Explorando Lucerne de barco – opções de passeios

passeio de barco lucerne

Um passeio de barco pelo lago Lucerne (Lago Vierwaldstätersee) é uma das atrações imperdíveis para quem visita essa belíssima cidade suíça de mesmo nome. O Lago Lucerne com 38 quilômetros navegáveis conecta a cidade de Lucerne com vilas, trilhas, passeios a montanhas e locais históricos ao longo de 4 cantões diferentes.

Há passeios que duram a partir de 1 hora até o mais completo que faz a volta ao lago em 5 horas e meia. Mas não importa a duração, é garantido que você passará por paisagens cenográficas entre o Lago e os Alpes.

passeio de barco lago lucerne

Além de ser um passeio incrível, praticamente todas as opções de cruzeiro pelo lago de Lucerne estão inclusas no SwissPass, uma excelente vantagem.

Quer saber quantos dias reservar para conhecer a região de Lucerne e suas principais atrações? Leia também esse outro artigo

passeio de barco lucerne

Uma diversidade de rotas e barcos

A companhia de transporte responsável pelos passeios de barco pelo lago de Lucerne é a maior da Suíça e possui uma frota de barcos bem diversificada com 20 barcos disponíveis para passeios diários no Lago Lucerne, sendo que 5 deles são históricos e charmosos barcos a vapor restaurados. Os outros 15 são modernos barcos a motor.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!
cruzeiro lago lucerne
O moderno MS Diamant que faz a rota de Brunnen a Flüelen

Os barcos dispõem de uma área externa e interna. Na parte interna dependendo do passeio e do barco são servidas refeições como café da manhã e almoço ou ao menos snacks e bebidas. Dentro dos barcos há uma área de primeira classe que normalmente se situa no deque superior.

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

Há uma gama de passeios para diferentes ocasiões durante todo o ano.Durante o inverno por exemplo é comum fazer um passeio de barco e apreciar as paisagens se deliciando com fondue ou raclette.

A cidade de Lucerne é o principal ponto de partida para os passeios de barco pelo lago mas não é o único.  Os piers de embarque ficam localizados em frente à estação de trem, atravessando a avenida, ou em frente ao Hotel Scheizerhof a uma curta caminhada da estação de trem, o que é muito prático para quem chega de transporte público a partir de outras cidades.

mapa lago lucerne

Quanto custa os passeios de barco pelo Lago Lucerne?

Quem tem o Swiss Pass faz praticamente todos os passeios pelo Lago Lucerne de graça. A exceção fica por conta do passeio circular de 1 hora a bordo do MS Saphir que acompanha audioguia, ou passeios temáticos. Todos os outros, inclusive a volta completa ao lago que dura 5 horas sai de graça para quem adquiriu o Swiss Travel Pass.

Alguns outros tickets da Interrail garantem 50% de desconto.  Saiba mais sobre o Swiss Pass aqui que é um ticket múltiplo de transporte para ser utilizado na Suíça e inclui muitas outras vantagens.

Se você não tem planos de adquirir o Swiss Pass, confira essa tabela abaixo com os preços de passeios para cada rota. Considere a linha horizontal para o ponto de partida e a linha vertical como ponto de chegada. Os preços estão em francos suíços.

preços passeios de barco lucerne

Há também um Ticket Diário que custa CHF 72 para adultos e CHF 11 para crianças de 6 a 16 anos. Mais infos aqui.

Rota Completa de Lucerne a Flüelen

Essa é o passeio de barco mais longo pelo Lago de Lucerne. Seu percurso passa por diversas vilas e atrações localizadas em 4 diferentes cantões e retorna a cidade de Lucerne em um trajeto que dura 5 horas e meia.

Você não precisa necessariamente fazer a rota completa pois pode embarcar em outras estações ao longo do caminho ou desembarcar em qualquer uma delas e continuar um passeio à montanha, ou pegar o trem e voltar de transporte público para Lucerne ou outra cidade.

cruzeiro de barco lucerne
A montanha Pilatus vista de dentro do barco

Abaixo cito as paradas mais interessantes na minha opinião:

Weggis

Alem de ser uma cidade encantadora muito famosa como destino romântico e de férias, Weggis é uma parada super popular pois é de lá que sai o bondinho em direção à montanha Rigi.

Vitznau

Essa cidade se destaca pelos luxuosos hotéis e também pelo fato de que é dali que sai o trem de cremalheira que leva ate o topo da montanha Rigi, uma outra opção para fazer o passeio por essa montanha.

Nesse outro artigo conto mais sobre Weggis e Vitznau e também como chegar lá de carro.

Brunnen

Uma das maiores cidades ao redor do lago de Lucerne, com belíssima vista para os Alpes e onde se situa o museu da Victorinox.

Tellsplate

Onde se situa uma capela em homenagem ao herói suíço William Tell.

Rütli

Local histórico para a Suíça, onde o país teria sido fundado em 1291.

passeio d ebarco weggis

De Brunnen a Flüelen

passeio de barco de brunnen a flüelen
Barco MS Diamant chegando no porto de Brunnen

Outra opção de rota que sai a partir da cidade de Brunnen, a minha favorita aliás, é um percurso de 1 hora que termina em Flüelen mas passa por paradas alternativas como Bauen e Isenthal.

vilas lago lucerne passeio de barco
A charmosa vila de Bauen no cantão Uri

O barco que faz esse percurso é o MS Diamant, enorme e super moderno com 2 andares. A parte interna é toda de vidro e almoço e bebidas são servidos. Na parte externa há um deck com uma pequena piscina para refrescar os pés nos dias de calor.

A maior parte das pessoas que faz essa rota acaba descendo em Rütli e depois pegando outro barco para Lucerne.

Caso você não queira descer em Rütli, continue o passeio até Flüelen e de lá pegue um trem para Lucerne ou Zurique por exemplo.

De Lucerne a Bürgenstock

A montanha Bürgenstock abriga hoje o incrível resort de mesmo nome que além de hospedagem em diferentes hotéis, oferece também restaurantes e um Spa super luxuoso com piscina de borda infinita ao ar livre com uma vista memorável para o lago e os Alpes.

Essa rota de Lucerne até o Bürgenstock Resort dura apenas 25 minutos e normalmente é feita por quem vai se hospedar em um dos hotéis localizados na região mas também pode ser uma boa opção de day trip a partir de Lucerne, pois há vários restaurantes no local e trilhas.

Por se tratar de uma rota de conexão e não apenas turística, o passeio funciona normalmente até mais tarde com barcos até as 21h. Confira sempre no site ou app da sbb.ch os horários!

burgenstock elevador

Outra atração em Bürgenstock é o elevador outdoor mais alto da Europa, todo de vidro e que fica na lateral da montanha! A vista lá do topo é sensacional e imperdível.

De Lucerne a Alpnachstad + Pilatus

barco e passeio a montanha pilatus
A Montanha Pilatus se aproximando

Essa rota leva ao ponto de partida de onde sai o trem de cremalheira mais inclinado do mundo que leva ao topo da Montanha Pilatus, o símbolo da cidade de Lucerne.

Esse passeio de barco combinado com o passeio ao Monte Pilatus é chamado de Rota Dourada. Leia mais sobre o passeio completo aqui.

Passeio curto circular de 1 hora a partir de Lucerne

rota passeio de barco em lucerne de 1 hora

Essa é uma opção prática oferecida para quem não tem muito tempo. Em 1 hora você navegará pelo lago de Lucerne a bordo de um moderno iate com teto conversível e com audioguia contando mais sobre o lago e região.

Leia mais sobre esse passeio aqui. Atenção, ele não está incluso no Swiss Pass.

Disponibilidade e horários  dos passeios de barco

Os horários e disponibilidade dos passeios mudam de acordo com a estação do ano. Claro que no verão a oferta de passeios é bem maior, mas como citei anteriormente, no inverno há passeios diferentes como cruzeiros gastronômicos.

Para checar os horários e rotas pelo Lago Lucerne utilize esse link e também o site oficial da SBB ou o aplicativo oficial SBB Mobile.

Leia também meu artigo sobre o Passeio de barco pelos lagos de Thun e Brienz na região de Interlaken.

passeio de barco em lucerne

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Schilthorn Piz Glória -montanha cenário de filme do James Bond

A montanha Schilthorn é mais uma das muitas atrações na região de Interlaken....
Leia Mais

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *