Grand Tour da Suíça: ajuda para planejar o seu roteiro

O que é o Grand Tour da Suíça?

Recentemente o escritório de turismo da Suíça lançou uma nova ação chamada Grand Tour da Suíça que visa promover o país e inspirar os turistas a conhecerem melhor as paisagens através de uma sensacional rota turística que passa pelas quatro regiões linguísticas da Suíça, a parte alemã, italiana, francesa e a pequena região onde se fala romanche, uma língua também oficial mas que é falada apenas por 1% da população suíça como contei aqui nesse post de curiosidades da Suíça.

Se você está em fase de montar o seu roteiro de viagem pela Suíça e está pensando em alugar um carro para explorar o país, o Grand Tour pode te ajudar a escolher os melhores destinos a serem visitados.

Grand-Tour-da-Suiça-Mapa

A rota do Grand Tour da Suíça que possivelmente foi inspirada na famosa Rota 66 nos Estados Unidos percorre 1600km pelas estradas do país e passa por 44 atrações turísticas, 11 Patrimônios Mundiais eleitos pela Unesco, duas reservas de biosferas, 5 estradas pelos Alpes e  ainda 22 lagos!

Para quem ama dirigir essa é uma rota perfeita. Se você é mais do tipo motociclista é possível também fazer esta rota com motocicletas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Leia também:

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

O Grand Tour da Suíça passa por famosos pontos turísticos como a Kappelbrücke em Lucerne, o Centro histórico de Berna e as Cataratas do Reno.

O ponto mais alto da rota do Grand Tour pela Suíça é a estrada pelos Alpes chamada Furkapass, a 2429 metros acima do nível do mar e o ponto mais baixo é o Lago Maggiore, a 193 metros acima do nível do mar.

Recomendações para fazer o Grand Tour da Suíça

Em quanto tempo pode ser feita esta rota turística pela Suíça?

Esta rota do Grand Tour pode ser feita em 8 dias, levando em conta 5 horas diárias dirigindo, mas é claro que você não precisa fazer o percurso completo e nem leva-lo ao pé da letra. A ideia é inspirar e assim cada um decide o que acaba sendo melhor para o seu próprio roteiro!

Qual a melhor época para realizar o Grand Tour da Suíça?

A época recomendada é a Primavera e Verão de abril a outubro. Inclusive, caso você ainda tenha dúvidas de que essa é uma das melhores épocas para conhecer a Suíça veja aqui alguns motivos que cito em um post.

Qual o melhor sentido a seguir?

grand-tour-suiça-mapa

De acordo com as recomendações do site oficial de turismo da Suíça eles indicam fazer o tour no sentido horário do mapa, começando de Basel por exemplo, já que a sinalização sobre o Grand Tour foi colocada nesse sentido e apenas em 2016 serão feitas sinalizações oficiais. Alguns exemplos de distância:

  • Basel até Neuchâtel: 165 km
  • Genebra até Saint George –  53 km
  • Chiasso até Bellinzona – 109 km

Porém, você pode escolher fazer o trajeto do ponto em que quiser, com já citado anteriormente, afinal o Grand Tour é apenas uma sugestão de roteiro.

Quais as cidades pelas quais passa o Grand Tour da Suíça

Sao 22 cidades principais que fazem parte da rota turística do Grand Tour da Suiça. Veja abaixo:

.Baden,Basileia, Belinzona, Berna, Biel

.Chur

.Friburgo

.Genebra

.La Chaux-de-Fonds , Lausanne, Locarno,Lugano, Lucerna

.Montreux Riviera

.Neuchâtel

.Schaffhausen, Solothurn, St.Gallen

.Thun

.Winterthur

.Zug, Zurique

Para mais informações sobre as cidades clique aqui.

Grand Tour da Suíça de trem

Para aqueles que preferem utilizar o sistema de trens na Suíça, é possível também seguir esta rota do Grand Tour, utilizando o Swiss Pass, aquele bilhete de trem que permite acesso a toda a rede de transporte da Suíça por um período específico, possibilitando assim uma economia, principalmente para quem pretende viajar por mais tempo e por vários lugares, ao invés de comprar os bilhetes de trem para cada trecho separadamente.

Além disso, há a opção de fazer as famosas rotas de trem panorâmicas como Golden Pass, Bernina Express e Glacier Express. Escrevi um artigo com todas as informações sobre o Swiss Pass. Leia ele aqui.

Leia também: Dicas valiosas para economizar em uma viagem à Suíça

Espero que este post tenha te inspirado a alugar um carro e conhecer as belas paisagens da Suíça!

grand-tour-da-suiça-trem

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Scarborough Beach

Resolvi fazer um post apenas sobre Scarborough porque desde que cheguei aqui...
Leia Mais

12 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *