Alugar carro ou comprar o SwissPass em uma viagem à Suíça?

viajar de trem ou de carro na suiça
The train that goes to the Top of Europe! Excelente lugar para pegar o trem que vai até Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa, não acha? A cada parada e baldeação as passagens vão se transformando e os Alpes vão ficando cada vez mais perto!

Que a Suíça é um país de paisagens dignas de serem chamadas de perfeitas todo mundo sabe, mas dependendo do roteiro de viagem de cada um a escolha entre alugar carro ou comprar o SwissPass para utilizar o serviço de transporte público no país acaba sendo bem difícil. Isso acontece pois ambas as opções possuem vantagens e desvantagens.

Já escrevi aqui no Blog um artigo explicando detalhadamente o que é e como funciona o Swisspass, e também um artigo com alguns motivos pelos quais acho válido alugar carro para explorar a Suíça, mas desta vez achei legal fazer um post comparativo com prós e contras entre optar pelo transporte público ou privado.

alugar carro ou comprar o Swisspass

Vantagens ao alugar um carro na Suíça

1-Independência

Quem gosta de ter os seus próprios horários e se identifica mais com o estilo de viagem onde as coisas não precisam ser exatamente cronometradas e calculadas, com certeza alugar um veículo faz mais sentido. Desta forma é possível começar os passeios diários nos horários desejados e fazer as paradas quando se sentir cansado.

2-Autonomia no Roteiro

Com um veículo é possível estender ou encurtar o seu roteiro pela Suíça muito mais facilmente já que não estará dependente dos horários definidos do trem/ônibus. Assim fica mais fácil por exemplo parar em alguma cidade pelo caminho que não estava no roteiro, algo que acontece muito aqui pela Suíça, um país onde praticamente a cada 100 metros há uma paisagem de cair o queixo e que muitas vezes nem é tão famosa ou explorada turisticamente.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Vale também parar em qualquer lugar, nem que seja no meio da estrada (digo no acostamento) para tirar uma foto daquela paisagem incrível, que às vezes seria impossível de fotografar de dentro do trem em movimento.

3-Economia/custo-benefício

Alugar um carro na Suíça pode ser sim uma das opções mais econômicas, principalmente se estiver viajando em mais pessoas para dividir os custos.

Considerando que o preço do combustível na Suiça não é caro e não há pedágio nas estradas, ( mas é preciso comprar um adesivo anual para colar no carro, leia aqui) alugar um carro é sim um bom negócio.

Se a ideia realmente é economizar ao máximo sugiro pesquisar com antecedência e optar por carros mais simples e econômicos. Faça também simulações de retirada e devolução na mesma cidade, o que às vezes sai mais barato.

4-Conveniência

Não preciso nem falar que um carro com certeza é uma opção em que teremos mais conforto apesar dos trens aqui na Suíça serem muito confortáveis também, mesmo na segunda classe. Porém um carro cria um clima mais intimista, somente para as pessoas que estão viajando contigo, ainda mais se tiver crianças no meio.

5-Boa sinalização e qualidade das rodovias

Viajar de carro pela Suíça é realmente uma mão na roda 😛 . As estradas são perfeitas, você dificilmente encontrar buracos ou irregularidades, são todas bem sinalizadas e você pode optar pelas autoestradas onde a velocidade máxima é120 kph ou pegar estradas alternativas, onde o limite varia mas em geral é de 80kph.

6-Possibilidade de estender a viagem por outros países da Europa

Pelo que eu percebo a maioria das pessoas que alugam carro aqui na Suíça acabam aproveitando a proximidade e as fronteiras do país com outros da Europa para estender o roteiro, ou ao contrário, resolvem conhecer a Suíça vindo de outro país europeu.

Essa ideia vale muito à pena e super recomendo. São diversas opções de roteiro como conhecer a famosa e fofa região da Alsácia na França com cidades linda como Colmar e Eguisheim que ficam na fronteira com a Basileia/Basel, dar um pulo em Milão, conhecer a encantadora Annecy na fronteira com Genebra ou até mesmo Innsbruck na Áustria ou outras cidades alemãs seguindo por Füssen e a famosa Rota romântica.

Veja aqui um manual com dicas super úteis para economizar em uma viagem à Suíça!

Algumas desvantagens de alugar um carro

1-Responsabilidade

Alugar um carro ainda mais estando em terra estrangeira com certeza traz responsabilidades. Você será responsável pelo veículo, não apenas por dirigí-lo e pelas pessoas que estarão nele mas por se enquadrar nas regras para dirigir no país (saiba todas aqui) e não criar nenhum problema.

2-Estacionamento

Várias cidades aqui na Suíça são meio complicadas para achar vagas para estacionar o carro e uma delas é a famosa Lucerne. Apesar de possuir vários estacionamentos pela cidade, se você optar por ir em um final de semana corre o risco de ficar rodando a cidade para conseguir encontrar uma vaga.

Detalhe é que todos os estacionamentos são pagos. Não existe vagas gratuitas na rua.

