Morcote, uma das vilas mais bonitas da Suíça

Morcote é o nome de uma pequena vila localizada às margens do Lago Lugano, na região italiana da Suíça conhecida como Ticino. É uma antiga vila de pescadores que impressiona pelo seu charme e beleza natural, tendo inclusive recebido o título de vila mais bonita da Suíça no ano de 2016!

Quem visita a pacata vila de Morcote não imagina que ali estava localizado o maior porto no Lago de Lugano de estratégica importância para o comércio com o norte da Itália durante a Idade Média.

A vila de Morcote é um grande motivo para visitar Ticino, a região italiana da Suíça. Juntamente com a vila de Gandria é um dos melhores passeios a partir de Lugano.

Continue lendo esse artigo para descobrir mais sobre a incrível vila de Morcote que é uma das vilas mais fotogradas de Ticino e de toda a Suíça.

o que fazer em morcote

Onde fica e como chegar

A vila de Morcote está localizada entre o lago e montanhas. Fica um pouco mais de 12 quilômetros de distância de Lugano, às margens do lago.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Dá para chegar de barco, de carro ou de transporte público .

chegando em lugano de barco

De barco a partir de Lugano

barco de lugano a morcote

Na minha opinião, essa é a melhor forma para se chegar a Morcote. A chegada de barco é especial e nos permite ver o vilarejo se aproximando pouco a pouco. Além disso esse trajeto de barco saindo da cidade de Lugano é belíssimo e passa por outra vila linda às margens do Lago de Lugano: Gandria.

O percurso de barco de Lugano até Morcote leva cerca de 1h15 minutos.

Consulte o site ou app da SBB para conferir horários. Durante o verão a oferta é bem maior, e nas outras épocas acabam sendo reduzidos.

Vila-de-Morcote-Lugano2-2

De transporte público

É possível chegar em Morcote a partir de Lugano também de ônibus ou trem + ônibus.

Veja algumas opções abaixo. Combinar o trem com ônibus acaba sendo a forma mais rápida que leva cerca de 30 minutos.

Os horários porém não são tão frequentes, especialmente durante o final de semana. Se planeje bem antes de sair para o passeio.

Quando fui a Morcote pela primeira vez, cheguei de barco e na volta não havia mais ônibus ou o próximo demoraria muito a passar então acabei voltando a pé até a estação Melide.

Caso você esteja hospedado em Ticino, você receberá do seu hotel, hostel ou camping um bilhete chamado Ticino Ticket que dá gratuidade no transporte público da região e descontos em passeios de barco e de montanha.

como chegar em morcote
ônibus para morcote.
morcote em ticino

De carro

Para quem chega de carro em Morcote, há estacionamento disponível e o trajeto leva pouco mais de 20 minutos.

Há diversas vagas de estacionamento cujo pagamento é feito com moedas mas também há uma garagem com cerca de 300 vagas onde a máquina aceita também cartão.

O que ver e fazer em Morcote durante sua visita

Um passeio a pé por Morcote é uma agradável forma de explorar este vilarejo que é bem pequeno.

A vila de Morcote pode ser dividida basicamente em duas partes: a parte às margens do Lago, onde se localiza o centro histórico, o porto e o comércio local composto de hotéis, restaurantes e cafés; e a parte acima do lago, em uma colina onde se localiza uma rota de peregrinação, santuários e símbolos religiosas, e diversas passagens e alamedas que ainda carregam o estilo medieval.

Morcote às margens do Lago

A caminhada começa a partir do porto de Morcote ao longo de uma área com vários restaurantes, alguns flutuantes no lago. Depois continua em direção ao centro da vila.

O centro de Morcote é composto de uma linha de construções simples e outras mais nobres às margens do Lago de Lugano. Há várias passagens cobertas em formato de arco com pilares, uma das características da vila, onde é possível encontrar restaurantes, cafés e algumas lojas.

Essa parte da vila de Morcote é uma delícia de ser explorada e vale a pena fazer uma pausa para um café, drink ou refeição de frente para o lago.

Algumas atrações dessa parte de Morcote são:

  • Tower of Capitano – uma torre medieval construída no ano de 1249 e que hoje abriga um museu, o Museo del manifesto ticinese.
  • Palazzo Paleari – uma das casas nobres construída em 1483
  • Parco Scherrer – pessoalmente eu acho a visita a este parque algo imperdível na vila de Morcote. O Parco Scherrer é um parque com jardins botânicos e uma rica coleção de objetos e construções (réplicas ou não) de diversos países e culturas. O local abriga também diversos eventos culturais ou artísticos e é muito procurado para celebrações como casamentos. É um lugar belíssimo

Morcote acima do Lago

Após caminhar pelo centro de Morcote, você irá se deparar com uma escadaria de 400 degraus que leva até a Igreja Santa Maria del Sasso e à parte superior da vila.

Durante a subida, passamos por uma linda fonte e afrescos sem contar a vista acima da vila e do lago que é simplesmente surpreendente. Com certeza vale muito a pena subir para ter uma das melhores vistas de Morcote.

A Igreja Santa Maria del Sasso é um exemplo de arquitetura barroca e renascentista. Em seu interior há afrescos de diferentes épocas, uma linda cúpula e um órgão histórico do ano 1700

Além da Igreja Santa Maria del Sasso, outras atrações lá em cima ou pelo caminho são:

  • A Capela de Santo Antonio de Padova com teto octagonal
  • Um cemitério com terraços acima do lago
  • Capela de Santo Antônio Abade com um único afresco

+ Dicas para visitar Morcote

parco scherrer em morcote
Parco Scherrer em Morcote
  • Caso tenha tempo e pretenda conhecer mais da Suíça italiana, Lugano é uma excelente base para você se hospedar e fazer o passeio até Morcote
  • Planeje o seu dia para chegar cedo em Morcote, Apesar de ser uma vila pequena, é preciso tempo para explorar, principalmente ao subir para a parte superior da vila ou caso decida visitar o Parco Scherer, um local onde é possível passar horas;
  • Não se esqueça de verificar os horários de chegada e partida do ônibus caso vá de transporte público;
  • Vá com um sapato confortável para andar pela vila e subir os 400 degraus até a parte superior
vila de morcote suíça

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Paraty, um destino para se encantar!

Já fui algumas vezes para Paraty e desde a primeira vez me...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Morcote é o nome de uma pequena vila localizada às margens do Lago Lugano, na região italiana da Suíça conhecida como Ticino. É uma...
" />