Château de Chillon – um romântico castelo medieval em Montreux

chateau de chillon suiça

Além de lindas paisagens alpinas, lagos impressionantes e cidades históricas, a Suíça também possui castelos incríveis e o Château de Chillon é o mais famoso e o mais visitado de todos eles no país. Arrisco dizer que é o mais bonito também. Nesse post conto tudo sobre a visita ao Château de Chillon que fica pertinho da cidade de Montreux.

Saiba mais sobre O Château de Chillon – um forte medieval

O Château de Chillon é o edifício histórico mais visitado na Suíça, e é fácil de entender os motivos para isso afinal a arquirtetura medieval bem preservada e sua localizaçao nas margens do lago Genebra (Lac Leman) em frente aos Alpes franceses tornam o local ainda mais especial. É  quase como se o castelo estivesse flutuando no lago, em uma espécie de ilha formada por uma rocha.

château de chillon castelo

Visitar o Château de Chillon é entrar em contato com séculos de história. Há vestígios de que o castelo tenha sido erguido por volta do século XI. A primeira menção ao Château de Chillon de forma escrita foi no ano de 1150 e desde entao o castelo sofreu diversas mudanças arquitetônicas e foi dominado por diversos povos.

Por possuir uma localização privilegiada, o Château de Chillon foi usado por centenas de anos como um forte para controlar a passagem das embarcações pelo lago Genebra.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
visita chateau de chillon suiça
Parte interna do Château de Chillon, no caminho para as torres de observação do castelo

Onde fica e como chegar ao Château de Chillon

O Château de Chillon fica pertinho da cidade de Montreux, a 4 km de distância do centrinho da cidade e por si só já é um motivo convincente para incluir alguns dias na Suíça francesa em seu roteiro de viagem pela Suíça.

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

Recomendo usar como base a cidade de Montreux ou Vevey, se hospedando ao menos por uma noite na região afinal há muitas atrações a serem vistas além do castelo.

Leia aqui meu post sobre a região de Montreux Riviera e suas atrações

Aproveite para conhecer Vevey, a cidade da Nestlé e onde Charles Chaplin morou

Saiba como  é se hospedar no  Hotel Grand du Lac Excelsior com uma das melhores vistas de Montreux

O acesso até o Château de Chillon é relativamente fácil, esteja você de carro, trem, barco ou mesmo a pé.

O endereço é:
Avenue de Chillon 21
1820 Veytaux

montreux château de chillon

De carro até o Château de Chillon

Baixe o mapa da Suíça no Google Maps e use o app offline colocando o endereço acima, ou um GPS, e você chegará ao castelo em cerca de 5-10 minutos partindo de Montreux.

O único problema a chegar de carro é o estacionamento. Há algumas vagas, não muitas, localizadas na na avenida na frente do castelo, mas o local é sempre lotado e é preciso ter sorte para achar uma vaga.

Outro porém é que não há parquímetros. O estacionamento é uma zona azul e o motorista precisará colocar no carro um cartão azul com o horário em que o carro foi estacionado. Esse cartão é bem utilizado por locais, e pode ser encontrado à disposição na bilheteria do castelo.

Apesar disso, recomendo muito alugar um carro para visitar a região de Montreux e outras cidades pela Suíça. Você pode pesquisar e alugar um carro na Suíça utilizando o comparador de preços RentalCars.

Château de chillon dicas

De trem até o Château de Chillon

A partir de Montreux pegar o trem regional e descer na estação “Veytaux-Chillon”.

Se você já tem o SwissPass, não precisa se preocupar e o trecho está incluso.

De barco até o Château de Chillon

Há vários passeios de barco saindo a partir de Lausanne, Vevey, Montreux e Villeneuve.

A parada para descida é chamada de “Chillon”.

Essa é uma das melhores maneiras de chegar até o castelo porque permite vê-lo de uma perspectiva diferente a partir do lago e além disso para quem tem SwissPass o trajeto sai de graça!

De ônibus até o Château de Chillon

Outra opção é pegar o ônibus N° 201 que passa por Vevey, Montreux ou Villeneuve.
A parada é chamada “Chillon” e fica em frente ao castelo. Verifique os horários dos ônibus no site da SBB CFF mas em geral há ônibus de 10 a 20 minutos.

Ônibus também são gratuitos para quem tem um SwissPass.

Leia também:

A pé de Montreux até o Château de Chillon

Essa opção é para aqueles que possuem tempo e gostariam de apreciar com calma as paisagens às margens do lago Genebra.

Saindo de Montreux, o trajeto a pé leva cerca de 45 minutos

A visita interna ao Château de Chillon

Uma visita pelo lado de fora do Château de Chillon já impressiona e por isso muitas pessoas acabam deixando de fazer a visita interna aos aposentos do castelo, o que leva de 1 hora a 1 hora e meia.

montreux dicas chateau de chillonAdmito que esse foi o meu caso por algumas vezes em que estive por lá, mas depois de fazer a visita interna recomendo muito que você se programe para conhecer o castelo também por dentro.

A área interna do Château de Chillon é bem grande e podemos percorrer todos os aposentos do castelo, até mesmo as torres de observação! É possível ver armaduras, armas, as paredes e afrescos que datam desde do século XIII, pátios internos, e muito mais.

visita château de chillon montreux

Esse é um passeio especial não só pelos admiradores de história e arquitetura, mas apra todos que tem a curiosidade de entrar em um castelo de verdade.

A visita é bem interativa. Com o ingresso você recebe um mapa no idioma que preferir onde pode encontrar detalhes de cada ponto do castelo que é identificado com números para facilitar a rota.

Outra opção é adquirir um audioguia.

castelos suiça château de chillon

Quanto custa a entrada para o Château de Chillon

A entrada custa CHF12,50 para adultos e CH6,00 para crianças de 6 a 15 anos.

A entrada pode ser paga em dinheiro ou cartão.

Quem tem o SwissPass entra de graça!

Adquira o seu SwissPass aqui!

Horários de funcionamento do Château de Chillon

horarios de funcionamento chateau de chillon

Dicas extras para conhecer o Château de Chillon

  • O uso dos paus-de -selfie não são bem vindos dentro do castelo então evite caso você não queira ser chamado atenção
  • Vá com um sapato confortável, de preferência tênis, afinal a área interna do castelo é bem grande, possui partes do piso em madeira e escadas.
  • Leve uma garrafa de água com você durante o passeio
  • Desligue os celulares. Há tours guiados ocorrendo ao mesmo tempo em que você visita o castelo e isso pode incomodar as pessoas.

Dicas de hotéis para se hospedar próximo ao Château de Chillon

Para conhecer e aproveitar a linda região de Montreux, chamada de Montreux-Riviera, nada como se hospedar em um dos charmosos e históricos hotéis da região. Veja algumas dicas abaixo de hotéis e apartamentos:

hotel dica montreux

  • Fairmont le Montreux Palace – Esse hotel parece verdadeiramente um palácio e é um dos hotéis de luxo localizados em Montreux. Fica na avenida principal de frente ao lago de Genebra.

hotel montreux le fairmont palace

Veja mais opções de hotéis, apartamentos e hostels em Montreux e região aqui.

Espero que esse post tenha sido útil e inspirador para você conhecer o Château de Chillon em Montreux!

chateau de chillon suiça

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Três Sorveterias em Curitiba para se refrescar

Hoje inicio aqui no Blog uma Série de Posts Quinzenais em que...
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *