Gruyéres: vila medieval famosa pelo queijo e chocolate

gruyeres na suiça

Gruyéres é uma das vilas mais charmosas e pitorescas aqui na Suíça. Situada no topo de uma colina, a vila preservou bastante de sua arquitetura medieval e já foi eleita como a mais bonita da Suíça ocidental no ano de 2014.

vila medieval de gruyéres

Famosa também pelo queijo que leva o mesmo nome da cidade, Gruyéres possui museus interessantes para fãs de alienígenas e de Budismo. Pode parecer incomum mas continue lendo o artigo pra descobrir mais sobre Gruyéres e dicas para explorar e incluir essa cidade no seu roteiro de viagem pela Suíça.

Explorando a vila medieval: atrações em Gruyéres

Um passeio pelas ruas de Gruyéres onde não circulam automóveis é como voltar ao passado. A arquitetura medieval  e um castelo no alto da cidade que é rodeada por uma muralha contribuem para a paisagem digna de um cartão postal.

dicas gruyeres suiça

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

 

O centro histórico de Gruyéres é bem pequeno e fácil de ser explorado. Não deixe de caminhar ao redor e nas muralhas antigas além dos pontos de interesse abaixo:

O Castelo de Gruyéres

O maior e principal castelo de Gruyéres foi fundado no século XIII e é um dos castelos mais famosos da Suíça. É atualmente um museu com 800 anos de história, arte e cultura local, onde também é possível aprender sobre as lendas da região.

castelo gruyeres

O interior do Castelo de Gruyéres é no estilo barroco, do Renascimento ao Romantismo e na parte externa do castelo há um belíssimo jardim que é um dos destaques da visita.

castelo de gruyeres suicaA visita é  gratuita para quem o SwissPass!

Saiba tudo sobre o SwissPass, o ticket múltiplo de transporte na Suíça que garante gratuidade em vários passeios e museus além de outros descontos”

Caso você não o possua, a visita custa CHF12. Caso você pense em visitar um dos demais museus de Gruyéres, peça por um ticket combo que acaba saindo mais barato.

O Castelo de Gruyéres está aberto todos os dias da semana e o horário de funcionamento é  das 9am às 6pm de Abril a Outubro e 10am às 5pm de Novembro a Março.

Museu HR Giger para fãs do filme Alien

Este curioso museu é dedicado ás obras de arte do artista visual e multimídia, o suíço Hans Ruedi Giger, reconhecido pelo seu trabalho no filme Alien entre tantos outros.

Suas obras de arte, entre pinturas e esculturas surrealistas mesclam figuras humanas e máquinas, simbolizando um possível futuro ou uma crítica ao mundo atual.

O Museu HR Giger fica situado dentro de um castelo medieval em Gruyéres, menor do que o castelo principal, chamado Château St. Germain.

Atenção:Algumas das obras de HR Giger podem ser um pouco perturbadoras ou assustadoras para crianças!

A entrada é gratuita para os portadores do SwissPass ou custa CHF12,50 para adultos e CHF 19 para o ticket combo com o Castelo de Gruyéres.

O Museu HR Giger em Gruyéres abre todos os dias de Abril a Outubro das 10am às 6pm ou de Novembro a Março de Terça a Sexta das 1pm às 5pm e Sábados e Domingos das 10am às 6pm, sendo fechado às Segundas-feiras.

Bar do Alien – HR Giger Bar

Do outro lado da rua onde fica o Museu HR Giger se localiza um bar inspirado também em sua arte surrealista. O local é simplesmente demais, com um design e arquitetura totalmente diferente do que você já viu.

Vale bem a pena parar lá para um drink.

bar alien gruyeres

Museu Tibetano em Gruyéres

Para os budistas ou entusiastas do Budismo Tibetano, esse é um museu que vale a visita em Gruyéres. No Museu Tibetano em Gruyéres há mais de 300 obras de arte, entre esculturas, pinturas e objetos de ritual vindos do Tibete, Nepal, Kashmir, norte da Índia e Myanmar, que representam a totalidade das divindades budistas.

Este museu foi criado em 2009 e curiosamente está localizado dentro de uma antiga capela.

A entrada também sai de graça para portadores do SwissPass, ou custa CHF10. Há também um ticket combo que custa CHF17 e inclui a visita ao Castelo de Gruyéres.

Gruyéres, a vila e a produção do queijo

A vila de Gruyéres é conhecida pela produção do delicioso queijo de mesmo nome.

Em uma visita à cidade, vale a pena visitar uma das fábricas de queijo como a “La Maison du Gruyére” para ver uma demonstração  de produção to tradicional queijo suíço. A visita é interativa e dura de 30 a 45 minutos.

No GetyourGuide há diversas excursões saindo de Genebra ou Lausanne que incluem tours pela fábrica de queijos e chocolates como o exemplo abaixo:

gruyeres excursoes

Onde fica Gruyéres e como chegar

A vila de Gruyéres fica localizada na parte ocidental da Suíça, onde a língua oficial é o francês.

visita gruyeres

Para chegar até la de transporte público

Você deve pegar um trem até a estação chamada “Gruyères, gare” que fica abaixo da colina onde se situa a vila e centro histórico de Gruyéres.

A Fábrica de queijos La Maison Gruyéres se localiza ali, portanto pode ser interessante começar ou terminar a sua visita por Gruyéres passando pela fábrica de queijos.

Caso queira subir a pé até a vila, o percurso leva cerca de 15 minutos, mas há também a opção de pegar um ônibus que leva até a estação “Gruyéres Ville” em apenas 3 minutos, já na entrada da vila.

De carro

Para quem vai de carro, o carro deve ficar estacionado abaixo da vila de Gruyéres em um dos estacionamentos citados aqui.

Gruyéres fica a apenas 30 minutos de carro a partir de Montreux, 48 minutos de Berna, e 1 hora e 20 minutos de Genebra.

Leia também:

O que você precisa saber para dirigir na Suíça

6 Motivos para fazer uma roadtrip pela Suíça

Rota de Lucerne a Interlaken de carro

vila de gruyeres

Gruyéres e chocolate

Maison Cailler – visite uma fábrica de chocolates suíços

Sim, não é apenas de queijo que a cidade e região de Gruyéres é famosa.  Apenas 5 quilômetros de distância separam a vila de Gruyéres de Broc, outra vila onde se situa a famosa fábrica de chocolates Nestlé, a “Maison Cailler”.Cailler é a marca mais antiga de chocolate suíço e nesta visita você pode conhecer mais da história do chocolate de uma forma interativa.

Você pode combinar um passeio à Gruyéres com a visita a esta fábrica que é incrível. Apenas prepare o estômago para tanto queijo e chocolate em um dia só 🙂

O trem do chocolate

Essa é uma das famosas rotas de trem panorâmicas da Suíça, perfeita para apreciadores de chocolate e queijo também. A rota se inicia em Montreux e é feita em um trem com vagões antigos e vintage da “Belle Epoque”. A primeira parada é para visita à vila de Gruyéres e fábrica do queijo. Na parte da tarde o trem passa em Broc, para visita à Maison Cailler antes de retornar a Montreux.

O valor deste tour é de CH99 por pessoa. Portadores do SwissPass possuem desconto e pagam CHF69.

Gruyéres, bate-volta ou se hospedar pela cidade?

muralhas gruyeres

A maioria dos turistas conhece a cidade de Gruyéres em um bate-volta a partir de cidades como Berna e Montreux, ou como parada no caminho de conexão entre a Suíça alemã e a Suíça francesa.

Como já citado anteriormente, passeios como o trem do chocolate e excursões a partir de Genebra ou de Interlaken cobrem um passeio pela cidade além de uma visita pelas fábricas de queijo e chocolate, o que acaba sendo bem atrativo.

Porém, caso você tenha mais tempo no roteiro e queira curtir Gruyéres com calma, além de visitar todas as suas atrações recomendo se hospedar em um dos hotéis no charmoso centro histórico.



Booking.com

Mais dicas para curtir Gruyéres

  • Decida as atrações que pretende conhecer em Gruyéres e calcule bem o tempo de visita. Apesar de ser uma vila pequena, as atrações tomam tempo. Uma visita ao Castelo de Gruyéres leva cerca de 1 hora por exemplo.

 

  • Reserve tempo para almoçar ou jantar num dos restaurantes no centro de Gruyéres e aprecie um delicioso fondue com o tradicional queijo Gruyéres.

 

  • Se estiver viajando pela Suíça durante o Outono, não perca o tradicional evento chamado de “Désalpe” na região de Gruyéres, onde as vacas são enfeitadas com flores e como em um desfile descem das montanhas de volta para as cidades devido a proximidade da chegada do inverno.

 

  • Baixe aqui um mapa com todas as atrações turísticas da cidade de Gruyéres

Mais de Monique Bianchi

1º dia em Roma – O que visitamos parte 2

Foi a minha primeira vez em Roma, e neste post continuo contando...
Leia Mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *