Santo Antonio do Pinhal : Ecoturismo e opções de trilhas

Santo Antonio do Pinhal é um lugar ótimo para quem gosta de estar em contato com a natureza e praticar ecoturismo na companhia de amigos, desbravando as trilhas no meio dos bosques de araucária da Serra da Mantiqueira.

A serra da Mantiqueira é uma região com muitas quedas d’água e Santo Antonio do Pinhal não é diferente. A Cachoeira do Lageado é uma das mais belas de Santo Antonio do Pinhal, com 7 metros de altura, cercado de muito verde. O bairro do Lageado onde a cachoeira está situada é um dos mais bonitos, com ruas de terra e montanhas cobertas de araucárias. No local do cachoeira há infraestrutura com banheiras, quiosques e área para piquenique.

cachoeiralageado

O Pico Agudo é um mirante com bela vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira e das cidades do Vale do Paraíba. Uma estrada pavimentada permite subir de carro até o topo do pico, onde há estacionamento e rampa para saltar de paraglider. Durante o ano, acontecem algumas etapas de campeonatos de voo livre no local.

Estação-Eugênio-Lefèvre

É muito mais fácil planejar viagens com o Me Joguei no Mundo!
Utilize os links dos nossos afiliados logo a seguir para conseguir descontos em hospedagens, seguro viagem, ingressos e muito mais!

Para quem gosta de um boa caminhada em trilhas no meio do mato, Santo Antonio do Pinhal é uma boa opção. Com várias trilhas demarcadas e sinalizadas, a região é muito procurada pelas pessoas que praticam esta modalidade de ecoturismo.

A Trilha do Cambraia é começa próximo ao centro da cidade e considerada de dificuldade média. No ponto mais alta da trilha é possível ver o Pico Agudo, do outro lado de Santo Antonio do Pinhal. O percurso completo da Trilha da Cambraia é de aproximadamente 5 km e leva cerca de 1 hora e meia para ser concluído. Já a Trilha do Zigue Zague tem um nível de dificuldade mais avançado, com cerca de 7, 7 km passando por lindas paisagens de bosques de araucárias e pinheiros, entre as cidade de Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão.

Pico-Agudo

A Trilha do Matão é uma trilha de dificuldade leve, que pode ser feito até com a família. São cerca de 2,1 km que podem ser percorridos em 45 minutos, apreciando a fauna e flora local, com destaque para a grande variedade de pássaros. Outra trilha com nível fácil é a trilha do Cruzeiro, que começa no centro da cidade e chega até a 1100 metros de altitude, onde tem uma vista panorâmica da cidade. A trilha possui cerca de 1 km de extensão e pode ser percorrida em até 30 minutos.

Arvorismo em Santo Antonio do Pinhal

Arvorismo é uma prática de esporte de aventura onde os participantes atravessam pontes que ligam as estações construídas nos topos das árvores. No Parque Jardim dos Pinhais em Santo Antonio do Pinhal há um circuito radical que oferece arvorismo, com 6 travessias, além de 3 tirolesas e um rapel. O esporte é praticado com equipamentos de segurança que incluem cordas e mosquetões para evitar quedas, além de capacetes e luvas para evitar pequenos machucados. Todo o percurso é acompanhado por monitores treinados e capacitados.

Para percorrer todas estas trilhas sugeridas é aconselhável a companhia de uma guia local credenciado. A Mariano Turismo faz estes passeios com agendamento prévio. Contato da mariano Turismo (12) 3666-1334 e (12) 9.9774-1354.

Para chegar até Santo Antonio do Pinhal, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, basta seguir pela Rodovia Dutra até a entrada para a estrada que leva a Campos do Jordão. Então subir a Serra e seguir em direção a Santo Antonio do Pinhal.

Para maiores informacoes acesse: Roteiro de Turismo

*Este e um post patrocinado

Saiba mais nossa Polìtica de Publicidade aqui

Mais de Monique Bianchi

Zadar e o órgão gigante tocado pelas ondas do mar

A cidade de Zadar foi uma das melhores surpresas nessa minha passagem...
Leia Mais

4 Comments

  • Boa tarde,

    Você que esteve na cidade saberia dizer se la existem passeios organizados para os pontos turísticos ou se faz necessário o uso do carro.
    Estarei la no mês que vem mas não poderei ir com meu carro e esse pico do agudo parece maravilhoso e ja estou pensando em alugar um carro só para visitá-lo.

    Abraço!

    • Oi Leandro, infelizmente nao tenho essa info,mas acredito que sim, devem rolar algumas excursoes. Talvey vale ?a pena uma pesquisa no Google ou qdo estiver na cidade procure por alguma agência turística. Recomendaria alugar o carro pq ia aproveitar muito mais a regiao e opçao de passeios! Abraços

  • Bom dia! Gostaria de saber se em algumas dessas trilhas tem lugar apropriado e se é permitido acampar. Meu marido e eu amamos acampar a moda antiga, sem camping… Rs
    Você recomenda algum lugar em Santo Antônio do pinhal???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *