Passeios em Interlaken – 6 Dicas na região de Brienz

passeios em interlaken

A região de Interlaken é uma das minhas favoritas aqui na Suíça, mas o que muito turista acaba não descobrindo é que Interlaken não é apenas uma cidade e sim uma região incrível composta de vilas e cidades charmosas ao redor dos 2 lagos e rio que passam pela região. Deixo aqui minhas dicas de 6 passeios em Interlaken focando na cidade de Brienz e regiões ao redor do lago de mesmo nome. Aposto que você irá incluir uns dias a mais no seu roteiro em Interlaken depois de descobrir esses lugares incríveis:

  1. Passeio pelo centro histórico de Brienz
  2. Passeio de barco pelo Lago de Brienz
  3. Visita ao Hotel histórico e cachoeira Giessbach
  4. Veja Brienz do alto com o passeio Brienzer Rothorn
  5. Conheça a charmosa vila de Iseltwald
  6. Curta uma praia e passeio de caiaque em Bönigen
  7. Conheça o museu a céu aberto Ballenberg

Centro Histórico de Brienz

Brienz é uma típica vila suíça às margens do Lago de mesmo nome. Seu centro histórico é bem pequeno mas muito charmoso com históricos chalets de madeira e ruelas estreitas.

Uma dessas ruas, a Brunngasse, merece atenção, a rua mais romântica de Brienz já ganhou o título de “rua mais bonita da Europa”. Os antigos chalets de madeira datam do século XVIII e possuem as fachadas decoradas.

vila de brienz em interlaken
A charmosa rua Brunngasse no centro histórico de Brienz

Passeio de barco pelo Lago de Brienz

O Lago de Brienz é um dos lagos que dá nome à região de Interlaken. É um dos lagos mais lindos da Suíça, na minha opinião. Com água num tom azul quase turquesa, o Lago Brienz está situado em meio a uma espetacular paisagem montanhosa. Um passeio de barco por esse lago azul turquesa é na minha opinião um dos melhores passeios em Interlaken.

passeio de barco lago de brienz em interlaken

Em um passeio de barco pelo lago de Brienz saindo a partir de Interlaken Ost, é possível observar vilas, pequenas ilhas, cachoeiras e outras atrações. Em outras palavras, é um passeio imperdível e que sai de graça caso vocé tenha o Swiss Pass. Não sabe o que é o Swiss Pass? Acesse esse artigo aqui explicando tudo sobre esse passe múltiplo de transporte e todas as suas vantagens.

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

O passeio de barco pelo Lago de Brienz dura um pouco mais de 1 hora e você pode fazer algumas paradas pelas vilas ao longo do percurso. Veja mais detalhes e um vídeo sobre o passeio aqui nesse outro artigo.

:: Compre o SwissPass e use toda a rede de transportes públicos da Suíça além de garantir gratuidade ou descontos em museus e diversos passeios pelos Alpes ::

passeios interlaken lago de brienz
Vista a partir da vila de Bönigen

Cachoeira Giessbach e Hotel Histórico

Essa cachoeira é um dos meus passeios favoritos em Interlaken. A queda de 500m de altura deságua diretamente no lago de Brienz. Desde o século XIX existe uma trilha que leva até a cachoeira e passa inclusive por trás dela. É sensacional! Leia o artigo completo aqui.

cachoeira giessbach em brienz

Além da cachoeira, o local é famoso pelo Hotel Histórico Giessbach. O Hotel Grand Giessbach é considerado um hotel histórico datado de 1874. Há mais de 100 anos o local já estava sendo visitado por turistas que chegavam vindo de barco do lago de Brienz e subindo em um funicular que está em funcionamento até hoje e é inclusive o funicular mais antigo em funcionamento na Suíça dirigido apenas a turistas. Quem chega de barco, precisa pegar esse funicular para chegar até o hotel e ao começo da trilha que leva à cachoeira Giessbach.

Vale à pena passar uma noite nesse hotel e apreciar a vista da cachoeira Giessbach ou do Lago Brienz diretamente do seu quarto. O local é bem procurado para casamentos devido à paisagem cênica, ou seja, se hospedando lá ou apenas em uma visita de um dia, esse passeio em Interlaken é garantia de excelentes fotos.

Suba a montanha Brienzer Rothorn em um trem de locomotiva histórico

Esse é passeio Interlaken é um dos que mais impressiona. O passeio já começa no percurso com um trenzinho a vapor em operação desde 1892. Esse trem não possui janelas, e sobe relativamente devagar, o que é perfeito para curtir as paisagens que vão aparecendo pelo caminho e a vista do Lago de Brienz do alto.

dicas passeios interlaken e brienz

Leva–se 1 hora para chegar ao topo onde há 2 restaurantes, um deles funcionando também como um hotel de montaha. Fora a vista espetacular e as diversas opções de trilhas.

A vila de Iseltwald

Esse é um dos lugares que acabou ficando famoso no Instagram. A apenas alguns minutos de carro de Interlaken, a vila de Iseltwald às margens do Lago Brienz impressiona pelas paisagens naturais em meio a duas cadeias montanhosas e casas de madeira típicas do século XVI. Às margens do lago se situa um antigo castelo, o Schloss Seeburg que complementa a paisagem que mais parece ter saído de um conto de fadas.

passeios em interlaken vila de iseltwald

A Vila de Iseltwald pode ser uma ótima opção para você se hospedar na região de Interlaken. É possível encontrar apartamentos para alugar, camping, hotels and hostel. Veja opções aqui.

Passei um final de semana por lá com amigas no Lake Lodge Hostel e adoramos. Trata–se de um típico chalet de madeira às margens do Lago de Brienz que oferece quartos compartilhados no estilo hostel mesmo mas que também tem alguns quartos duplos privados com banheiro compartilhado. Opção super econômica!

Vale a pena conhecer nem que seja através de um bate–volta a partir de Interlaken.

Bönigen para passeios de caiaque ou curtir uma praia

passeio de caiaque interlaken

Sim, não existe praia na Suíça, mas improvisamos com os lagos e rios mesmo. Nessa região às margens do Lago de Brienz, na vila de Bönigen há uma pequena praia com areia e é possível alugar caiaques ou stand up paddle para se divertir em um dia de verão.

O Swiss Museum Open Air Ballenberg

Esse é um museu super interessante próximo à cidade Brienz. Como o nome já diz, é um museu a céu aberto onde é possível observar mais de 100 casas rurais e de fazenda de diversas partes da Suíça. Essas construções históricas não poderiam ser preservadas no local de origem, então surgiu a ideia de criar esse museu.

Veja mais informações sobre o Swiss Museum Open Air Ballenberg aqui.

Brienz como base para sua estadia em Interlaken

Como você deve ter reparado há muitas opções de passeios nas regiões ao redor do Lago de Brienz, e certamente a região funciona como uma excelente base para quem pretende passar uns dias explorando Interlaken.

Há uma grande oferta de chalets e apartamentos para serem alugados, além de hotéis, hostels e campings. Confira aqui algumas destas opções.

Para mais informações de Interlaken e mais dica de passeios, não deixe de conferir esse outro artigo aqui.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha sido útil no planejamento de sua viagem!

Monique Ribeiro

travel-icon-183+ Dicas para planejar a sua viagem pela Suíça

 

  • Seguro de Viagem - Nunca se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Suíça! Algo que possui um custo baixo e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos a Seguros Promo, um comparador de preços para você fazer a sua pesquisa e encontrar o melhor seguro de viagem de acordo com as suas necessidades ao melhor custo benefício. Cote os valores e garanta 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

 

  • Swiss Travel Pass: A melhor opção para explorar a Suíça utilizando toda a rede de transportes, o que inclui trem, ônibus e barcos em viagens ilimitadas mais gratuidade em rotas de trem panorâmicas pelo país e descontos em passeios aos Alpes e entradas em museus. Escolha o seu Swisspass aqui.

 

  • Global Pass: Caso seu roteiro inclua mais países pela Europa, talvez o Globalpass seja a melhor opção para você viajar de trem pela Europa. Informações e venda aqui.

 

  • Aluguel de carro na Suíça e Europa: Para quem quer ter a liberdade de explorar a Suíça e outros países da Europa que ficam na fronteira, o aluguel de carro é uma excelente opção! Recomendamos o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.

 

  • Excursões e passeios pela Suíça com excelente custo benefício: Recomendamos a GetyourGuide. que é uma empresa líder mundialmente na venda de excursões e tickets para atrações em diversos países.  Mais de 100 opções de passeios pela Suíça feitos por agências locais como transfers de/para aeroportos nas principais cidades suíças e excursões aos Alpes, muitas vezes com preços mais baratos até mesmo do que comprando diretamente no guichê.

 

  • Pesquisa e reserva de hotéis: utilize o Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes.
    Veja aqui, por exemplo uma relação das hospedagens mais recomendadas nas principais cidades suíças:

 

 

Mais posts sobre a Suíça para te inspirar

Planejamento de Viagem à Suíça

Transporte na Suíça

Suíça nas diferentes estações

Principais cidades

Principais passeios em montanha

Lagos na Suíça

Vilas Suíças e dicas de passeios

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

Mais de Monique Bianchi

Projeto TAMAR Ubatuba – Visita

Há tempos escuto falar do Projeto Tamar e ainda não tinha conseguido...
Leia Mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *