Veja Lugano do alto do Monte San Salvatore

monte san salvatore lugano

O Monte San Salvatore juntamente com o Monte Bré é a montanha local de Lugano e símbolo da cidade na parte italiana da Suíça.

É inevitável notar a semelhança entre o Monte San Salvatore e o nosso Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, o que faz a cidade de Lugano ser comparada muitas vezes à Cidade Maravilhosa.

Localizada na baía de Lugano, o imponente Monte San Salvatore não só embeleza a cidade como também oferece diversas atividades com destaque à esplenderosa vista 360 graus da cidade e do Lago de Lugano a partir do seu cume.

vista panoramica monte san salvatore lugano

Em uma visita a Lugano não deixe de subir ao cume do Monte San Salvatore! Esse é um dos principais passeios na cidade.

Neste artigo conto mais sobre essa visita e as atrações disponíveis aos visitantes no Monte San Salvatore.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Como chegar ao Monte San Salvatore

A subida até o cume do Monte San Salvatore que está localizado a 912m de altitude é feita com um funicular e o trajeto leva cerca de 12 minutos.

O funicular sobe ou desce a cada 30 minutos. A estação do funicular se localiza em Paradiso, cerca de 2 quilõmetros distante do centro de Lugano.

A pé caminhando pela orla do lago + funicular

A caminhada da Piazza Riforma no centro de Lugano até a estação do funicular é bem agradável, pela orla do lago e leva um pouco mais de 20 minutos.

caminho lugano até paradiso
No caminho até Paradiso

Esta caminhada passa por alguns pontos de interesse da cidade como o museu LAC Lugano que é uma interessante obra  arquitetônica e a igreja ao seu lado, a Santa Maria degli Angioli que foi construída durante o ano de 1499 e 1500 e abriga afrescos da Renascença.

Foi o que eu fiz e recomendo especialmente se o tempo estiver ensolarado, o que é praticamente sempre o caso em Lugano!

Quem não quiser caminhar é bem fácil chegar ao funicular do Monte San Salvatore também com transporte público.

como chegar ao monte san salvatore em lugano

Trem até Lugano Paradiso + funicular

Quem chega em Lugano de trem e quer otimizar o tempo, deve pegar o trem regional até a estação de Lugano Paradiso em um trajeto de apenas 2 minutos e fazer uma pequena caminhada de 5 minutos até a estação do funicular.

Outra opção para quem está no centro da cidade é pegar um onibus. Há diversas opções como o onibus 1, 5, 431 ou 434 dependendo do horário e da localização. Use o app/website da SBB ou Google Maps na dúvida.

Carro + funicular

Quem chega de carro em Lugano pode estacionar na estação do funicular em Paradiso que fica a apenas 500 metros da saída da autoestrada.(E-35/A 2) Lugano-Sud.

mirantes no monte san salvatore lugano

Quanto custa

O ticket return que inclui a subida e descida do Monte San Salvatore custa CHF 30 francos suíços. Neste ano de 2020 especialmente, o preço cobrado caiu para CHF 26 francos suíços em comemoração aos 130 anos de funcionamento do funicular.

Quem tem o Ticino Ticket que é distribuído a todo turista que passa ao menos uma noite em Lugano ou na região de Ticino possui desconto e o ticket de ida e volta sai por CHF 24 Francos suíços.

Já para residentes portadores de GA ,Halb Tax ou Tageskarte do Gemeinde, o valor com desconto é de CHF 15. Turistas que possuem um Swiss Travel Pass também pagam esse valor.

Veja abaixo a tabela completa de preços.

preços monte san salvatore
Para mais valores acesse o website oficial

O que fazer lá em cima

Mirantes

mirante san salvatore

Claro que ao chegar ao topo do Monte San Salvatore uma das primeiras coisas a se fazer é procurar os pontos de onde se tem a melhor vista e há vários deles.

Há placas indicando os mirantes mas sem dúvidas o melhor deles é um terraço localizado no topo de uma igreja.

A vista panorâmica se abre a 360 graus e vemos a espetacular paisagem da cidade e do lago de Lugano do topo. Compõem a paisagem o Monte Bré e outrs montanhas da região como o Monte San Giorgio, Monte Generoso, Monte Lema e Monte Tamaro além dos Alpes Suíços de Valais e o Monte Rosa.

O restaurante Vetta também proporciona uma vista belíssima seja no seu interior ou no terraço aberto.

 Monte San Salvatore em lugano
O Monte San Salvatore é um símbolo da cidade de Lugano

Restaurante

Nada melhor do que combinar belas vistas com uma boa experiência gastronômica, certo?

No Monte San Salvatore você pode experimentar pratos da culinária mediterrânea ou aproveitar um momento de pausa para curtir o visual do terraço panorâmico acompanhado de um drink ou um café.

Existe até um combo de funicular ida e volta + o menu do dia pelo valor de CHF 32 francos suíços. (inclui salada ou sopa).

parco ciani em lugano
Monte San Salvatore visto a partir do Parco Ciani em Lugano

Trilhas

Como em toda montanha na Suíça, não faltam trilhas no Monte San Salvatore. As duas trilhas mais populares levam até as vilas de Morcote ou Carona.

Morcote é considerada uma das vilas mais bonitas da Suíça e Carona é bem charmosa e famosa também pelos jardins botânicos no Parque San Grato.

Veja abaixo o tempo de duração de cada percurso das trilhas disponíveis.

trilhas monte san salvatore

Para crianças existe uma pequena trilha circular no cume chamada de Nature Trail. A trilha possui pequena diferença de altitude e possui ilustrações ao longo dela.

Já para os mais aventureiro há uma via Ferrata no Monte San Salvatore e não é preciso ter prévia experiência.

Quando ir e horários de funcionamento

O funicular até o Monte San Salvatore funciona na Primavera, Verão e Outono com uma pausa para manutenção em alguns dias entre Outubro e Novembro e desde o ano passado agora abre também durante o Inverno na Suíça!

Veja abaixo as datas de funcionamento em detalhe:

quando funciona o monte san salvatore em lugano
monte san salvatore funciona no inverno

Dicas

  • É possível fazer um passeio de 1 dia a Lugano como bate-volta de alguma cidade da Suíça alemã, como Zurique, por exemplo, mas se planeje para chegar cedo, antes do horário de almoço de preferência

  • Para quem sai de Lucerne e quer aproveitar para fazer um passeio panorâmico, a dica é fazer o Gotthard Panorama Express que é um misto de passeio de barco pelo lago de Lucerne e trem panorâmico histórico até Lugano. O passeio pode ser feito em ambas as direções.
  • Para quem quer visitar Morcote no mesmo dia do passeio ao Monte San Salvatore mas não quer fazer a trilha a partir do topo, pode descer de funicular de volta a Paradiso e de lá pegar o ônibus 431 que leva até a cidade num trajeto de praticamente meia hora. Ou aproveite para fazer um passeio de barco pelo Lago de Lugano. O trajeto leva um pouco mais de tempo, 50 minutos, mas compensa muito pelas paisagens.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Copan, uma visita ao patrimônio histórico de São Paulo

O Copan, localizado no centro de São Paulo, é um dos símbolos...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Monte San Salvatore juntamente com o Monte Bré é a montanha local de Lugano e símbolo da cidade na parte italiana da Suíça....
" />