Exposição Van Gogh Alive Experience em Zurique

Chegou em Zurique essa semana a exposição Van Gogh Alive Experience para mais uma temporada. Devido ao sucesso de público a exposição que já havia terminado na cidade foi renovada até Dezembro deste ano.

Essa exposição traz à vida as obras únicas do artista Van Gogh em um show multimídia. É um show de projeções e luzes combinadas com animações e uma trilha sonora. Certamente uma exposição diferente da original no Museu Van Gogh em Amsterdã.

Admito que fiquei curiosa para visitar este evento depois de ter assistido a série Emily em Paris da Netflix onde a personagem visita a exposição. 🙂

Fui então visitar a exposição Van Gogh Alive Experience em Zurique e conto mais um pouco sobre ela aqui neste artigo.

Exposição itinerante e sucesso de público

A exposição Van Gogh Alive Experience já passou por diversos outros países e cidades como Atenas, Madri, Verona e outras no total de mais de 50 cidades pelo mundo.

Os organizadores da exposição afirmam que esta é a exposição multi-sensorial mais visitada do mundo, com um número que já ultrapassou os 6 milhões de visitantes!

Como é a exposição Van Gogh Alive Experience?

Faz mais sentido chamar a Van Gogh Alive Experience de uma experiência mesmo ao invés de exposição tradicional, pois o conceito é bem diferente de apenas observar passivamente obras de arte em um museu.

Uma experiência multi-sensorial

Para citar alguns diferenciais desta experiência o tamanho das obras é em maior escala nos permitindo observá-las mais de perto e ver melhor os detalhes que talvez não seriam possíveis de ser identificados em uma visita ao museu que coloca uma distância de entre os visitantes e as obras de arte.

São mais de 3000 imagens das obras de Van Gogh que são projetadas em telas gigantes, paredes, no teto e até mesmo no chão. Uma trilha sonora clássica acompanha a exibição e é sincronizada com a passagem das imagens.

Somos convidados a andar pelo local explorando as famosas obras de Bam Gogh que entram em movimento em alguns momentos ou podemos apenas sentar ou deitar no chão para apreciar o show multimídia.

A trajetória de Van Gogh através de suas obras

A exibição das obras de Van Gogh é separada de acordo com as fases e vida do artista do ano de 1880 a 1890.

Há uma introdução com texto antes de cada fase em que o artista passou em Arles, Saint Rémy ou Auvers-sur-Oise.

Algumas fotografias e vídos antigos também aparecem na exibição para demonstrar algumas das fontes de inspiração do artista.

Onde fica e até quando vai a Van Gogh Alive Experience em Zurique ?

A exposição Van Gogh Alive Experience retornou a Zurique para mais uma temporada no dia 16 de Outubro de 2020 e vai até o dia 30 de Outubro de 2020.

O local da expsoição é o centro de eventos Maag Halle localizado no Kreis 4 em Zurique West, bem próximo do Viadukt, Frau Gerolds Garten, Freitag e o Restaurante Clouds no topo da Prime Tower.

O endereço do Maag Halle é Hardstrasse 209.

Como chegar e horários de visita

A forma mais fácil de chegar é de transporte público, descendo na estação de trem Hardbrücke e andando cerca de 3 minutos até o Maag Halle.

Quem vai de carro pode estacionar em alguma das garagens da região como a Parkhaus Pfingstweid ou Puls5 Park Garage.

A exposição pode ser visitada nos seguintes horários

  • Terças e Sábados: 10.00 – 18.00* h
  • Quintas-feiras 10.00 – 19.00* h
  • Domingos: 10.00 – 17.00* h

*) última entrada

Quanto custa e como adquirir o ingresso?

O ingresso para a exibição Van Gogh Alive pode ser adquirido online no site oficial aqui.

O preço do ingresso para adultos é de CHF 26 francos. Veja demais valores na tabela abaixo.

Ao comprar o ingresso você precisa definir um horário que gostaria de visitar a exposição. Há horários a cada meia hora. Não há porém limite de tempo que você pode ficar na exibição.

O ingresso de Família vale para 4 pessoa, incluindo 2 adultos e 2 crianças (até 16 anos).

preços exposicao van gogh zurique

Criança pode visitar?

Sim! Essa aliás é uma das vantagens dessa exibição. As obras de Van Gogh se tornam muito mais atrativas para os pequenos devido ao show de luzes, som e movimento que acompanham suas famosas pinturas.

Dicas e respostas para perguntas frequentes

  • É obrigatório utilizar máscaras durante todo o período de exibição
  • Para ver todas as obras leva-se em média 1 hora, mas você pode permanecer mais tempo se desejar
  • É permitido tirar fotos e filmar. Mas seja consciente, não leve tripé ou acione o Flash. Respeite os outros visitantes e tente ser discreto.
  • Animais de estimação não podem entrar

Vale a pena?

Eu gostei bastante da exibição, até porque sou super fã de exposições multimídia e fora do tradicional, além de ser fã das obras do incrível Van Gogh.

Um dos pontos altos para mim e acredito que para a maioria é o momento que a obra Noite Estrelada é exibida. Além de ser uma das obras mais icônica a obra é perfeita para o show de movimento e sons que a acompanham. Aliás a obra original Noite Estrelada não está no Museu Van Gogh em Amsterdam mas sim no MoMA em Nova Iorque.

Confesso, porém, que imaginava a exposição um pouco diferente, maior e com mais ambientes. Mas na verdade é apenas uma sala.

Mesmo assim gostei bastante. Ter a chance de apreciar as obras do Van Gogh de perto e acompanhadas por música e animações nos transportam para um estado de contemplação e nos fazem esquecer por um momento da vida lá fora.

Só acho que o ticket poderia ser mais barato, mas enfim, estamos em Zurique, uma das cidades mais caras da Suíça.

Recomendo programar a visita com alguma outra atração na região como a visita ao espaço Frau Gerolds Garten ou Viadukt, ou jantar em algum dos restaurantes locais como o Brisket onde acabei indo após a exibição.

Mais de Monique Bianchi

Dicas para montar o seu roteiro na Suíça de forma independente

Siga esses 6 passos e monte seu roteiro na Suíça Essa é...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *