Lugano, uma linda cidade na Suíça italiana

dicas suica italiana

Lugano é a maior cidade da região italiana da Suíça conhecida como Ticino.
Trata-se de uma linda cidade rodeada de montanhas, com clima mediterrâneo e um belíssimo lago.

Mas será que vale à pena conhecer a cidade de Lugano na Suíça? Com certeza! Nesse artigo conto mais sobre a cidade e suas atrações e espero te inspirar a conhecer a Suíça italiana, ainda não tão explorada pelos turistas brasileiros.

pontos turisticos lugano

Um pouco mais sobre Lugano

Localizada a apenas 30km da vizinha cidade de Como na Itália, Lugano carrega um mix de culturas suíça e italiana. Vemos esse mix influenciando principalmente a cultura, idioma e culinária local. Em Lugano se fala italiano e não é difícil notar que as pessoas se comportam de uma forma diferente dos moradores da Suíça alemã.

lugano suica italiana

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A cidade de Lugano é o terceiro centro financeiro da Suíça mas é também uma cidade feita de parques, vilas às margens do lago e um clima moderado, o que a torna um popular destino de férias para os suíços principalmente durante a Primavera e o Verão.

Onde se localiza Lugano?

o que fazer em lugano suicaA cidade de Lugano fica localizada ao sul da Suíça próxima à fronteira com a Itália, especificamente a região conhecida como Lombardia.

Para você ter noção deixo abaixo a distância média das principais cidades suíças e as que ficam mais próximas na Itália:

  • De Zurique a Lugano – 208 quilômetros
  • De Lucerne a Lugano – 169 quilômetros
  • De Interlaken a Lugano – 219 quilômetros
  • De Como a Lugano – 33 quilômetros
  • De Milão a Lugano – 80 quilômetros

Como chegar em Lugano

Basicamente você pode chegar em Lugano de trem ou de carro. A melhor decisão vai depender de onde você irá partir. Abaixo deixo mais dicas.

De trem – Para quem viaja a partir da Suíça alemã em direção a Lugano, essa é a forma mais prática e rápida. Recentemente, um  novo túnel para trens foi inaugurado, permitindo que o percurso seja feito de forma mais rápida.

Para vocês terem uma ideia, nesse túnel chamado de Gothard Base, os trens chegam à velocidade de 250km/h ! Com 57,1 quilômetros é o túnel para trem mais longo do mundo.

dicas lugano suica

De Zurique, você levará apenas 2h10 minutos para chegar a Lugano. O preço médio do bilhete de trem para este percurso é de CHF65 francos suíços, mas para quem tem o SwissPass esse percurso sai de graça. Leia mais sobre o SwissPass aqui.

Ao chegar na estação de Lugano, você irá perceber que ela está situada numa colina no alto da cidade e portanto é necessário pegar um funicular caso você esteja com malas ou descer a pé alguns lances de escada, o que é uma excelente opção para já ir apreciando a vista.

Obs: O preço do funicular é CHF1.30 para o percurso que leva 1 minuto e meio.

De carro – Alugar um carro é sempre uma prática opção, especialmente se você quiser explorar outros cantinhos lindos da Suíça italiana ou caso você esteja planejando fazer um bate-volta  para a cidade de Como, algo que realmente recomendo.

parco ciani lugano

Apenas tenha em mente que há apenas duas opções de percurso para quem sai a partir da Suíça alemã. O percurso mais comum é atravessar o túnel Gothard para carros, um túnel de 17 quilômetros de extensão que possui apena uma via única. Porém essa é uma rota em que costuma ter muito trânsito durante a época de férias e especialmente durante finais de semana de verão.

A segunda opção é dirigir pelo passo alpino Gothard que foi originalmente a primeira rota entre os Alpes suíços e a Itália, em um percurso cheio de curvas e paisagens de tirar o fôlego.

Para alugar um carro na Suíça recomendo pesquisar pelo site RentalCars e também recomendo que leia esse meu outro artigo com todas as informações e dicas para quem pretende dirigir pela Suíça.

Principais atrações e pontos turísticos de Lugano

Lugano é uma cidade de muitas possibilidades, principalmente para os dias de sol. Abaixo destaco os principais atrativos da cidade:

Centro histórico de Lugano

Formado por belas praças, igrejas e arquitetura, vale à pena investir um tempo de caminhada pelas ruas de pedestre no centro de Lugano.

Por lá você vai encontrar muitos restaurantes, pizzarias, cafés, gelaterias e lojas boutique ou de departamento para se distrair.

Alguns dos maiores símbolos da cidade também se encontram nessa área como a Piazza Riforma, a Catedral da cidade e a Igreja de Santa Maria degli Angioli .

Parco Ciani

Um dos meus lugares favoritos em Lugano, esse é um lindo parque às margens do lago da cidade, formado por flores de diversas cores e árvores centenárias. Em uma caminhada pelo parque você terá uma excelente vista do monte Salvatore e Monte Bré.

parques lugano

Lago de Lugano

Uma das atividades mais bacanas para se fazer em Lugano é caminhar às margens do lago da cidade e sentar em um dos bancos espalhados pelo calçadão na orla para apreciar a paisagem.

passeio de barco lago lugano

 

Para ver a cidade de Lugano do alto

Monte San Salvatore

Esse é um dos passeios mais legais para ter uma vista panorâmica de Lugano e região. Subir no topo do monte mais icônico da cidade é com certeza uma experiência super indicada para quem passa pela cidade. A subida é feita de funicular a partir de Lugano Paradiso e custa CHF30 francos o ticket de ida e volta.

monte salvatore lugano

Monte Bré

Localizado a uma altitude de 933 metros, o Monte Bré é também uma excelente opção de passeio para curtir o visual do alto ou para fazer trilhas e passeios de bicicleta.

passeios lugano

Onde se hospedar em Lugano

São tantas opções de hospedagem em Lugano! Nas vezes em que estive, procurei hotéis um pouco mais afastados do centro mas que tivessem uma vista incrível do lago como por exemplo essas duas opções abaixo:

hoteis em lugano
À esquerda o Hotel Kurhaus Cademario e à direita vista do Hotel Parco Paradiso em Lugano

Hotel & Spa Kurhaus Cademario 

Hotel Parco Paradiso

Mas para quem está de transporte público, o ideal é se hospedar mais no centro da cidade mesmo. Confira mais opções aqui.

Ideias de passeios a partir de Lugano

Se você tem mais do que um dia em Lugano, sugiro aproveitar o tempo para fazer um passeio de barco e conhecer esses outros lugares especiais como:

  • Vila Morcote – já ganhou votação e foi considerada a vila mais bonita da Suíça
  • Vila Carona – Vila histórica localizada aos pés do Monte Salvatore de onde se tem uma excelente vista do Lago e cidade de Lugano.
  • Vila Gandria – vila de pescadores às margens do Lago Lugano. Uma pitoresca vila que parece ter parado no tempo
  • Museu do Herman Hesse em Montagnola: esse é um museu dedicado ao famoso autor alemão, responsável por títulos como O Lobo da Estepe e Sidarta que morou nessa vila acima de Lugano entre os anos 1919 e 1931.

pôr do sol em lugano

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Noche en Puerto Iguazu – Restaurante El Quincho Del Tio Querido

O passeio Noche em Puerto Iguazu é um dos mais legais para...
Leia Mais

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *