Qual a melhor época para viajar para a Suíça


Uma das perguntas mais recorrentes de quem pretende viajar para a Suíça é saber qual época do ano escolher e o que esperar de cada estação. Nesse post reúno informações sobre cada estação do ano e dou dicas para te ajudar a decidir qual a melhor época para viajar para a Suíça.

Primavera |  Verão  | Outono  | Inverno

Bom, a escolha de uma estação para viajar para a Suíça depende diretamente do que você quer ver e fazer no país. Apesar de as 4 estações serem bem definidas aqui na Suíça, o clima  pode variar muito dependendo da região em que você estiver, afinal o clima na montanhas, vales, ou cidades mais planas tende a ser diferente.

Além disso, o clima também pode ser bem instável e não seguir exatamente o mesmo padrão de anos anteriores, ou seja, mesmo se planejando bem você ainda vai precisar de uma certa dose de sorte!


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O ideal, principalmente se tratando de passeios de montanha é checar o clima no dia anterior em sites como wetter.com e accuweather.

De qualquer forma, mesmo com imprevistos no tempo é possível se divertir e fazer uma inesquecível viagem pela Suíça.

Primavera na Suíça – de Março a Maio

primavera suiça

A Primavera na Suíça é uma das épocas mais linda e particularmente minha favorita. As árvores florescem, os campos voltam a ser verdes, flores silvestres se espalham pelas montanhas e os lagos começam a se descongelar. É como se a natureza estivesse acordando depois de um longo inverno.


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

As temperaturas podem variar de 8 a 15 graus. Essa é a média, mas é possível sim ter alguns dias de calor mais intenso, acima dos 20 graus.

Além das paisagens serem lindas, essa é uma época marcada por festivais para celebrar o final do inverno como a famosa Sechseläuten, um festival onde queimam um boneco de neve em praça pública para ver em quanto tempo sua cabeça explode indicando se o verão será bom ou não.

Em relação aos passeios em montanhas, muitos bondinhos e funiculares começam a reabrir e a temporada de hiking se inicia.

Um porém é o mês de abril que tem a fama de ser o mês mais louco em questão de clima aqui na Suíça. Há até um ditado: “April, April, er macht was er will”, o que significa que no mês de abril tudo pode acontecer. Pode ser que o inverno volte temporariamente e neve, por exemplo.

Como a primavera é uma época de transição entre o inverno e o verão, épocas de alta temporada na Suíça, é de se esperar que haja menos turistas e os preços de hospedagem tendem a ser um pouco mais baixos.

Há uma certa concentração de dias chuvosos, mas no verão esse problema é mais recorrente.

Essa também é conhecida como a época da alergia. Aqueles que possuem alergia ao pólem podem ter problemas.

Se você gosta de hiking nas montanhas dê preferência para os meses finais da primavera como Maio e Junho que já é o comecinho do verão onde as temperaturas já estão mais altas e a neve nas montanhas provavelmente já terá derretido.


Primavera na Suíça é bom para:

  • Passeios nas montanhas
  • Visitar termas e spas
  • Festivais de celebração do fim do inverno
  • Ver a Suíça toda colorida e florida

Veja alguns dos posts que já escrevi descrevendo um pouco mais da primavera na Suíça:

Voltar ao topo

Verão

Verão na Suíça – de Junho a Setembro

verao na suiça

Ah o Verão! Essa é uma estação considerada alta temporada apesar do estereótipo quea maioria das pessoas  tem na cabeça de uma Suíça congelada e debaixo de neve apenas para férias de inverno ou para esquiar.

Muitos nem imaginam como as paisagens mudam e fica incrivelmente coloridas durante o verão e com mais possibilidades de serem exploradas com as altas temperaturas que podem chegar ou ultrapassar os 30 graus.

Essa é a estação mais ensolarada da Suíça, porém é também a mais chuvosa.

Os meses mais disputados do verão são Julho e Agosto e é super recomendado reservar os hotéis com antecedência se você pretende viajar para o país nessa época. Além dos hotéis lotarem com maior facilidade e rapidez nesses meses, os preços tendem a subir ainda mais se for uma reserva de última hora.

As caminhadas nos Alpes se tornam possíveis e mais frequentes, afinal a neve existente no topo de algumas montanhas acaba por derreter.

A maioria dos passeios em montanha com funiculares e bondinhos estão a todo vapor, depois de uma temporada de manutenção e tempo instável.

As ruas se lotam com as mesas ao ar livre dos bares, cafés e restaurantes, assim como os lagos e rios passam a ser mais frequentados para se refrescar do calor.

Costumo dizer que nessa época até as pessoas são diferentes por aqui. Há muito mais opções de passeios e formas de apreciar o dia ao ar livre e claro que isso influi diretamente no humor de cada um.

No Verão a Suíça recebe também vários festivais de música como o Montreux Festival, a Street Parade em Zurich e eventos como cinema  e teatro ao ar livre para celebrar essa época que é tão esperada mas infelizmente curta.

Na minha opinião, o Verão pode ser uma excelente época para quem pretende economizar porque abre as possibilidades de se acampar e há muitas atividades que podem ser feitas ao ar livre sem a necessidade de gastar dinheiro, como hiking. Além disso, e é possível fazer um picnic ao ar livre ao invés de gastar com uma refeição em um restaurante. Essas dicas com certeza irão influenciar o seu budget de viagem, mas veja mais dicas para economizar em uma viagem na Suíça aqui nesse post.

Mesmo durante o verão é possível ver neve na Suíça em montanhas como Jungfraujoch em Interlaken e o Monte Titlis em Engelberg, na Suíça Central.


Verão na Suíça é bom para:

  • Atividades ao ar livre
  • Esportes: Paragliding, Mountainbiking
  • Nadar nos lagos
  • Trilhas
  • Passeios em montanha
  • Festivais de música
  • Fazer uma roadtrip pelos passos alpinos

Leia também: 13 dicas de passeios e lugares para visitar na Suíça durante o Verão

Voltar ao topo

Outono na Suiça

Outono na Suíça – de Setembro a Novembro

outono suiça

Autumn looks like this in the beautiful region of Wallis O outono este ano na Suíça está dando um show de beleza e ontem vi paisagens belíssimas na região de Wallis, talvez as mais bonitas até agora! Essa foto foi tirada na minúscula cidade de Bellwald!

O Outono é considerado baixa temporada na Suíça e é uma das épocas mais coloridas, em que as folhas das árvores se tingem de amarelo e vermelho antes de caírem.

No comecinho da estação, nos dias finais de Setembro e nas primeiras semanas de Outubro pode fazer bastante calor, e é uma boa época para fazer trilhas porque a quantidade de chuva começa a diminuir.

É a época da colheita e é possível encontrar diversos festivais gastronômicos pelo país, como  festivais para degustação de vinho na região vinícola de Lavaux, próximo a Lausanne.

Um dos pontos negativos durante o Outono na Suíça é que diversos bondinhos e funiculares que levam a passeios na montanhas fecham por um período ou alguns dias para manutenção, aproximadamente no final de Outubro, portanto se informe sobre as datas de funcionamento dos passeios que pretende fazer.

Novembro é um mês bem delicado na Suíça porque geramente chove bastante e a névoa e neblina geralmente aparecem e podem durar por dias, o que pode dificultar os passeios em montanhas. Além disso, os dias começam a ficar mais curtos e passa a escurecer bem mais cedo.

Alguns passeios como o trem panorâmico Glacier Express faz uma pausa em seu funcionamento a partir do final de outubro até dezembro, portante se essa rota está na sua lista, programe a viagem para o começo do mês de Outubro ou Setembro

Na minha opinião, as paisagens no final do Outono acabam deixando a desejar pois não há flores ou folhas nas árvores, os campos e pastos ficam com um aspecto de queimado e o sol pode se esconder entre as nuvens, fora que as temperaturas caem consideravelmente afinal o inverno está chegando.

Algumas estações de esqui começam a abrir para funcionamento no final de outubro dependendo das condições climáticas mas em geral Zermatt e Saas Fee são boas opções.


Outono na Suíça é bom para

  • Degustar a gastronomia local e vinhos
  • Visitar centros de spa e termas
  • Visitar museus
  • Achar hotéis e chalés a melhores preços em vilas alpinas como Zermatt e Saas Fee

Leia também:

Viajar para a Suíça no Outono – fotos e impressões dessa estação na Suíça

Voltar ao topo

Inverno na Suíça – de Dezembro a Março

inverno suiçA

Alguém mais aí ansioso pela neve? Foto tirada em Zug no inverno passado. Tem previsão de neve para esse final de semana mas por enquanto só chove!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Picture taken last winter in Zug! Great expectations for the snow this year but at the moment it’s just raining.

O inverno é a época mais disputada na Suíça, quando o país ou pelo menos parte dele se cobre de branco graças à neve.

As temperaturas caem mês a mês e a neve começa a chegar. Fato é que ano a no a quantidade de neve parece ser menor durante o inverno, e enquanto montanhas e vilas de alta altitude podem estar cobertas de neve, geralmente as cidades e lugares mais planos recebem neve apenas algumas vezes durante esses três meses e ela demora a chegar.

Nos últimos anos aqui na Suíça, a neve não chegou na maioria das cidades nem durante o Natal que normalmente era algo muito frequente no passado.

Para quem quer garantir ver neve caindo do céu, o ideal é marcar a viagem a partir de Janeiro. Essa é a melhor época também para aqueles que pretendem esquiar ou praticar esportes de inverno.

O inverno também é a época dos mercados de natal que se espalham pelas cidades da Suíça. Tudo fica lindo iluminado e é sempre uma boa opção de atividade para os dias frios onde é possível se esquentar com bebidas como vinho quente ou diversas comidinhas.

As temperatura variam muito de cidade a cidade mas em geral ficam abaixo de zero sendo Janeiro e Fevereiro os meses mais frios.

Para quem vem à Suíça nessa época do ano é imprescindível pesquisar e reservar hotéis o quanto antes, afinal sendo alta temporada os preços e a procura sobrem principalmente em cidades e resorts como St.Moritz e Zermatt.
Inverno na Suíça


Inverno na Suíça é bom para:

  • Praticar esportes de inverno como esqui, snowboarding e trenó na neve
  • Comer raclette e fondue acompanhados de um bom vinho
  • Ver vila alpinas cobertas de neve
  • Ver neve caindo pela primeira vez
  • Visitar diferentes mercados de natal

Voltar ao topo

Espero que este artigo seja útil na sua decisão de quando viajar para a Suíça! Como você deve ter percebido , não há uma estação ideal, afinal o clima na Suíça é relativamente moderado e imprevisível, porém dependendo das opções de passeios e dos seus objetivos de viagem, fica mais fácil escolher quando marcar a viagem!

estaçoes do ano suiça

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply 5 motivos para fazer uma viagem a Suíça no Verão e Primavera | Me joguei no Mundo 27 de agosto de 2017 at 3:47 PM

    […] também: Qual a melhor época para viajar para a Suíça? – Um resumo de todas as estações no […]

  • Reply Verão na Suíça: 13 dicas de passeios e lugares | Me joguei no Mundo 27 de agosto de 2017 at 3:06 PM

    […] Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Suíça? […]

  • Reply Viajar para a Suíça no Outono | Me joguei no Mundo 27 de agosto de 2017 at 3:04 PM

    […] Qual a melhor época para viajar para a Suíça? […]

  • Leave a Reply