Tudo sobre o passeio a Brienzer Rothorn em Interlaken

passeio a brienzer rothorn

Entre as tantas possibilidades de passeios na região de Interlaken alguns deles acabam se destacando seja pela popularidade, pela oferta de atividades ou pela vista panorâmica incrível como o passeio a Brienzer Rothorn.

Se trata de um passeio de montanha, a 2300m de altitude. Lá de cima a vista do Lago de Brienz, um dos lagos da região de Interlaken, é simplesmente de tirar o ar. É possível também avistar cerca de 693 picos de montanhas lá do cume.

restaurante com vista panorâmica em brienzer rothorn
Vista de um dos restaurantes lá no topo de Brienzer Rothorn

Mas não se trata apenas da vista panorâmica. Em Brienzer Rothorn é possível fazer trilhas, ver as famosas cabras de montanha, apreciar o nascer ou pôr do sol e muito mais. Na minha opinião, é um passeio imperdível na região de Interlaken, especialmente na época da Primavera ou Verão.

Leia aqui tudo sobre as estações do ano na Suíça e descubra qual a melhor época para uma viagem ao país

View this post on Instagram

One of the most impressive places I’ve been this year here in Switzerland! #tbt to mountains and hiking 🚶‍♀️🚶‍♂️⛰ . Um dos passeios mais legais que fiz esse ano aqui na Suíça! Subida de trem à vapor e descida de trilha e essa vista insana do lago Brienz! . . . . . #natgeotravel #lonelyplanet #myinterlaken #gopro_epic #brienzerrothorn #brienzersee #roamtheplanet #tlpicks #trilheirasdobrasil #hiking4fun #bestmountainartists #inlovewithswitzerland #myswitzerland #switzerland_vacations #suíça #amazingswitzerland #thisisswitzerland #worldtravelpics switzerlandwonderland #ig_switzerland #wonderful_places #travelstoke #beautifuldestinations #welltraveled #travelawesome #ok_europe #living_europe @living_europe #tlpicks #hello_worldpics @myswitzerland #europe_vacations @awesomedreamplaces #kings_villages #suíça @visualsoflife @visualsofearth

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

A post shared by Suíça e Inspiração de Viagem (@mejogueinomundo) on

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

Como chegar a Montanha Brienzer Rothorn

Há basicamente duas formas de transporte e locais de partida para chegar ao cume da montanha Brienzer Rothorn. Eu já testei as duas formas e digo que ambas valem muito à pena e que se possível recomendo combiná-las, subindo por um lado e descendo pelo outro.

De trem a vapor a partir de Brienz

trem a vapor brienzer rothorn

Essa é com certeza a forma mais popular e mais bacana para chegar até o cume da Brienzer Rothorn. De fato, o trajeto acaba por fazer parte da experiência pois se trata de um trenzinho a vapor super charmoso em funcionamento desde 1892!

O trenzinho percorre os 7,5 quilômetros até o topo em cerca de 1 hora e permite tempo para apreciar as paisagens pelo caminho. É como se fosse uma volta ao tempo.

Essse trenzinho a vapor sai da estação de Brienz, no lado oposto da estação de trem da cidade. Basta atravessar a rua.

Quem está de carro encontra também um estacionamento no local.

Antes de chegar a estação Rothorn que se encontra no cume, o trem passa por uma estação intermediária chamada Planalp, onde é possível descer e caminhar.

trilha em brienzer rothorn
Vista a partir de Planalp na trilha saindo de Brienzer Rothorn

É uma excelente ideia de passeio para quem já está hospedado na região de Interlaken. Você pode ir de trem ou de barco.

Para quem vem de Lucerne por exemplo, pode combinar o passeio com a rota de trem panorâmica Interlaken Express que faz parada na estação de Brienz.

Quanto custa

O bilhete de ida e volta para esse passeio com o trenzinho a vapor até o cume da Brienzer Rothorn custa CHF 92 francos por pessoa. A vantagem é que quem tem o SwissPass paga apenas 50% deste valor!

Crianças de até 15 anos acompanhadas dos pais não pagam!

Uma forma de baratear o custo desse bilhete caso você não tenha o SwissPass é optar pelo primeiro horário de subida as 08h36 que cai para CHF 55 francos ida e volta.

Ou, para aqueles que querem caminhar, vale a pena fazer um dos trechos a pé, nem que seja de Planalp até o cume ou vice-versa.

Saiba tudo sobre o SwissPass aqui e veja porque você pode economizar muito na sua viagem a Suíça com ele.

Quando funciona e horários

O trenzinho a vapor que sobre até o cume da Brienzer Rothorn funciona normalmente de Junho a Outubro. Nesse ano de 2019 por exemplo a temporada começou no dia 5 de junho e vai até dia 20 de Outubro, nos horários descritos na tabela abaixo:

horarios trem a vapor brienzer rothorn

Os horários coincidem com a chegada dos trens e barcos em Brienz, sendo assim normalmente dá tempo de descer do trem vindo de Interlaken ou Lucerne, por exemplo, e comprar o bilhete para subir.

Entretando como é um passeio que está se tornando bem popular e a oferta de lugares é pequena no trenzinho que parte de hora em hora, recomendo chegar pelo menos uns 30 minutos antes para garantir o ticket.

De bondinho a partir de Sörenberg

Essa é uma outra opção de chegada ao cume da Brienzer Rothorn. O bondinho sai da estação de Sörenberg, uma vila relativamente perto de Lucerne.

Eu indico essa forma de subida para aqueles que estão hospedados em Lucerne e tenham alugado um carro porque a forma de acesso a essa estação é mais difícil. Não há trens ou barco, apenas um ônibus.

Quanto custa

O valor do ticket ida e volta por pessoa custa CHF 40 francos e o SwissPass não é aceito.

Crianças até 15 anos acompanhadas dos pais não pagam assim como no trenzinho a vapor.

O preço desse transporte acaba saindo muito mais em conta para quem não tem o SwissPass e está viajando provavelmente de carro.

Quando funciona e horários

O bondinho que sobe até Brienzer Rothorn funciona sempre de Junho a Outubro das 07:30 até as 17:50 e parte sempre de meia em meia hora.

horarios de bondinho brienzer rothorn

Atividades em Brienzer Rothorn

Chegando ao cume de Brienzer Rothorn, você pode escolher uma das diversas opções de caminhadas e explorar a região ou apenas sentar em um dos 2 restaurantes e se deliciar com pratos da culinária local apreciando uma linda vista.

Existe a opção de se hospedar lá no alto também e contratar um passeio com um guia para ver o nascer do sol e encontrar uma colônia de cabras da montanha que vive pela região.

Foto tirada pela Renata do Blog As Viagens da Rê durante nossa trilha de Brienzer Rothorn descendo até Planalp

Na primeira vez que fui a Brienzer Rothorn subi de trenzinho a vapor até o topo e de lá desci caminhando até a estação intermediária Planalp e posso dizer que é imperdível para quem ama trilhas e paisagens.

Existe uma outra trilha que leva até um pequeno lago chamado Eisee onde também há um restaurante de montanha e no inverno a região é famosa para esquiar. Quem não quer caminhar pode pegar também uma daquelas cadeirinhas de esqui ( pagas a parte ).

trilha na montanha brienzer rothorn em interlaken
Mais um ponto estratégico para fotos na montanha Brienzer Rothorn

Dicas para curtir melhor esse passeio

  • Verifique a previsão do tempo antes de subir, porque esse passeio definitivamente não combina com mau tempo. Neste link é possível ver as condições climáticas em tempo real através de webcams.
  • Vá com um sapato confortável, como tênis ou bota de trilha caso pretenda caminhar por lá
  • Leve uma jaqueta mesmo que seja verão porque lá em cima venta bastante
  • Calcule no mínimo umas 3 horas e meia ou 4 horas para esse passeio, pois o trem a vapor leva uma hora para chegar até o topo ou descer, e você precisa levar em conta o tempo que pretende passar lá em cima.
  • Não deixe de parar em um dos restaurantes lá no topo nem que seja para um café pois a vista é demais e permite tirar fotos panorâmicas
  • Não esqueça a câmera fotográfica 🙂
Dicas passeio Brienzer Rothorn em interlaken

Mais dicas de passeios em Interlaken

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Tudo sobre o Swiss Pass: Quanto custa, vale a pena?

Adquirir um Swiss Pass como comentei diversas vezes aqui no Blog é uma...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *