Mountain bike em Engelberg – aventura nos Alpes

mountainbike nos alpes

Para aqueles interessados em aventuras e esportes  assim como eu, conto aqui nesse post minha primeira experiência com uma mountain bike em Engelberg, descendo parte do Monte Titlis !

A Suíça é um destino que vai muito além dos esportes de inverno, como sempre relato aqui no Blog. Uma viagem pelo país pode se desdobrar em diversas atividades para todos os públicos e gostos!

mountain bike engelberg

Mountain bike nos Alpes Suíços – escolha a sua rota

Para aqueles praticantes ou interessados em praticar mountain bike pelos Alpes Suíços, uma boa notícia: há dezenas, senão centenas de rotas e trilhas preparadas para isso, do nível iniciante ao avançado com pulos e downhill extremo.


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

Além das rotas, a Suíça oferece uma excelente estrutura, onde você não precisa nem mesmo ter ou trazer a sua própria bike, sendo possível alugar em uma das muitas lojas de esportes espalhadas pelo país.

Outro ponto positivo é que é super fácil transportar a bike em bondinhos por exemplo se o objetivo é apenas descer a montanha de bike, ou vice-versa e vários resorts e montanhas oferecem um passe próprio para os ciclistas, que normalmente trata-se de um dia livre com subidas e descidas ilimitadas de bondinho .

Leia também:


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Alugar um carro na Suíça é uma boa ideia. Recomendamos usar a RentalCars para pesquisar e efetuar a reserva de um carro no país. Você pode comparar os preços entre as melhores locadoras e economizar.

Há muitas rotas mesmo de mountain bike na Suíça, mas abaixo destaco algumas das mais famosas:

  • Rothorn em Lenzerheide onde existe um bikepark com trilhas para iniciantes e atletas avançados
  • Zermatt – diversas rotas e niveis de dificuldade. Destaque para o downhill de Gornergrat a Zermatt
  • Crans-Montana com 177 km de rotas para todos os níveis de praticantes
  • Davos – Diversas trilhas e promoçoes atrativas com combos de estadia e day pass para os bondinhos da região

Mountain bike em Engelberg – Minha rota!

Nessa minha primeira experiência com uma mountain bike na Suíça, escolhemos o Monte Titlis para essa experiência.

Eu já tinha testado descer uma parte da montanha First em Grindelwald usando uma Trotti bike, aqueles patinetes, mas mountain bike mesmo foi a primeira vez!

mountain bike alpes

Alugando a mountainbike

As bikes foram alugadas numa das lojas Titlis Sport localizada na vila de Engelberg, que é o ponto de partida para subir o Monte Titlis. Meu marido entrou em contato em antecedência com a loja e reservou as bikes 3 dias antes. Apenas perguntaram nossa altura para ajustar corretamente as bikes.

O aluguel da mountain bike por um dia, com a possibilidade de entrega até as 17 saiu or CHF70 francos (cada bike). Esse valor incluiu o capacete também e imagino que alguma proteção como joalheira, o que não solicitamos mas foi um engano. Continue lendo para descobrir o porque.

Bike pass

A filial da loja que alugamos as bikes fica dentro da estação de onde sai o bondinho que sobe o monte Tiltis, então foi bem prático sair com as bikes e já comprar os tickets na bilheteria.

Optamos por um bilhete chamado de Bike Pass, que inclui subidas e descidas ilimitadas com o bondinho até a estação intermediária chamada de Trübsee e depois com teleférico até Jochpass. O transporte da bike também estava incluso. O preço do Bike Pass é CHF 39 por pessoa. Achamos que valeu á pena porque só o transporte da bike para cada parte, subida ou descida de bondinho sairia CHF5 por bike mais o valor do bondinho para a gente.

Transportando a bike montanha acima

Em cada gôndola há um suporte específico para bikes, e imagino que seja o mesmo para os esquis. Antes de entrar na gôndola um funcionário nos auxilia a levantar e encaixar a bike nesse suporte. Tudo super simples e prático.

bicicleta alpes suiça

Descendo de mountain bike ladeira abaixo

Nossa ideia era pegar o teleférico até Jochpass e depois descer até Engelberg mas nos informaram que havia um pouco de neve no caminho então resolvemos começar a descida a partir do lago Trüb (Trübsee).

Estava um dia lindo de outono, bem ensolarado e a primeira parte do trajeto foi super fácil apenas pedalando ao redor do lago e apreciando a linda paisagem dos Alpes.

mountain bike em engelberg

Mas logo chegamos a uma pista cheia de pedrinhas e descida, na qual comecei a me atrapalhar toda. Foi a minnha primeira experiência com uma mountain bike e admito que ou não levo muito jeito para a coisa, ou realmente deveria ter testado em um terreno plano antes. Não consegui acompanhar o ritmo do meu marido mas aos poucos fui conseguindo controlar melhor  a bike.

Nos quilômetros finais a ista é de asfalto e tudo fica mais fácil, apenas com a tarefa de tomar cuidado com os poucos carros privados que circulam por aquela estrada.

Resumindo a descida para aqueles que são experientes dura cerca de meia hora, se for feita sem paradas e sem frear muito nas descidas :).

Pra gente levou mais de uma hora, mas beleza, curti bastante.

Segunda descida – pequeno acidente

Subimos novamente com o bondinho para repetir a descida e acho que pelo fato de estar me sentindo um pouco mais confiante, acabei perdendo o controle da bik:e em uma das descidas 🙁 Usei muito o freio dianteiro e aí a bike travou e eu capotei. Felizmente não foi nada grave, mas rolou uma boa ralada nos joelhos, mãos e cotovelos. Olha só, se eu tivesse pego a proteção junto com a bike nada disso teria acontecido 😛

bike engelberg

Quando rolou o acidente estávamos na metade da rota que acredito ter uns 6km. Quando sentia muita dor, descia  e empurrava a bike com as mãos mesmo e aí quando perdia a paciência voltava a pedalar, mas as lindas paisagens deixaram tudo mais fácil!

Veredito – uma excelente experiência!

Com certeza! Apesar de ter me machucado e ficado com alguns hematomas por cerca de 1 semana, valeu à pena testar essa outra possibilidade de atividade nos Alpes. Acho que repetirei a experiência mas admito que preciso aprender a controlar melhor essas bikes rs.

Para aqueles que já praticam  e tem experiência com mountain bike, a Suíça é um paraíso.

Se você nunca testou mas quer uma dica de atividade nos Alpes além de trilhas, essa é uma boa oportunidade para testar uma mountain bike!

Espero que tenha gostado do post e do meu relato!

mountain bike em engelberg

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Testamos a Viator e recomendamos. É uma das principais companhias que vendem passeios mundialmente e eles possuem parceria com diversas agências de turismo na Suíça. Mais de 100 opções de passeios pela Suíça, transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê. Veja aqui todas as opções de passeios oferecidos.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply