Monte Pilatus: conheça a montanha símbolo de Lucerne

monte pilatus suiça

Conheça a montanha dos dragões em Lucerne

O Monte Pilatus está para Lucerne assim como o Pão de Açúcar esta para o Rio de Janeiro! A montanha que aparece majestosamente acima da cidade de Lucerne é um dos principais passeios da região da Suíça Central. Neste post conto como é subir até o topo do monte Pilatus e o que faz esse ser  um passeio especial que você deve incluir em seu roteiro de viagem à Suíça.

Monte Pilatus, um lugar lendário – dragões e Pôncio Pilatus

O Monte Pilatus é um local cercado por lendas e mitos. A maior delas diz que dragões com poderes de cura habitavam uma das cavernas no topo da montanha e é justamente por isso que o símbolo da montanha é um dragão e ela é conhecida também como a montanha dos dragões.

monte pilatus suiça

A outra lenda se refere ao nome da montanha. Acredita-se que o corpo do imperador romano Pôncio Pilatus tenha sido jogado em um pequeno e remoto lago na montanha e que seu fantasma assombrou a região com tempestades durante um longo tempo. Hoje em dia, porém, se diz que o fantasma de Pôncio Pilatus descansa em paz.

Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Monte Pilatus – como chegar até o topo

Não importa a forma de transporte que você escolher explorar a Suíça, as estações que levam até o topo do Monte Pilatus possuem fácil acesso seja de trem, barco ou carro.

A partir das estações que ficam em lugares diferentes ao redor da cidade de Lucerne, você pode escolher uma das formas a seguir para chegar até o cume da montanha Pilatus que está a 2132m de altitude:

De trem de cremalheira a partir de Alpnachstad

monte pilatus trem

Essa é a forma mais tradicional afinal a ferrovia que leva até o topo da montanha é a mais inclinada do mundo e está em funcionamento desde 1889!

Em cerca de 30 minutos você é levado até o cume da montanha Pilatus passando por paisagens incrivelmente cênicas.

Esse é o ponto de partida mais recomendado para quem quer combinar o passeio à montanha com um cruzeiro pelo lago de Lucerne, na chamada Golden Roundtrip, como você pode ver abaixo.

pilatus suiça dicas

É possível começar o passeio de barco a partir da cidade de Weggis ou Lucerne, por exemplo, até a estação Alpnachstad. ( Partindo de Lucerne a viagem pode durar entre 50 a 90 minutos dependendo do barco e das paradas. Quem tem o Swiss Pass se beneficia da gratuidade do passeio de barco mais desconto de 50% no passeio até o topo da montanha. Entenda o Swiss Pass aqui.

Há também conexões de trem para Alpnachstad e estacionamento no local para quem estiver de carro. Aliás, caso você esteja pensando em alugar um carro para explorar a Suíça recomendo a Rental Cars onde você pode fazer a sua cotação.

De bondinho e gôndola panorâmica a partir de Kriens

monte pilatus bondinho

Para chegar em Kriens você deve pegar o ônibus número 1 a partir da estação central de trem de Lucerne,  o que leva cerca de 15 minutos.

Ao desembarcar do ônibus, você precisa caminhar cerca de 5 minutos para chegar até a estação de onde saem os bondinhos.

Com o seu bilhete já em mãos, embarque na gôndola panorâmica que em 30 minutos te levará até a estação intermediária chamada Fräkmüntegg.

Ah, cabem apenas 4 pessoas por gôndola e a média de pessoas transportadas por hora é de 750, quase o dobro do que o trem de cremalheira, o que evita filas.

De Fräkmünteg você deve embarcar em outro bondinho muito maior e super moderno que te levará ao cume do Monte Pilatus em cerca de 3 a 5 minutos. Não perca as vistas impressionantes que irão aparecer sob os seus pés!

monte pilatus suiça montanha
Levei minha mãe para conhecer as paisagens cênicas no topo do Monte Pilatus

Dicas:

  • O trem de cremalheira funciona apenas de Março a Novembro!
  • Se você for subir de trem, verifique os horários de partida e se programe para chegar um pouco com antecedência! Os trens saem de 1 em 1 hora e possuem capacidade para até 340 pessoas. Em finais de semana principalmente se o tempo estiver bom, pode ser que haja um tempo de espera!
  • Você pode subir de trem e descer de bondinho ou vice-versa para experimentar as duas experiências, mas isso só funciona se você estiver de transporte público.
  • Falando em transporte público, se você adquirir o Swiss Pass, terá 50% de desconto no bilhete!

Atividades – o que fazer no topo do Monte Pilatus

O Monte Pilatus oferece muitas opções de atividades para toda a família independente da época em que você o visitar. Além da visão panorâmica que em um dia claro permite ver até 73 picos alpinos e o Lago Vierwaldstätersee, destaco abaixo as principais atividades possíveis no Monte Pilatus:

    • Trilhas variadas e de todas as dificuldades para famílias e aventureiros
    • Maior parque suspenso de arvorismo e tirolesa da Suíça Central
    • Parquinho para crianças em  Krienseregg
    • Espaços para picnic e churrasco com mesas de madeira e bancos
    • Tobogã alpino em Fräkmunteg
    • 2 Hotéis
    • 7 Restaurantes
  • Esportes de inverno em Fräkmünteg

Como vocês podem ver atividades não faltam para passar um dia inteiro no Monte Pilatus!

Não deixe também de subir até os mirantes e apreciar a vista do terraço provavelmente ao som de música local. Sempre que vou lá há alguns suíços tocando o Alphorn, um instrumento típico suíço ou cantando músicas locais.

Leia também:

Preços – quanto custa subir até o Monte Pilatus

Como praticamente todo passeio em montanha na Suíça, os preços do bilhete de ida e volta até o topo do Monte Pilatus sao um pouco salgados, em torno de CHF 72 francos suíços para um adulto, sem o Swiss Pass como você pode ver abaixo.

preços monte pilatus lucerne

Mesmo assim digo que é um passeio que vale à pena para ter a experiência de chegar perto dos Alpes e ter uma vista panorâmica da linda região de Lucerne.

Leia também:

Onde se hospedar para visitar o Monte Pilatus

montanhas lucerne pilatus

Preferencialmente se hospede na cidade de Lucerne para poder apreciar esse passeio sem pressa. A média de tempo necessária para concluir o passeio varia  de acordo com cada um mas diria que cerca de 4 a 5 horas é suficiente.

Você pode ver opções de hotéis na cidade de Lucerne aqui no Booking.com.

Caso você queira viver uma experiência mais autêntica pode se hospedar nos hotéis no topo da Pilatus ou em Kriens, regiâo de Lucerne de onde sai o bondinho.Para mais opçoes de hoteis em Lucerne para otimizar seu tempo ao fazer esse passeio use esse link.

Se quiser fazer um bate e volta a partir de Zurique, é possível porém se programe bem e tente chegar cedo.

Outras ideias de passeios em montanha em Lucerne:

    • Rigi, a rainha das montanhas – passeio de barco e montanha
    • Titlis, a montanha onde há neve o ano todo e o primeiro bondinho rotatório do mundo
  • Stanserhorn: suba essa montanha em um bondinho conversível de 2 andares

Espero que este post tenha sido útil e que tenha te inspirado a conhecer a montanha dos dragões em Lucerne!

Já esteve por lá em Pilatus? O que achou?

Deixe seu comentário aqui em baixo e compartilhe sua experiência conosco.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Nosso Roteiro no BlogTurFoz

Ahá está chegando a hora! Nós já falamos aqui e você pode...
Leia Mais

24 Comments

  • Monique, boa tarde!

    Estarei hospedado em Alpnachstad, você sabe qual seria o ticket para subir até o cume e voltar para Alpnachstad de novo ou eu preciso fazer todo o percurso?
    Eu irei adquirir o Swiss Pass, no site aparece o ticket abaixo, você sabe se é isso mesmo?

    INDIVIDUALS WITH RAIL-PASSES
    Swiss Travel Pass / Swiss Travel Pass Flex Interrail / Eurail
    Kriens/Alpnachstad-Pilatus Kulm-Kriens/Alpnachstad 36.00

    O que significa Alpnachstad–Ämsigen?

    Obrigado

  • Adoro as dicas do teu blog. Estamos indo para Suiça dia 24/12 e gostaria de saber se o site para comprar ingresso para as montanhas é o getyourguide ou há alguma outro?
    Tem que trocar o ingresso no local??

    Obrigada

    • Olá Daniele, desculpa nao ter te respondido antes, mas final de ano aqui o ritmo é devagar no blog 🙂 Espero que tenha se encontrado mas o GetyourGuide é apenas um revendedor dos ingressos. Você pode comprar os passeios para montanhas na hora no próprio local. Um abraço

  • Oi Monique, vamos a Suíca na primeira semana de outubro. Pesquisando no google achei o blog e estou achando fantástico. Nossa viagem será toda baseada nele!!! Vc está de parabéns. Li todos os posts de montanha e estou com uma dúvida: vamos viajar eu, minha esposa, e nosso filho que vai estar com quase 03 anos. Vamos no outono (de 29/set a 10/out). Por todas as informações que eu li no blog, pareceu-me que a melhor montanha para irmos era o Pilatus, seja pelo curto tempo para subir na montanha, seja para as atrações para uma criança de 03 anos. Vi que ele pode ir no tobogã e tem o parquinho na parada intermediária (arvorismo ele não pode). Você acha que realmente seria a melhor opção. Vamos ficar 10 dias na Suíca. A ideia inicial era subir jungfraujoch em interlaken ou gornergrat em Zermatt, mas acho que seria “sacrificante” para o nosso pequeno. O que acha?

    • Olá Bruno td bem. Desculpe a demora em responder!

      Bom, vamos lá. Se você estiver se referindo aos passeios de montanha na região de Lucerne, Pilatus é realmente uma boa ideia. Normalmente não há filas de espera então se chega ao topo de forma mais tranquila porque são vários bondinhos que fazem o trajeto. A primeira parada intermediária tem sim um parquinho e restaurante. Daí é na segunda que tem o tobogã e mais um restaurante. Lá no topo a estrutura é bem legal. Se a criança cansar tem uma área fechada climatizada de frente pros Alpes com restaurante, hotel e lojinha de souvenir.

      Outra montanha que gosto bastante tb é a Rigi. Vocês podem subir de trem e descer de bondinho ou vice-versa e se quiserem deixar o passeio mais interessante começar o passeio de barco a partir de Lucerne. O barco tb tem área fechada e climatizada e restaurante.

      Espero ter ajudado.
      Abraços e boa viagem

  • Olá! Parabéns pelo blog. Encontrei informações sensacionais aqui. Excelente trabalho.
    Gostaria apenas de saber se o passeio ao Monte Pilatus leva um dia inteiro ou apenas meio dia.

    • Oi Talita, tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog. Bom, um passeio pela montanha Pilatus pode durar um dia inteiro ou apenas algumas horas, dependendo do que voce pretende fazer. Da pra fazer trilhas, visitar o toboga alpino chamado rodelbahn ou curtir as atividades de arborismo, por exem plo. Mas se vocé possui apenas algumas horas, é possível curtir sim o passeio, mas recomendo reservar ao menos umas 3 horas para isso. Um abraco.

  • Olá. Parabéns por seu blog. Tenho pesquisado sobre a Suiça , nossa e o seu é o melhor!!!muito obrigada por dividir tantas informações e paisagens, quem esta começando a planejar uma viagem como eu, fica tudo mais fácil. Poderia me informar se para subir no monte Pilatus e Monte Rigi tem estacionamento e se souber o valor ajudará bastante.

    Abraços,

    kelly

    • Olá Kelly, que bom. Fico feliz que o blog esteja sendo útil ao seu planejamento de viagem! Sim, h´estacionamentos em toda montanha, pertinho da estação de onde sai o bondinho. Na Pilatus há dois ou três estacionamentos aliás. Infelizmente não lembro o valor mas creio que seja entre 5 e 10 euros o período.

      Abraços

  • Oi Monique, acompanho seu Blog sempre, pois é ótimo para quem quer conhecer a Suiça.
    Vou para Suiça final de setembro, desebarco em Genebra e ficarei 6 dias em Lausanne e 7 dias em Lucerna. Gostaria de suas dicas do que fazer estando em Lausanne (trem do chocolate é nossa meta), e para os 7 dias em Lucerna, e claro que o Monte Pilatus, tb e uma das metas.
    Agradeco se puder me ajudar, jâ que a Suiça me parece ser incrível, e estâ dando um nó na nossa cabeça.
    Dagmilson

  • Olááá!! Adoro seu blog e já li várias postagens e tenho anotado tudo.
    Gostaria de saber duas coisas: qual a linha do trem de lucerna para a estação do trem alpino (Alpnachstad) e onde eu pego ele? Seria na estação central de Lucerna?
    Outra pergunta: onde consulto os horários dos trens em Alpnachstad? Pretendo começar meu percurso por lá.
    Obrigado pela ajuda!!

    • Oi Oton tudo bem! Que legal, fico feliz em saber disso,rs!
      Isso mesmo, para chegar até Alpnachstad vc tem que sair de Lucerna. Vc pode verificar o timetable dos trens no site da cia ferroviaria da Suiça: sbb.ch. Há trens que leval 15 minutos e outros mais de 30 minutos. Só olhar o horário e a plataforma de onde ele sai. Abraços

  • Uauuuuu… que destino mais “delicioso”! Fantásticas fotos! Bela dica… a Suíça é, realmente, ímpar em termos de natureza. Ainda não fui a Lucerna… mas este Pilatus ainda me vai arrastar para regressar 🙂

  • Quase fui para a Suíça mês passado, o que me segurou foi o valor alto das coisas lá, mas lendo esse seu post bateu um arrependimento. Só pelas fotos lindas dá pra ver que vale a pena conhecer o Monte Pilatus.

  • Que lugar incrível! Ainda não conheço e foi um prazer enorme ler seu artigo.
    Muito obrigada por compartilhar esse pedacinho sensacional. Parabéns pelo post, cheio de fotos lindas e dicas bacanas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *