Lago Gelmer e Gelmerbahn, o funicular mais inclinado da Europa

lago gelmer suiça

Sempre que me perguntam que lugares incluir num roteiro de viagem à Suíça fico apreensiva em citar alguns nomes porque além das tradicionais cidades que todos querem ver, a Suíça tem milhões de lugares “escondidos” não tão explorados pelos turistas e algumas vezes até mesmo pelos próprios suíços. Muitos desses lugares são encantaores e com certeza deveriam ser colocados em um roteiro pelo país. O Lago Gelmer r o funicular Gelmerbahn são alguns exemplos!

Se você gosta de natureza e aventura então esse artigo irá te agradar, pois aqui conto sobre um dos mais lindos lagos em montanha que visitei aqui na Suíça e além disso, a forma para chegar até ele é no mínimo inusitada, em um funicular que é considerado o mais inclinado da Europa! (Não confunda funicular com trem de cremalheira, que é o caso do Pilatusbahn que sobe a montanha de mesmo nome em Lucerne.)

lago gelmer suiçA

lago montanha suiça


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O Lago Gelmer se localiza em uma montanha numa região chamada de Grimselwelt, que fica próximo a Interlaken.

Grimselwelt é uma região muito favorecida pela natureza e o Lago Gelmer é apenas uma das opções de passeios para se fazer por lá como explico melhor mais abaixo.

Gelmerbahn, o funicular mais inclinado da Europa

O Gelmerbahn (nome do funicular que leva até o lago Gelmer) é uma atração à parte!

Trata-se do funicular mais inclinado da Europa, chegando em alguns momentos a 106% de inclinação! São 12 minutos até o topo da montanha e no funicular que é aberto apenas uma barra de metal faz a segurança. Parece até aquelas atrações de parque de diversões e lembra uma montanha russa, que apesar de não ir em alta velocidade causa uma certa apreensão por ser aberto e permitir ver o trilho todo inclinado.


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Sem contar que esse funicular está em meio à natureza, subindo por uma montanha real, o que deixa a experiência ainda mais especial! Pode parecer um pouco perigoso mas é muito seguro,mesmo estando com crianças, porém se estiver com mochila recomendo segurá-la bem entre os pés para evitar que ela se desloque e caia, caso esteja na parte da frente do funicular.

gelmerbahn funicular mais inclinado da europa

O Funicular mais inclinado da Europa! Olhem o visual pelo qual este funicular percorre!!!! Você encara?

passeios aventura suiça

O Gelmerbahn foi construído em 1926 pela empresa KVO que é responsável pela produção de energia hidrelétrica na região e que também faz a gestão de todas as atrações turísticas em Grimselwelt e Meiringen.

O objetivo inicial era auxiliar a levar material para a construção da represa no lago Gelmer e apenas em 2001 se tornou uma atração turística!

O Lago Gelmer, uma preciosidade da natureza

Assim que você desembarca do Gelmerbahn, basta andar alguns passos para se impressionar com a incrível paisagem que aparecerá diante dos seus olhos. Primeiramente, não se esqueça que no lá no topo você está a 1860 metros acima do nível do mar! Prepare-se para vislumbrar um lago de cor azul turquesa rodeado por montanhas com picos ainda nevados ( isso em pleno verão), rochas de granito e flores silvestres.

Fica difícil transcrever em palavras a beleza deste lugar. Na primeira vez que estive por lá o tempo estava oscilando bastante, com neblina e chuva em alguns momentos, mas mesmo assim isso não abalou a beleza do lugar até porque normalmente no alto da montanha o tempo é bem instável. Dentro de meia hora o céu pode estar azul, depois se tornar mega nublado e voltar a abrir novamente!

dicas passeio suiça

lago gelmer grimselwelt suiça

Na minha opinião este é um dos lagos mais lindos da Suíça.

lago gelmersee suiça

Andar ao redor do Lago ou continuar subindo a montanha

São várias trilhas existentes na região, de duração e intensidade diferentes. Se você quer apenas um passeio contemplativo, o ideal é fazer uma volta ao redor do lago o que pode durar cerca de 1 hora ou menos, de acordo com a velocidade da caminhada.

Para os que encaram uma trilha um pouco mais pesada vale à pena caminhar até o Gelmer Hut, de onde se tem uma vista do alto do incrível lago Gelmer.

Nas vezes em que estive por lá, eu caminhei apenas ao redor do lago pois não estava com sapatos apropriados para continuar a trilha até o topo, o que é altamente recomendado

dicas roteiro suiça lagos

paisagens suiça grimselwelt

alpes suiços passeios

Assista abaixo o vídeo para sentir um pouco da emoção do passeio!

Ponte suspensa suiça handeckAproveite para atravessar a ponte suspensa quando voltar com o funicular até a estaçao Handegg e recomendo almoçar no Hotel que fica do outro lado!

Quando ir e horários de funcionamento

O funicular fica aberto apenas na temporada de Verão. ( Olha aí um dos motivos pelos quais recomendo visitar a Suíça nesta época. Leia mais aqui.)

. Neste ano de 2015 esse foi o período:

6 de junho – 18 de outubro

09h00 – 16h00 – Junho, Setembro e Outubro

09h00 – 17h00 – Julho e Agosto

Quanto custa e como comprar ingresso

O ingresso de ida e volta custa 32 francos suíços. Crianças de 6 a 16 anos pagam 12 francos suíços.

Quem possui o Swiss Travel Pass tem 15% de desconto.

Saiba tudo sobre o Swisspass, quanto custa, como adquirir e veja se vale à pena para sua viagem.

É possível também comprar os ingressos online com antecedência escolhendo o horários no site oficial.

Como chegar até a estação Handegg – Gelmerbahn

De carro

De Lucerne até a estação de onde sai o Gelmerbahn o trajeto dura em média 1h15 minutos e são 70km de distância. Já de Interlaken são cerca de 49km e leva-se em média 45 minutos num trajeto de carro.Veja abaixo o trajeto e duração saindo de outra cidade.

Alugar um carro ou comprar um Swisspass? Tire aqui sua dúvida.

De transporte público

Tendo Interlaken ou Lucerne como ponto de partida:

Pegar um trem até Meiringen. Em seguida pegar o Postbus(amarelo) e descer na parada Handegg.

Veja horários clicando no logo abaixo:

SBB|CFF|FFS

Dica de Hotel e Restaurante na região

Uma ideia é fazer esse passeio em um bate e volta saindo de Interlaken ou Lucerne, por exemplo. Contando o tempo de deslocamento, seja de carro ou transporte público mais o tempo do passeio em si, eu diria que o ideal é reservar um dia para essa atração!

Mas, caso você consiga, o ideal é se hospedar pela região e aproveitar as diversas outras opções de passeios por lá! São muitas, como citarei mais abaixo!

Algumas dicas de hotéis mais recomendados:

.Hotel e Naturresort Handeck recomendado pelo Turismo da Suíça

hotel handeck grimselwelt suiça

Foto: myswitzerland.com

.Hotel histórico Grimsel Hospiz – Um hotel super histórico e tradicional encravado nas montanhas e acessível através da Grimselpass, uma passagem pelas montanhas de tirar o fôlego. Foi o primeiro hotel eletricamente aquecido da Europa e está a 2165 metros acima do nível do mar.

hotel grumbles hospiz

Foto: myswitzerland.com

Há vários outros hotéis na região de Meiringen e Oberwald, por exemplo, para quem prefere explorar a região em mais tempo. Vale à pena, pois há muito o que ver! Pesquise abaixo mais opções de hotéis.

Dica de outros passeios por Grimselwelt e região:

.Triftbrücke a ponte suspensa para pedestres mais longa da Europa

.Sustenpass – outra passagem pelos Alpes

.Grimselpass – a passsagem pelos Alpes é uma atração à parte

.Reichenbachfalls – uma série de cataratas que somam 250m de queda. A mais alta tem 90 metros e é uma das mais altas quedas nos alpes. Essas cachoeiras são bem famosas também por terem sido retratadas como o cenário da morte do personagem fictício Sherlock Holmes! Fica na cidade de Meiringen, onde há também um museu dedicado ao personagem. Leia sobre minha visita a Meiringen e sobre essa atraçao.

.AaareSchlucht – um canyon localizado bem próximo da Reichenbachfalls. Normalmente o ideal é fazer os dois passeios no mesmo dia! Leia sobre minha visita a Meiringen e sobre essa atraçao.

Veja mais passeios no site oficial: http://www.grimselwelt.ch/

Espero que tenha gostado do post e que ele tenha te inspirado a descobrir e visitar esse incrível lago e o funicular Gelmerbahn!

Leia também este artigo ” Guia essencial sobre Interlaken” tudo o que você precisa saber sobre a região além de diversas outras sugestões de passeios!

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Dicas para montar o seu roteiro na Suíça de forma independente | Me joguei no Mundo 29 de maio de 2017 at 6:29 AM

    […] Gelmersee – para alcançar esse lago você precisa pegar o funicular mais inclinado do mundo […]

  • Reply Curiosidades da Suíça: dicas para quem quer conhecer mais sobre o país | Me joguei no Mundo 21 de maio de 2017 at 5:36 PM

    […] e centenas de outros lagos menores de beleza inigualável. Alguns nem parecem de verdade como o Gelmersee, Caumasee e o Blausee que pude visitar e comprovar […]

  • Reply Laís Sá 8 de abril de 2017 at 3:31 PM

    Oi, Monique! Amei seu blog! Me ajudou muito! Estou triste que terei apenas 2 dias completos, pq no terceiro dia pego o voo de volta para o Brasil de Zurique. Eu ameeei a ideia do funicular mais íngreme do mundo e esse lago perfeito, mas pelo pouco tempo, vc acha q vale a pena ir (já que são 1h30 de Lucerna) ou é melhor conhecer outro lugar mais proximo de Lucerna mesmo? Farei base em Lucerna. E vi que o Titlis, Rigi e Stanserhorn Cabrio são mt legais tb. Eita dúvida agora! Será que consigo fazer 2 no mesmo dia? Obrigadaa!

    • Reply Monique Bianchi 18 de abril de 2017 at 5:47 PM

      Oi Lais tudo bem? Desculpe a demora da resposta, mas estava de férias e só agora vi teu comentário. Bom, o Gelmerbahn é mesmo muito legal mas vc nao citou a época que vem, entao nao sei se estara funcionando. É bem longinho de Lucerna, ainda mais se nao estiver de carro. Nesse caro recomendo fazer algo mais perto de Lucerna mesmo para aproveitar o passeio em si e nao ter mto tempo de trajeto. Há mesmo muitas opçoes como as montanhas que vc citou. Gosto bastante da Rigi pq vc pode combinar o passeio de barco pelo lago de Lucerne, subir de cable car e descer de trem. Là tb tem um spa termas com piscina aquecida de frente para os Alpes. Espero ter ajudado. Abraços

  • Reply Ceres 28 de fevereiro de 2016 at 11:10 AM

    Monique, excelente o seu blog! Parabéns!! Estou planejando uma viagem de 2 semanas pela Suíça e fiquei morrendo de vontade de conhecer o Lago Gelmer. Porém, pelo visto só é possível visitá-lo de junho a setembro, não é isso? Ele só é acessível pelo funicular? Irei em maio… Para conhecer a região perto de Interlaken você acha que é melhor se hospedar em Meiringen, Lauterbrunnen ou Grindelwald? Estou indo com meu marido e minha filha que estará com 4,5 meses. Tenho interesse em fazer caminhadas que forem viáveis de se fazer com um bebê e curtir os vilarejos. Em maio o clima ainda é muito frio nessa região? Desde já, muito obrigada!

    • Reply Monique Bianchi 29 de fevereiro de 2016 at 3:43 PM

      Olà Ceres, obrigada!
      Pois é, infelizmente o funicular sò volta a funcionar em junho. Sei que existe uma trilha para chegar até là, mas a região é meio complicada e acredito que o acesso tb estarà fechado, mas de repente quando jà estiver por aqui você pode tentar se informar em Interlaken.Nao sei a dificuldade, mas pelo que me lembro parece ser uma trilha difícil e de qualquer forma o acesso a ela se da através da Grimselpass, uma estrada que provavelmente so abre depois de maio tb.
      Bom, em relação a Interlaken, as possibilidades são mtas, depende do que vc deseja fazer. o centro de Interlaken mesmo tem mas opçoes de hoteis, restaurantes e etc e é uma excelente base para todos esses lugares que vc citou como Grindelwald, Meiringen e Lauterbrunen que vc consegue conhecer facilmente através de bate e voltas diários. A dica é pegar algum hotel localizado próximo a estação! Maio ja não deve estar tao frio, mas o clima anda meio maluco. Considere que é início de primavera e a temperatura normalmente fica acima dos 13,14. Mas sempre bom trazer ao menos uma boa jaqueta corta vento e um sapato mais quente e confortável para caminhar.Abs

    Leave a Reply