A linda cidade de Thun na Suiça

thun em interlaken

Uma visita à região de Interlaken não está completa se você não passar pela cidade de Thun.
Thun é aquele tipo de cidade que irá te transportar diretamente para um cenário de contos de fadas. A cidade é cortada por um rio de cor verde esmeralda e possui castelos e construções medievais, alem de uma vista cênica dos Alpes.

Quer mais? Um passeio de barco pelo lago de Thun é na minha opinião, uma das experiências mais incríveis e memoráveis em uma viagem pela Suíça, algo que irá te marcar para sempre.

Se você acha que estou exagerando, continue lendo o post para conhecer mais sobre a linda cidade de Thun.

cidade de thun em interlaken

Onde fica Thun e como chegar

Thun se localiza no cantão de Berna ao extremo oeste do lago de mesmo nome.
É muito fácil chegar a Thun que fica a apenas 30 quilômetros da cidade de Interlaken.

Você pode optar chegar a Thun de transporte público, de carro ou em um delicioso cruzeiro pelo lago da cidade.

:: Compre o SwissPass e receba por email! ::

De carro a partir de Interlaken

Se voce está de carro, o caminho é bem simples a partir de Interlaken seguindo o GPS, mas a minha dica e ir seguindo as placas azuis para ir pelas vias locais contornando o lago como mostro no mapa abaixo.

Só esse trajeto por si só já é um passeio turistico e tanto.Prepare-se para fazer algumas paradas pelo caminho que é extremamente cênico. Recomendo sair de Interlaken antes do almoço e parar em um dos restaurantes às margens do lago para almoçar.

Essa rota é um dos motivos pelos quais acho que alugar um carro durante uma viagem pela Suíça é algo que vale bem à pena.

como chegar a thun interlaken

De transporte público

Trem é a forma mais prática e rápida de se chegar a Thun, considerando a cidade de Interlaken ou a cidade de Berna como ponto de partida.

A partir de Interlaken, há um trem regional que faz esse percurso até Thun em cerca de 30 minurtos. O trem IC 61 sai de Interlaken West ou Interlaken Ost e vai direto até Thun. (Sempre verifique os trens e horários utilizando o site da SBB).

A partir de Berna, além do IC61, outra opcão é pegar o IC8 e o tempo de percurso é de cerca de 25 minutos.

Explorando o centro histórico de Thun

O centro antigo e histórico de Thun se localiza a cerca de 1km das margens do lago de mesmo nome.

O rio Aare corta a cidade e há um castelo datado do século 18 em meio ao centro histórico, uma das características que dão um charme a mais a essa cidade.

Registros históricos demonstram que a cidade  de Thun foi fundada por volta do ano 2500 A.C ou seja, realmente é uma cidade histórica, mas que com o tempo manteve seu charme e beleza.

Thun suíçadicas visita thun suiçA

 

Uma das particularidades da cidade antiga de Thun são as calçadas elevadas onde se localizam diversos tipos de lojas. Esse tipo de calçada, diferenciada das calçadas cobertas de Berna, são únicas na Europa, e dão um toque charmoso e elegante à cidade! São diversas lojas e cafés muito graciosos.

Suba até o castelo e caminhe por dentro das muralhas. Se possuir tempo visite o interior do castelo medieval de Thun que foi construído no final do século XII e possui 5 andares que hoje abrigam um museu que conta a historia da região e diversas outras exposições temporárias.

Explore cada cantinho da cidade antiga onde você encontrará um pouco de tudo entre pontes antigas de madeira sobre o rio Aare, edifícios históricos e um hall com muitas lojas, cafés e restaurantes.

Thun é uma cidade super movimentada principalmente durante aos finais de semana. Se você gosta de caminhar, aproveite para explorar a região e depois pare em um dos cafés às margens do rio para descansar e apreciar a vista.

dicas thun suiça

o que fazer em thun

Caso esteja visitando a cidade de Thun durante o verão, pode dar a sorte de encontrar também alguns praticantes de surf por lá! Isso mesmo, observe abaixo:

in ! Surfing in #Switzerland

Ein von Monique Bianchi Ribeiro (@moniquebianchir) gepostetes Video am

Passeio de barco pelo Lago de Thun

Esse é um passeio incrivel que permite ter uma vista privilegiada da cidade e também de regiões próximas, passando por exemplo em Oberhofen, onde fica outro lindo castelo da região de Thun.

Quem tem o Swiss Pass leva vantagem e tem direito a fazer esse cruzeiro pelo lago de Thun de graça! Saiba mais sobre o Swiss Pass nesse post aqui.

Mais atrações na região de Thun

As cavernas Beatus

De acordo com uma lenda histórica essa caverna era habitada por um dragão. Acima do lago de Thun, há cachoeiras internas e externas e mesmo que voce não tenha tempo para visitar a caverna, recomendo a visita para conhecer o café do local e apreciar alguma bebida com a vista sensacional do lago de Thun.

É facil chegar ate la a partir da parada Beatenbucht  durante um cruzeiro pelo lago de Thun.

Saiba mais sobre esse passeio nesse outro artigo aqui.

Beatenberg e Niederhorn

Quem gosta de trilhas e passeios em montanha precisa conhecer ao menos um desses dois lugares.

Leia meu artigo sobre o passeio à montanha Niederhorn.

Schadau Park

Um lindo parque que oferece diversas trilhas, vistas incríveis dos alpes, um museu de gastronomia, um castelo e a famosa pintura Thun Panorama, que mostra uma visão 360 graus da cidade de Thun e além de ter sido a primeira pintura deste tipo é também o exemplar de pintura panorama mais antigo sobrevivente !

O Castelo dentro do parque que também é digno de uma visita foi construído entre 1847 e 1854 e é um dos castelo mais bonitos e importantes arquitetonicamente da Suíça. Em frente a esse castelo, está o lago de Thun e uma paisagem incrível que dá vista às montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau!

A montanha Niesen

A subida de funicular até essa montanha de formato triangular permite vistas impressionantes da região e do lago de Thun. Em apenas 30 minutos se chega ao topo e existe a opção de também se hospedar por lá.

Bate e volta em Thun ou se hospedar na cidade?

São tantos lugares a visitar e passeios pela região que talvez você decida-se por passar ao menos uma noite em Thun. Nesse caso, inspire-se com essas dicas de hospedagem encontradas no Booking.com: Hospedagem em Thun.

Eu realmente recomendo se hospedar pela região para curtir com calma todas as atrações, que como você viu, são muitas.

Mas claro que um bate e volta é super valido, e como Thun fica pertinho de Berna ou Interlaken, é algo que vale muito a pena e enriquece a viagem.

thun interlaken

Se você ama cidades históricas e charmosas como essa, não deixe de conhecer essas outras que também ficam na Europa:

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Tour guiado pela cidade de Zurique - Que tal conhecer a metrópole suíça acompanhado por uma guia brasileira moradora da cidade? Mais informações aqui.
 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply Cavernas Beatus - Dica de passeio em Interlaken | Me joguei no Mundo 29 de agosto de 2018 at 8:40 PM

    […] Por conta da grande possibilidade de passeios em Interlaken alguns lugares especiais acabam ficando de fora do roteiro de muitas pessoas e neste artigo contarei sobre um deles que são as Cavernas St. Beatus, um lugar impressionante da natureza acima do lago de Thun e bem proximo da cidade de mesmo nome. […]

  • Reply Guia sobre Interlaken: o essencial para programar sua viagem | Me joguei no Mundo 23 de abril de 2018 at 11:50 AM

    […] Thun , uma cidade de conto de fadas –  cerca de 50 minutos de trem e meia hora de carro ( para ler o post sobre Thun clique aqui ) […]

  • Reply Cavernas Beatus - Dica de passeio em Interlaken | Me joguei no Mundo 22 de abril de 2018 at 10:59 PM

    […] .Leia o artigo completo sobre a cidade de Thun aqui […]

  • Reply Passeio de barco em Interlaken pelos Lagos de Thun e Brienz | Me joguei no Mundo 14 de fevereiro de 2018 at 12:52 PM

    […] Leia aqui meu artigo sobre a cidade de Thun […]

  • Reply Verão na Suíça: 13 dicas de passeios e lugares | Me joguei no Mundo 27 de agosto de 2017 at 3:07 PM

    […] um passeio de bote descendo o rio Aare a partir de Thun até a cidade de Berna. O percurso inteiro e sem parada leve cerca de 3 horas e garante muita […]

  • Reply Maria Isabel 10 de agosto de 2016 at 2:34 PM

    Olá Monique, que lugar maravilhoso, sou apaixonada pela suiça , meu sonho era morar aí, mas não consegui, hoje tenho um filho de 14 anos, que assim como eu sonha em morar em outro país, eu o apoio muito. Mas como não consigo mante-lo (financeiramente) vivendo em outro país, ele terá que esperar fazer 18 anos e arrumar um emprego para se manter. Espero que um dia ele consiga, enquanto isso vou ajudando ele a pesquisar , e procurar entender o que é preciso para conseguir um emprego na suiça. Um abraço, o seu blog já está entre os meus favoritos.

    • Reply Monique Bianchi 12 de agosto de 2016 at 3:08 PM

      Ola Maria Isabel, fico feliz que tenha encontrado aqui no Blog inspiraçao para dar continuidade ao seu sonho mesmo que seja através de seu filho! Te desejo tudo de bom! Abraços e obrigada pelos elogios

  • Reply O que você precisa saber para dirigir na Suíça | Me joguei no Mundo 12 de dezembro de 2015 at 2:30 PM

    […] Thun uma cidade com castelos que parece ter saído de um conto de fadas […]

  • Reply Harderkulm, uma das melhores vistas de Interlaken | Me joguei no Mundo 30 de junho de 2015 at 3:26 PM

    […] A linda cidade de Thun na Suiça […]

  • Reply Street Parade em Zurique | Me joguei no Mundo 25 de junho de 2015 at 4:26 PM

    […] A linda cidade de Thun na Suiça […]

  • Reply Zurique - dicas sobre a metrópole suíça | Me joguei no Mundo 23 de junho de 2015 at 9:38 AM

    […] A linda cidade de Thun na Suiça […]

  • Reply Dicas para conhecer a Jungfraujoch, no topo da Europa | Me joguei no Mundo 26 de maio de 2015 at 10:52 AM

    […] A linda cidade de Thun na Suiça […]

  • Reply Lucerne: um charme de cidade na Suiça | Me joguei no Mundo 26 de maio de 2015 at 10:24 AM

    […] A linda cidade de Thun na Suiça […]

  • Leave a Reply