Lago Cauma “Caumasee” um dos lagos mais incríveis na Suíça

caumasee suíça

A Suíça além de ser o país dos Alpes e dos chocolates também pode ser considerado o país dos lagos. São muitos lagos espalhados pelo país, sejam eles naturais, artificiais ou lagos formados pelo degelo das montanhas. O Lago Cauma, conhecido como Caumasee é um dos mais impressionantes lagos que você pode encontrar aqui pela Suíça, na minha opinião.

O Lago Caumasee é uma verdadeira jóia da natureza suíça, um daqueles lugares dignos de serem nomeados na lista dos mais incríveis do mundo. Sabe aquela paisagem que você não consegue acreditar que esta vendo ao vivo? Pois é, o Lago Cauma é assim. Você vê a foto na internet e não acredita que pessoalmente será a mesma coisa, que com certeza devem ter usado um pouco de photoshop. Felizmente a surpresa ao chegar pessoalmente ao local e ver que toda a beleza é real e está ali diante dos seus olhos é indescritível.

lago caumaseeSão vários os motivos que fazem o Lago Caumasee um lugar especial!  A cor da água é uma mistura de azul turquesa e verde esmeralda, e há uma pequena ilha no meio do lago.

Até o momento tive o prazer de visitar o Lago Caumasee três vezes e posso dizer que ele é um destes lugares que posso chamar de encantado, uma das melhores definições para essa incrível obra da natureza. Outro lago que também gostei demais foi o Blausee!


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O melhor de tudo é que é permitido nadar e conferir de perto a água cristalina deste lago maravilhoso! Muitos lagos incríveis pelo mundo como os Lagos Plitvice na Croácia não permitem a entrada na água mas no Lago Cauma você é liberado para nadar, alugar pedalinho, barco e praticar stand up paddle!

lago cauma suiça

ONDE FICA O LAGO CAUMASEE E COMO CHEGAR ATÉ LÁ

O Lago Caumasee está localizado próximo à cidade de Flims, no cantão de Graubünden, um dos lugares da Suíça onde o idioma principal é o romanche, uma das línguas oficiais do país porém falada apenas por 1% da população, como contei aqui neste post de Curiosidades da Suiça.

caumasee lake

Foto tirada dentro do funicular que nos leva mais perto desse incrível lago!


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

O jeito mais fácil de chegar ao Caumasee é realmente de carro. Se você sair de Luzern, por exemplo neste trajeto marcado no mapa abaixo você levará de cerca de 1h40 para chegar, praticamente o mesmo tempo saindo de Zurique.

Você pode alugar um carro e separar um dia do seu roteiro para fazer essa visita! Saiba aqui 6 Motivos que listei para você viajar de carro pela Suiça e leia aqui também tudo o que você precisa saber para alugar um carro e dirigir pelo país.

Caso você opte por ir de transporte público é um pouco mais demorado, mas prático, ainda mais se você tiver o Swisspass. Basta pegar o trem até a cidade de Chur e de là pegar o ônibus PostAuto(uns amarelos) sentido Flims Waldhaus. Chegando lá você precisa fazer uma pequena caminhada até o local de onde pode vislumbrar o lago de cima. Aliás essa é a melhor vista. Não economize nas fotos!

Leia também: Alugar um carro na Suíça ou adquirir o Swisspass? Tire suas dúvidas

A partir deste ponto você pode optar em caminhar um pouco mais, cerca de 10 minutos para chegar até o lago em si ou então pode pegar um funicular que é de graça e te leva até embaixo em questão de 1 minuto ou menos.
Veja abaixo um vídeo mostrando o momento da subida e descida ao lago utilizando o funicular!

COMO APROVEITAR A VISITA AO LAGO CAUMASEE

O Lago Cauma fica no meio de uma floresta e é apenas uma das atrações da região.

Nas duas primeiras vezes em que visitei foi no esquema bate e volta mesmo e como o tempo não estava tão quente para nadar acabou valendo à pena, mas admito que é bem cansativo! O ideal é reservar um hotel pela região e aproveitar para conhecer outras belezas como o incrível lago Crestasee e o famoso Grand Canyon suìço chamado Ruinalta ou Rheinschlucht.

Durante o Verão

De Junho a Setembro é permitido nadar no incrível Caumasee  e é preciso pagar uma taxa de nove francos suíços para entrar.(Criança paga a metade). É possível nadar no lago e também existe a opção de alugar pedalinho, pranchas de stand up paddle e uns barquinhos. Ao redor do Lago há uma extensa área verde, um espaço para fazer picnic, jogar a canga ou a toalha e tomar sol aproveitando a vista. No local há também um restaurante e um bar/café para aproveitar a vista tomando uns drinks.

Eu e o Angelo alugamos um pedalinho por uma hora ao custo de 15 francos e é uma boa ideia para percorrer toda a extensão do lago e também conhecer a ilha que fica bem no meio dele.

DICA! No Verão a lotação é inevitável! Tente chegar cedo para garantir uma boa vaga de estacionamento e também um bom local para ficar ao redor do lago. Caso haja muita fila para pegar o funicular e descer até o lago vá a pé mesmo. É uma caminhada bem fácil, cerca de 10 minutos e é bem agradável.

lago caumasee suiça

 

caumasee suíça

Outras épocas e dias não tão quentes

Se você vai visitar o lago fora da época em que é permitido nadar, não se desespere porque mesmo assim a visita vale muito à pena. Você pode visitar o café e restaurante que fica bem em frente ao lago e que possui uma atmosfera bem agradável.

Por incrível que pareça o Lago Caumasee não é um lugar tão divulgado e nas duas vezes em que estive por lá, não estava lotado, mas sim bem tranquilo!  O Caumasee está ficando cada vez mais conhecido! Nesta última vez em que o visitei havia pessoas de vários outros países vizinhos como Alemanha e Austria por lá. Acredito que este sendo cada vez mais divulgado e fica cada vez mais difícil de pegar o lugar tranquilo como nas primeiras vezes em que fui.

Aproveite a visita ao Caumasee e conheça outros pontos turísticos

lago caumasee

  • Ruinalta, Rheinshlucht ou Grand Canyon da Suiça – Como disse anteriormente o Caumasee fica no meio de uma floresta e por là existe várias trilhas para serem desbravadas a pé ou de bike. Uma destas trilhas de cerca de 1 hora leva até uma plataforma de onde é possível ter uma vista panorâmica deste local! Também existe a possibilidade de chegar de carro mas na parte de baixo.
  • Crestasee – Um outro algo de águas cristalinas e de cor incrível porém um pouco menor que o Caumasee, pode ser alcançado via trilha, cerca de 1h30 ou via carro, cerca de 10 minutos. Depois de estacionar o carro para chegar até o local é preciso andar cerca de 20 minutos. Também é permitido nadar por là durante o verão.
  • Parc la Mutta: Uma versao suiça reduzido do famoso Stonehenge! No local hà 34 pedras que chegam a 2m de altura e foram posicionadas como forma de calcular o calendário e também servia como local de cultos. Mais infos: http://www.flims.com/en/culture/parclamutta/
  • Área Tectônica Sardona – Patrimônio Mundial pela UNESCO. Fenômenos geológicos ao longo dos séculos foram os responsáveis pela criação dessa área e incríveis formações rochosas. Mais infos: http://tourismus.unesco-sardona.ch/Das-Welterbe-erleben.sardona_tourismus.0.html
  • Via Mala Schulucht – a cerca de meia hora de carro do Caumasee este local é uma visita imperdível apra quem aprecia as belezas da natureza. Trata-se de um monumento natural, falésias que chegam a 300 m de altura. Você pode descer até a parte inferior e através de escadas e plataforma vislumbrar curiosas formações rochosas e o curso d’àgua que corre por lá! Um lugar pré-històrico!

Onde se hospedar na região do Caumasee

Na minha opinião, a melhor maneira de apreciar o lago Cauma e também aproveitar para conhecer outras atrações pela região de Flims, Laax e Falera, com certeza é se hospedar ao menos uma noite por lá. Fiz isso nessa minha última visita e recomendo a todos. Fiquei no Hotel La Siala, localizado em Falera, 10 minutos de carro do Caumasee.

Falera é uma região mais no alto e assim permite uma vista incrível das montanhas. O local é bem famoso durante o inverno pelas pistas de esqui. Este hotel era bem grande, bem localizado, ao lado do Parc la Mutta e possuía opções de suítes e de apartamentos equipados com cozinha e sala. Fiquei numa suíte mas que possuía um jardim, ou seja, bem espaçoso e o café da manha no local era excelente de frente para uma cadeia de montanhas. Pesquisei no Booking.com e me decidi por ele pelo custo benefício e também pelas avaliações positivas de outros hóspedes. Mas faça a sua pesquisa por lá e compare com outros locais, há resorts também na região. Clique aqui para conferir.

Espero que esse post tenha sido inspirador e que você tenha a oportundiade de conhecer esse lugar sensacional!

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply Dicas para montar o seu roteiro na Suíça de forma independente | Me joguei no Mundo 29 de maio de 2017 at 6:30 AM

    […] Caumasee – um lago de cor inacreditável e uma trilha para o canyon suíço […]

  • Reply 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verão e Primavera | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 5:52 PM

    […] Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça […]

  • Reply Como conhecer a Suíça de forma econômica | Me joguei no Mundo 4 de dezembro de 2016 at 5:38 PM

    […] Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça […]

  • Reply Raquel 6 de maio de 2016 at 10:17 AM

    Monique, seu blog eh demais! Me ajude numa duvida. Estarei de trem em setembro e farei uma viagem pela Suica. O problema eh que quero conhecer tanta coisa em tao pouco tempo . Rss
    Eu chego De Munique. Vou pra Interlaken e Lucerna, mas antes quero conhecer o Hotel Arscher e queria ver se conhecia o viaduto Lawdewesseer e a lagoa Caumesee e Crestasee. Vc acha que da? Rss me de um help.

    • Reply Monique Bianchi 6 de maio de 2016 at 4:30 PM

      Oi Raquel, obrigada pelo elogio! Não sei quanto tempo você tem então fica meio difícil opinar. Para fazer esses passeios que você citou teria que ter no mínimo 1 dia dedicado a cada um deles, considerando ainda o tempo de logística! Beijos

  • Reply O que você precisa saber para dirigir na Suíça | Me joguei no Mundo 12 de dezembro de 2015 at 2:30 PM

    […] Caumasee, um dos lagos mais lindos da Suíça […]

  • Reply Dicas para conhecer a Jungfraujoch o topo da Europa na Suíça | Me joguei no Mundo 5 de novembro de 2015 at 2:50 PM

    […] Lago Caumasee, um dos lagos mais incríveis na Suíça […]

  • Reply Natália Ribeiro 1 de novembro de 2015 at 8:12 AM

    Obrigada pela reposta Monique! Vou abusar mais um pouquinho rs…

    Estarei vindo de Amsterdam e com destino a Veneza, a Suíça será uma parada de apenas 3 dias e meio.
    O que você me sugere, dá para incluir a cidade onde tem este lago? Qual seria um bom roteiro?
    Será a minha primeira vez na Suíça, tenho consciência que, infelizmente, não conseguirei conhecer muita coisa, mas não consegui resistir a não fazer uma passagem ainda que rápida.

    • Reply Monique Bianchi 2 de novembro de 2015 at 12:48 PM

      Oi Natalia, se vc quiser visitar esse lago, o ideal é se hospedar na regiao de Graubunden. Você pode se hospedar em Laax, Falera ou Flims conforme recomendei nesse artigo, ou até mesmo na cidade d eChur que é maior. Essa região fica perto da fronteira da Suiça com a Austria, meio longinho de Zurique por exemplo, mais de 2 horas, mas possui lugares lindos! Abraços

  • Reply Natália Ribeiro 24 de outubro de 2015 at 3:01 PM

    Monique!
    Em que mês você foi?
    Vou em abril do próximo ano, será que nessa época a paisagem do lago é tão deslumbrante quanto no verão?

    Ahhh, e seu blog é ótimo!! Muito muito bom =)

    • Reply Monique Bianchi 25 de outubro de 2015 at 6:01 AM

      Oi Natàlia, fui em diferentes épocas mas com certeza na Primavera e Verao a beleza do lago se sobressai. Abril é comecinho da primavera, mas acho que você vai conseguir ver ele bem bonito jà nessa época, mesmo se não tiver sol! Muito obrigada pelo elogio, fico contente! Abraços!!

  • Reply Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 11 de agosto de 2015 at 6:33 AM

    […] .Lago Caumasee, um dos mais incríveis da Suíça […]

  • Reply jeane martins 5 de maio de 2015 at 4:44 PM

    eu tive o imenso prazer de conhecer esse lindo lago ano passado,realmente tdo muito lindo,

  • Reply 5 Motivos para viajar para a Suíça no Verão e Primavera - Diário Radical 2 de outubro de 2014 at 5:19 AM

    […] Alguns aproveitam até para praticar wakeboard no Lago Geneva e outros improvisam no surfe :p No Lago Caumasee que é uma pérola da natureza suíça, por exemplo, é possível pagar uma pequena taxa de 4 […]

  • Reply 6 Motivos para viajar de carro pela Suíça - Diário Radical 26 de setembro de 2014 at 8:19 AM

    […] conhecer outros lugares. Isso sempre acontece comigo! Em uma das vezes que fui ao belíssimo lago Caumasee, na volta para Luzern, passamos perto de um lago lindo chamado Wallensee e resolvemos parar para […]

  • Reply Blausee, um lago especial na Suiça - Diário Radical 24 de agosto de 2014 at 5:07 PM

    […] de conhecer o belíssimo Caumasee, eu achei que seria difícil encontrar algum outro lago à altura, mas fui visitar o Lago Blausee […]

  • Leave a Reply