Stoos e o funicular mais íngreme do mundo

vila de stoos suica

Stoos é uma pequena vila alpina localizada no cantão Schwyz, acima do lago Vierwaldstätersee também conhecido como Lago Lucerne. Durante o inverno, Stoos funciona como um resort de esqui e em outras épocas do ano é um destino perfeito na montanha como destino de férias para famílias e apreciadores da natureza.

Recentemente, a vila de Stoos tem alcançado muita popularidade por causa do funicular mais íngreme do mundo que foi inaugurado recentemente em dezembro de 2017 e leva até o topo da vila a 1300m de altitude.

vilarejo de stoos suiça

Eu e as parceiras Ana Luiza (Pelo Mundo Blog) Janaina (Descobrindo a Suíça) e Renata(As Viagens da Rê) fomos conferir de perto esse funicular e passamos um final de semana curtindo a vila e suas atrações. Esse foi o #ExperienceStoos! Confira as atrações e o porque você deve visitar essa vila durante a sua viagem pela Suíça.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Um pouco mais sobre Stoos

A vila de Stoos é livre de automóveis. Isso significa que só é possível chegar até lá via funicular ou um bondinho. Apenas moradores são autorizados a usarem uma estrada privada para chegar e sair da vila.

Falando em moradores, essa é uma pequena vila com cerca de 150 moradores.Apesar de ser uma pequena vila, há uma estrutura excelente com hotéis, restaurantes,supermercado, igreja e caixa eletrônico.

passeio de montanha stoos suiça

Do alto da vila de Stoos a vista panorâmica é incrível, e é possível ver o Lago de Lucerne do alto em puro esplendor.

Quem pretende visitar Stoos pode aproveitar para se hospedar em um dos hotéis na vila ou então fazer um passeio de um dia a partir de Lucerne ou Zurique.

stoos trilha
Paisagem registrada durante a trilha de Fronalpstock a Klingenstock, acima da vila de Stoos

O funicular mais íngreme do mundo

O moderno funicular inaugurado em dezembro de 2017 demorou 14 anos para ficar pronto entre o planejamento e construção e custou mais de 40 milhoes de francos. Antes dele, havia um outro funicular que estava em operação desde 1933.

Ein Beitrag geteilt von Suíça e Inspiração de Viagem (@mejogueinomundo) am

O incrível funicular vem chamando a atenção e multiplicou o número de turistas interessados em conhecer a vila de Stoos.  A duração da subida é de apenas 4 minutos e chega a inclinação de 110% o que corresponde a 47,7º.

Os vagões do funicular lembram o formato de um barril de cerveja e graças a tecnologia e engenharia existe um ajuste de nível que permite que eles fiquem na horizontal mesmo durante o percurso totalmente inclinado.

Outro funicular bem inclinado  que vale a pena conhecer na Suíça é o Gelmerbanh que leva até um lago alpino incrível.

funicular mais inclinado suiça

As atrações em Stoos

Uma visita à vila de Stoos é um dos passeios em montanha mais legais para se fazer na região de Lucerne. Há atrações indoor e outdoor para todos os tipos de turistas e o destino é uma excelente opção para aqueles que querem experimentar passar a noite na montanha.

Vista panorâmica

Uma das principais atrações em Stoos é subir na estação Fronalpstock, o pico da montanha acima da vila, a uma altitude de 1921 metros, onde há uma plataforma de onde se tem uma vista panorâmica incrível.

Para chegar até la é preciso subir 2 lances de teleférico de cadeira, aqueles usados para transportar esquiadores.

vista panorâmica fronalpstock

stoos mirante panorâmico
Mesmo com tempo nublado e um pouco de chuva,o mirante em Fronalpstock garante uma vista belíssima

Restaurante panorâmico

restaurante panorâmico stoosEm Fronalpstock há um restaurante panorâmico que serve pratos típicos suíços.

Dentro do restaurante há uma parte em que funciona como self service, e outra sala que oferece serviço a la carte. Além disso, para os dias de calor, há também um terraço com mesas a céu aberto.Em qualquer um dos ambientes você vai comer bem, te garanto.

Nós escolhemos uma sala interna com vista panorâmica da montanha, e escolhemos pratos suíços como hörnli ( uma espécie de macarrão com carne moída) e Älplermakkaronen, uma espécie de macarrão dos alpes com queijo, batata e um molhinho de maçã.

Que delícia foi almoçar com essa vista!

Trilha no cume da montanha

vista panoramica stoos

Uma das atrações imperdíveis para quem visita a vila de Stoos é fazer a trilha no pico da montanha acima da vila, de Fronalpstock a Kinglenstock. A trilha esculpida no cume da montanha revela paisagens panorâmicas impressionantes, na minha opinião, uma das melhores vistas do alto de uma montanha na região de Lucerne. A trilha pode começar de um dos pontos Fronalpstock ou Klingenstock e tem uma duração de cerca de 2h30.

Foi o que tentamos fazer depois do almoço já que estávamos esperando a chuva passar. Como ela não passou totalmente, nós fizemos apenas uma parte da trilha, até porque o teleférico de cadeira do outro lado da trilha que usaríamos para descer a Stoos, não estaria mais funcionando até chegarmos lá, então resolvemos não arriscar.

Abaixo você pode ver algumas fotos dessa trilha que fiz ano passado durante o outono, em novembro.

 

Relax no Hotel Spa e Jantar

O hotel que ficamos hospedadas é o Seminar Wellnesshotel Stoos, o hotel com a melhor estrutura da vila e que foi recentemente renovado.

Esse é um hotel 4 estrelas que faz parte da lista de hotéis Private Selection  –  uma etiqueta de qualidade que classifica 58 hoteis de primeira classe e luxo devido a charme, autenticidade e qualidade em várias regiões da Europa.hotel stoos

Ficar hospedada nesse hotel foi realmente uma ótima experiência. Imagine acordar na montanha em meio a paisagens naturais e ouvindo os sininhos das vacas que ficam pela região? Realmente um lugar para descansar e relaxar.

Eu adorei o meu quarto que era bem espaçoso e moderno e possuía uma grande sacada.

Durante o dia depois de voltarmos do almoço e trilha, resolvemos ir relaxar no spa do hotel composto de piscina aquecida interna e jacuzzi na parte externa além de sauna e uma sala de relaxamento. Essa foi uma combinação perfeita ainda mais porque o sábado estava meio chuvoso.

stoos hotel spa

Para fechar bem a noite fomos jantar no restaurante do Hotel e fomos surpreendidas pela comida maravilhosa, em um menu degustação composto de 4 pratos que é incluso na diária do hotel caso você opte pela meia pensão.

O café da manha também foi excelente com muitas opções e produtos frescos locais. Realmente vale muito a pena se hospedar  no Hotel Stoos, por pelo menos uma noite e curtir o conforto do hotel para explorar a vila de Stoos e todas as atividades oferecidas.

Como chegar ao vilarejo de Stoos

De carro

O trajeto a partir de Lucerne dura 35 minutos e a partir de Zurique são 45 minutos. Siga o caminho no GPS, como mostra o mapa abaixo:

como chegar em stoos

Você pode estacionar o carro no estacionamento na estação de onde sai o funicular na cidade de Schwyz. O estacionamento é pago.

De transporte público

A cidade mais próxima para chegar em Stoos é Schwyz. Você deve pear o trem e descer na estação de mesmo nome. De lá sai o ônibus Nr. 1 bis em direção a Schwyz, Stoosbahn, a estação do teleférico.

Quanto custa para subir o funicular até Stoos?

Esse é um dos passeios em montanha mais baratos da região de Lucerne.

O ticket de ida e volta para o funicular que leva a Stoos custa CHF 22 francos suíços. Quem tem o SwissPass não paga! Além disso, se você se hospedar no Hotel Stoos, e não tiver o SwissPass recebe um desconto e o ticket sai por CHF 17,60.

Ao comprar o ticket, um depósito de CHF 5 francos por pessoa é cobrado. Mas no final do passeio, você pode devolver o ticket e recuperar essa quantia.

preços stoos

 

Dicas

  • Caso pretenda fazer um passeio de bate-volta a Stoos, confira a previsão do tempo antes de chegar lá no topo olhando a webcam live no website oficial do destino

 

  • Não perca o ticket/cartão que garante a entrada para o funicular porque na volta, você pode devolvê-lo e resgatar os 5 francos de depósito pagos a mais. Se houver fila no guichê, há uma máquina na entrada para devolver o ticket e receber o dinheiro do depósito de volta.

 

  • Veja os horários de partida do funicular. Normalmente ele partede 30 em 30 minutos, sempre aos 10 minutos da hora cheia ou 20 minutos antes. Exemplo: 10:10 e 10:40.

 

Participaram do #ExperienceStoos

Realização: Ana Luíza de Souza (Pelo Mundo Blog)
As Blogueiras –  Monique Bianchi (Me Joguei no Mundo),  Renata Autran (As Viagens da Re), e Janaina Abreu (Descobrindo a Suíça).
Apoio: Region Stoos & Seminar Wellness Hotel Stoos

Dica: Veja o que rolou no evento também, através das Hashtags #ExperienceStoos no Instagram e Facebook

Mais de Monique Bianchi

Tour pelo Estádio do Morumbi

Que tal fazer um tour pelo Estádio do Morumbi, em São Paulo?...
Leia Mais

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *