O que conhecer na Suíça – principais cidades e atrações

o que conhecer na suíça

O que conhecer na Suíça é uma das perguntas que mais recebo aqui no Blog ou no meu perfil no Instagram. A Suíça vem pouco a pouco se popularizando e sendo incluída em roteiros de viagem pela Europa, não apenas para a prática de esportes de inverno. Mas apesar de ser um país pequeno, a variedade de passeios e paisagens impressiona e realmente não é uma tarefa muito fácil selecionar o que visitar no país.

Neste artigo deixo minhas dicas e opinião pessoal dos principais passeios e lugares que não podem faltar em uma viagem à Suíça. Espero que sirva de inspiração e te ajude a selecionar os melhores passeios para que sua viagem pela Suíça seja inesquecível.

Leia também esse artigo com Dicas e Infos práticas para montar a sua viagem pela Suíça

passeios montanha suica titlis
Monte Titlis – Suiça

Principais cidades suíças

Em uma primeira viagem à Suíça, provavelmente você irá incluir algumas das cidades abaixo:

  • Zurique – o centro econômico e financeiro da Suíça
  • Genebra – Onde se localiza uma das sedes da ONU e também sede de diversas organizações internacionais
  • Basiléia – Onde se localiza o Euroaeroporto e também centro das indústrias químicas e farmacêuticas da Suíça
  • Berna – a capital da Suíça
  • Lucerne – uma das cidades mais lindas e mais visitadas da Suíça
  • Interlaken – conhecida como a capital da aventura na Suíça
  • Lugano – a capital econômica da Suíça italiana
  • Montreux – a cidade que encantou Freddie Mercury and Charles Chaplin

Se vai viajar de trem pela Suíça vale muito a pena adquirir o Swiss Travel Pass. Leia tudo sobre esse bilhete múltiplo de transporte aqui.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Zurique

zurique principais cidades na suica

Além de ser a maior cidade suíça, Zurique é sede de um dos principais aeroportos internacionais do país. Provavelmente você irá chegar ou partir de Zurique e uma visita à esta metrópole suíça não pode faltar.

:: Aproveite a promoção para adquirir o Swiss Travel Pass até dia 30 de dezembro de 2019 e ganhe dias grátis! Compre um passe de 4 dias e ganhe um dia extra, e para o passe de 8 dias, ganhe 2 dias extras! Promoção para viagens até março de 2020. ::

Leia tudo sobre Zurique aqui

Genebra

Genebra é também a possibilidade de ser a porta de entrada ou saída na Suíça com seu aeroporto internacional.

A diferença neste caso é a localização. Enquanto Zurique fica localizada na parte alemã da Suíça, Genebra fica na parte francesa e acaba sendo uma excelente cidade base caso você pretenda visitar algumas cidades na França como Chamonix e Annecy.

Basiléia ou Basel

dicas basileia suíça

Conhecida como a capital cultural da Suíça, a cidade de Basel possui muitos museus e um belo centro histórico. Pode ser uma excelente opção para se chegar à Suíça vindo de outros países europeus ou caso pretenda seguir viagem para outros países na Europa de avião devido ao Euroaeroporto que fica praticamente na fronteira entre a Suíça, França e Alemanha.

É uma excelente base de viagem para quem pretende visitar a região da Alsácia na França e cidades como Colmar.

Leia tudo sobre Basel aqui

Berna

capital da suiça

A capital da Suíça é uma das cidades mais pitorescas e lindas do país. Foi onde Albert Einstein morou e desenvolveu a sua Teoria da Relatividade.

Funciona bem como base em uma viagem pela Suíça pela sua localização e por oferecer boas conexões de trem para as cidades de Zurique, Lucerne e Interlaken por exemplo.

Leia tudo sobre Berna aqui

Lucerna

cidade de lucerne suica

A cidade de Lucerna fica localizada na parte central da Suíça e é sem dúvidas uma das cidades mais lindas e encantadoras da Suíça. É também uma das mais visitadas no país por oferecer diversas possibilidades de passeios aos Alpes e cruzeiros pelo Lago de Lucerne também chamado de Vierwaldstätersee.

Por conta disso e pela sua proximidade com Zurique é uma das melhores cidades base para uma viagem pela Suíça.

Lucerne para mim é imperdível e deve entrar no seu roteiro de lugares para se conhecer na Suíça.

Leia tudo sobre Lucerna aqui

Interlaken

interlaken harderkulm

Interlaken é o nome de uma cidade e uma região na Suíça onde se situa os principais passeios à montanha e diversas outras atrações.

Situada entre dois lagos belíssimos, o Lago de Brienz e o Lago de Thun, a cidade de Interlaken oferece também passeios de barco e algumas das paisagens mais lindas do país.

Funciona bem como uma base de viagem na Suíça caso você pretenda fazer passeios de montanha ou visitar vilarejos alpinos como Lauterbrunnen, Wengen e Grindelwald.

Saiba tudo sobre Interlaken aqui

Lugano

lugano suica italiana

Lugano é a principal cidade da região italiana na Suíça chamada de Ticino.

Para os viajantes que pretendem fazer uma roadtrip e incluir algumas cidades italianas no roteiro como Como e Milano, Lugano é uma boa dica de cidade suíça para se conhecer pelo caminho ou estender a sua viagem pela Suíça.

Saiba tudo sobre Lugano aqui

Montreux

cidade de montreux suiça

Considerada a cidade da música na Suíça, Montreux é na minha opinião uma das cidades mais lindas da região francesa da Suíça. Pessoalmente se tivesse que escolher entre ela e Genebra, optaria pela primeira opção.

É em Montreux que se situa o charmoso castelo Chateau de Chillon que atualmente é um museu. A cidade é sede do festival anual de jazz que atraiu e continua atraindo grandes personalidades da música.

No casino da cidade, onde Deep Purple tirou inspiração para o hit Smoke on the Water se situa também um pequeno museu chamado Queen Experience onde a banda Queen gravou sete de seus álbuns.

Estátuas de Fred Mercury e do ator Charles Chaplin podem ser encontradas nas margens do lindo lago Leman.

Leia tudo sobre Montreux aqui

Principais vilas e resorts na Suíça

Além das cidades, muitos vilarejos suíços merecem uma visita pelo seu charme e paisagens mas também pela fama que alcançaram internacionalmente.

Veja abaixo as principais vilas alpinas e tente incluir ao menos uma delas em seu roteiro de viagem pela Suíça:

  • Zermatt – onde se localiza a famosa montanha Matterhorn
  • Lauterbrunnen – vilarejo inspiração para J.R.R.. Tolkien para criar cenas de O Senhor dos Anéis
  • Wengen – vilarejo car free acima de Lauterbrunnen
  • Mürren – um charmoso vilarejo alpino
  • Grindelwald – na rota do famoso passeio a Jungfraujoch, Grindelwald é uma linda vila com paisagens impressionantes dos Alpes
  • St.Moritz – o famoso resort de esqui e férias é destino de celebridades que visitam a Suíça
  • Gruyéres – uma linda vila medieval famosa pelo queijo de mesmo nome

Zermatt

cidade de zermatt suica

Um dos mais famosos resorts de esqui, a vila de Zermatt pode ser visitada também no verão ou primavera. É uma vila cheia de charme, onde carros não circulam e a maior atração é claro a montanha Matterhorn.

Recomendo dormir ao menos uma noite por lá.

Leia tudo sobre Zermatt aqui

Lauterbrunnen

o que conhecer na suica lauterbrunnen

Além de ter sido a inspiração para o autor de O Senhor dos Anéis para criar as paisagens da Terra Média, Lauterbrunnen é conhecida como o Vale das 72 Cachoeiras. O vale emoldurado pelos Alpes encanta e é também caminho da rota para o famoso passeio a Jungfraujoch.

Leia tudo sobre Lauterbrunnen aqui

Wengen

o que conhecer na suica principais atracoes
I’m in love with this village! Wengen – Switzerland Hj tb foi dia de conhecer Wengen, uma vila nos Alpes que é incrível!!! Mais em breve no Blog mejogueinomundo.com

Esta é uma vila alpina bem próxima de Lauterbrunnen onde carros também não circulam. É muito charmosa e oferece uma vista espetacular de Lauterbrunnen do alto.

Leia tudo sobre Wengen aqui

Mürren

o que conhecer na suiça

Outro charmoso vilarejo alpino que pode ser visitado a partir de Lauterbrunnen

Pode ser visitada em 1 dia junto a Lauterbrunnen.

Grindelwald

grindelwald vila alpina suica
How not to fall in love with this place? Picture taken from the train arriving at Grindelwald.

Grindelwald é também uma vila alpina na rota do passeio Jungfraujoch. A vila por si só encanta pela proximidade aos Alpes e típicos chalés de madeira. Vale muito a pena se hospedar por lá por ao menos 1 noite ou conhecer a vila em 1 dia e aproveitar para subir na montanha First.

Leia tudo sobre Grindelwald aqui

Sankt Moritz

Sinônimo de luxo e glamour St.Moritz acabou se tornando um dos principais resorts de férias eleitos por celebridades durante o inverno na Suíça.

Mas mesmo para quem não busca por hotéis de luxo, vale a pena conhecer a cidade de St.Moritz que possui um belo lago e se situa em uma das regioes suíças de maior beleza natural.

Você pode conhecer a cidade rapidamente em algumas horas ou aproveitar para pernoitar por lá ao fazer a rota de trem panorâmica Bernina Express.

Gruyéres

o que conhecer na suica gruyeres

Gruyéres é uma linda vila medieval com castelo e que permite fazer tours para degustar o famoso queijo que dá nome à cidade e também é ponto de partida para fazer o tour pela fábrica de chocolates Cailer, da Nestlé.

Leia tudo sobre Gruyéres aqui

Principais passeios em montanha na Suíça

passeio topo da europa
No topo da Europa em Jungfraujcoh

Uma viagem a Suíça não é completa sem fazer ao menos um passeio ao topo de uma montanha. Há centenas de opções, mas abaixo cito os passeios mais famosos para conhecer na Suíça:

passeio de montanha pilatus
No alto do Monte Pilatus

Principais lagos da Suíça

É uma tarefa difícil escolher os principais lagos, sendo que há centenas deles na Suíça mas abaixo cito os de maior destaque por sua beleza e facilidade de visitar a partir das principais cidades.

Minha sugestão é escolher ao menos um desses lagos para conhecer na Suíça.

caumasee suíça
Lago Cauma ou Caumasee

Leia também esse artigo com meus lagos preferidos na Suíça

Rotas de trem panorâmicas

Um passeio de trem panorâmico é uma experiência incrível e que com certeza vale a pena conhecer na Suíça.

As 3 rotas clássicas são Glacier Express, Bernina Express e GoldenPass.

Leia tudo sobre as 3 rotas de trem panorâmicas na Suíça

o que conhecer na suica
Apreciando a vista da janela do trem panorâmico Golden Pass no caminho entre Interlaken e Mountreux!

Muitas ideias para apenas uma viagem a este belíssimo país, certo?

o que conhecer na suíça

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

A primeira experiência de Basejumping nunca se esquece

A primeira experiência de BaseJumping nunca se esquece… Esse é o vídeo...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *