Trilha para o Lago Saoseo e Lago Val Viola

trilha lago saoseo val poschiavo

Se você está procurando uma dica de lugar paradisíaco na Suíça, chegou ao local certo. Neste artigo escrevo meu relato e dicas para fazer a trilha para os lagos Saoseo e Val Viola.

Estes dois lagos são sem dúvida especiais mas é o Lago Saoseo que merece maior destaque afinal é considerado por muitos como o lago mais bonito de todo o cantão Graubünden. O lago Saoseo possui um tom de azul capaz de deixar até o Blausee com inveja 🙂

trilha lago saoseo

E o melhor de tudo, nesse paraíso não entram carros, sendo assim somente possível chegar a pé ou com uma van do postauto.

Onde fica

trilhas em graubuenden

O Lago Saoseo e o Lago Val Viola estão localizados em um vale chamado Val di Campo, na região de Poschiavo, cantão de Graubünden.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O local é praticamente um oásis, entre o passo alpino Bernina Pass, e a cidade de Poschiavo.

Como chegar

trilha val di campo

De transporte público

O ponto inicial para fazer a Trilha para os lagos Saoseo e Val Viola é a parada de ônibus Postauto chamada Sfazù. Essa parada está localizada no passo Bernina.

A partir de Poschiavo, por exemplo, o trajeto dura cerca de 20 minutos de ônibus. É possível também sair a partir de Pontresina.

lago saoseo val di campo

Confira sempre os horários no site ou app da SBB, mas os ônibus são o 701 ou 706 saindo de Poschiavo.

De carro

Quem prefere ir de carro pode estacionar em Sfazù, mas chegue cedo. Apesar de ser um estacionamento relativamente grande, quando fomos, ele estava lotado e alguns carros já estavam achando lugares alternativos ao lado da estrada,

A Rota até os Lagos Saoseo e Val Viola

Alp Camp – Refúgio Saoseo – Lago di Saoseo – Lago di Val Viola – Alp Camp

Primeira parte do percurso até o Lago Saoseo

A partir de Sfazù há duas opções. A primeira e mais rápida é pegar uma van do Postauto que sobe até o refúgio e restaurante Saoseo.

Essa van precisa ser reservada com antecedência de no mínimo 1 hora antes pelo telefone  +41 81 844 10 42.

Se você não fez a reserva ou prefere caminhar, a segunda opção é começar essa parte do percurso a pé. A vantagem da van é que você economiza tempo, cerca de uma hora e quinze minutos de trilha.

A partir do Refúgio Saoseo que também é um restaurante, a trilha continua até uma bifurcação onde você escolhe qual lago visitar primeiro. A caminhada até o Lago Saoseo leva cerca de 15 minutos. Já se você escolher ir primeiro para o Lago di Val Viola, o percurso é de 35 minutos.

lago azul suica

Eu fui primeiro para o Lago Saoseo.

Assim que avistei o lago no meio da floresta com seu tom de azul surpreendente e reflexos das paisagens, fiquei até sem fôlego.

lago mais bonito suica

Eu e minhas amigas resolvemos curtir o lago antes de continuar a trilha até o Lago Val Viola. Elas até se arriscaram a dar um mergulho no lago. Eu tentei mas desisti ao colocar apenas o pé e sentir a temperatura congelante.

Segunda parte do percurso até o Lago Val Viola

lao val viola
Lago Val Viola

A rota continua e a trilha até o Lago Val Viola leva cerca de 15 minutos. Aqui, quem tiver mais tempo e pique pode caminhar primeiro para o Viola Pass que fica na fronteira com a Itália e ver o lago do alto.

Nós resolvemos ir direto para o lago. O caminho é lindo entre pinheiros, pastos e pequenas cachoeiras. Atravessamos até um pequeno córrego onde havia muitas vacas.

trilha lago viola

A cor do Lago Val Viola é bem mais escura que o Lago Saoseo. Teoricamente era para ser algo próximo ao violeta mas no dia em que fizemos essa trilha, ele estava mais para verde.

trilha lago saoseo e val viola

Poderíamos ter ficado horas por ali aproveitando a paisagem e a calmaria do local mas como já tínhamos hospedagem reservada próximo a Poschiavo, tínhamos que dar um jeito de pegar a van até Sfazú novamente .

Voltando para Alp Camp e pausa no Refúgio Saoseo

Caminhamos então de volta a Alp Camp, e fomos comer e beber algo no Refúgio Saoseo. Quem quiser aproveitar a trilha e os locais com mais tempo pode pernoitar aqui, o que imagino ser uma excelente ideia. O local é maravilhoso.

trilha val di campo suica

Enquanto fazíamos os pedidos no restaurante ligamos para reservar a van para descer até Sfazú e por sorte achamos vagas.

Em que época fazer essa trilha?

A época recomendada para fazer essa trilha é de Junho a Outubro. A van do Postbus só funciona nessa época assim como o Refúgio Saoseo.

trilha no val di campo suica

Rola fazer bate e volta?

Depende. Se você já estiver no cantão de Graubünden, vale a pena, mas caso esteja saindo de Zurique ou região, por exemplo, não recomendo.

É muito mais confortável passar ao menos uma noite na região, em Poschiavo, como fizemos, ou outras cidades próximas como Pontresina, Samedan ou até mesmo St. Moritz.

Além de poder começar a trilha mais cedo caso se hospede na região, você também tem mais tempo para explorar outras paisagens inacreditáveis como o Lago Palpuogna, por exemplo.

trilha lago saoseo

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país

Desde que cheguei aqui na Suíça  em 2014 para morar, comecei a fazer uma imersão...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você está procurando uma dica de lugar paradisíaco na Suíça, chegou ao local certo. Neste artigo escrevo meu relato e dicas para fazer...
" />