Novidades no passeio Jungfraujoch – Top of Europe

novidades passeio jungfraujoch

Um dos passeios mais incríveis pelos Alpes Suíços, o Jungfraujoch – Top of Europe lançou duas novidades neste mês de Dezembro em 2020. Um novo bondinho acaba de ser inaugurado e o trajeto de subida até o complexo turístico nos Alpes que previamente era feito apenas via trem se tornou 47 minutos mais rápido!

O segundo lançamento trata-se de um novo e moderno Terminal em Grindelwald, local de partida do bondinho . O Terminal de Grindelwald oferece uma estrutura que se assemelha a um terminal de aeroporto em menor escala ,é claro, mas que conta com diversos serviços como restaurante, supermercado, lojas, lounge VIP e estacionamento próprio com mais de 1000 vagas.

novo bondinho jungfraujoch

Estive na inauguração do terminal e do novo bondinho juntamente com minhas amigas Ana Luiza (Pelo Mundo Blog), Janaína ( Descobrindo a Suíça) e Laurentina (Fotógrafa na Suíça ) e conto aqui nesse artigo todas as novidades no passeio Jungfrauoch – Top of Europe e tudo o que muda a partir de agora.

O Projeto V-Bahn em detalhes

Todas essas novidades no passeio Jungfraujoch foram partes de um projeto chamado V-Bahn que teve início em Julho de 2018 e que custou um total de CHF 470 milhões de francos suíços.

O objetivo principal do projeto foi modernizar a região de Jungfrau na Suíça colocando a no topo da competitividade com outros resorts de esqui na Europa e no mundo.

Além do reconhecimento global, a região de Jungfrau aposta nas melhorias deste projeto como forma de incentivo aos esportes de inverno e um aumento de atletas e turistas além da criação de novos postos de trabalho antes, durante a construção do projeto e agora depois de pronto.

O que muda no trajeto até Jungfraujoch – Top of Europe

novidades passeio jungfraujoch

A principal mudança com a inauguração do Terminal em Grindelwald e o bondinho é a diminuição de tempo do trajeto até o topo do complexo turístico de Jungfraujoch e às pistas de esqui.

A partir de Interlaken Ost o passeio ficou 47 minutos mais rápido! Ou seja o trajeto total a partir de Interlaken Ost até a estação final de Jungfraujoch leva 1 hora e 30 minutos considerando a subida com o novo bondinho.

Veja mapa abaixo e mais explicações sobre isso.

novidades passeio jungfraujoch suiça

O moderno bondinho Eiger Express

A maior novidade no passeio Jungfraujoch fica por conta do bondinho Eiger Express que é um dos mais modernos do mundo. Com capacidade para 26 pessoas a gôndola possui aquecimento dos vidros e assento.

Além de trazer o grande benefício de economia de tempo e nos levar do Terminal de Grindelwald até a estação Eigergletscher a 2320 metros de altitude em apenas 15 minutos, o bondinho Eiger Express sobrevoa a face norte da imponente montanha Eiger. Não é preciso dizer que a vista é espetacular, não é mesmo?

bondinho jungfraujoch

São 44 gôndolas em funcionamento que possuem a capacidade de transportar 2200 pessoas por hora!

Veja abaixo os horário de funcionamento para subida a Jungfraujoch com o novo bondinho:

horarios bondinho jungfraujoch

A rota mais rápida para chegar a Jungfraujoch – 3 etapas

Entenda abaixo como fica o percurso para chegar de forma mais rápida ao topo do complexo Jungfraujoch.

1- De Interlaken Ost até o Terminal de Grindelwald

Essa parte do trajeto não foi alterada. Pegamos o trem tradicional da região de Jungfrau. A única diferença é que agora há uma nova parada chamada Grindelwald Terminal de onde sai o novo bondinho Eiger Express.

2- Do Terminal de Grindelwald com o bondinho Eiger Express até a estação Eigergletscher

novo terminal em grindelwald

O bondinho Eigerexpress leva apenas 15 minutos até a estação Eigergletscher que já existia mas acabou sendo reformada também para ficar mais moderna e facilitar a troca de transporte para chegar ao topo.

Nessa estação há um restaurante e quem vai esquiar fica por aqui. Mas para continuar o trajeto até Jungfraujoch devemos pegar o tradicional trem vermelho.

3- De Eigergletscher com o trem até Jungfraujoch

estação eigergletscher
Panorama Hall na estação Eigergletscher

A partir da estação Eiger Gletscher onde o bondinho nos deixa continuamos o passeio com o tradicional trem vermelho até Jungfraujoch. num trajeto que leva 26 minutos até o topo.

A parada na estação intermediária Eismeer para vermos o glaciar, o chamado mar de gelo, pelas amplas janelas, continua mas temos apenas 5 minutos para desembarcar, tirar fotos e voltar para o trem.

Principais benefícios das novidades no passeio a Jungfraujoch

Para os turistas o principal benefício destas mudanças é sem dúvida a economia de tempo para se chegar até o complexo turístico de Jungfraujoch ou para as pistas de esqui.

novo terminal Grindelald

Além disso, o novo Terminal de Grindelwald oferece muito mais comodidade e facilidades com estacionamento próprio, espaços para armazenamento de equipamentos de esqui, lojas para aluguel de roupas e equipamentos de esportes de inverno, restaurante, lojas e supermercado.

Com o bondinho a vista 360 graus que temos da região de Grindelwald é também algo especial e novo, diferente da vista que temos com o trem subindo por Lauterbrunnen ou via Grindelwald.

Quanto tempo leva para chegar a Jungfraujoch a partir de diferentes cidades

Veja abaixo o tempo que se leva para chegar ao topo do complexo de Jungfraujoch partindo dessas cidades, já considerando o trajeto mais rápido com o bondinho e utilizando transporte público para chegar até o Terminal de Grindelwald:

  • Berne – Eigergletscher (pistas de esqui) 1 h 49 min
  • Berne – Jungfraujoch Top of Europe 2 h 31 min
  • Zurich – Eigergletscher (pistas de esqui) 2 h 51 min
  • Zurich – Jungfraujoch Top of Europe 3 h 33 min

O trem para jungfraujoch parou de funcionar?

Não, os trens para Jungfraujoch continuam a funcionar tanto para a subida como para a descida.  

trem Jungfraujoch

O passeio a Jungfraujoch a partir de Interlaken é possível a cada meia hora. Os intervalos de partida das estações Lauterbrunnen e Kleine Scheidegg também foram diminuídos, permitindo uma economia de tempo para chegar até o topo.

Agora com o lançamento do bondinho Eiger Express, a subida até o complexo de Jungfraujoch – Top of Europe pode ser feita de duas formas diferentes.

No mapa abaixo você vê o tradicional trajeto de trem que continua em funcionamento e que possui duas opções, ele pode ser feito via Grindelwald ou via Lauterbrunnen. Começando o passeio por qualquer uma dessas estações o trajeto se encontra em Kleine Scheidegg.

mapa trem jungfraujoch

Ou seja, eu recomendo fazer um dos percursos de subida ou descida com o bondinho e descer de trem por exemplo. Assim você aproveita o melhor das duas experiências, o tradicional caminho de trem passando pelos lindos vilarejos de Lauterbrunnen e Wengen por exemplo e a forma mais moderna sobrevoando a incrível região de Grindelwald.

Qual o preço do passeio Jungfraujoch- Top of Europe para subir de bondinho?

O preço do passeio Jungfraujoch – Top of Europe para a subida ou descida de trem ou bondinho possui o mesmo valor.

Os preços variam conforme o mês do ano. Veja abaixo ou clique aqui para detalhes.

O Swiss Travel Pass continua válido para parte do trajeto até Grindelwald Terminal, Lauterbrunnen ou Grindelwald Grund e nos trajetos até o topo garante 25% de desconto.

Preços de 19.12.2020 até 31.05.2021

preços jungfraujoch

Preços de 01.06.2021 até 31.08.2021

preço passeio jungfraujoch

Preços de 01.09.2021 até 31.10.2021

quanto custa jungfraujoch

Preços de 01.11.2021 até 11.12.2021

preços jungfraujoch 2021

E você, já fez o passeio até Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa? Mesmo para aqueles que já tenham feito o passeio vale a pena repetí-lo para conferir as novidades e subir de bondinho!

Dicas para curtir ao máximo o passeio a Jungfraujoch – Top of Europe

  • Cheque as webcams no alto da montanha para conferir como está o tempo pelo menos um dia antes de fazer o passeio. Se estiver nublado e com previsão de muito vento não é recomendado afinal voce não conseguiria aproveitar as áreas externas
  • Separe o dia todo para esse passeio! O que voce pode fazer é combinar algumas paradas nas vilas de Lauterbrunnen ou Wengen durante a descida de trem por exemplo, ou na estação de Kleine Scheidegg
  • Lá em Jungfraujoch tem neve o ano todo mas no verão por exemplo nem é táo frio. De qualquer forma vá com roupas confortáveis e uma jaqueta mais quente. É altamente recomendado usar um sapato pra neve que possui solado antiderrapante e é a prova d’agua.

*************************************************************
Este passeio eu fiz no dia 5 de dezembro de 2020, com minhas parceiras Ana Luiza ( Pelo Mundo Blog) , Janaina (do blog Descobrindo a Suíça) , e a Laurentina (nossa fotógrafa oficial Fotógrafa na Suíça).  O lugar foi o destino de mais um #experience , um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça.  Este foi o #eigerexpressexperience

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #eigerexpressexperience no Instagram e Facebook.

*************************************************************

Mais de Monique Bianchi

Curitiblogando – explorando Curitiba

No último final de semana estive em Curitiba a convite do Curitiblogando,...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *