O que você precisa saber para dirigir na Suíça

dicas alugar carro suiça

Dicas para fazer uma roadtrip na Suíça

Acho que a maioria das pessoas quando pensa em visitar a Suíça fica em dúvida sobre qual a melhor forma de explorar o país, seja de carro ou de tremNa minha opinião ambas as opções possuem suas vantagens e se você optar por alugar um carro na Suíça é importante saber algumas regras para poder dirigir por aqui, por isso resolvi montar esse post explicando as principais delas e os cuidados necessários ao dirigir na Suíça.

Está em dúvida quanto a alugar um carro ou comprar um Swisspass para explorar a Suíça? Leia aqui este comparativo que fiz com os prós e contras de cada opção! 

Recomendo também a leitura desse outro post que escrevi contando 6 motivos para você viajar de carro pela Suíça! Aproveite e leia também a lista de curiosidades que enumerei sobre o país.

Bom, vamos lá, dirigir na Suíça, não é muito diferente de dirigir em qualquer outro país europeu, mas existem algumas particularidades.

As estradas na Suíça são excelentes, apresentam sempre o asfalto impecável que mais parece um tapete e dificilmente você verá algum buraco ou deformação pelas estradas que frequentemente sofrem reformas. A Suíça é , inclusive, um dos países com menor índice de acidentes nas estradas. Em geral elas também são bem sinalizadas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Descubra algumas dicas para economizar em uma viagem à Suìça! Sim, é possível! Leia mais clicando aqui.

Abaixo coloquei as principais questões referentes ao aluguel de carro na Suíça

1- Preciso de habilitação internacional para dirigir pela Suíça?

Não! Se a sua habilitação brasileira estiver devidamente dentro do prazo de validade não é necessário realizar o procedimento para tradução da mesma ou pedido de uma habilitação internacional. Confira mais aqui. 

2-Quais outros documentos são necessários para dirigir na Suíça?

Além da carteira de habilitação, recomendo ter em mãos também o documento de aluguel do carro e o documento que comprove a compra do seu Seguro Saúde.

3- Há pedágio na Suíça?

Não há pedágios nas auto estradas da Suíça, porém para trafegar por elas é necessário comprar um adesivo para colar no vidro do carro chamado “vignette autoroutière“. Esse adesivo é fácil de ser encontrado, em qualquer loja de conveniência dentro dos postos de gasolina e na maioria dos restaurantes de parada na estrada. O valor é 40 francos e possui validade de 1 ano. Ao comprar o adesivo, cole o imediatamente no vidro da frente do carro pelo interior porque se algum policial te parar e você tiver com o adesivo, mas ele não estiver colado, provavelmente você levará uma multa. Para quem vem para a Suíça da Alemanha, é possível também encontrar a Vignette à venda em alguns correios.

vignette carro suiça

4- Quais são os limites de velocidades na Suíça?

swiss road signs

As estradas na Suíça possuem sim muitos radares e as multas não são nada baratas então o ideal é se manter sempre dentro do limite conforme a seguir e sempre prestar atenção nas placas.

Zonas Residenciais: 30kph/20mph
Algumas Ruas residenciais: 50kph
Highways e Estradas Rurais: 80kph
Motorway (freeway, expressway): 120kph
Para quem dirige uma Campervan:80kph

5- Quais são as leis básicas para se dirigir na Suíça?

  • Sempre use o cinto de segurança. Isso vale também para os passageiros na parte de trás do veiculo.
  • Não dirija descalço ou com chinelos.
  • Na Suíça não se usa a mão inglesa, sendo comum para nós brasileiros o fato de apenas ultrapassar um carro pela esquerda e nunca pela direita.
  • SEMPRE acenda os faróis! Essa é uma das regras básicas para se dirigir por aqui. Não importa se está o maior sol, você tem que dirigir com os faróis acesos.

  • Transporte publico como ônibus, trem, trem de superfície( eram), carro de polícia ou bombeiro possuem prioridade.
  • Esteja sempre atento a ciclistas, que são muito comuns tanto nas ruas de cidades como em estradas. Seja especialmente cuidadoso nas rotatórias.
  • O uso do celular somente é permitido caso se use algum dispositivo que deixe as mãos livres.

6- Passos alpinos

As condições mudam um pouco quando se decide dirigir nos Alpes, por exemplo, onde as estradas são cheias de curvas, e normalmente há apenas uma pista. Mas para muitos esse é um excelente desafio e uma forma incrível de aproveitar a viagem pela Suíça!

Eu pelo menos amei passar de carro e de moto pelos Alpes. Tudo bem que não era eu que estava dirigindo, mas posso dizer que para quem realmente gosta de dirigir em estradas com curvas e além de tudo apreciar uma vista espetacular dos Alpes, com certeza alugar um carro vai fazer a diferença e dependendo da época alguns passeios serão incríveis pelas passagens alpinas como Gothardpass, Grimselpasss, Albulapass, Furkapass e Sustenpass.

Um dos passos alpinos que recomendo é o Brunigpass, no caminho de Lucerne a Interlaken, ou vice-versa. Você passará primeiramente pelo vilarejo e lago de Lungern e depois lá do alto conseguirá ter uma vista panorâmica do lago, podendo estacionar, inclusive, para tirar fotos!

7- Rotatórias e túneis

Na Suíça existem muitas rotatórias!!! Chega a ser cômico, por isso relembre a regra básica de que o motorista vindo da esquerda sempre tem prioridade. Não esqueça de usar a seta caso saia da rotatória e sempre preste atenção à sua direita verificando se há ciclistas.

Os túneis também são bem frequentes, mas a maioria deles é bem equipada com luzes e baias para parada de emergência a cada 200m, como o Gothardpass, um túnel de 17 km!

8-Pedestre tem prioridade

Compare o aluguel de carro com a opção de viajar de trem e toda a rede de transporte público na Suíça utilizando o Swisspass, uma outra excelente e econômica forma de viajar pela Suíça! Saiba o que é e como funciona aqui neste artigo.

Uma coisa diferente aqui da Suíça em relação ao Brasil, pelo menos a São Paulo, é o fato de que os pedestres tem prioridade absoluta nas faixas de pedestre dentro das cidades quando não há existência de algum semáforo. Isso significa que se você estiver se aproximando e ver uma faixa de pedestre, precisa diminuir a velocidade e parar para que as pessoas atravessem.

9- País rural

Sim, a Suiça é um país rural e em muitos caminhos que passam pela rota de caminhões rurais, tratores ou até mesmo bando de animais. Portanto ao perceber que está em uma área rural preste atenção aos limites de velocidade e tenha paciência caso encontre animais pela estrada.

10- Estacionamento

Estacionar em calçadas não é permitido. 😛
Quando se está em uma cidade é bem complicado achar vagas na rua e todas sem exceção são pagas. Em algumas vagas existe aquela máquina de moedas onde você escolhe o tempo, insere a quantidade desejada e recebe um ticket para colocar no vidro do carro. Em outras você apenas digita o número da vaga em que está, coloca o dinheiro e a máquina te dá um ok.Existem ainda outras vagas que são chamadas de zona azul mas para parar lá é preciso ter um cartão azul que é adquirido gratuitamente em lojas de conveniência, alguns correios e supermercados. Normalmente vale apenas por uma hora.

Os estacionamentos subterrâneos são mais comuns e são bem sinalizados, mostrando em tempo real a quantidade de vagas internas e luzes pelos corredores, vermelha indicando ocupada, e verde, livre, mas atente-se para o tamanho das vagas. Sim, aparentemente as vagas nos estacionamentos na Suíça são muito mais estreitas, comparando com outros países…

Esteja atento ao estacionar pois muitas vagas estão reservadas para uso privado. Certifique-se de que não há nenhuma mensagem.

11- Dirigindo no inverno na Suíça

Ao dirigir na Suíça durante o inverno, certifique-se de que o carro possui pneus especiais para neve. Em algumas localizações, de acordo com a sinalização é preciso utilizar uma corrente nos pneus. Fique atento.

Muitas estradas nos Alpes fecham durante o inverno.

12-Cuidado com animais selvagens

Esteja atento particularmente em áreas de florestas e áreas rurais. Haverão placas indicando que alguns animais selvagens podem cruzar a estrada. Neste caso, ao ver estas placas, diminua a velocidade por segurança. Se avistar algum animal freie imediatamente, utilize as luzes e a buzina do carro.

13- Abastecendo o carro e valores de combustível

Diferentemente do Brasil, aqui na Suíça , você mesmo abastece o seu carro. Em alguns postos você escolhe na máquina a quantia que deseja colocar e utiliza dinheiro ou cartão. Já utilizei cartão de credito, inclusive, e nunca tive problemas, porém lembre-se de avisar o banco ou a central de seu cartão que irá viajar, porque em muitos casos eles bloqueiam uso no exterior se não tiver avisado.

Em outros lugares, onde existe posto de conveniência e ele estiver aberto, você anota o número da máquina que abasteceu e paga lá dentro da loja.

O combustível na Suíça é mais barato do que em muitos países europeus vizinhos. Claro que o preço muda de acordo com a época e lugares mais remotos como no meio dos Alpes possuem um valor diferenciado. Aqui o combustível mais utilizado pela maioria dos carros alugados é o 95 e o valor médio do litro em francos suíços é de 1,48  franco suíço enquanto na Itália, por exemplo, o valor por litro é 1,70 euro. Consulte esse site para ver valores atualizados: http://www.tcs.ch/de/reisen-camping/reiseinfos/themen/benzinpreise.php

14- Alguns números úteis e de emergência na Suíça

117 Polícia

144 Serviço de Ambulância

118 Bombeiros

112 Emergência Internacional

140 Resgate de Veículo

163 para informações de tráfego e condições das estradas (porém apenas nas línguas oficiais do pais: alemão, italiano e francês.
Para previsão do tempo acesse aqui.

15- Vai usar o carro também em outro país?

Quem alugou o carro na Suíça e vai utilizar em outro país é recomendado verificar se ele possui um outro adesivo redondo com as inicias CH de Confederação helvética, identificando o carro como sendo da Suíça e evitando assim a cobrança de uma multa. Confira o carro com a locadora e a necessidade de ter esse adesivo. Caso precise comprar você o encontrar também em alguma loja de conveniência em postos de gasolina. Em muitos estabelecimentos agora são vendidos em forma magnética e assim ao final da viagem você pode retirà-lo facilmente.

adesivo carro suiça

Espero que este post tenha sido útil a respeito de uma roadtrip na Suíça mas lembre-se sempre de confirmar as informações antes de viajar.

Veja também esse outro artigo com meu relato e fotos de um passeio de carro e moto pela Furkapass, uma das estradas mais insanas da Suíça no meio dos Alpes! Outra dica é conhecer também a Sustenpass nesse outro artigo!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Dicas para visitar a Torre Eiffel em Paris

Quem é que nunca ouviu falar na famosa Torrei Eiffel? Ícone mais...
Leia Mais

67 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *