Viajar para a Suíça no Outono

A Suíça é um pais que pode ser explorado praticamente em qualquer época do ano, tudo depende, claro, dos seus objetivos. O Outono na Suíça é uma estação bem definida e na minha opinião é a estação do meio termo, tanto em relação ao clima como em possibilidades turísticas. Nesse post descrevo como é a Suíça no Outono e se é uma boa ideia escolher essa época para conhecer o país.

Quem escolhe viajar para a Suíça no Outono tem ao mesmo tempo a oportunidade de vislumbrar lindas paisagens ou caso dê azar com o tempo, passar por dias totalmente enevoados. Não é a toa que o mês de novembro é conhecido por ser um dos mais odiados durante o ano, pelos próprios suíços devido ao tempo cinza com dias em que a névoa bate forte e apesar de não estar muito frio, acaba se tornando meio depressivo, pois não há sol, nem a neve que é encantadora e muitos gostam.

Leia também:

viajar para a suiça no outono
Paisagem típica de Outono na Suíça que fotografei no caminho de trem de Lucerne a Interlaken

A pergunta que todos fazem “Vale à pena viajar para a Suíça durante o Outono?”,pode ser respondida com um SIM, com certeza! Mas em geral é bom estar informado sobre alguns pontos básicos que irei detalhar neste post.

Leia também: “Conheça Zug, a cidade das cerejas na Suíça”

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
interlaken outono suiça
Interlaken durante o Outono! As cores das árvores contrastam com o rio Aare!

O Outono na Suíça se inicia em Setembro e vai até Novembro. A temperatura varia muito. No começo do outono pode variar entre 8 e 15 graus, mas mais pro final  da estação as temperaturas começam a cair drasticamente até chegarem perto do zero. ( neste mês de outubro 2015 jà começou a nevar em alguns lugares como Lauterbrunnen, a vila de Wengen e diversas montanhas)

outono suiça wengen paisagens
O Outono cria paisagens incríveis na Suíça! Essa foto tirei na linda vila de Wengen na região de Interlaken chamada Jungfrau!

 

cores de outono suiça
O charme do outono no caminho de trem entre o vale de Lauterbrunnen e a vila de Wengen

Suíça no Outono: melhores preços e “food season”

Uma das maiores vantagens de se conhecer o país durante essa época é a baixa nos preços, comparada com o Verão e Inverno. Além disso, o número de turistas é menor, ótimo para quem prefere evitar grande concentração de pessoas. Não que a Suíça sofra deste mal, mas enfim, durante essa época o país fica mais tranquilo. Dentro desse período, o mês de Setembro costuma ser o melhor, em que o tempo está mais estável e mais seco, ficando assim, mais ou menos até o meio de outubro. Depois disso, há grande possibilidade de dias chuvosos se aproximarem.

O Outono na Suíça é conhecido também como a “food season” que coincide com a época da colheita e da caça então não é difícil de achar diversos restaurantes que oferecem o menu típico da estação como carnes de animais selvagens, pratos com trufas, abóbora, castanhas e os famosos raclette e fondue também já começam a aparecer. Tudo isso claro, acompanhado de bons vinhos! Ou seja, se você é um amante de gastronomia e gosta de aproveitar a culinária local quando viaja, essa é uma excelente vantagem de escolher o Outono para conhecer a Suiça.

Dicas valiosas para economizar em sua viagem à Suíça

É durante o Outono também que os parques de diversão costumam a aparecer pelas cidades. Durante à noite ou finais de semana os parques aparecem temporariamente com brinquedos no estilo “playcenter” destinados mais para as crianças e dezenas de barraquinhas de comidas e bebidas.

outono rapperswil
A cidade de Rapperswil durante o Outono vista do alto do castelo no centro antigo

 

outono na suiça
O Outono na Suiça é todo colorido ainda mais se você der sorte de pegar dias de sol como esse em que fotografei a vila de Wengen subindo no cable car até Männlichen

 

paisagens conto de fadas suica
O Outono visto da janela do trem entre Lucerne e Interlaken. Este é o fabuloso Lago de Lungern

 

viajar suiça outono
O Outono também chega nas montanhas suíças! Foto que tirei na montanha First em Grindelwald. Este é o lago Bachalpsee
viagem outono suiçA
Outono às margens do lago de Zug

Guia de Interlaken: Leia tudo sobre o pólo turístico na Suíça e porta de entrada para passeios nos Alpes

Em relação a pontos negativos, a possibilidade do clima não estar bom é bem grande. Alguns dias a paisagem fica bem bonita pois há sol e céu azul contrastando com o colorido das folhas das árvores, porém quando não há sol e está tudo nublado as paisagens podem desapontar um pouco. Não que irão deixar de ser bonitas, mas vai rolar aquele lance de expectativa x realidade com as fotos que se costuma ver da Suíça e o que você ver ao vivo.

A cidade de Lucerne por exemplo que é uma das mais conhecidas e desejadas pelos turistas pode decepcionar um pouco no outono pois a Kappelbrücke, a ponte símbolo de madeira da cidade já não está enfeitada com coloridas flores e normalmente é durante essa época que eles costumam interdità-la para manutenção anual. Em outubro no ano passado a ponte foi fechada por uma semana para manutenção.

lucerne outono e verao
Comparação das paisagens de Lucerne durante o Verao e durante o Outono. Fotografia tirada do alto de uma das torres na muralha Musegg

Coincidentemente ou não, esta é a época do ano em que menos faço passeios aqui e me lembro bem de dias chuvosos ou totalmente nublados. Mas, também lembro de dias bem ensolarados que foram ótimos para revisitar as paisagens que havia visto durante o verão e a primavera, de uma forma diferente, com as cores típicas de outono. Enfim, é aquela questão de azar e sorte.

Eu, particularmente achei a Primavera e o Verão épocas em que a Suíça fica com as paisagens mais coloridas e lindas em lugares como por exemplo os lagos Caumasee e o Blausee. Daí vem o outono, as folhas caem e novos tons de vermelho e amarelo surgem nas árvores, o que também torna tudo especial e dá um quê de paisagens de contos de fadas.

suíça outono dicas
Cachoeira Staubbach na vila de Lauterbrunnen fotografada durante o outono!

 

outono suiçA
As cores de outono neste parque em Lucerne!

O Outono também é indicado para atividades de hiking em diversas partes do país, mas lembrando que em alguns lugares pode haver neve e gelo e aí é indicado ter roupas, calçados e equipamentos apropriados.

Outono também é época de manutenção na Suíça

Quem optar por viajar no final de Outubro talvez encontre algumas atrações fechadas, já que muitos lugares começam a se preparar para a chegada do inverno então vale à pena pesquisar até quando as atrações que gostaria de visitar funcionam.

Em Interlaken por exemplo vários passeios funcionam apenas até meio ou final de outubro como o Harderkulm, o sensacional Gelmerbahn e a montanha Schilthorn onde fica o restaurante Piz Glória e já foi gravado um filme de James Bond. Portanto, cuidado ao programar os seus passeios durante essa época.

Verifique primeiramente os horários de funcionamento ao longo do ano.  Mas há tantas opções de passeios que você pode substituir como o Jungfraujoch e a Montanha Titlis que ficam abertas durante o ano todo. O vale de Lauterbrunnen e a vila de Wengen também merecem uma visita! Acho que pelas fotos deu para perceber né?

viagem outono suiçA

viagem outono suiçA

Durante o outono é até possível ver neve nos alpes, como o Jungfraujoch e próximo ao Matterhorn, porém as pistas de esqui, snowboard e demais atividades na neve só começam a ser praticadas em dezembro. Aliás, muitos resorts de inverno realmente ainda estão fechados durante o Outono.

Visitei a Jungfraujoch, uma das atrações turísticas mais famosas da Suíça no começo de outubro e havia bastante neve! Veja aqui como foi.

Passei um final de semana em Zermatt durante o Outono. Veja as fotos das paisagens aqui

Há também diversos festivais de Outono que é a época da colheita e apesar de eu não ter frequentado nenhum até o momento acho que é algo bem legal e tradicional aqui da Suíça.  Um deles é a descida das vacas das montanhas para os pastos, algo bem tradicional e que acontece no comecinho do outono em diversas vilas nas montanhas.Veja aqui por exemplo uma lista com alguns festivais.

Finalizando, para quem opta por viajar para a Suíça durante o Outono é melhor equipar a mala com pelo menos um casaco mais pesado para os dias de frio, principalmente se for visitar os Alpes, ou até mesmo durante à noite, quando a temperatura cai, um guarda-chuva (pode ser mais prático comprar por aqui), calçados confortáveis e filtro solar para os dias de sol e claro, não se esqueça de contratar um Seguro/Assistência Viagem para a sua viagem pela Suíça.

Espero que este post tenha sido útil e te ajudado a ter uma ideia de como é a Suíça no Outono. Se você já visitou o país nessa época, conte pra gente o que achou aqui em baixo nos comentários.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Dicas para viajar de carro de Miami a Orlando

Viajar de Miami a Orlando no estilo Road Trip não é uma...
Leia Mais

30 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *