Trens panorâmicos na Suíça – as 3 rotas clássicas

trens panorâmicos suica

Uma viagem à Suíça não é completa sem fazer ao menos um dos passeios de trens panorâmicos no país.  As 3 rotas mais clássicas  Glacier Express, Bernina Express e Goldenpass são passeios cênicos feitos em vagões com janelas panorâmicas para apreciar o melhor das incríveis paisagens suíças no conforto de seu assento. Os trens pertencentes a estas rotas normalmente são os mais modernos e confortáveis circulando pelo país.

Fazer um dos passeios com os trens panorâmicos na Suíça é uma excelente forma de conhecer algumas das paisagens mais incríveis do país de uma forma prática e confortável em algumas horas ou dia de viagem.

trens panoramico Bernina express
Bernina Express

As diversas rotas de trem passam por túneis, vilas e passos alpinos, lagos, rios, pontes e lugares históricos, e permitem uma visão privilegiada dos Alpes. De fato, as ferrovias na Suíça são construídas estrategicamente para garantir a melhor vista. Nao vai ser difícil de constatar isso ao realizar uma das Rotas panorâmicas mais famosas do país.

Se você está planejando uma viagem à Suíça, não deixe de conhecer uma dessas clássicas Rotas com trens panorâmicos citadas aqui neste artigo.

Leia também: Dicas para viajar de trem pela Europa

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Glacier Express

trens panorâmicos suica glacier express

 

Essa é uma das rotas panorâmicas mais épicas da Suíça conectando as 2 cidades e resorts de esqui mais famosos da Suíça: Zermatt e Saint Moritz.

A Glacier Express  é considerada a rota de trem expressa mais devagar do mundo ( cerca de 35 quilômetros por hora) e a rota completa dura 7 horas e meia. Mas não se preocupe, há muito para se ver durante o passeio neste trem panorâmicos que passa por paisagens cênicas, através de 291 pontes e 91 túneis.

mapa glacier express

Passageiros do Glacier Express possuem a opção de reservar uma refeição com entrada, prato principal e sobremesa acompanhada ou não de vinho. As refeições são preparadas na cozinha interna localizada no trem.

Eu recomendo reservar a refeição e considero parte do ritual da rota panorâmica em que você terá a oportunidade de almoçar e apreciar a impressionante paisagem passando pela janela do trem.

Quanto custa

O passeio completo no trem panorâmico Glacier Express saindo de Zermat até St.Moritz ou vice-versa custa 153 francos suíços no vagão de segunda classe ou 269 francos suíços no vagão de primeira classe.

Quem adquire o SwissPass tem a incrível vantagem de fazer esse passeio na faixa! Isso mesmo, o único valor a ser pago é o valor de reserva de assento que é obrigatória e varia de 33 a 43 francos suíços dependendo se é alta ou baixa temporada. Veja mais abaixo.

Quando ir

A rota panorâmica Glacier Express possui basicamente duas temporadas, durante o inverno e verão. Em 2019 a temporada de inverno é no período de 9 de Dezembro a 10 de Maio 2019 e a temporada de verão vai de 11 de Maio a 13 de Outubro de 2019.

Ambas as temporadas são válidas para fazer o passeio porque as paisagens mudam bastante, ou seja, quem tiver a oportunidade, vale a pena repetir o passeio para curtir o passeio e as diferentes paisagens nas 2 estações.

Atenção: a rota de trem Glacier Express não funcionará de 14 de Outubro a 14 de Dezembro de 2019.

Pontos altos do passeio

  • St. Moritz, a mais elegante estância de ferias da Suica
  • A vila alpina de Zermatt com a incrível paisagem formada pela famosa montanha Matterhorn
  • O canyon Rhine conhecido como o “Grand Canyon da Suíça”
  • O passo Oberalp

Dicas extras

Caso você não tenha tempo para fazer o passeio completo, faça apenas uma parte dele. Você pode escolher qualquer parada intermediária para começar ou terminar o passeio e claramente o valor também muda. Veja abaixo algumas das estações intermediárias desse passeio:

rota panoramica glacier express

Outra dica que muita gente desconhece é que os trens regionais fazem exatamente o mesmo caminho dos trens panorâmicos e são mais baratos. Mas eles não possuem as mesmas janelas panorâmicas e conforto do Glacier Express.

Como o Glacier Express é um passeio longo, é recomendado dormir uma noite em cada cidade para aproveitar o máximo. O ideal é chegar por exemplo em Zermatt na noite anterior ao passeio, passar a noite em um hotel, começar o passeio cedo no dia seguinte e pernoitar em St.Moritz ou vie-versa. Claro, que as duas cidades merecem mais tempo, e caso seja possível, incluiria ao menos duas noites extras em cada cidade.


Booking.com



Booking.com

Bernina Express

trem Bernina express

A rota de trem panorâmica Bernina Express compete com a Glacier Express em popularidade e belas paisagens. É uma das rotas de trens panorâmicos mais clássicas da Suíça num percurso que conecta o Norte da Europa com a parte Sul, passando por regiões com diferentes línguas e culturas.

rota panoramica Bernina express

A rota do Bernina Express é única e passa por uma ferrovia reconhecida como patrimônio da Unesco! O passeio começa na cidade suíça de Chur e termina na cidade italiana Tirano. Além das paisagens alpinas incríveis, o trem passa por passos alpinos como Albulapass e Berninapass através de 55 túneis, e 196 pontes.

O ponto mais alto dessa rota chega aos impressionantes 2,253 metros de altitude, na estação Ospizio Bernina às margens do Lago Bianco formado aos pés de um glaciar.

Provavelmente uma das fotos de trem que você já viu sobre a Suíça foi tirada durante a rota panorâmica Bernina Express, especialmente em monumentos como o viaduto Landwasser no alto de seus 65 metros de altura e a ponte circular Brusio.

Quanto custa e quanto tempo dura o passeio

O passeio Bernina Express possui duas rotas. A rota clássica que vai de Chur a Tirano custa 126 francos suíços incluindo a ida e a volta. Há também a opção de a partir de Tirano na Itália continuar o passeio em um ônibus turístico até a cidade suíça italiana de Lugano. Nesse caso o valor fica em 176 francos suíços ida e volta.

Durante o verão, há uma rota alternativa que se inicia na cidade de Davos ou St. Moritz.

A rota a partir de Davos a Tirano custa 102 francos suíços ida e volta e de St.Moritz a Tirano o valor cai para 64 francos suíços ida e volta. Ambos valores consideram vagões de segunda classe.

rota panoramica Bernina express

A rota clássica dura 4 horas. A partir de Davos, dura 15 minutos a menos e a partir de St.Moritz é um passeio bem mais curto de cerca de 2 horas, mas que não inclui uma parte da rota.

Quem tem o Swiss Travel Pass também viaja de graça na rota do Bernina Express mas precisa reservar o assento, algo obrigatório.

O assento pode ser reservado com até 3 meses de antecedência e custa de 10 a 14 francos suíços dependendo da época.

Os passes de trem EurailPass também são válidos nesse passeio! Você terá apenas que pagar o valor da reserva obrigatória de assento.

Quando ir

A rota clássica do Bernina Express funciona durante o ano todo.

As rotas alternativas a partir de Davos e St.Moritz funcionam apenas durante o verão.

Dicas

Reserve o assento com antecedência!

Assim como o Glacier Express, a rota feita pelo trem panorâmico Bernina Express também pode ser feita nos trens regionais da Rhaetian Railway. O ideal nesse caso é chegar cedo na estação de onde você pretende começar o passeio para tentar garantir assentos na janela.

Se tiver tempo aproveite para conhecer a cidade de Lugano e se possível passe uma noite por lá.


Booking.com

Golden Pass

Goldenpass é a rota de trens panorâmicos que conecta as regiões alemã e francesa da Suíça saindo da cidade de Lucerne em direção à Montreux ou o mesmo caminho vice e versa.

Trata-se de um passeio de 5 horas de um destino ao outro com algumas trocas de trem e que passa por paisagens encantadoras, entre 6 lagos e montanhas.

trem panorâmico golden pass panoramic

Diferentemente do Glacier e Bernina Express, o passeio Goldenpass não é feito em um trem direto. Parte do percurso é feito em trens regionais e há trocas de trem em Interlaken e Zweisimmen. Apenas o percurso de Zweisimmen a Montreux é servido pelo vagão panorâmico Goldenpass ou Goldenpass Classic que é um trem vintage todo inspirado na Belle Epoche.

 

golden pass trem panoramic suiça

Descubra mais sobre essa rota de trem panorâmica aqui nesse outro artigo.

Quanto custa

Quem tem o Swiss Travel Pass ou Eurail pass faz esse passeio de graça e a reserva do assento não é obrigatória, embora para quem esteja viajando em grupos é recomendado efetuar a reserva.

Como o GoldenPass se trata de um passeio cênico feito em diferentes trens, o valor depende do percurso escolhido. Caso você escolha fazer a rota completa de Montreux a Lucerne, pesquise aqui o valor no site da SBB. Não se esqueça de conferir os horários na tabela oficial aqui para ter certeza de quando pegar o vagão panorâmico de Zweisimmen a Montreux.

Quando ir

Teoricamente o GoldenPass pode ser feito o ano todo, mas como há muitas mudanças e obras acontecendo durante a rota não se esqueça de conferir os horários disponíveis aqui no site oficial.

Dicas

Caso você não tenha tempo para fazer a rota completa de Lucerne a Montreux, recomendo que faca ao menos a primeira parte do percurso que vai de Lucerne a Interlaken e passa por lindas paisagens. Esse percurso pode ser feito também de carro. Veja mais informações aqui.

Essas são as 3 rotas de trens panorâmicos mais clássicas na Suíça, mas não são as únicas. Abaixo, algumas outras disponíveis:

  • Trem do Chocolate –  A rota se inicia em Montreux e é feita em um trem com vagões antigos e vintage da “Belle Epoque”. A primeira parada é para visita à vila de Gruyéres e a fábrica do queijo. Na parte da tarde o trem passa em Broc, para visita à Maison Cailler, fábrica de chocolates da Nestlé antes de retornar a Montreux.
  • Gothard Panorama Express (antiga Wilhelm Tell Express) – de Lugano a Lucerne  em um percurso de barco e trem passando por passos alpinas e pelo túnel Gothard.
  • Jungfraujoch – Topo da Europa – Apesar de esse passeio não ser considerado uma rota de trem panorâmico, é um dos melhores passeios de trem que leva à estação de trem mais alta da Europa em meio aos Alpes Suíços!

Independente de qual rota panorâmica escolher, tenho certeza que você não ira se arrepender!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Zadar e o órgão gigante tocado pelas ondas do mar

A cidade de Zadar foi uma das melhores surpresas nessa minha passagem...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *