Dicas para curtir o inverno na Suíça

inverno na suiça

A Suíça é um excelente destino de inverno na Europa e se engana que apenas aqueles que praticam esportes de inverno conseguem aproveitar essa época no país. Há muitas possibilidades para curtir o inverno na Suíça, incluindo ver neve pela primeira vez, algo mágico para nós vindos de um país tropical!

dicas roteiro lucerna

Neste artigo dou algumas dicas para curtir o inverno na Suíça com possibilidades de passeios para ver e brincar na neve, vilas alpinas e cidades bacanas de se visitar nessa época e claro as principais estações de esqui para experientes ou para aqueles que querem aprender a praticar esqui ou snowboard!

Leia também: Qual a melhor época para viajar para a Suíça? Informação prática sobre todas as estações do ano.

Como é o inverno na Suíça?

Bom, antes de qualquer coisa, provavelmente você está se perguntando quando e como é o inverno na Suíça, certo?

suiça no inverno
A cidade de Zug durante o Inverno na Suíça

Época do ano e temperaturas. Faz muito frio no inverno na Suíça?

O inverno na Suíça começa no mês de Dezembro e vai até Fevereiro. Já faz alguns anos que temperaturas congelantes e nevascas não são tão comuns na Suíça.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Em Dezembro a temperatura média é de 2 graus, podendo chegar a -1 grau. Claro que essa temperatura varia de acordo com a região do país, se for em vilas alpinas, com certeza é mais baixa. Já em Janeiro e Fevereiro a temperatura tende a cair um pouco mas varia entre -2 graus e 7 graus.

:: Aproveite a promoção para adquirir o Swiss Travel Pass até dia 30 de dezembro de 2019 e ganhe dias grátis! Compre um passe de 4 dias e ganhe um dia extra, e para o passe de 8 dias, ganhe 2 dias extras! Promoção para viagens até março de 2020. ::

Temperaturas abaixo de 5 graus, principalmente para quem não está acostumado, é bem frio. A sensação térmica pode ser pior devido ao vento frio, portanto roupas, acessórios e calçados adequados para o inverno são essenciais. Continue lendo o artigo que dou dicas sobre como se vestir nessa época na Suíça.

Neva no inverno na Suíça?

Sim, mas nos últimos anos a neve tem demorado a chegar e normalmente só vai nevar nas cidades a partir de Janeiro. Nas vilas alpinas e montanhas pode nevar desde Dezembro.

Muitos resorts de esqui dependem da produção de neve artificial para sobreviver porque a quantidade de neve natural não é mais suficiente.

Apesar disso, episódios de nevascas podem ocorrer, como ocorreu na vila alpina de Zermatt em 2018, onde carros não entram e só se chega de trem. Nevou tanto que os trens foram paralisados e os turistas ficaram presos na vila dependendo de helicópteros e da ajuda do governo e comércio local para hospedagem e alimentação.

Como são os preços durante o inverno na Suíça? Com que antecedência devo reservar hotel?

O Inverno é considerado alta temporada na Suíça portanto os preços de hotéis, e restaurantes localizados em vilas alpinas e nas cidades mais famosas tende a aumentar devido a grande procura.

A Suíça é um país muito disputado nos meses de Inverno, principalmente as vilas alpinas na proximidade de estações de esqui, fazendo com que seja necessário reservar hospedagem com bastante antecedência.

Para vilas como Zermatt e St.Moritz, recomendo procurar e reservar hospedagem de 6 meses a 1 ano de antecedência de sua viagem. Pode parecer exagerado, mas a oferta de acomodação não é tão grande assim nessas vilas e quem quer garantir as férias nesses locais tem que se planejar.

Veja aqui dicas de hospedagem em Zermatt

Veja aqui dicas de hospedagem em St.Moritz

Principais cidades e vilas alpinas para visitar durante o inverno

A Suíça toda fica linda coberta de neve mas é claro que algumas vilas alpinas e cidades se destacam. Minhas vilas e cidades alpinas preferidas para visitar na Suíça durante o inverno são:

zermatt no inverno
  • Vila alpina de Zermatt – um dos lugares mais mágicos para visitar durante o inverno na Suíça. Apesar de ser muito popular, a pequena vila consegue manter o seu charme com seus chalés de madeira, a proibição de automóveis e claro a famosa Montanha Matterhorn.
inverno na suiça st moritz
  • St.Moritz – a vila de St.Moritz é um dos mais famosos e glamurosos destinos de inverno no mundo sendo frequentado por celebridades. É considerado o primeiro destino de inverno na Suíça desde 1864 e já sediou 2 Jogos Olímpicos de Inverno.
  • Interlaken – A região de Interlaken é imperdível em uma viagem pela Suíça e no inverno não deixa de ser atrativa com diversas estações de esqui, montanhas, atividades e vilas nas proximidades de 2 lindos lagos que dão nome a região.
o que visitar no inverno na suiça
  • Vila alpina Mürren – Localizada na região de Jungfrau próxima a Interlaken, essa é uma das mais charmosas vilas para ser visitada durante o inverno na Suíça. Fica acima de Lauterbrunnen.
vilas para visitar no inverno na suica
  • Vila de Grindelwald – A vila de Grindelwald é linda durante o ano todo mas no inverno se torna um excelente destino para se hospedar ou ao menos para uma visita. Há hotéis charmosos com vista para os Alpes e a pequena cidade funciona como uma excelente base para quem quer aproveitar as atividades e eventos oferecidos na região de Jungfrau e Interlaken durante o inverno.
  • Wengen – Outra charmosa vila nos Alpes na região de Jungfrau, acima da vila de Lauterbrunnen. A vila de Wengen é sede da competição de esqui chamada Lauberhorn desde 1930. Em 2020 Wengen irá sediar em Janeiro a Copa Mundial de Esqui.
lucerne no inverno
  • Lucerne – A cidade de Lucerne é uma das mais encantadoras da Suíça e no inverno não seria diferente. Além da beleza, é uma excelente base para quem quer fazer passeios de montanha ou esquiar em estações de esqui abundantes pela região
engelberg no inverno
  • Engelberg – Outra vila charmosa nos Alpes, bem pertinho de Lucerne e excelente base para quem quer curtir as estações de esqui ou atividades oferecidas na região da Montanha Titlis. Oferece diversas opções de hospedagem e é uma boa opção para curtir o inverno em família na Suíça.
zurique no inverno
  • ZuriqueA maior cidade da Suíça não pode ficar de fora no seu roteiro pelo país durante o inverno. Pode servir como base para sua viagem durante o inverno na Suíça pois diversas estações de esqui ficam nas proximidades além de que a cidade se transforma no inverno e oferece muitas opções de entretenimento com os Mercados de Natal, pistas de patinação de gelo e muito mais.
cidades para visitar no inverno na suica
  • Berna – A capital da Suíça é uma linda cidade medieval que coberta de neve fica ainda mais encantadora. Inclusive é considerada a cidade mais instagramável da Suíça durante o inverno! Recomendo visitar nem que seja num bate-volta a partir de Lucerne, Zurique ou Interlaken
  • Arosa e Lenzerheide – Essa região no cantão de Graubünden é muito famosa principalmente durante o inverno na Suíça, tendo se tornado popular para férias de inverno desde 1877. Além de oferecer diversas estações de esqui, há também muitos hotéis .
davos no inverno suiça
  • Davos – A cidade de Davos é outra importante região para as férias de inverno na Suíça, com popularidade de mais de 150 anos. São muitas pistas, hotéis, termas e possibilidades para curtir o inverno no país dos Alpes.

Dicas de passeios e atrações para curtir o inverno na Suíça

Os mercados de Natal

mercados de natal zurique

Além de passear pelas cidades nevadas, uma das vantagens para quem viaja para a Suíça no inverno, especialmente durante o mês de Dezembro é a possibilidade de visitar os famosos mercados de natal. Trata-se de uma época linda onde há um clima festivo nas cidades que ficam bem iluminadas e decoradas e recebem muitas atrações.

É uma das épocas que eu mais gosto na Suíça. Mesmo não sendo muito fã do frio, vale muito a pena sair do hotel para curtir a atmosfera natalina, fotografar as cidades, passear pelos stands montados nas ruas e experimentar comes e bebes típicos dessa época.

View this post on Instagram

Além dos mercados de natal há muita coisa para fazer em Zurique entre Novembro e Dezembro como visitar o festival de luzes e interatividade Illuminarium! . Acontece no pátio interno do Museu Nacional de Zurique ao lado da estação de trem central. Há uma iluminação especial, boa música, e food trucks além de um bar de cocktails e um restaurante para fondue com capacidade para 300 pessoas. . O festival Illuminarium começa essa semana no dia 15! Leia mais sobre essa e outras atrações de Natal em Zurique clicando no link na bio ou digite: http://bit.ly/Natal-em-Zurique . . . . . #switzerlandpictures #visitzurich #natalemzurique #zurique #zürich #amoviajar #suiça #visiteurope #dicasdeviagem # #places_wow #visitswitzerland #culturetrip #forbestravelguide #cnntraveler #urbanescapes #ig_europe #bbctravel #switzerlandpictures #exploremore #topswitzerlandphoto #suíça #missaovt #switzerlandwonderland #topswitzerlandphoto #ig_switzerland #wonderful_places #travelstoke#myswitzerland

A post shared by Suíça e Inspiração de Viagem (@mejogueinomundo) on

Abaixo algumas das cidades onde acontecem os melhores e maiores mercados de natal na Suíça:

  • Zurique – diversos mercados de natal ocorrem em diferentes pontos da cidade e há também muitas atrações como um show de luzes no Museu Nacional, pistas de patinação no gelo, fondue no tram, coral de crianças, etc.
  • Basel ou Basiléia – Compete com os mercados de Natal em Zurique em popularidade e beleza com diversas atrações e um grande número de estandes.
  • Montreux – Um dos mais populares mercados de Natal na Suíça, é o maior na região francesa do país, Há sempre muitas atrações como uma vila de Natal com o Papai Noel.
  • Einsiedeln – Localizado na cidade onde fica o famoso monastério na Suíça, é também considerado um dos mais bonitos no país
  • Bremgarten – É considerado o maior Mercado de Natal na Suíça devido a quantidade de stands. Bremgartem é uma linda cidade medieval que fica ainda mais encantadora durante o Natal e esse Mercado.

Passeios em montanha

passeios d emontanha no inverno na suiça
A incrível Montanha Schilthron e o restaurante Piz Glória durante o inverno na Suíça

Os passeios em montanha também são uma grande atração durante o inverno na Suíça. Algumas delas possuem estações de esqui, mas mesmo quem não pratica esportes de inverno pode fazer o passeio e curtir o visual lá de cima, parar num dos restaurantes e apreciar um fondue ou raclette, ou ainda se arriscar em uma das atividades na neve como caminhadas com raquetes e trenó.

Abaixo algumas das montanhas para visitar na Suíça durante o inverno:

Na região de Lucerne

Na região de Interlaken

Na região de Graubünden

  • Piz Corvatsch
  • Diavolezza
  • Muottas Muragl

Na região de Wallis

Spas e Termas

Ter a possibilidade de curtir um Spa com hidromassagem e piscinas indoor e outdoor aquecidas de frente para os Alpes é uma das atividades mais deliciosas para se curtir ao visitar a Suíça durante o inverno. E não faltam opções de hotéis que oferecem esses serviços inclusos na estadia ou como Day Pass.

Piscina outdoor do Hotel The Cambrian em Adelboden

Abaixo alguns dos lugares que se destacam:

Celebrações de final de ano na Suíça

Se você tem planos de passar a virada de ano na Suíça, saiba que o país oferece celebrações mais intimistas do que celebrações outdoor como em outros países e como estamos acostumados no Brasil.

Normalmente as pessoas reservam mesas em restaurantes e hotéis oferecem jantares especiais em pacotes com hospedagem.

As cidades de Zurique, Lucerne, Zermatt e St. Moritz são algumas das opções para quem quer passar o Ano Novo na Suíça. Em Zurique há queima de fogos, música ao vivo e stands de comida e bebida. Acredito que seja o local mais animado para passar essa época na Suíça.

Caso esteja hospedado em alguma vila alpina certifique-se de reservar com antecedência o seu jantar para a última noite do ano.

O Carnaval na Suíça

Celebração de Carnaval em Lucerne

As festividades de Carnaval na Suíça não lembram em nada o Carnaval no Brasil. Na verdade são celebrações do fim do inverno e possuem um caráter mais folclórico.

De qualquer forma, se você estiver na Suíça entre o final de Janeiro e Março, não pode deixar de conhecer essa tradição onde diversos grupos saem às ruas caracterizados e com bandas no estilo fanfarra. Há desfiles, e vários eventos pelas cidades. Realmente dá para se divertir e é um evento bacana para se curtir durante o inverno na Suíça.

As cidades mais famosas pelos seus Carnavais são Lucerne e Basel.

Estações de esqui para praticar esportes de inverno

O inverno na Suíça oferece muitas opções de destinos para praticar esportes como esqui e snowboard, seja você praticante ou iniciante.

Cito abaixo alguns dos destinos mais populares nas melhores regiões para praticar esportes de inverno na Suíça durante o inverno.

Na região de Wallis

onde praticar esqui na suiça
Estação de Esqui em Zermatt – Foto: Valais Tourism

Na região de Graubünden

esquiar no inverno na suiça
Estação de esqui em Corviglia- St. Moritz – Foto: Engadin Tourism

Na região de Interlaken

estação de esqui grindelwald
SnowPark em Grindelwald-First na região de Jungfrau – Foto: Interlaken Tourism
  • Estações de esqui na região de Jungfrau – Mais de 200 quilômetros de pistas em uma das regiões mais populares para esquiar na Suíça. Inclui as estações em Grindelwald- First, Maenlichen-Kleine Scheidegg e Mürren-Schilthorn
  • Estação de esqui em Axalp – estação de esqui ideal para famílias com 15km de pistas a 2000m de altitude e com vista para o lindo Lago de Brienz em Interlaken
  • Estação de esqui em Aeschi-Aeschiried – Também é uma ótima estação de esqui para famílias, não sendo tão grande, e oferece uma vista majestosa para o Lago de Thun em Interlaken. Há também uma escola para iniciantes.
  • Escola de esqui em Beatenberg – Ideal para iniciantes em esqui e snowboarding em aulas privadas ou em grupo a partir do meio do mês de Dezembro até Março. Também alugam equipamentos se necessário.

Na região de Lucerne

Dicas de roupas, calçados e acessórios adequados para o inverno na Suíça

Uma das maiores dúvidas de quem viaja para a Suíça no inverno é saber como se vestir adequadamente para não passar frio.

Uma das dicas que faz sentido é se vestir em camadas, afinal enquanto as temperaturas externas podem ser negativas, ao entrar no hotel ou em qualquer estabelecimento, há aquecimento e a temperatura pode chegar a 20 graus ou mais.

Se vestir em camadas é o ideal para essas variações de temperatura, assim basta retirar ou adicionar camadas caso seja necessário.

Aqui na Suíça costumo me vestir em 3 camadas considerando um passeio pela cidade ou para alguma montanha, mas se for praticar esportes de inverno e ficar mais tempo na neve, outra camada seria necessária.

A primeira camada

Essa é a camada responsável por manter a temperatura interna e absorver a umidade, mantendo assim seu corpo seco.

Exemplos: Blusas e calças segunda pele ou malhas térmicas.

Devem ser usadas logo após a roupa íntima.

A segunda camada

Essa é a camada que fornece isolamento e ajuda a evitar que o ar frio passe para o corpo.

É super importante principalmente para as pernas, no caso de você querer usar uma calça mais leve como terceira camada ao exemplo de jeans. (Se for um passeio pela cidade).

Exemplos: pullover feito de fleece, cashmere ou malhas de lã merino.

A terceira camada

A terceira camada é a que vai proteger o corpo do vento e da chuva além de trazer mais aquecimento é claro.

Exemplos: jaquetas ou casacos impermeáveis próprios para inverno, calças para esqui.

Marcas como Jack Wolfskin, The North Face, Columbia e Canada Goose estão entre algumas das melhores que oferecem tanto casacos de inverno como pullovers de fleece de qualidade, com materiais tecnológicos e que não são necessariamente grossos, evitando assim que você fique parecendo um boneco Michelin 🙂

Calçados e meias

É essencial manter os pés aquecidos para se sentir bem no inverno.

Dê preferência para calçados confortáveis, com solado antiderrapante e à prova d´água. O ideal é trazer ao menos uma bota de inverno que seja impermeável e com revestimento interno ideal para temperaturas baixas e negativas, que esquentam o pé e não deixam água entrar. Assim você consegue andar na neve e evita escorregar em locais onde haja gelo ou neve já derretendo.

Sapatos de couro não esquentam o suficiente durante o inverno, mas você pode experimentar usar uma palmilha isolante com alguma meia de inverno. Aqui se vende em diversas lojas como Dosenbach e Ochner Sports.

Nem adianta trazer tênis nessa época.

Não se esqueça de comprar meias próprias para inverno que são mais grossas e de material próprio para aquecer e retirar a umidade dos pés.

Acessórios

Acessórios também são essenciais para se manter aquecido no inverno na Suíça.

Cachecóis, gorros, protetor de ouvidos e luvas são muito importantes.

inverno na suiça

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Promoção Ganhe um tênis da Crocs, patrocinadora do Circuito Paulista de Wakeboard

Eae galera do Esporte Radical, hoje o post vai para os praticantes...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *