O que você precisa saber para dirigir na Suíça

dicas alugar carro suiça

Dicas para fazer uma roadtrip na Suíça

Acho que a maioria das pessoas quando pensa em visitar a Suíça fica em dúvida sobre qual a melhor forma de explorar o país, seja de carro ou de tremNa minha opinião ambas as opções possuem suas vantagens e se você optar por alugar um carro na Suíça é importante saber algumas regras para poder dirigir por aqui, por isso resolvi montar esse post explicando as principais delas e os cuidados necessários ao dirigir na Suíça.

Está em dúvida quanto a alugar um carro ou comprar um Swisspass para explorar a Suíça? Leia aqui este comparativo que fiz com os prós e contras de cada opção! 

Recomendo também a leitura desse outro post que escrevi contando 6 motivos para você viajar de carro pela Suíça! Aproveite e leia também a lista de curiosidades que enumerei sobre o país.

Bom, vamos lá, dirigir na Suíça, não é muito diferente de dirigir em qualquer outro país europeu, mas existem algumas particularidades.

As estradas na Suíça são excelentes, apresentam sempre o asfalto impecável que mais parece um tapete e dificilmente você verá algum buraco ou deformação pelas estradas que frequentemente sofrem reformas. A Suíça é inclusive, um dos países com menor índice de acidentes nas estradas. Em geral elas também são bem sinalizadas.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Descubra algumas dicas para economizar em uma viagem à Suìça! Sim, é possível! Leia mais clicando aqui.

Abaixo coloquei as principais questões referentes ao aluguel de carro na Suíça

1- Preciso de habilitação internacional para dirigir pela Suíça?

Não! Se a sua habilitação brasileira estiver devidamente dentro do prazo de validade não é necessário realizar o procedimento para tradução da mesma ou pedido de uma habilitação internacional. Confira mais aqui. 

2-Quais outros documentos são necessários para dirigir na Suíça?

Além da carteira de habilitação, recomendo ter em mãos também o documento de aluguel do carro e o documento que comprove a compra do seu Seguro de Viagem/Saúde.

3- Há pedágio na Suíça?

Não há pedágios nas auto estradas da Suíça, porém para trafegar por elas é necessário comprar um adesivo para colar no vidro do carro chamado “vignette autoroutière“. Esse adesivo é fácil de ser encontrado, em qualquer loja de conveniência dentro dos postos de gasolina e na maioria dos restaurantes de parada na estrada. O valor é 40 francos e possui validade de 1 ano.

Ao comprar o adesivo, cole o imediatamente no vidro da frente do carro pelo interior porque se algum policial te parar e você tiver com o adesivo, mas ele não estiver colado, provavelmente você levará uma multa. Para quem vem para a Suíça da Alemanha, é possível também encontrar a Vignette à venda em alguns correios.

vignette carro suiça

4- Quais são os limites de velocidades na Suíça?

swiss road signs

As estradas na Suíça possuem sim muitos radares e as multas não são nada baratas então o ideal é se manter sempre dentro do limite conforme a seguir e sempre prestar atenção nas placas.

Zonas Residenciais: 30kph/20mph
Algumas Ruas residenciais: 50kph
Highways e Estradas Rurais: 80kph
Motorway (freeway, expressway): 120kph
Para quem dirige uma Campervan:80kph

5- Quais são as leis básicas para se dirigir na Suíça?

  • Sempre use o cinto de segurança. Isso vale também para os passageiros na parte de trás do veiculo.
  • Não dirija descalço ou com chinelos.
  • Na Suíça não se usa a mão inglesa, sendo comum para nós brasileiros o fato de apenas ultrapassar um carro pela esquerda e nunca pela direita.
  • SEMPRE acenda os faróis!

  • Transporte publico como ônibus, trem, trem de superfície( tram), carro de polícia ou bombeiro possuem prioridade.
  • Esteja sempre atento a ciclistas, que são muito comuns tanto nas ruas de cidades como em estradas. Seja especialmente cuidadoso nas rotatórias onde se deve dar prioridade para quem vem da esquerda.
  • O uso do celular somente é permitido caso se use algum dispositivo que deixe as mãos livres.

6- Passos alpinos

As condições mudam um pouco quando se decide dirigir nos Alpes, por exemplo, onde as estradas são cheias de curvas, e normalmente há apenas uma pista. Mas para muitos esse é um excelente desafio e uma forma incrível de aproveitar a viagem pela Suíça!

Quem realmente gosta de dirigir em estradas com curvas e além de tudo apreciar uma vista espetacular dos Alpes, com certeza alugar um carro vai fazer a diferença e dependendo da época alguns passeios serão incríveis pelas passagens alpinas como Gothardpass, Grimselpasss, Albulapass, Furkapass e Sustenpass.

Um dos passos alpinos que recomendo é o Brunigpass, no caminho de Lucerne a Interlaken, ou vice-versa. Você passará primeiramente pelo vilarejo e lago de Lungern e depois lá do alto conseguirá ter uma vista panorâmica do lago, podendo estacionar, inclusive, para tirar fotos!

Descubra também outros pontos turísticos em meio a essa rota lendo esse outro artigo.

7- Rotatórias e túneis

Na Suíça existem muitas rotatórias!!! Chega a ser cômico, por isso relembre a regra básica de que o motorista vindo da esquerda sempre tem prioridade. Não esqueça de usar a seta caso saia da rotatória e sempre preste atenção à sua direita verificando se há ciclistas.

Os túneis também são bem frequentes, mas a maioria deles é bem equipada com luzes e baias para parada de emergência a cada 200m, como o Gothardpass, um túnel de 17 km!

8-Pedestre tem prioridade

Compare o aluguel de carro com a opção de viajar de trem e toda a rede de transporte público na Suíça utilizando o Swisspass, uma outra excelente e econômica forma de viajar pela Suíça! Saiba o que é e como funciona aqui neste artigo.

Uma coisa diferente aqui da Suíça em relação ao Brasil, pelo menos a São Paulo, é o fato de que os pedestres tem prioridade absoluta nas faixas de pedestre dentro das cidades quando não há existência de algum semáforo. Isso significa que se você estiver se aproximando e ver uma faixa de pedestre, precisa diminuir a velocidade e parar para que as pessoas atravessem.

9- País rural

Sim, a Suiça é um país rural e em muitos caminhos que passam pela rota de caminhões rurais, tratores ou até mesmo bando de animais. Portanto ao perceber que está em uma área rural preste atenção aos limites de velocidade e tenha paciência caso encontre animais pela estrada.

10- Estacionamento

Estacionar em calçadas não é permitido. 😛
Quando se está em uma cidade é bem complicado achar vagas na rua e praticamente todas são pagas.

Em algumas vagas existe aquela máquina de moedas onde você escolhe o tempo, insere a quantidade desejada e recebe um ticket para colocar no vidro do carro. Em outras você apenas digita o número da vaga em que está, coloca o dinheiro e a máquina te dá um ok. Existem ainda outras vagas que são chamadas de zona azul mas para parar lá é preciso ter um cartão azul que é adquirido gratuitamente em lojas de conveniência, alguns correios e supermercados. Normalmente vale apenas por uma hora.

Vagas com o contorno pintado de amarelo são privadas.

Os estacionamentos subterrâneos são mais comuns e são bem sinalizados, mostrando em tempo real a quantidade de vagas internas e luzes pelos corredores, vermelha indicando ocupada, e verde, livre, mas atente-se para o tamanho das vagas. Sim, aparentemente as vagas nos estacionamentos na Suíça são muito mais estreitas, comparando com outros países…

Esteja atento ao estacionar pois muitas vagas estão reservadas para uso privado. Certifique-se de que não há nenhuma mensagem.

11- Dirigindo no inverno na Suíça

Ao dirigir na Suíça durante o inverno, certifique-se de que o carro possui pneus especiais para neve. Em algumas localizações, de acordo com a sinalização é preciso utilizar uma corrente nos pneus, normalmente em estradas alpinas. Fique atento.

Muitas estradas nos Alpes fecham durante o inverno.

12-Cuidado com animais selvagens

Esteja atento particularmente em áreas de florestas e áreas rurais. Haverão placas indicando que alguns animais selvagens podem cruzar a estrada. Neste caso, ao ver estas placas, diminua a velocidade por segurança. Se avistar algum animal freie imediatamente, utilize as luzes e a buzina do carro.

13- Abastecendo o carro e valores de combustível

Diferentemente do Brasil, aqui na Suíça , você mesmo abastece o seu carro. Em alguns postos você escolhe na máquina a quantia que deseja colocar e utiliza dinheiro ou cartão. Já utilizei cartão de credito, inclusive, e nunca tive problemas, porém lembre-se de avisar o banco ou a central de seu cartão que irá viajar, porque em muitos casos eles bloqueiam uso no exterior se não tiver avisado.

Em outros lugares, onde existe posto de conveniência e ele estiver aberto, você anota o número da máquina que abasteceu e paga lá dentro da loja.

O combustível na Suíça é mais barato do que em muitos países europeus vizinhos. Claro que o preço muda de acordo com a época e lugares mais remotos como no meio dos Alpes possuem um valor diferenciado. Aqui o combustível mais utilizado pela maioria dos carros alugados é o 95 e o valor médio do litro em francos suíços é de 1,48  franco suíço enquanto na Itália, por exemplo, o valor por litro é 1,70 euro. Consulte esse site para ver valores atualizados: http://www.tcs.ch/de/reisen-camping/reiseinfos/themen/benzinpreise.php

14- Alguns números úteis e de emergência na Suíça

117 Polícia

144 Serviço de Ambulância

118 Bombeiros

112 Emergência Internacional

140 Resgate de Veículo

163 para informações de tráfego e condições das estradas (porém apenas nas línguas oficiais do pais: alemão, italiano e francês.
Para previsão do tempo acesse aqui.

15- Vai usar o carro também em outro país?

Quem alugou o carro na Suíça e vai utilizar em outro país é recomendado verificar se ele possui um outro adesivo redondo com as inicias CH de Confederação helvética, identificando o carro como sendo da Suíça e evitando assim a cobrança de uma multa. Confira o carro com a locadora e a necessidade de ter esse adesivo. Caso precise comprar você o encontrar também em alguma loja de conveniência em postos de gasolina. Em muitos estabelecimentos agora são vendidos em forma magnética e assim ao final da viagem você pode retirà-lo facilmente.

adesivo carro suiça

Espero que este post tenha sido útil a respeito de uma roadtrip na Suíça mas lembre-se sempre de confirmar as informações antes de viajar.

Veja também esse outro artigo com meu relato e fotos de um passeio de carro e moto pela Furkapass, uma das estradas mais insanas da Suíça no meio dos Alpes! Outra dica é conhecer também a Sustenpass nesse outro artigo!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem! Se este conteúdo foi útil para você, uma forma de retribuir é reservar um dos serviços abaixo usando nossos links de afiliado. Assim uma pequena comissão é repassada ao blog, você não paga nada a mais por isso, e nos ajuda a manter o blog sempre atualizado. 🙂 Monique B. Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica,algo que é obrigatório e essencial à sua viagem pela Suíça! Um Seguro de Viagem possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas + gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Buscar um passe de trem
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Buscar um passe de trem
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Aula de Wakeboard com o Hexacampeão Marreco

Numa parceria com a Associação Brasileira de Wakeboard e com a Crocs,...
Leia Mais

60 Comments

  • Olá, Monique. Dicas muito úteis. Três dúvidas: 1) Estarei perto de Milão no fim de março/começo de abril e estou pensando em dar um pulo Suiça. Você escreveu sobre alugar um carro na Suiça e usá-lo em outro país. E o contrário? Alugar na Itália, dar um giro na Suiça e voltar? Existem restrições? 2) Será o fim do inverno. Haverá ainda neve pelas estradas exigindo pneus especiais? Eu já dirigi na neve no passado e achei pior do que dirigir na lama… Também duvido que as locadoras forneçam tais pneus. 3) Por uma razão topográfica suponho que muitas estradas na Suiça fiquem perto de abismos. Ocorre que minha mulher tem problemas com esse tipo de proximidade, chegando a surtar. Existiria uma forma de selecionar cidades/estradas a fim de mitigar o problema? Gostaria de tua opinião.

    • Olá Walter tudo bem? É possível sim alugar carro em algum país como a Itália e ir para a Suíca mas isso precisa ser informado à locadora. Para transitar na Suica vc terá que comprar o selo citado no artigo e colar no vidro do carro já que aqui nao há pedágio. Pode ser que haja neve sim, o inverno este ano está bem atrasado. Certifique-se de que o carro alugado esteja com pneus de inverno. É normal nessa época e o carro já deve estar com eles. Para evitar os passos alpinos tente seguir as placas verdes que indicam as rodovias. Abracos

  • Olá, Monique! Estou para fechar o aluguel de um carro em Genebra e sigo com ele para a França, onde o devolverei. Preciso de pneus para neve, mas isso não fica muito claro na reserva! Gostaria de saber se os pneus já estão inclusos no preço, algo obrigatório pela legislação. Na hora de fechar com retirada na França, aparece a opção dos pneus de neve nos opcionais. Com retirada em Genebra, essa opção não existe, apenas as correntes e o preço é consideravelmente mais caro, o que me leva a crer que eles podem já estar inclusos. Só mais uma coisa, se você já tem os pneus de neve se fazem necessárias as correntes também? Ou apenas os pneus atendem? Desde já agradeço!!

  • Olá td bem? Estou lendo seu blog é adorando as dicas estarei indo.em Fevereiro para Suíça e gostaria de saber se as estradas nos Alpes são complicadas nessa época se tem.neve etc.Se puder me ajudar fica agradecida.Bjos Dri

    • Olá Adriana tudo bem? Em fevereiro ainda é inverno e pode haver neve sim. Nas rodovias e estradas mais movimentadas é feita uma limoeza frequebte pra evitar gelo o que é perigoso mas em estradas locais pode haver um pouco mais de neve ou gelo dependendo do dia e hora. É obrigatório usar pneus para neve. Agora quanto a passos alpinos, praticamente todos ficam fechados nessa época. Dê uma olhada aqui antes de ir viajar. Abraço

  • Olá Monique, tudo bem?
    Gostei bastante do blog, mas ainda estou com uma dúvida.
    Vi que na Suíça não precisa do PID, sabe informar se na Holanda e Bélgica precisa? Estamos querendo pegar o carro no aeroporto de Amsterdam, dar um pulo na Bélgica e depois voltar.
    Abraço.

  • Olá, estou com uma dúvida, eu vou estar em Milão com carro, pensei ir até Mendrisio a uma loja da Sunrise para comprar um chip de celular porque vou fazer uma trilha de 20 dias, para entrar eu teria que comprar o selo?

    Esse selo pode ser retirado, porquê no final do mês vou estar com outro carro alugado e vou passar pela Suíça. No caso teria que comprar mais um selo para colocar no caro?

    • Olá Fernanda tudo bem? Sim, entrando em território suíço é preciso ter o selo colado no carro. Se informe com a locadora sobre passar para a fronteira suíça pq pode ser que eles disponibilizem já algum carro com o selo mas em caso negativo vc precisa comprar e colá-lo no vidro dianteiro ainda mais pq vai passar pela fronteira e lá sempre controlam os carros. É difícil descolar para colar de novo pq a cola é bem forte. Vc pode tentar mas não é garantia de que funcione. Abraços

  • Me ajuda, por favor! Posso alugar um carro em Zurique e ir pra Alsácia (cruzar fronteira) e depois fazer a Suíça de carro? Há algum impedimento em cruzar fronteiras com carro alugado em outro país?

  • Bom dia. Maravilhoso seu blog. Eu e meu marido vamos em Agosto . Desceremos em Munique e voltaremos por Zurique. Poderia nos ajudar em uma questão? Alugaremos um carro em Munique, faremos a rota Romantica alguns dias e seguiremos pra Suiça.Qual cidade alemã é a última que faz divisa com a Suiça em que eu possa devolver o carro?. Te pergunto isso, pois alugar o Carro na Alemanha e devolver na Suiça fica o dobro do preço. Pensamos em devolver na ultima cidade, claro se existir locadora. Encontrei Kressbronn.É díficil ir dessa cidade a Zurique de transporte publico ?Obrigada

    • Olá Bianca, tudo bem? Obrigada pelo elogio ao blog, fico contente!
      Bom, a escolha da cidade para devolução do carro depende também da disponibilidade de cada locadora. Recomendo colocar o trajeto no googlemaps e ver o que funciona melhor. Uma cidade que fica muito perto de Zurique é Kontanz e é uma cidade relativamente grande e de f´cil acesso.

      Abraços

  • Tudo bem? Referente a PID, ela e exigida? Vários locais informam q nao, liguei na Hertz e a atendente informou que pra retirada do veículo nao e pedido, porém pode ser pedido em uma fiscalização policial, mas de acordo com algumas pessoas nestes 90 dias de viagem, pode-se dirigir apenas com a cnh brasileira de acordo com uma convenção. Isso procede? Obrigado!

    • Oi Paulo é isso mesmo, aqui na Suíça é permitido viajar como turista com a CNh brasileira mas em mtos países da Europa não é e como muita gente acaba cruzando as fronteiras o mais fácil é providenciar se possível mas se for viajar apenas na Suíça até onde sei não tem problema. Mesmo quem vem pra morar tem 1 ano como prazo até trocar pra carteira de motorista suíça. Espero ter ajudado. Abraços

  • Ola, otimo texto, parabéns. Para nível de conhecimento, sabendo ser relativo devido ao seguro contratado e outros fatores. Qual a media de valor do caução bloqueado pela locadora? Algo aproximado, obrigado.

    • Olá Paulo, tudo bem?
      Bom, o valor do cauçao depende muito da locadora, é realmente algo que varia bastante, de 100 a 400 CHF normalmente. Em algumas locadoras onde o valor do aluguel, é exigido um cauçao maior, mas acredito que tb depende do carro, por isso recomendo usar um dos compadores de preços como o RentalCars e optar por alguma locadora conhecida como Hertz, Avis, etc. Ao alugar o carro sempre verifique na confirmação quanto é exigido. Abraços

  • Olá, Monique!

    Muito legal o post. Parabéns.

    Pretendo ir de Milão a Interlaken, dirigindo, entre o final de abril e início de maio de 2019.

    Sabe se nessa época há neve da pista, e consequente risco de derrapagens?

    Ainda, em Interlaken também as vagas para estacionar nas ruas são pagas? Pergunto, pois se trata de uma cidade pequena.

    Obrigado, Leandro.

    • Oi Leandro tudo bem? Nessa época nao costuma ter neve não mas abril é um mês estranho que o clima varia mto e tdo pode acontecer como nevar. Mas mesmo que isso aconteça há um serviço de limpeza das rodovias. Em Interlaken há varios lugares para estacionar no centro mas sao todos pagos. Abraços

    • Oi Lorena obrigada pelo elogio.
      Bom, o estacionamento mais fácil seria o da estação de trem mesmo,que é subterrâneo. Atrás da estação de trem há outro também em um predio proximo seguindo a rua do centro cultural KKL.
      Esses são os mais praticos para visitar o centrinho histórico.

      Abraços

  • Super guia pra dirigir na Suíça, facilita a vida de quem tá planejando um road trip por lá, não sabia de vários itens dessa lista e já vou indicar pra galera.

    • Oi Angela, pois é, de carro também é lindo! Paisagens diferentes daquelas vistas do trem mas incríveis da mesma forma. Dessa nao sabia que no Brasil é obrigatorio agora dirigir de farois acesos rs, mas pelo menos os brasileiros ja ficam acostumados para quando vierem para cá haha. Abraços

  • Que ótimo post, bem completo e detalhado. Achei interessante (e importante!) saber desta questão de ter que comprar um adesivo e colar no vidro para poder dirigir pela estrada. Obrigado pelas dicas!

    • Oi Christian, obrigada! Pois é, acho que por isso que acabei escrevendo esse post mesmo, porque aqui algumas coisas acabam sendo diferentes do resto da Europa como esse lance do selo, mas isso é algo bom porque sai barato ao invés de pedágios sabe,rs. Abraços

  • O post mais completo que vi sobre o assunto, sem sombra de dúvidas. Achei curioso os limites de velocidade serem tão baixos. Na Alemanha os carros passam que nem jato, chega a assustar. Hahaha

    • Oi Gisele, obrigada! Tentei compilar as infos mais importantes por aqui. Realmente não dá para comparar os limites de velocidade com a Alemanha haha, fora que aqui qualquer passadinha acima dos limites já garante uma multa salgada,rs. Abraços

  • Cara Monique, o selo Vignette por ser anual, já vem colado no parabrisas dos veiculos alugados na Suiça (exceção se o veiculo for zero kilometro)?

  • Ola Munique!
    Estarei indo de Genebra ate Zermatt de carro no inicio de novembro! Você acha que pegarei neve e os carros alocados já vem com o pneu próprio para neve? e com o adesivo equivalente ao pedágio?

  • Olá, tudo bem?
    Primeiro quero parabenizá-la pelo blog. Tem me ajudado muito com suas dicas relevantes e importantes para quem assim como eu, deseja conhecer a Suíça. Porém tenho uma dúvida quanto ao aluguel do carro. Eu e meu namorado ambos temos 23 anos e queríamos saber quanto custa a taxa de condutor jovem, já que todas dizem que essa taxa é cobrada no balcão na retirada do veículo e como queremos deixar pago, estamos um pouco confusos.

    Obrigada, beeeeijos 😀

    • Oi Tatiana, tudo bem? Legal e obrigada pelo elogio ao blog! Bom, para ser sincera, acho que a idade interfere mais no valor do seguro do carro do que na diária da locaçao. Vc pode usar os sites online mencionados no post para fazer a sua pesquisa e pagar online. No balcao vc só vai pagar a mais se acrescenar algum extra como GPs, condutor extra ou seguro.
      Abraços!

  • Olá Monique. Ótimas dicas, parabéns pelo blog. Uma dúvida: Vou alugar um carro em locarno para conhecer o vale Verzasca, vou precisar da vignette no carro para este trajeto?

    Recomendas conhecer o vale de carro mesmo ou pegando um trem em Locarno até la?

    Desde já, obrigado
    Edilson

    • Oi EDilson tudo bem? Sim, para qualquer trajeto dentro da Suiça é necessário ter a vignette, já que não há cobrança de pedágios no país. Mas se vc alugar em Locarno, o carro já virá com a Vignette. Só confirme direitinho com a locadora mas alugando dentro da Suíça vc nao precisa gastar com a vignette nao. Recomendo ir de carro mesmo pq há várias outras cidadezinhas e pontos de interesse lá perto para ir parando pelo caminho. Abraços e boa viagem! Vc vai amar o valle Verzasca!

  • Oi Monique,conheci hoje seu blog e já curti muito, parabéns! Sobre carros, locarei um na suíça, mas também vou para Itália. Sabe me dizer se preciso de alguma para atravessar a fronteira entre os dois? Tipo um adesivo, documento, alguma coisa?

    • Oi Christyan, tudo bem? Se vier da Italia para a Suiça precisa comprar a vignette, como explicado no texto, já que aqui na Suiça nao há pedágio. Se for no sentido contrário, com certeza o carro ja virá com a vignette e nao precisa comprar nada adicional pq há pedágios na Itália. Abraços!

  • Bom dia Monique!!
    Obrigado por dividir suas experiências maravilhosas sobre a Suíça e seus passeios, tenho uma dúvida … vamos para a Suíça em setembro, vi que a língua falada são 3, mas eu e meu marido só falamos Inglês e um pouco de espanhol, será que isso será muito complicado para nós?? E sobre o uso da moeda existe condições de realizar pagtos em Euros ou somente em Francos Suíços??

    Obrigado
    Arlete/SBC / SP

    • Olà Arlete tudo bem? Obrigada pelos elogios, isso sempre me motiva a continuar com o Blog! Olha sò, apesar das linguas oficiais, se vocês falam inglês, nao haverà muitos problemas pq todos aqui aprendem a lingua desde pequenos e sabem ao menos o basico. Pelo menos nas partes mais turisticas, e nas estaçoes de trem eles sempre repetem os avisos em pelo menos duas linguas oficiais e o inglês!
      Talvez em cidades menores, vilas nos alpes, sej aum pouco mais complicado, mas em geral é bem tranquilo, nao se preocupem!
      Em relaçao à moeda, recomendo trocarem em franco pq aqui alguns lugares até aceitam, mas nao sao todos, eles usam a cotaçao que melhor lhes cabe e o troco é sempre em moeda, e detalhe, nao aceitam euro em moeda, ou seja, acho muito mais facil trocar em francos mesmo. Abraços!

  • Oi Monique, muito legal esse post, parabens.
    Estarei passando por genebra e ficarei apenas um dia. Sabe dizer se existe alguma loja de acessorios para motos nessa cidade ?
    Obrigado pela ajuda, boa noite.
    Marcelo

  • Olá, Monique. Excelente blog! Muito útil. Parabéns. Poderia me tirar uma dúvida? Vou à Europa no verão do ano que vem com minha esposa (jun-jul/16). Vamos chegar em Portugal e alugar carro. Gostaria de saber se, mesmo havendo taxas de devolução etc, eu posso numa boa atravessar a Espanha, França, e chegar na SUÍÇA. Como ela não faz parte da CE, não sei se há restrições. Para esclarecer, minha ideia é chegar na Suíça por GENEBRA, ir até ZURIQUE, daí passar por Liechenstein, Innsbruck na Áustria e descer à Itália (Verona). É possível? Posso ir com o mesmo carro desde Lisboa? Obr.

    • Olà Giovanni, muito obrigada!
      Teoricamente nao hà problema algum, você tem apenas que conferir com a locadora o esquema de alugar o carro em uma cidade e devolver em outra, citar os países pelos quais irà passar e se certificar das regras para dirigir em cada pais. Na Suiça como citei no post você precisa de uma vignette, adesivo anual colado no vidro dianteiro. Se for difícil achar carro para devolver na cidade q deseja, tente quebrar o roteiro e alugar 1 carro para o primeiro trecho e outro para o segundo.

      Abraços.

  • Ótimo post, adorei!
    Continuo com uma dúvida. Sei que no inverno é obrigatório pneus especiais e correntes, porém eu irei em início de novembro. Precisarei de pneus para neve cruzando alpes de Zermatt até Belinzona?
    Agradeço,

    • Oi André tudo bem? Obrigada! Novembro ainda não é considerado inverno e pelo menos ano passado a neve chegou apenas no final do mês. Mas isso considerando as cidades, nos Alpes chegou um pouco antes. O clima este ano está bem maluco por aqui com um verão longo e muito quente, algo que não acontecia desde uns 5 anos atrás, então eu recomendo que você acompanhe a previsão do tempo até alguns dias antes da sua viagem. Se houver previsão de neve, o ideal é ter os pneus de inverno e quanto às correntes, apenas alguns lugares, algumas passagens entre as montanhas exigem. Não tenho tanto conhecimento sobre esse trajeto de Zermatt a Bellinzona,( que na verdade sai de Tasch pois em Fermat não entram carros) mas se você pegar a auto estrada não precisa de corrente. Embora esse percurso seja em Vallis, uma região de maior altitude. Você não disse se vai alugar carro, mas se for, normalmente a locadora aqui jà coloca os pneus de inverno,por precaução. Abraços

  • Este post fme ajundou bastante, pois vou fazer uma viagem no final de Outubro para Italia e Suiça e pretendo
    alugar um carro, mas tenho uma duvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar. Vou de Milao para Berna
    no dia 26 de Outubro e gostaria de saber se na parte da estrada que atravessa os Alpes nessa epoca do ano fica com muita neve. Se vc recomenda que eu faça esse percurso de carro ou trem.
    Agradeço desde já, e se possivel aguardo seu retorno.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para fazer uma roadtrip na Suíça Acho que a maioria das pessoas quando pensa em visitar a Suíça fica em dúvida sobre qual a melhor forma...
" />