Sustenpass: passeio de moto pelos Alpes

Existem várias formas de se viajar pela Suíça para conhecer as incríveis paisagens desse pais. Como já contei aqui, viajar de carro é uma boa ideia e dou 6 razoes para isso, mas nesse post vou contar sobre fazer um passeio que fiz de moto pelos Alpes Suíços, uma forma de ter um pouco mais de emoção e aventura.

Quando é verão aqui na Suíça, diversas estradas que estiveram fechadas durante o inverno, principalmente as que ficam nas montanhas, são abertas e então nos dias ensolarados são invadidas por dezenas de motociclistas e turistas.

A Sustenpass é uma dessas estradas nos Alpes Suíços, aberta desde 1945, e que conecta a vila Wassen, no cantão Uri com a cidade de Innerkitchen em Bernese Oberland através de 45 km.

alpes passeios suiça

sustenpass alpes suiços

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

 

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

paisagem suiça sustenpass

O percurso como é de se esperar envolve curvas e paisagens cênicas dos Alpes, um dos motivos por ser tao popular para passeios de motocicletas, pois a vista realmente é demais! Túneis também são bem frequentes pelo caminho, uma das caracterìsticas que quem dirige pela Suíça já está acostumado como contei aqui.

estradas alpes suiça

A estrada de Sustenpass fica a uma altitude de 2224 metros acima do nível do mar e é uma das últimas a ser reaberta no verão depois de eliminarem toda a neve do asfalto, por volta de junho. No mapa abaixo dá para se ter uma ideia da localizacao da estrada entre as montanhas. O passeio pode ser completado passando pela FurkaPass, GrimselPass e ainda GothardPass, mas nesse dia optamos por explorar apenas a Sustenpass.

mapa panorama alpes suiços

Saímos de Lucerne em direção a Sustenpass e em cerca de 1 hora chegamos ao início do percurso. Fizemos um pitstop no restaurante Alpin Center, que também é um Hotel e lá experimentei um típico prato suíço, Röstie, que são batatas tostadas acompanhada de salsicha.

Rösti: prato tìpico suìço
Rösti: prato tìpico suìço

moto alpes suiçospaisagem suiça alpes

montanhas suiça

Depois seguimos por uma estrada, a qual tivemos que pagar 5 francos pelo acesso, num pequeno percurso entre as montanhas, cenário perfeito para hiking. Foi lá que encontrei uma das paisagens mais incríveis que pude presenciar durante a primavera aqui na Suíça.No topo das montanhas ainda havia bastante neve e ao caminhar em sua base, encontrei diversas flores e o campo verde, uma combinação perfeita! Inclusive, escrevi um texto falando porque visitar a Suíça na Primavera e Verão é uma boa escolha.

passeios alpes suiços

O caminho de Lucerne a Sustenpass é cercado de belas paisagens, como a BrunigPass, outra estrada nos Alpes, a 1000 m de altitude, de onde se pode ter uma vista incrível do Lago Lungern! Quando fiz o passeio para a Jungfraujöch, também passei por là!

lago lungern suiçA
Lago Lungern visto do alto da BrunigPass

Acho que as fotos mostram o quanto esse passeio vale à pena e recomendo caso você esteja com tempo e queira conhecer os Alpes de perto e lindas paisagens!

Para mais ideias de rotas de motocicleta pela Suíça veja este link.

Lembrando que se você està planejando a sua viagem pela Suíça, a contratação de um Seguro Viagem/Saúde é extremamente importante, assim como em toda a Europa, devido ao Tratado de Schengen. Indicamos a Mondial Seguros, a qual fechou uma parceria com o blog e oferece aos leitores 15% de desconto. Saiba mais aqui e faça a sua cotação.

Em relação a Pesquisa e Reserva de Hotéis, indicamos o site Booking.com, um dos sites que já testamos e sempre utilizamos. É um dos websites mais confiáveis para procurar hotéis, hostels, pousadas por todo o mundo, possui ótimos preços e algumas vantagens como a possibilidade de cancelar a reserva sem custo adicional e efetuar o pagamento em cartão de crédito apenas após a estadia. Além de contar com opiniões de outros hóspedes sobre os locais, algo muito importante no momento de escolher um Hotel. Saiba mais aqui e faça a sua busca de estadia pela Suíça.
Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Hotéis bem recomendados em Zurique
Hotéis bem recomendados em Lucerna
Hotéis bem recomendados em Berna
Hoteis bem recomendados em Basel
Hoteis bem recomendados em Interlaken
Hotéis bem recomendados em Zermat
Hoteis bem recomendados em Lugano
Hoteis bem recomendados em Lausanne
Hotéis bem recomendados em Genebra
Hoteis bem recomendados em Montreux

Veja mais posts da Suíça aqui.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Turquia: Como escolher uma agência de viagem

Se você já leu algum dos meus outros posts sobre a Turquia,...
Leia Mais

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *