Passeio de barco em Interlaken pelos Lagos de Thun e Brienz

Quem já acompanha o Blog sabe que sou apaixonada pela região de Interlaken aqui na Suíça. Eu e 99% dos turistas que visitam o país. Interlaken é realmente apaixonante e oferece paisagens dos sonhos, com lagos azul turquesa e esmeralda, castelos e os impressionantes e onipresentes Alpes.

Que tal explorar em um dia um pouco de todas essas paisagens através de um passeio em um charmoso barco em Interlaken? Neste artigo conto e mostro porque essa é uma excelente ideia e claro, recomendo a experiência!

Saiba mais sobre Interlaken, dicas de como explorar a regiao, onde se hospedar e sugestões de passeios

passeio de barco interlaken

Passeio de barco pelo Lago de Thun – chegando em Spiez


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
lago de thun interlaken suiça

O belíssimo lago de Thun

Cruzeiro pelo Lago de Thun e Cruzeiro pelo Lago de Brienz

fahrplan-karte-gross

Mapa ilustrando as paradas dos passeios de barco pelos lagos de Thun e Brienz

Se você se decidiu em explorar Interlaken de barco o segundo passo é optar por um cruzeiro pelo Lago de Thun ou de Brienz, ou por que não pelos dois incríveis lagos? Explico! São dois passeios diferentes, mas se você comprar um Tageskarte ( bilhete para o dia) possui a opção de fazer os dois passeios nos horários e com as paradas que desejar.

Se você possui um SwissPass, você tem direito e free acesso a esses passeios de barco, o que facilita bastante pois você pode optar por fazer em um dia o cruzeiro pelo lago de Thun e em outro dia o passeio pelo lago de Brienz.


Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.
passeio de barco em interlaken dicas

Começo do passeio de barco pelo lago de Thun. Ao fundo vemos o castelo Schadau

castelo oberhofen lago de thun

O belíssimo Castelo de Oberhofen no Lago de Thun

Para ver outros vídeos de Viagem pela Suíça se inscreva em nosso Canal! 

Sugestão

Eu fiz o passeio pelos dois lagos no mesmo dia e achei super produtivo, principalmente porque o clima estava ótimo e ensolarado. Pela manha fiz o passeio de barco pelo lago de Thun em cerca de 2 horas que terminou em Interlaken West. Daí almocei por lá e fui andando até Interlaken Ost de onde saiu o passeio de barco pelo Lago de Brienz que tem uma duração menor, cerca de 1h20 até a parada final em Brienz.

O Barco que fez o percurso pelo lago de Thun era bem maior e mais charmoso.

Ambos os lagos são surpreendentes. Se você  perguntar qual o meu favorito, te responderei que é o Brienz, pois a coloração é mais acentuada para o azul turquesa, porém o lago de Thun não fica atrás com sua água verde esmeralda e o mais especial do passeio são os castelos que encontramos pelas paisagens. Saiba abaixo um pouco mais de cada passeio.

Cruzeiro pelo Lago de Thun

A cidade de Thun é especial por si só. Separe algumas horas para andar pelo centro histórico e caminhar ao redor do lago além de fazer esse passeio de barco.

Leia aqui meu artigo sobre a cidade de Thun

Dica de passeio em Thun – Cavernas Beatus

O cruzeiro pelo Lago de Thun se inicia no porto em frente a estação de trem principal e as principais paradas são:

  • Castelo Oberhofen
  • Spiez
  • Faulensee
  • Beatenbucht
  • Beatus Höhlen
  • Interlaken West – parada final

lago de thun passeio de barco

paisagens suíça lago de thun

 

paisagens lago de thun interlaken

Esse passeio vai sempre parar nessas estações e outras intermediárias, então caso queira você pode desembarcar, aproveitar para conhecer alguns desses locais e embarcar num dos próximos barcos para continuar o passeio, ou então você pode pagar o passeio de barco apenas por trecho. Lembrando que esse trajeto também pode ser feito no sentido contrário, saindo de Interlaken sentido Thun, porém se você quer seguir o meu exemplo e aproveitar para fazer também o passeio de barco pelo lago de Brienz realmente a melhor opção vai ser sair de Thun.

O Castelo Oberhofen construído no século XII é uma jóia no Lago de Thun e uma das primeiras paradas que vale muito à pena explorar. É um castelo com ar romântico e traços medievais que abriga um museu que retrata o estilo de vida na região durante os séculos 16 a 19 e outras exposições temporárias. Além disso, há uma trilha muito linda ao redor do castelo.

Spiez é outra parada que chama atenção. Essa cidade também possui um lindo castelo rodeado por vinhedos.

A parada de Beatenbucht é para quem quer combinar o passeio de barco com o passeio pelos alpes até Beatenberg e Niederhorn. De lá você pega um funicular até Beatenberg e depois um bondinho até Niederhorn. Contei sobre o passeio até Niederhorn nesse artigo aqui. Dica! Vale muitíssimo à pena!

Uma parada depois é a Beatus Höhlen e descendo nela você pode visitar as cavernas Beatus, um lugar lindíssimo sobre o Lago de Thun, com cachoeiras e trilhas dentro de uma caverna. É um passeio muito legal em uma caverna dentro dos Alpes que de acordo com a lenda foi habitada por um dragão e depois por um monge. Contei sobre esse passeio nesse artigo aqui.

Durante todo o tour você tem oportunidade de fazer belíssimas fotos e relaxar vendo paisagens encantadoras passando diante de seus olhos.

Cruzeiro pelo Lago de Brienz

Como comentei acima fiz esse passeio de barco pelo lago de Brienz no período da tarde e desta vez fiz uma parada ao invés de seguir o percurso até o final.

Algumas das principais paradas durante esse cruzeiro pelo lago de Brienz são:

  • Bönigen
  • Ringgenberg
  • Iseltwald
  • Giessbach

cruzeiro interlaken lago brienz

lago brienz passeio de barco

 

hotel giessbach lago de brienz suiça

Chegando à parada Giessbach onde se localiza o famoso e històrico Hotel de mesmo nome e cachoeiras

A cidade de Brienz assim como os arredores do lago de mesmo nome valem muito a parada, mas vou contar aqui como é a parada de Giessbach que foi a que fiz neste dia.

Antes mesmo do barco chegar a essa parada já conseguimos visualizar o Grand Hotel Giessbach, um hotel histórico que fica acima do lago de Brienz e é uma das principais atrações dessa parada junto a uma cachoeira de mesmo nome.

Assim que desembarcamos há um funicular para nos levar até o topo. Aliás, talvez seja interessante você sabe que este é considerado o funicular mais antigo da Europa utilizado apenas para turistas tendo sido construído em 1879. ( Quem é hóspede do hotel não paga o funicular, do contrário hà uma taxa)

passeio de barco interlaken

Cruzeiro pelo lago de Brienz – desembarcando em Giessbach

grand hotel giessbach interlaken

O histórico Hotel Giessbach em sua localizaçao magica!

cachoeira hotel giessbach

Por tras de uma das quedas da cachoeira Giessbach conseguimos ver o Hotel Giessbach e o Lago Brienz

cachoeiras interlaken

Chegando lá no topo, caso você não seja hóspede do histórico hotel há algumas opções para aproveitar a linda região, seja através de trilhas a pé ou de bike e caminhadas ao redor da cachoeira. Não deixe de caminhar até a parte onde você pode ficar exatamente atrás d uma das quedas e ter o hotel e o lago de Brienz à sua frente! É simplesmente maravilhoso!

Outra ideia é aproveitar a culinária e a vista do restaurante do hotel, seja durante o dia ou durante à noite em que luzes coloridas iluminam a cachoeira.

Esse certamente é um local muito especial e muito popular para casamentos. Realmente ali você verá paisagens de sonho. O Lago de Brienz parece uma pintura visto do alto deste hotel que tem mais de 140 anos.

.Veja os preços da diária para se hospedar nesse Hotel histórico

Depois da visita ao Hotel você pode pegar o funicular de volta e continuar o passeio de barco até Brienz que fica apenas a 10 minutos dali ou voltar a Interlaken Ost.

Quanto custa e em que época os cruzeiros em Interlaken operam

A alta temporada é do começo do Verao até o Outono, de maio a outubro. Existe também um passeio pelo Lago de Thun durante o inverno, mas o ideal é verificar se estão realmente disponíveis na época em que você for visitar Interlaken. Durante a alta temporada os cruzeiros operam diariamente em diversos horários.

Quanto aos valores há alguns fatores a serem considerados como a preferência por primeira ou segunda classe. A Primeira Classe é geralmente no andar superior do navio. Neste cruzeiro que fiz no Lago de Thun, a primeira classe era no topo e o ambiente exterior se assemelhava a um terraço, com mesas, cadeiras e alguns sofás confortáveis. A parte interior era bem confortável, com uma decoração mais sofisticada e preparada para refeições, como um restaurante com amplas janelas de onde se pode observar a belíssima vista do lago. Jà no cruzeiro pelo lago de Brienz, em que o barco era menor, não havia tanta diferença assim da primeira para  segunda classe, mas a primeira classe também era no topo e permitia uma visão panorâmica. Apesar da diferença ambos os barcos eram super charmosos!

passeio de barco lago de thun

cruzeiro interlaken suiça

barco restaurante suiça

Durante os cruzeiros há serviço de bordo disponível e é possível apreciar lanches, bebidas e refeições como café da manha, almoço e até mesmo fondue. Mas verifique antes a disponibilidade quando for fazer o passeio.

Você tem a opção de comprar ingressos específicos para alguns trechos, ou se quiser fazer o mesmo roteiro que citei aqui, o ideal é comprar um ticket válido para o dia, que permite a utilização dos barcos tanto no lago de Thun como no de Brienz, nos horários e fazendo as paradas que desejar. Veja aqui os valores atuais.

Se você tem o Swisspass, os cruzeiros estão inclusos e você não paga nada a mais por isso. Veja aqui o que é e como funciona o SwissPass.

A minha dica é fazer o passeio de barco pelos dois lagos, pois eles são diferentes e ambos possuem atrações bem especiais. Com certeza será um dia de contemplação e relaxamento a bordo de barcos charmosos e confortáveis. Se você não tiver um dia disponível em seu roteiro para dedicar a um passeio de barco em Interlaken, recomendo que você faça ao menos algum dos trechos disponíveis. Você pode reservar 1 hora para este que com certeza será um passeio bem especial para explorar um pouco dessa lindíssima região na Suíça.

Para mais dicas do que fazer em Interlaken leia também:

.Harderkulm – suba com um funicular até a montanha local de Interlaken e tenha uma vista sensacional da região do alto de uma plataforma suspensa.

.Niederhorn – suba até essa montanha e tenha uma vista espetacular sobre o lago de Thun

.Cavernas Beatus – descubra essa incrìvel caverna dentro dos alpes e com uma localização privilegiada sobre o lago de Thun. Hà cachoeiras internas e externas.

.Jungfraujoch – topo da Europa – este é o passeio mais famoso pelos Alpes suíços e o mais alto que você pode chegar a 3454 metros acima do nível do mar na estação de trem mais alta da Europa.

.Kleine Scheidegg: essa é uma das estações intermediárias até chegar a Jungfraujoch e também é famosa por ser um ponto de esqui no inverno

.Grindelwald: onde se localiza um resort de esqui no inverno, é uma excelente localização para amantes do esporte e oferece vistas impressionantes dos alpes.

.Wengen: uma vila alpina onde carros não entram. Possui resorts e é uma famosa estação de férias, principalmente no inverno e para amantes de hiking.

.Lauterbrunnen – uma cidadezinha localizada num vale, com paisagens que lembram o Senhor dos anéis e mais de 72 cachoeiras. Leia tudo sobre aqui.

-Veja todas as opções de passeios e excursões de Interlaken, compre com antecedência e economize!

Outras ideias de cidades próximas a Interlaken

Caso você esteja montando o seu roteiro pela Suíça e esteja em dúvida de quais cidades incluir, porque realmente são muitas as possibilidades, abaixo cito algumas ideias de cidades que podem ser visitadas em um bate e volta a partir de Interlaken, de carro ou de trem. Inclusive, se estiver interessado em alugar um carro na Suíça recomendo o site RentalCars e neste post aqui conto alguns motivos pelos quais acho uma boa ideia alugar carro no país.

. Berna, a capital da Suíça e Patrimônio histórico pela Unesco – cerca de 1 hora ( veja post aqui com dicas)

. Spiez – Castelos e paisagens de conto de fadas – cerca de 20 minutos

. Lucerne – cerca de 1h de carro a 1h30 se for de trem ( dicas e roteiro em Lucerne clique aqui)

. Zurique – cerca de 1h30 a 2h ( dicas em Zurique clique aqui)

Cadastre seu Email e receba artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

Algumas dicas extras para te ajudar a planejar a sua viagem pela Suíça

Montar um roteiro de viagem pela Suíça realmente não é fácil devido a centenas de paisagens e lugares incríveis que merecem ser visitados. Veja aqui uma relação de passeios que você pode fazer pelo país. São mais de 100 passeios pelas regiões italiana, alemã e francesa, explorando os Alpes, Lagos e as lindas cidades. Temos parceria com a empresa Viator que em conjunto com várias agências de turismo do país oferecem esses passeios e excursões com preços diferenciados.Confira abaixo:

Mais de 100 passeios pela Suíça – compre seus bilhetes e reserve seus passeios aqui.

Use o Booking.com para Pesquisa e Reserva de Hotéis. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

468x60 (2)

Outra opção é o Seguro Viagem oferecido pela empresa mundialmente reconhecida WorldNomads que possui como diferencial a cobertura de esportes de aventura e esportes de inverno, além de possuir preços bem competitivos. Faça sua cotação .

Para quem quer aproveitar o máximo do país e pretende visitar várias cidades ou fazer vários passeios na Suíça o Swiss Travel Pass é uma excelente opção pois dá direito a utilizar toda a rede de transportes aqui da Suíça, de modo ilimitado, incluindo os passeios de barco que já valem bem à pena e além disso também garante entrada free em vários passeios e descontos em outros que não fazem parte ainda da rede. Faça sua pesquisa no site da Raileurope ou clique na imagem abaixo.

swiss travel pass

Swiss Travel Pass é uma excelente opção para conhecer o país!

Quem opta por alugar um carro aqui na Suíça também leva várias vantagens, principalmente se outro país na fronteira também está na lista. Leia aqui este artigo onde explico tudo o que você precisa saber para dirigir por aqui e este outro com alguns motivos pelos quais eu acho que alugar um carro em uma viagem pela Suíça é uma boa ideia. Existe até uma rota chamada Grand Tour da Suíça equivalente a Rota 66 nos EUA para ser feita de carro ou motocicleta e é uma boa sugestão para ajudar você a montar o seu roteiro!Recomendamos o site da Rentalcars para o aluguel de carro.

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 21 de setembro de 2017 at 12:02 PM

    […] trilha ao redor do lago Bannalp que fica próximo de Lucerne e o segundo vídeo mostra como é um passeio de barco nos lagos de Thun e Brienz na região de […]

  • Reply Swiss Pass, como funciona e como utilizar | Me joguei no Mundo 20 de maio de 2017 at 8:25 PM

    […] Passeio de barco em Interlaken pelos Lagos de Thun e Brienz | Me joguei no Mundo 9 de setembro de 2015 at 5:47 […]

  • Reply ingrid 15 de dezembro de 2016 at 6:51 PM

    Olá Monique, vou à Suíça em fevereiro do ano que vem, tenho um dia para conhecer Thun e região. Queria fazer esse passeio de barco, mas estou preocupada com o tempo de inverno, será que vale a pena?

  • Reply Fabiana Hellebrandt 27 de novembro de 2016 at 11:28 PM

    Oi, Monique.
    Você sugeriu algumas principais paradas no passeio de barco pelo Lago Thun. Você acredita que dá para, em um único dia, parar nas paradas do Castelo Oberhofen, Spiez, Beatenbucht e Beatus Höhlen, terminando o passeio na Interlaken West?
    Já no passeio pelo Lago Brienz, você indicou 4 principais paradas (Bönigen, Ringgenberg, Iseltwald, Giessbach), mas cita a experiência em apenas uma dela: Giessbach. Você conhece as outras? Valem a pena? Dá para conhecer todas essas paradas em um único dia?

    • Reply Monique Bianchi 28 de novembro de 2016 at 8:50 AM

      Oi Fabiana tudo bem? Acho que seria bem corrido tentar conhecer todas as paradas, até por conta dos horãrios dos barcos. Eu, pessoalmente, como sugestao recomendaria escolher de 1 a 2 paradas em cada um dos cruzeiros, tanto pelo lago de Thun, como pelo lago de Brienz, assim você consegue conhecer com mais tempo cada local, como Giessbach que citei e que realmente exige no mìnimo 1h para aproveitar, sem contar o tempo de espera do proximo barco. Todas as apradas valem muito à pena. Gosto mto de Giessbach em Brienz ou Iseltwald. E em Thun, Oberhofen onde fica o castelo e Beatus Hohlen, mas dificilmente vc consegue fazer os 2 cruezrios com paradas em um dia s?o. Seria melhor 2 dias. Abraços

  • Reply DENIS GUSTAVO PEREIRA DOS SANTOS 19 de junho de 2016 at 1:00 PM

    Ótimo post!! Fiquei somente com uma duvida. Vou passar por Giessbach em 17/07 e vi que é um domingo e pelas informações do site somente tem funicular a partir de Agosto/2016. Existe outra possibilidade de subir que não pelo funicular?? Muito obrigado!!

    • Reply Monique Bianchi 20 de junho de 2016 at 4:48 PM

      Oi Deis, tem acesso para quem vai de carro tb e se não me engano tem um ônibus, fora que quem se hospeda no hotel tem serviço de van grátis. Abraços

  • Reply Vanessa 15 de abril de 2016 at 3:02 PM

    Oie Monique, uma dúvida, comprei o passe de trem Eurail Pass 2 Countries (França e Suíça) estes passeios de barco também são free para este passe? Ou somente para o SwissPass? Obrigada!!

    • Reply Monique Bianchi 16 de abril de 2016 at 2:48 PM

      Oi Vanessa parece que tem direito sim e sairia de graça, mas mesmo assim recomendo a confirmar com as conpanhias qdo chegar por aqui. Abs

  • Reply bruna 4 de abril de 2016 at 7:02 PM

    Oi Monique!!!
    estou fazendo o meu roteiro e gostaria de tirar uma dúvida. Como estarei partindo de Berna para Lucerna, gostaria de tirar um dia para fazer este passeio de Thun , Interlaken e Ballenberg. No barco pode entrar com mala? qual a melhor forma de chegar em Ballenberg? Obrigada!

  • Reply caroline 19 de setembro de 2015 at 1:27 AM

    Monique, estou como dúvida em relação a interpretação do site que você linkou para consultar os valores desses passeios. O valor referente ao percurso Thun – Interlake, por exemplo, inclui a volta também? E devo considerar o valor por aduto a coluna 1/1, certo? 1/2 seria para criança?? Outra coisa, o valor do passeio de 1 day custa mais barato que o passeio apenas de Thun a Interlaken. É isso mesmo? Pq entendi pela leitura do post que o ticket de 1 day da direito a fazer os 2 passeios (Thun e Spiez). Se for isso, o desconto vai ser bem consideravel.

    • Reply Monique Bianchi 19 de setembro de 2015 at 11:20 PM

      Caroline tudo bem? Vc pode se basear a planilh pelos valores marcados na coluna 1/1 que significa inteira. 1/2 é para residentes da Suica q possuem um cartoa especial para pagar metade. Os passeios sao vendidos por trecho, portanto o valor de Thun a Interlaken é apenas da ida. Para ter ida e volta compensa comprar o bilhete do dia chamado tageskarte como expliquei no post que dá direito ai cruzeiro noa dois lagos. Abraços

  • Reply Fernanda 15 de setembro de 2015 at 8:08 PM

    Excelente post!
    Monique, vc conhece o passeio Classic Rigi, em Lucerna?
    Ficaria muito repetitivo fazer este passeio e o Classi Rigi, considerando que ambos são de barco?

    Obrigada!

    • Reply Monique Bianchi 17 de setembro de 2015 at 7:43 PM

      Oi Fernanda, olha, as paisagens dos lagos em Interlaken e do Lago de Lucerna são bem diferentes! Se vc tiver a oportunidade de fazer os 2 passeios não deixa de ser uma boa experiência, embora repita um passeio de barco. Mas os dois passeios são lindos e recomendo! Abraços

    Leave a Reply