Stein am Rhein, uma das cidades medievais mais lindas da Suíça

stein am Rhein suiça

Um dos motivos que me faz ficar a cada dia mais apaixonada pela Europa é a quantidade de cidadezinhas e vilas praticamente intocadas desde o período medieval, cheias de historia e com um charme inconfundível.

Aqui na Suíça não seria diferente onde é possível encontrar muitas cidades assim e Stein am Rhein é um excelente exemplo. Guarde este nome, pois esta, na minha opinião é uma das cidades mais lindas e charmosas que você vai encontrar por aqui.

stein am Rhein castelo

Observe o Castelo que se eleva sobre a cidade nas bordas do Rio Reno.

o que ver em stein am rhein

Praça Rathaus e o edifìcio de mesmo nome no centro histórico de Stein am Rhein


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Por que Stein am Rhein é especial?

A origem da cidade de Stein am Rhein remonta ao ano 1007 e a cidade se caracteriza por estar bem na parte onde o lago Constança termina e se torna o rio Reno. Seu pequeno centro histórico à beira do Reno é formado de casas medievais de enxaimel com as fachadas pintadas artisticamente, o que dá um ar colorido e especial à cidade.

O centro histórico de Stein am Rhein preservou suas características medievais inclusive os portais que o cercam, recebendo até um prêmio por isso como uma das cidades medievais mais bem preservadas com quantidade de edifícios de valor histórico em um pequeno espaço. A muralha que antes cercava a cidade ainda existe, porém é hoje formada de casas.

Leia também como economizar em sua viagem pela Suíça: Dicas e informações praticas.

stein am Rhein suiça cidades


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Onde fica Stein am Rhein e como chegar

Stein am Rhein tem pouco mais de 3000 habitantes e se localiza na região de Schaffhausen, não muito longe de Zurique e praticamente na fronteira com a Alemanha.

Para quem pretende fazer um bate e volta a partir de Zurique, é possível chegar facilmente de carro ou de trem em Stein am Rhein em cerca de 1h20. Um bilhete de trem de ida e volta custa cerca de 25 francos.

Conheça o Swisspass, um passe de trem que permite transporte ilimitado dentro de toda a Suiça mais outros benefícios como descontos em museus.

A partir da cidade de Constança na Alemanha se chega em Stein am Rhein de trem em cerca de 37 minutos.

O centro histórico de Stein am Rhein está há cerca de 10 minutos de caminhada a partir da estação. É bem tranquilo e fácil de se encontrar por lá.

Para quem vai de carro há um estacionamento do lado de fora dos portões da cidade, mas em épocas como o verão pode ser que seja difícil encontrar uma vaga.

Principais pontos turísticos de Stein am Rhein – o que fazer por lá

Stein am Rhein é uma cidade compacta com quase todos os pontos turísticos na mesma área, o facilita para quem faz um bate e volta à cidade e quer explorá-la a pé.

Por lá você vai encontrar:

  • Castelo Hohenklingen: um castelo que se eleva acima da cidade de Stein am Rhein. A subida até lá pode ser feita a pé e é recompensada com uma incrível vista durante o caminho, porém é um pouco cansativa e longa.( cerca de 3km). O ideal mesmo é subir de carro. O castelo que hoje é privado possui em seu interior totalmente preservado um restaurante, e é inclusive uma das melhores ideias para curtir o visual do alto da cidade apreciando uma refeição de dentro de um castelo medieval. Se não me engano o restaurante disponibiliza alguns carros que fazem o transfer até o topo de forma gratuita. Se informe na cidade sobre essa possibilidade.
  • Rathausplatz : essa é a principal praça do centrinho histórico de Stein am Rhein. Onde costumava acontecer as feiras e mercados na cidade. A casa principal que você vê na foto é a Rathaus construída entre 1539 e 1542 que é a sede da administração da cidade, uma espécie de prefeitura. Uma fonte d’àgua domina o centro da praça e está cercada de casas com suas fachadas decoradas com afrescos.
  • Igreja da cidade
  • Mosteiro São Jorge: um dos mosteiros mais bem preservados da Suíça fica à beira do rio Reno. É possível visitar seu interior e também um claustro existente.
  • Museu Lindwurm: Uma casa de uma família burguesa da época de 1850 que foi preservada e restaurada e pode ser visitada.
  • Portais da cidade: Ao passar por esses portais medievais da cidade você tema  impressão de estar realmente entrando em uma época diferente, em uma cidade que parece ter saído de um livro de conto de fadas. Um dos portais foi atingido durante um bombardeio à cidade em 1945 mas felizmente não foi destruído.

 

Os afrescos e pinturas nas fachadas das casas em Stein am Rhein

fachadas coloridas cidade medieval europa

à direita a casa chamada de “Àguia Branca” com seus afrescos históricos

Reserve um tempo para andar calmamente pelas ruas e centro histórico de Stein am Rhein, permitindo-se apreciar os detalhes de cada pintura na fachada das casas.

Cada edifício no centro histórico de Stein am Rhein tem um nome e as pinturas em suas fachadas  não são aleatórias, representam algo, alguma história que pode ser relacionada com elementos bíblicos, mitologia, comércio , guerra ou moral. 

Originalmente pintar afrescos na fachada das casas era um sinal de influência dos residentes de alto poder econômico que lá viviam.

Uma das casas por lá chamada de “águia branca” possui afrescos que são considerados como a mais antiga sobrevivente fachada de pintura renascentista na Suíça. A fachada foi pintada por volta de 1520 por Thomas Schmid. Tente reparar em motivos medievais como Bocca della Verità, teste de lealdade, poder e unidade; a cenas de Decameron de Boccaccio.

 

casa fachada afrescos suíça

A casa “Sonne” e seus afrescos representando o encontro de Alexandre, o Grande com o filosofo Diogenes.

Uma das casas que mais me chamou a atenção foi a chamada de  “Sonne” que é a hospedaria mais antiga da cidade que contém em sua fachada elementos como o encontro entre Alexandre o Grande e o filosofo Diógenes. Essa história retrata o encontro entre os dois e o momento em que Alexandre o Grande pergunta a Diógenes, o que poderia fazer por ele e na posição em que se encontrava o corpo de Alexandre fazia sombra a Diógenes que respondeu: “Não me tires o que não pode dar”ou “Deixe-me ao meu sol” Essa resposta impressionou Alexandre que disse que caso não fosse ele mesmo, gostaria de ser Diógenes. E é devido a essa passagem que a casa foi batizada de sol.

O Rio Reno

Nao deixe de caminhar na beira do Rio Reno e observar a muralha formada de residências que cercam a cidade. É uma excelente ideia pra apreciar a cidade de um ponto de vista diferente

Por lá você também vai encontrar restaurantes que podem valer uma parada no seu passeio.

stein am Rhein rio reno

A cidade de Stein am Rhein vista de cima, a partir do caminho de subida até o Castelo Hohenklingen. Repare na muralha de casas ao redor do centro antigo da cidade. ( lado esquerdo da foto)

Dicas para visitar Stein am Rhein e mais passeios pela região.

Stein am Rhein costuma ser uma cidade bem cheia de turistas, principalmente durante o verão então a minha recomendação é visità-la bem cedo ou no final da tarde onde a maioria dos turistas já terão se deslocado para outros locais.

Uma dica é fazer em meio dia a visita à Stein am Rhein e então continuar o passeio até à cidade vizinha Schaffhausen que também é linda e tem muito a oferecer. Você pode ir de carro, de trem ou de barco a partir de Stein am Rhein, o que irá te proporcionar a vista de lindas paisagens.

Outra ideia é aproveitar para visitar as Cataratas do Reno, consideradas como a maior cachoeira da Europa ( em amplitude), o que certamente é um bom passeio.

Eu particularmente acho corrido querer fazer em um dia, as Cataratas, a cidade de Schaffhausen e de Stein am Rhein. Considero ideal separar 2 dias para esses passeios pois assim você não precisara fazer tudo com pressa e poderá apreciar melhor cada local.

Conheça também outras cidades medievais:

Espero que tenha gostado do artigo! O que acho dessa cidade? Comente abaixo e dê vida ao blog!

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply Rafaela 22 de agosto de 2017 at 1:52 PM

    Olá Monique, Parabéns pelo blog, excelente em conteúdo, informações e fotos, muito útil. Estarei indo a Suíça em dezembro, gostaria de visitar uma cidade medieval, estou na dúvida entre thun e stein am rhein, qual você acha que seria mais interessantes nesta época do ano, considerando que estarei baseada em Lucerna? Obrigada

    • Reply Monique Bianchi 22 de agosto de 2017 at 2:11 PM

      Oi Rafaela tudo bem? Ambas são opções bem legais mas estão de lados opostos. Acho que eu prefiro Thun porque é maior, tem castelos, e mais opções de passeio como cruzeiro no lago. Stein am Rhein é linda mas bem pequena, porém vc pode combinar com a cidade de Schaffhausen que fica do lado e também é bem bonita além de poder visitar as cataratas do Reno, uma atração bem legal aqui na SuíçA. Abraços

  • Reply jazimar 18 de janeiro de 2017 at 12:30 PM

    estou tentando reservar passagem nos trens panoramicos e não esta facil. voce me ajuda?
    aguardo

    • Reply Monique Bianchi 19 de janeiro de 2017 at 2:47 PM

      Olá Jazimar, para os trens panorâmicos você precisa reservar o assento com antecedência. Qual passeio está tentandO? Abraços

  • Reply Marcio 17 de outubro de 2016 at 4:31 PM

    Olá, estou descobrindo vários lugares para minha viagem. Terei 6 dias inteiros no inverno e estarei com 2 filhos pequenos (8 e 12 anos). Não pretendo esquiar e sim conhecer os lugares e paisagens. Pensei em formar 2 bases com 2 dias em Berna e 4 em Lucerna, pois achei a hospedagem em Zurique muito caro. O que você acha?

    • Reply Monique Bianchi 24 de outubro de 2016 at 4:45 PM

      Oi Marcio, relamente Zurique nao é uma excelente base para conhecer a Suiça. Berna e Lucerne fazem melhor esse papel. Adicionamente recomendo também a cidade de Interlaken, pois só ali nos arredores você consegue achar passeio para os 6 dias de viagem. Mas Berna é excelente também pois estar relativamente perto da parte francesa e de Interlaken. Abraços

  • Reply Sarah Gomes 1 de agosto de 2016 at 9:28 PM

    Gente amei teu post, amo de paixão lugares que nos remetem ao passado, parabéns!

  • Reply Wilson de Almeida Ferreira 27 de junho de 2016 at 9:33 AM

    Olá Monique,
    grato pelas mensagens; a riqueza de informações são um sonho. Eu e minha família fizemos algumas viagens pelo grupo Schultz (Europamundo), em Berna, Zurique, Lugano e outras regiões da Europa Central e por opção estas viagens foram muito rápidas e dinâmicas e tenho um enorme desejo de voltar em passeio e suas mensagens da Suíça acalentam meu sonho de um dia voltar neste passeio com mais tempo de me perder nestas ruas. Espero que em 2017 tudo mude para melhor aqui para nós trabalhadores, no Brasil.

    • Reply Monique Bianchi 27 de junho de 2016 at 5:32 PM

      De nada Wilson e obrigada pela visita ao blog e os elogios! Sim, a Suiça merece uns dias a mais para aproveitar as lindas paisagens sem pressa! Também torço muito para que a situaçao do Brasil melhore! Abraços!!!

    Leave a Reply