Cavernas Beatus – Dica de passeio em Interlaken

Interlaken é sem dúvida uma das regiões mais exploradas e conhecidas turisticamente na Suíça. Uma das grandes razões para isso é a grande oferta de passeios possíveis pelos Alpes, lagos, vilas ou cidades próximas e a possibilidade de praticar esportes radicais como o Paragliding, uma das atividades mais famosas da região.

Por conta da grande possibilidade de passeios em Interlaken alguns lugares especiais acabam ficando de fora do roteiro de muitas pessoas e neste artigo contarei sobre um deles que são as Cavernas St. Beatus, um lugar impressionante da natureza acima do lago de Thun e bem proximo da cidade de mesmo nome.

Antes de contar a história sobre o local e também explicar melhor o que você pode ver por lá eu vou mostrar algumas fotos do visual surpreendente que este passeio proporciona, pois embora a visita principal seja dentro das cavernas, como citei anteriormente a localização é privilegiada sobre o belíssimo Lago de Thun e a natureza ao redor das cavernas pode ser explorada através de trilhas que te levam a cachoeiras.

lago de thun passeios suiça

lago de thun passeios interlaken

passeios interlaken ideias
Apreciando o Lago de Thun do alto na entrada das Cavernas Beatus

lago de thun passeios

Ok, agora que você já visualizou um pouco da beleza do local eu posso contar a história e lenda que cerca essas cavernas.

Cavernas Beatus, habitada por um dragão e por um santo

Conta a lenda que há muito tempo, cerca de 1900 anos atrás, esse complexo de cavernas no Lago Thun era habitada por um temido dragão que foi expulso depois de travar uma luta com o monge irlandês Beatus que então se refugiou na caverna.

Misto de lenda e historia real, aparentemente o monge Beatus realmente existiu e talvez tenha sido mesmo uma das primeiras pessoas a adentrar o universo misterioso dessas cavernas. E atualmente os visitantes podem através de trilhas internas e iluminadas eletricamente conhecer esse incrível lugar, dentro dos Alpes!

dicas de passeios interlaken
Uma das quedas d’água internas na caverna!

o que fazer em interlaken dicas suíça

Como é o passeio

Desde 2015 o passeio pelas Cavernas Beatus pode ser feito sem a companhia de um guia que até então era necessária. Acredito que eles estejam testando essa nova forma de visita frente à quantidade crescente de turistas. Mas a possibilidade de fazer o passeio guiado tanto em alemão como em inglês ainda existe e eu recomendo pois assim é possível se inteirar sobre a história e detalhes do local. As visitas guiadas estão disponíveis a cada 30 ou 45 minutos.

Assista o video abaixo e confira um pouco mais desse passeio.

Antes mesmo de entrar nas cavernas você pode aproveitar o passeio no caminho do estacionamento até a entrada, que passa por uma trilha e algumas quedas d’água de frente para o lago de Thun. É possível também visualizar a entrada das cavernas no alto e o restaurante que fica por lá em formato de castelo dando um charme ao local.

O passeio leva a 1km de trilha dentro das cavernas. É possível ver diversas cachoeiras internas, algo realmente surpreendente além de diversas formações rochosas, estalagmites e estalactites.

A temperatura interna varia de 8 a 10 graus e o chão é bem úmido, em algumas partes com degraus e em outras com um teto bem baixo onde os mais altos podem ter que se abaixar um pouco. Hà diversas placas indicando o caminho e explicando algumas características locais. As fotos internas são permitidas embora o uso de tripé não.

Você pode finalizar o passeio no restaurante local com uma vista panorâmica do lago de Thun! Mesmo se você não quiser visitar as cavernas ou não tiver interesse/tempo, recomendo a visita ao restaurante nem que seja para tomar um café e apreciar a vista!

lago de thun passeios

cavernas beatus interlaken

Quanto custa o passeio

CHF 18 francos suíços para adulto e CHF 10 para crianças ( de 6 a 16 anos)

A compra deste bilhete também dá direito à entrada ao museu local interativo bem interessante com mais detalhes sobre a história do local, tipos de rochas, animais e plantas presentes nas cavernas

Como chegar 

As cavernas Beatus são facilmente acessadas e ficam a apenas 10 minutos de carro a partir de Interlaken.

Para quem vai de transporte público você pode pegar o ônibus 21 de Interlaken West ou Interlaken Ost e em menos de 20 minutos você chegar até às cavernas sobre o lago de Thun.

Compre o SwissPass e utilize toda a rede de transporte público da Suíça. Essa pode ser uma forma muito econômica de explorar o país. Saiba mais aqui,

Outra opção é combinar esse passeio com o cruzeiro pelo Lago de Thun. Você pode descer ou embarcar na estação Beatus Höhlen.

O que mais fazer pela região

Você tem muitas opções de passeios pela região do Lago de Thun e por Interlaken. Recomendo muito combinar o passeio das cavernas Beatus com uma subida até Beatenberg e Niederhorn, um vilarejo e uma montanha que permite um panorama incrível dos Alpes!

Em Beatenbucht próximo às cavernas Beatus existe um funicular que leva até Beatenberg e de lá você pode pegar o bondinho até o topo da Niederhorn. Em Beatenberg e Niederhorn você vê Interlaken do alto de uma maneira que não tem igual. Fiz o passeio Harderkulm – Top of Interlaken que é muito bacana também mas gostei mais da vista da Niederhorn que é bem mais alta!

Se você quer ter uma paisagem incrível dos Alpes e do Lago de Thun esse passeio é excelente!

A própria cidade de Thun é encantadora e merece com certeza uma visita! Já disse aqui no Blog que é uma das minhas cidades favoritas na Suíça e que realmente parece ter saído de conto de fadas.

Outra linda cidade, na verdade um vilarejo, tipicamente suíço com casas de madeira enfeitadas com flores é Brienz que fica às margens do lago de mesmo nome e um dos mais bonitos da Suíça na minha opinião. Por ali existe uma série de passeios que podem ser feitos como a subida em um trenzinho a vapor até Brienz Rothorn de onde se vê o Lago do alto e paisagens incríveis dos Alpes.

Mais opções de passeios a partir de Interlaken:

. Jungfraujoch – topo da Europa – este é o passeio mais famoso pelos Alpes suíços e o mais alto que você pode chegar a 3454 metros acima do nível do mar na estação de trem mais alta da Europa.

.Kleine Scheidegg: essa é uma das estações intermediárias até chegar a Jungfraujoch e também é famosa por ser um ponto de esqui no inverno

.Grindelwald: onde se localiza um resort de esqui no inverno, é uma excelente localização para amantes do esporte e oferece vistas impressionantes dos alpes.

.Wengen: uma vila alpina onde carros não entram. Possui resorts e é uma famosa estação de férias, principalmente no inverno e para amantes de hiking.

.Lauterbrunnen – uma cidadezinha localizada num vale, com paisagens que lembram o Senhor dos anéis e mais de 72 cachoeiras.

 

o que fazer em interlaken dicas

Mais de Monique Bianchi

Musical Aladdin na Broadway – Um espetáculo mágico

Aladdin é um dos filmes de animação mais famosos da Disney. Além...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *