Täsch e de lá tem que se pegar um trem até Zermatt e deixar o carro estacionado. Acabei de fazer uma pesquisa aqui utilizando a RentalCars e achei sim várias possibilidades. Tentr novamente colocando Täsch ao invés de Zermatt ok? Abraços

  • Reply Janine Pinheiro 5 de julho de 2017 at 10:49 PM

    Boa noite!
    Monique, estou adorando seu blog, mas fiquei com uma dúvida em relação ao swiss pass. estou viajando com meu filho de 15 anos e recentemente uma amiga me falou que foi comprar o swiss pass na estação de trem e não teve direito de levar o filho menos de 16 de graça . E você lá em cima postou que teria que comprar pelo site de Rail europe pra poder ter esse benefício ? Foi isso mesmo? Pôs já estou indo agora dia 07/07/2017 e não terei mas tempo hábil para comprar do Brasil

    • Reply Monique Bianchi 6 de julho de 2017 at 11:03 AM

      Oi Janine tudo bem? Olha só, acabei de pesquisar aqui no site oficial de Turismo na Suíça e diz que você precisa solicitar o Swiss Family Card, em qualquer estaçao de trem aqui na Suiça, para que seu filho menor de 16 anos viaje de graça caso você tenha adquirido o Swiss Pass. Tem que pedir por esse cartao, senao eles fazem vc adquirir um Swiss Travel Pass Youth que é 15% mais barato e para quem é menor de 26 anos. Mas está no site, olha só: https://www.myswitzerland.com/en-ch/swiss-family-card.html : Swiss Family Card
      Children under age 16 travel nationwide on public transport free of charge when accompanied by at least one parent holding a Swiss Travel System pass or ticket. The complimentary Swiss Family Card is available on request from all Swiss Travel System points-of-sale worldwide and within Switzerland.

      And even if not accompanied by a parent, children still receive a 50% reduction off the entire Swiss Travel System range of tickets.

  • Reply Simone 2 de julho de 2017 at 1:07 PM

    Oi Monique, parabéns pelo blog, está me ajudando muito no planejamento de minha viagem em novembro. Estou com uma grande dúvida para decidir a compra do swiss pass . Estarei viajando com marido e neto que tem 14 anos, nesse caso ele (o neto)paga como jovem, com desconto, ou inclui no family e não paga? Pode considerar como se fôssemos pais? Teremos a procuração com permissão de viagem. Só estou dependendo disso para resolver. Agradeço sua atenção

  • Reply Vanessa 14 de junho de 2017 at 11:57 AM

    Oie Monique…. Se você conseguir confirmar o horário que consigo validar no Sábado eu agradeço muito! Embarco agora no meio de Julho, e estou na dúvida se compro 03 ou 04 dias consecutivos, chego em Zurich na sexta no final da tarde e não gostaria de pagar um dia a mais por causa desta validação ( acho que você me entende….rs). Muito Obrigada!

  • Reply Vanessa 13 de junho de 2017 at 1:28 PM

    Oie Monique…

    Estou com uma dúvida em relação ao Swiss Pass…. você sabe se consigo validar às 06h00 da manhã em um Sábado na estação ZURICH HB? Há guichê aberto neste horário?

    Obrigada!!

    • Reply Monique Bianchi 14 de junho de 2017 at 7:46 AM

      Oi Vanessa tudo bem? Até onde sei a estaçao estará aberta porém o guichê para compra de bilhetes onde vc pode validar o Swisspass abre apenas 7 durante a semana e as 8 durante o sabado. Posso tentar confirmar isso para você e te retorno, ok? De qualquer forma, se tiver alguma maneira de validar um dia antes seria o ideal. Abraços

  • Reply Sônia 4 de junho de 2017 at 4:45 PM

    Olá Monique parabéns pelo seu blog adorei…! Estou lendo seus post acima pois pretendo viajar à suiça em julho/17 ficarei apenas 3 dias e gostaria de saber caso em compre o swiss pass além dos tranpostes gratuidos já citados acima teria também direito a gratuidade pela CIA SBB para a minha ida a Lyon na continuação da minha viagem?
    Obriagada!!

    • Reply Monique Bianchi 5 de junho de 2017 at 7:33 AM

      Olá Sônia, obrigada!

      Não, Swiss Pass não te dará gratuidade nesse trecho pois seria uma viagem internacional, mas eu recomendaria você checar de qualquer forma na estaçao da SBB assim que chegar por aqui, porque pode ser que você nao precise pagar a taxa de reserva se for um daqueles trens de alta velocidade. Abraços

  • Reply Mauricio 24 de maio de 2017 at 5:05 PM

    Olá, Monique
    Obrigado pelos seus posts. São exatamente o que nós precisamos para aproveitar melhor a viagem que faremos para a Suiça. Oúnico inconveniente é que iremos no inverno e, pelo que vi nas inúmeras fotos que você publicou, a maioria dos passeios você faz no verão ou primavera.
    Eu e minha família iremos para Zurique em fevereiro/2018 e iremos ficar por 10 dias. Você poderia me dar uma dica de um bom roteiro para aproveitar bem esses 10 dias? Seria legal pegar o trem e conhecer Spiez, Thun ou mesmo fazer o passeio do Goldenpass?

    • Reply Monique Bianchi 26 de maio de 2017 at 3:04 AM

      Oi Mauricio tudo bem? Que bom que o blog esteja sendo útil no planejamento de sua viagem!

      Realmente acho mais fácil montar um roteiro durante a primavera ou verão mas o inverno é ainda considerado alta temporada por aqui, ou seja, há muito o que fazer, principalmente se você já pratica ou estiver disposto a praticar eaportes de inverno. Recomendaria como imperdível a vila de Zermatt e o passeio a Gornergrat. De lá vc poderia pegar o Glacier Express e ir até St.Moritz e claro não deixe de incluir no roteiro as principais cidades como Lucerne, Zurique, Berna e Interlaken com os sensacionais lago Brienz e lago Thun. Acabei tb de publicar esse post que acho que oode te ajudar:https://mejogueinomundo.com/suica/roteiro-na-suica/

      Abraços

      • Reply Mauricio 26 de maio de 2017 at 4:44 PM

        Monique, vou ter que escolher alguns pontos, pois não vai dar pra conhecer tudo. Então eu te pergunto: entre Grindelwald e Zermatt, qual é a melhor escolha?
        Obrigado, mais uma vez.

        • Reply Monique Bianchi 29 de maio de 2017 at 1:38 AM

          Oi Mauricio, certamente Zermatt se é tua primeira vez no pais. Vc tem que ver a Matterhorn,rs, além de que a vila é linda. Mas programe ao menos dois dias por lá porque se o tempo não estiver bom e você não ver a Matterhorn, vai rolar uma insatisfação. Abraços

  • Reply Rigi, passeio de barco e montanha em Lucerne | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 11:44 AM

    […] Saiba tudo sobre o Swisspass, o que inclui, quanto custa e como comprar. […]

  • Reply Gornergrat, como é o passeio mais popular de Zermatt | Me joguei no Mundo 20 de maio de 2017 at 8:02 PM

    […] A tabela abaixo mostra todos os valores. Ida e volta até o topo custa CHF 94 francos suíços por pessoa, porém se você possui o Swisspass, terá desconto de 50%! Olha ai como vale a pena adquirir esse bilhete! Leia tudo sobre o Swisspass aqui. […]

  • Reply Gornergratt, como é o passeio mais popular de Zermatt | Me joguei no Mundo 20 de maio de 2017 at 7:58 PM

    […] A tabela abaixo mostra todos os valores. Ida e volta até o topo custa CHF 94 francos suíços por pessoa, porém se você possui o Swisspass, terá desconto de 50%! Olha ai como vale a pena adquirir esse bilhete! Leia tudo sobre o Swisspass aqui. […]

  • Reply Zermatt em um final de semana | Me joguei no Mundo 19 de maio de 2017 at 7:04 PM

    […] Conheça o Swisspass, um passe de trem que permite transporte ilimitado dentro de toda a Suíça mai… […]

  • Reply Wagner Rodolfo 2 de fevereiro de 2017 at 8:40 PM

    Obrigado Monique por todas as suas preciosas dicas.
    Estou planejando a viagem para Suiça e surgiu a primeira dúvida. Sei que posso utilizar o passe de trem suíço inclusive em trens panorâmicos, basta realizar a reserva de assentos previamente.
    Caso eu compre, por exemplo, um bilhete de 3 dias nao consecutivos, o passeio em um trem panorâmico conta como o uso de um desses dias? Como há deslocamento de uma cidade a outra imagino que será computado o uso. Está correto? No texto vocé comentou o seguinte: As famosas rotas panorâmicas de trem na Suíça também acabam saindo de graça com o uso do SwissPass, exceto o preço de reserva de assento obrigatória em alguns deles. Esse “de graça” me deixou na dúvida, deu a impressão que basta ter o passe e realizar a reserva para fazer o passeio.
    Desde já agradeço sua atenção. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço.

    • Reply Monique Bianchi 7 de fevereiro de 2017 at 12:20 PM

      Oi Wagner é isso mesmo. Usando o passe para fazer a rota panorâmica, vc estarà utilizando um dia do seu ticket, afinal estaraà fazendo um trajeto. Por ser uma rota panorâmica, os valores sao bem mais altos comparados a trens regionais, por isso faz sentido dizer que sai de graça ao comprar o swisspass, pq os trajetos jã estao inclusos, tendo que apgar apenas a taxa de reserva do assento. Abraços e obrigada pelo elogio ao blog!

  • Reply tatiana 16 de janeiro de 2017 at 11:10 AM

    Monique, bom dia! Muito bom seu blog, muito explicativo. Estou com uma dúvida. Irei passar alguns dias na Suíça em Outubro (Lua de Mel). Meu itinerário será: Milão > Zermatt (2 noites) > Interlaken (2 noites) > Lucerna (2 noites – sendo que farei 1 bate volta para Berna) > Genebra (2 noites – sendo que farei 1 bate volta para Gruyere). Neste caso a melhor opção seria o Swiss Pass de 8 dias consecutivos, correto? No entanto, eu consigo comprar e usar este bilhete já na viagem de Milão para Zermatt? Considerando meu roteiro, você tem alguma dica sobre não ir para algum destes lugares ou ir passar em algum outro lugar? Obrigada!

    • Reply Monique Bianchi 19 de janeiro de 2017 at 3:29 PM

      Oi Tatiana tudo bem?
      Pelo que você me explicou do seu roteiro parece ser a opçao mais viável mesmo pegar o Swisspass de 8 dias. Nao tenho certeza mas acredito que o Swisspass dá desconto apenas a partir do momento que você está na Suiça. Entao eu recomendaria no momento de ativaçao do passe confirmar essa informaçao. Mas provavelmente você terá que pagar o valor do ticket de Milao a Lugano e de Lugano em diante, já estaria incluso e contaria como primeiro dia de uso. Tem que ver o que vale mais à pena para você também.. Gostei do roteiro. Se der tempo proximoa Berna e Interlaken existe a cidade de Thun que é lindissma e também vale a visita. Perto de Genebra tem Nyon que tb é uma graça. Ah, Montreux que tb fica na parte francesa é uma das minhas favoritas! Espero ter ajudado. Beijos e boa viagem!

  • Reply Dicas de Zurique: conheça a metrópole suíça | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 6:00 PM

    […] entrada free em quase 500 museus e descontos em vários passeios pelas montanhas. Saiba mais lendo esse artigo aqui onde explico detalhadamente como funciona, como comprar o Swisspass e quais as vantagens de se […]

  • Reply Lívia Sthel 29 de setembro de 2016 at 10:48 PM

    Olá Monique, boa noite! Estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Se eu comprar um SwissPass para segunda classe, eu posso reservar o Bernina e o Glacier Express na primeira classe? Eu posso pagar a diferença ou não terei direito à primeira classe do Bernina e do Glacier?
    Grata pela sua atenção

    • Reply Monique Bianchi 1 de outubro de 2016 at 5:06 PM

      Olá Lívia, tudo bem? Olha sò, fiz uma simulaçao de reserva agora no site e escolhendo a primeira como a segunda classe me mostrou o mesmo valor de CHF14 para reserva ( individual). acredito entao que talvez nao seja possìvel mesmo se vc tiver o swisspass segunda classe porque com certeza quando alguém for conferir o ticket darà algum B.O. Minha sugestao é, se possivel, e se houver tempo, assim que chegar na Suiça, va a uma das estaçoes de trem de cidade grande e pergunte com o swisspass na mao se é possivel pagar a diferenca e ir na primeira classe do Bernina Express. Sò assim, para ir mais tranquilo! abraços e espero ter ajudado.

  • Reply Marilia 25 de julho de 2016 at 4:14 PM

    Monique, tudo bem ? estamos há 1 semana da nossa viagem e ainda não conseguimos comprar o Swiss Pass. ele só pode ser comprado em países que não a suíça, porém estamos receosos de não chegar a atempo. Você tem ideia de qual prazo mínimo para compra ? Obrigada.

    • Reply Monique Bianchi 27 de julho de 2016 at 4:13 PM

      Oi Marilia tudo bem? Se for comprar pela RailEurope tem q estar no Brasil e eu nao sei qto tempo de antecedência, talvez 1 semana. Mas se nao der tempo nas estacoes de trem aqui na Suiça vc pode comprar o bilhete pela swiss travel system. Abraços

  • Reply Lago Cauma "Caumasee" um dos lagos mais incríveis na Suíça | Me joguei no Mundo 29 de maio de 2016 at 2:05 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 6:33 […]

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 16 de maio de 2016 at 1:48 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 6:31 […]

  • Reply Cristiana 21 de abril de 2016 at 7:51 PM

    Olá Monique! Estou planejando viajar Suiça e Austria. Nesse caso o Swiss Pass Travel serviria? Ou teria que ser o Austria Switzerland Pass? Minha dúvida é porque alguns trechos de trem que planejei encontrei apenas no site da SBB Swiss Pass ( inclusive trechos para Austria) e não encontrei no mapa interativo de trens da Rail Europe. Desde já te agradeço!

    • Reply Monique Bianchi 2 de maio de 2016 at 5:09 PM

      Oi Cristiana td bem? Desculpe não ter te respondido antes! o Swisspass vale realmente sò na Suiça, mas garante alguns descontos para viagens na fronteira. De qualquer forma recomendo que vc confira diretamente com o pessoal da Raileurope para ter certeza viu! Beijos

  • Reply Beatriz 21 de fevereiro de 2016 at 12:09 PM

    Olá Monique, primeiramente, seu site é muito bom e já está ajudando bastante.
    Gostaria de saber quais cidades estão incluidas no Swiss Pass..onde encontro esta informação?
    Muito obrigada

  • Reply Dicas para conhecer a Jungfraujoch o topo da Europa na Suíça | Me joguei no Mundo 5 de novembro de 2015 at 2:49 PM

    […] passeio. Não sei se você jà leu sobre isso, mas é um dos meus últimos artigos aqui, olha sò : https://mejogueinomundo.com/suica/swiss-pass-como-funciona-e-como-utilizar/ Abraços e obrigada por acompanhar o […]

  • Reply Alugar carro ou comprar o Swisspass em uma viagem à Suiça? | Me joguei no Mundo 25 de outubro de 2015 at 6:39 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 25 de outubro de 2015 at 5:35 […]

  • Reply Alugar carro ou comprar o Swisspass em uma viagem à Suiça? | Me joguei no Mundo 25 de outubro de 2015 at 6:39 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 25 de outubro de 2015 at 5:35 […]

  • Reply O que você precisa saber para dirigir na Suíça | Me joguei no Mundo 21 de outubro de 2015 at 11:29 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 6:32 […]

  • Reply Passeio de barco em Interlaken pelos Lagos de Thun e Brienz | Me joguei no Mundo 9 de setembro de 2015 at 5:47 PM

    […] que não fazem parte ainda da rede. Faça sua pesquisa no site da Raileurope e leia meu artigo contando como esse bilhete funciona e tudo a que ele dá […]

  • Reply Dicas para conhecer Lucerne, uma das cidades suíças mais charmosas | Me joguei no Mundo 22 de agosto de 2015 at 8:00 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Lavaux, como explorar a região patrimônio da UNESCO | Me joguei no Mundo 14 de agosto de 2015 at 4:20 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Explore e conheça a Montreux Riviera na Suíça | Me joguei no Mundo 14 de agosto de 2015 at 10:59 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Goldenpass: passeio de trem panorâmico de Lucerne a Montreux | Me joguei no Mundo 12 de agosto de 2015 at 5:21 AM

    […] Para quem quer aproveitar o máximo do país e pretende visitar várias cidades ou fazer vários passeios na Suíça o Swiss Travel Pass é uma excelente opção pois dá direito a utilizar toda a rede de transportes aqui da Suíça, de modo ilimitado, incluindo os passeios de barco que já valem bem à pena e além disso também garante entrada free em vários passeios e descontos em outros que não fazem parte ainda da rede. Faça sua pesquisa no site da Raileurope e leia aqui como o bilhete funciona e principais dúvidas. […]

  • Reply Viamala Schlucht - monumento natural na Suíça | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 2:22 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Eventos na Suíça em Agosto | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 2:22 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Guia sobre Interlaken: o essencial para programar sua viagem | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 2:00 PM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 6:10 […]

  • Reply 6 Motivos para viajar de carro pela Suíça | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 7:55 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Reply Grand Tour da Suíça te ajuda a planejar o seu roteiro | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 7:45 AM

    […] Swiss Pass, como funciona e como utilizar […]

  • Leave a Reply