3-Gastos inesperados

Dirigir na Suíça é pratico mas pode dar algumas dores de cabeça se for pego pelo radar de velocidade ou provocar um acidente por exemplo. Transgressão de regras de trânsito aqui na Suíça é coisa bem séria e limite de velocidade também.

As multas são absurdamente altas e há muitos radares pelas estradas.

Fique bem atento à sinalização e evite ficar muito próximo do limite pois há lugares onde o limite abaixa de 100 kph para 80 kph do nada praticamente sem ter sentido mas há sempre um radar lá para pegar os desatentos.

Muito cuidado especialmente nas zonas residenciais chamadas Zona 30, onde a velocidade é 30kph e realmente é necessário dirigir muito devagar e parar nas faixas de pedestre sempre que houver alguém esperando.

Vantagens do SwissPass e uso do transporte público na Suíça

1-Economia

Quem pretende utilizar o serviço de trens da Suíça e toda a rede de transporte pública no país com certeza sai economizando ao comprar um bilhete chamado Swisspass.

Já expliquei exatamente aqui como funciona e ao que dá direito este bilhete.

Resumindo se você pretende ficar mais de 3 dias no país e tem muitas cidades a visitar no seu roteiro na Suíça vale muito à pena investir e adquirir um Swisspass porque o transporte aqui é caro, e ao comprar os tickets por trecho separadamente às vezes acaba saindo o valor do Swisspass ou até mais caro. Um das grandes vantagens é que o Swiss Travel Pass é embutido com diversos outros benefícios, como gratuidade nos museus do país, nos passeios de barco e até nas rotas panorâmicas de trem.

Além disso, crianças até 6 anos viajam grátis acompanhadas de um adulto pagante e jovens de 16 a 25 anos possuem descontos. Veja mais aqui

2-Serviço pontual e de alta qualidade

Você está na Suíça meu amigo, país onde tudo ou praticamente tudo funciona de forma exemplar e a rede pública de transportes não foge à regra.

Os trens e ônibus são sempre muito pontuais. Observe que há horários quebrados como 12:57, 15:02, mas eles realmente cumprem esses horários.

Pode acontecer de uma vez ou outra haver algum atraso de 2 a 5 minutos, o suficiente para causar um grande problema e stress de todos que estão acostumados com os horários certinhos mas isso não é frequente. Portanto, seja pontual e assim você não terá problemas .

3-Rede de conexões por todo o pais

Com o serviço de transporte público na Suíça você pode ir a qualquer lugar! A rede de conexões de trem é incrível e cobre todo o país praticamente de ponta a ponta.

Dentro de algumas cidades onde não há estação de trem muito próxima existe o serviço local de ônibus e para algumas cidades nas montanhas que também ficam um pouco mais longe da estação há um outro tipo de ônibus chamado Post Bus, uns ônibus amarelos dos Correios. E ainda há os barcos que cruzam os lagos de algumas cidades.

4-Viagens ilimitadas

Quem tem o Swisspass pode viajar de forma ilimitada nos trens,ônibus e barcos.

Como você compra o Swisspass por tempo e não por trechos( entenda tudo aqui ), não importa se você fizer 20 trechos ou 50 trechos. Você não pagará nada a mais por isso e na verdade só estará aproveitando ainda mais o seu passe.

5-Passeios de trem panorâmicos e passeios de barcos inclusos

Uma das grandes vantagens de ter um Swisspass é que ele inclui os passeios de barco ( que não são muito baratos) e também os incríveis passeios de trem panorâmicos na Suíça como o Goldenpass, o Glacier Express e o Bernina Express. Com exceção do Goldenpass, nos outros passeios você só precisa pagar uma taxa de reserva, mas o passeio é gratuito com o Swisspass.

6-Descontos na rede de Museus da Suíça

Mais de 450 museus do país são gratuitos para quem tem um Swisspass! Isso é uma baita vantagem pois a Suíça possui excelentes museus! Exemplos: Em Basel/Basileia há muitos interessantes e em Berna há o imperdível Museu Albert Einstein e em Lucerna o incrível Museu dos Transportes.

7-Descontos em passeios e teleféricos nas montanhas/Alpes

O Swisspass não inclui a gratuidade em alguns passeios pelas montanhas onde os teleféricos e serviços de cable car normalmente são operados por outras companhias independentes do serviço de transporte público da Suíça, mas com o Swisspass você consegue descontos de até 50% em vários desses passeios ( que sim, são carinhos).

Um exemplo é o famoso passeio até Jungfraujoch, Top of Europe, onde quem tem o Swisspass consegue 25% de desconto e o passeio Gornergrat até a famosa montanha Matterhorn onde quem tem o Swisspass garante 50% de desconto!

8-Tranquilidade e conveniência

Viajar de trem pela Suíça também pode ser uma forma bem conveniente afinal os trens são muito confortáveis e até bem espaçosos. Além disso, alguns ainda oferecem um vagão com restaurante dentro.

Como exemplo, é muito fácil por exemplo sair do aeroporto de Zurique de trem e ir até a sua primeira cidade de destino, mesmo com malas, pois os trens são bem espaçosos.Quem quiser também pode optar pela primeira classe dos vagões que possuem ainda mais espaço e geralmente ficam com lugares mais vagos.

Em relação à tranquilidade, isso pode ser exemplificado de duas formas. Primeiramente é que você pode planejar todo o roteiro da sua viagem pela Suíça utilizando o serviço de trens  e seus horários e confiar nele. Como citei anteriormente a pontualidade é certa!

E o segundo exemplo é que você não estará no comando de um veiculo, sendo apenas o passageiro e podendo apreciar 100% a viagem, podendo até cochilar durante os trajetos. ( embora eu não recomende devido a todas as paisagens incríveis que podem aparecer pela janela.)

9-Chegar mais facilmente até vilas alpinas livres de automóveis 

Não é que seja impossível de chegar de carro até alguns lugares, mas algumas cidades e vilas nos Alpes não permitem a circulação de carros, a exemplo de Zermatt e Wengen.

Claro que quem vai de carro tem uma opção que é deixar o carro na cidade anterior mais próxima e pegar o trem, mas para quem já está utilizando o transporte público mesmo, é uma preocupação a menos.

10-Descontos em trechos de trem de outros países da Europa ao chegar ou sair da Suíça

Desvantagens do Swiss Pass

 1-Perda do bilhete

Me desculpe por ser trágica mas é algo que pode acontecer e gerar muitos problemas.

O Swisspass é único e intransferível e você tem que cuidar muito bem dele, durante toda a viagem. Primeiramente porque é ele o seu acesso a toda à rede de transportes na Suíça e segundo que apesar de não haver catracas nas estações de trem e ônibus há sempre trabalhadores das companhias que verificam os bilhetes de todos os passageiros nos transportes.

Ou seja, você precisa ter sempre às mãos o seu Swisspass e um documento (passaporte) comprovando que você é a pessoa titular do bilhete.

2-Baldeações/conexões

A Suíça é um país pequeno em que a maioria dos trechos de uma cidade a outra variam de 1h, 1h30 a no máximo 3h ( em geral) mas isso não significa que todos os trechos sejam operados por trens diretos.

A maioria dos trajetos exige uma ou duas trocas de trem e isso confunde muito os turistas e acaba enchendo um pouco o saco também.

Em geral é tudo bem cronometrado e entre uma baldeação e outra é impossível de perder o próximo trem mas vai que você dá azar e logo quando estiver aqui aconteça um atraso de 5 minutos. Isso pode ser suficiente para perder um trem ou causar atrasos consideráveis no seu roteiro.

Talvez o fato de estar com crianças também seja uma desvantagem ao ter que enfrentar conexões de trem, baldeações e andar de ônibus, apesar de que todo o transporte público é bem adaptado, para carrinhos de bebê, cadeiras de roda e até mesmo bicicletas.

3-Dependência de horários

Quem opta por viajar de trem pela Suíça tem que incorporar um pouco a cultura local e se planejar muito bem utilizando os horários de partida e chegada dos trens/ônibus que te levarão aos destinos escolhidos pelo seu roteiro. Apesar de as conexões serem muito frequentes, você querendo ou não fica super dependente dos horários e às vezes perde a oportunidade de aproveitar mais alguma cidade porque a última conexão de trem parte cedo.

Decisão, o que você vai escolher?

E ai conseguiu chegar a algum consenso?

Espero ter deixado claro que ambas as opções são excelentes formas de explorar a Suíça e que a escolha de uma ou outra vai depender mesmo dos seus objetivos e do estilo da sua viagem. Ou quem sabe você pode fazer um mix e usar as duas formas de transporte, por que não? Viajar de carro como de trem são duas experiências muito legais aqui pela Suíça!

Onde comprar o Swiss Travel Pass?

Uma das formas mais simples e confiáveis é adquirir o Swiss Pass através do site da Rail Europe que é considerada como o Distribuidor número 1 de Bilhetes de trem na Europa.

O site está em português e possui dívidas comuns respondidas além de contar com uma central de atendimento se precisar de ajuda ou tiver questionamentos.Você compra seu Swiss Pass no Brasil e paga com cartão de credito

Faça a sua simulação para ver quais dos tickets é mais interessante para você.

Veja aqui um artigo onde explico o passo-a-passo para a compra do Swisspass e também a diferença entre os tickets.

alugar carro ou comprar o SwissPass

Onde alugar carro na Suíça?

A cada dia surge na internet um site a mais para a pesquisa e aluguel de carros, mas eu recomendo usar a RentalCars que é um comparador de preços de diversas empresas locadoras de carros existentes aqui na Suíça e mundialmente.

Faça sua pesquisa aqui.

Espero que esse artigo tenha sido útil e deixo abaixo mais dicas para você continuar planejando a sua viagem pela Suíça!

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 
  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5
 
  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.
 
  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.
 
  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
 
  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.
 
  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes. Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:
   

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

A primeira experiência radical

Este foi um dia muito especial pra mim pois a partir daí...
Leia Mais

33 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *