Dicas para fazer o passeio Gotthard Panorama Express

Passeio Gotthard panorama express

Gotthard Panorama Express é uma das rotas panorâmicas da Suíça que liga 2 cidades belíssimas do país: Lugano e Lucerne, através de um trajeto que inclui passeio de barco pelo belíssimo Lago Vierwaldstätersee e trem com janelas panorâmicas no trecho de Flüelen a Lugano.

Fui conhecer esse passeio com a Ana Luiza (Pelo Mundo Blog), Janaína ( Descobrindo a Suíça) e a Laurentina (Fotógrafa na Suiça) em um sábado ensolarado em pleno verão na Suíça. Neste artigo detalho minha experiência e o que achei do Gotthard Panorama Express.

gotthard panorama express passeio de barco

O Gotthard Panorama Express é um passeio cênico para apreciar lindas paisagens mas que também possui um lado histórico ao passar por locais que são símbolos importantes para a história da Suíça.

Voce pode iniciar o passeio a partir de Lucerne ou de Lugano. Nós começamos com o passeio de barco em Lucerne.

Atenção: Nesses tempos de COVID-19, é obrigatório utilizar máscaras no transporte público na Suíça, incluindo o barco e o trem panorâmico nesse passeio. A exceção se dá no restaurante dentro do barco ou ao comer e beber .

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Primeira parte de barco de Lucerne a Flüelen

O passeio de barco pelo Lago Vierwaldstätersee tem início na cidade de Lucerne, no pier em frente a estação de trem e dura cerca de 2h40 minutos até a cidade de Flüelen.

paisagem durante passeio de barco Gotthard Panorama eXPRESS
Park Hotel Vitznau visto do barco antes de chegarmos à cidade de Vitznau.

Em qualquer uma das direções que você escolher fazer o Gotthard Panorama Express, o horário de almoço cai durante o passeio de barco, o que é perfeito pois há um restaurante e bar no local que oferece diversas opções e um menu local. Nós, por exemplo, experimentamos o prato do dia e pedimos sorvete para a sobremesa para tomar no deck exterior enquanto curtíamos a paisagem.

Há duas opções de barco, um bem histórico e a vapor e um super moderno motorizado. No dia do nosso passeio, era o barco motorizado que estava fazendo a rota. O nome deste barco é Diamant e sua estrutura e design são incríveis. O Diamant possui 5 decks e até uma piscininha para os pés com água dos Alpes.

barco a motor lago de lucerne
Foto oficial: lakelucerne.ch

A paisagem durante esse passeio não cansa de surpreender e vale a pena passar o tempo em pontos diferentes do barco, preferencialmente na parte exterior, na minha opinião.

lago de lucerne passeio gotthard panorama express

Além da vista da cidade de Lucerne na partida ou chegada, recomendo apreciar a vista nesses locais:

  • Vitznau – uma linda cidade banhada pelo Lago de Lucerne que é o ponto de partida para a visita à montanha Rigi. Daqui sai o trem que leva ao topo da montanha. É também um bom destino para quem aprecia bons e luxuosos hotéis. Um dos mais famosos hotéis na Suíça, o Park Hotel Vitznau fica aquí e do barco conseguimos vê-lo.
  • Brunnen – Outra cidade imperdível e bem charmosa onde se localiza o museu do famoso canivete suíço Victorinox.
  • Rütli – Essa colina é um dos locais mais históricos no país porque dizem que foi aquí que a Suíça foi fundada. A cor do lago nessa região é muito bonita!

A experiência de estar neste barco super moderno em um lago cristalino e bem próximo das montanhas e de outras paisagens naturais incríveis é realmente especial e relaxante.

Segunda parte de trem panorâmico com vagões de primeira classe

Desembarcamos em Flüelen, outra linda cidadezinha às margens do Lago Vierwaldstätersee e fomos para a estação procurar o nosso trem.

O Gotthard Panorama é um trem com vagões apenas de primeira classe e ao contrário do barco que faz paradas para embarque ou desembarque de passageiros entre algumas cidades, o trem é específico apenas para essa rota que vai até Lugano.

trem panoramico gotthard panorama express

O trem possui janelas panorâmicas e é bem moderno e espaçoso. Durante a rota até Lugano fomos acompanhados de uma guia de turismo que falava muito bem Inglês além de Italiano e Alemão e que nos contou mais sobre a rota e os pontos de interesse pelos quais estávamos passando.

Um dos vagões desse trem é chamado de vagão fotográfico, porque as janelas podem ser abertas permitindo tirar fotos com a paisagem ao ar livre.

O principais pontos pelos quais passsamos com o trem são:

  • A Igreja Wassen – Essa é uma igreja barroca que pode ser vista 3 vezes durante o percurso de diferentes pontos de vista, porque o trem para ganhar altura passa por túneis em espiral!
  • O Túnel Gotthard de 15km – Esse túnel foi inaugurado em 1882 e não foi fácil de ser contruído levando 10 anos para ficar pronto. Imagine nessa época contruir um túnel por dentro dos Alpes sem ferramentas ou tecnología existentes nos días atuais.Realmente o Gotthard é um dos milagres da engenharia suíça e mtrabalho de muitos homens, principalmente imigrantes italianos que deram sua vida nesse trabalho. Durante o percurso por dentro do túnel, há algunas projeções ilustrando esses trabalhadores e o proceso de construção.
  • Diversos túneis e pontes : No percurso antes do túnel,Gotthard próximo a Göschenen o trem passa por diversas pontes e acima de um desfiladeiro chamado Schöllenen. Além disso, passamos por diversos túneis em espiral e em determinado ponto podemos ver também a estrada que leva a Lugano.

Durante o percurso de trem, avistamos em uma linda e típica paisagem suíça um senhor balançando uma bandeira do país e a guía nos contou que ele sempre faz isso em diversos días do passeio e não é nada combinado! Realmente algo a mais para prestar atenção durante o passeio.

Paisagem gotthard panorama express

Há serviço de bordo também no trem.

Quando fazer e quais os horários do Gotthard Panorama Express?

O Gotthard Panorama Express funciona apenas durante a Primavera e o Verão na Suíça. Neste ano de 2020 começou a operar em 18 de Abril e funcionará até 18 de Outubro, de Terça a Domingo ( incluindo feriados públicos).

É um passeio perfeito para aproveitar a época do calor e días ensolarados na Suíça.

Confira abaixo os possíveis horários em qualquer uma das direções que você escolher para fazer o passeio.

horários gotthard panorama express

Quanto custa?

preços gotthard panorama express

Para turistas sem o Swiss Travel Pass

Para turistas que não pretendem adquirir o SwissPass, o valor do passeio completo de Lucerne a Lugano ou vice-versa incluindo o passeio de barco em primeira classe + o trem panorâmico custa CHF 153 francos suíços + um suplemento de CHF 16 francos suíços para a reserva do assento no trem.

Existe uma segunda opçao de preço que inclui o passeio de barco na segunda classe e então o valor cai para CHF 129 francos suíços + o suplemento de CHF16 que inclui reserva de assento entre outras coisas como o acompanhamento de um guía turístico no trajeto de trem.

Não sabe o que é Swiss Travel Pass? Leia tudo sobre aqui e saiba como adquirir.

Para turistas Com o Swiss Travel Pass

Quem possui o Swiss Travel Pass sai no lucro porque o Gotthard Panorama Express está incluso e porém o único valor a ser pago é CHF 16 para a reserva de assento.

Para moradores do país com o Halbtax ou GA

Quem tem o Halbtax paga metade do valor + o suplemento de CHF16. Quem possui o GA de segunda classe paga CHF59 francos suíços, mas se tiver o GA de Primeira classe, o passeio sai na faixa , sendo necessário o pagamento apenas dos CHF16 francos para a reserva do assento.

Grupos a partir de 10 pessoas

Para grupos de 10 pessoas ou mais viajando juntas, há um desconto de 30%

Como e onde comprar o ticket?

Online

Acesse o site oficial para adquirir o ticket do passeio e para reservar o assento no trem panorámico: https://www.rhb.ch/en/gotthard-panorama-express.

O assento pode ser reservado a partir de 3 meses de antecedencia do passeio.

Estações de trem

Voce também pode comprar o ticket em qualquer estaçäo de trem que possua um balcão com atendentes como em Zurique ou Lucerne.

Dicas

  • Tente incluir em seu roteiro a pernoite em uma das cidades de chegada ou saída para aproveitar ao máximo as 2 regiões
  • Quem começa o passeio a partir de Lugano no primeiro horário termina o passeio mais cedo, chegando em Lucerne às 14:47.
  • É possível fazer bate-volta mas a o ticket de volta não está incluso. Eu e as meninas voltamos de trem regional que é mais rápido e ainda conseguimos aproveitar Lugano por 1 horinha.
  • Aproveite para almoçar no barco. Provamos e recomendamos o restaurante
  • Guarde o ticket em local seguro pois haverá controle durante o passeio e será necessário apresentá-lo durante o passeio
  • Não esqueça sua máscara

Este passeio eu fiz no dia 25 de julho de 2020, com minhas parceiras Ana Luiza (do Pelo Mundo Blog), Janaina (do blog Descobrindo a Suíça) e a Laurentina (nossa fotógrafa oficial Fotógrafa na Suíça).  O lugar foi o destino de mais um #experience , um projeto que tem por objetivo mostrar as belezas da Suíça.  Este foi o #experiencegotthardpanoramaexpress

Apoio: Gotthard Panorama Express e Swiss Travel System

Veja o que rolou no evento também, através da Hashtag #experiencejungfraujoch no Instagram e Facebook.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 
Mais de Monique Bianchi

Spice Bazar, O Bazar de Especiarias em Istambul

Além do famoso Grand Bazaar, Istambul também possui o Spice Bazar ou...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gotthard Panorama Express é uma das rotas panorâmicas da Suíça que liga 2 cidades belíssimas do país: Lugano e Lucerne, através de um trajeto...
" />